Cultura

“Dêxa puíta Só(com)pé”- Novo livro do Centro de História da Universidade de Lisboa traça o panorama musical de São Tomé e Príncipe dos últimos 100 anos

O Centro de História da Universidade de Lisboa publica Dêxa puíta Só(com)pé. Música em São Tomé e Príncipe, do colonialismo à independência, primeiro livro dedicado à música criada e interpretada em São Tomé e Príncipe. A partir de mais de 100 entrevistas e recorrendo a fontes escritas e audiovisuais, Magdalena Bialoborska Chambel traça a história do universo musical do arquipélago desde o final do século XIX aos anos 90 do século XX. O livro está disponível em acesso aberto.

A autora, Magdalena Bialoborska Chambel, formada em antropologia e música, investigou durante vários anos a realidade e a história musical de São Tomé e Príncipe. Entrevistou pessoas e recorreu a arquivos, em Portugal e nas ilhas, e a registos áudio, muitos deles inexplorados até então. A partir do vasto número de fonte recolhidas, analisou os vários grupos sociais do arquipélago – os ilhéus, os trabalhadores contratados e os colonizadores portugueses – e respetivos géneros musicais, como, por exemplo, socopé, quiná, dêxa, puíta, tchabeta, funaná, bulauê, música dos agrupamentos e dos conjuntos ou mesmo música clássica.

Dêxa puíta Só(com)pé. Música em São Tomé e Príncipe, do colonialismo à independência demonstra que a música reflete as mudanças sociais, económicas, políticas – mas que também contribui para que essas mudanças aconteçam. Ao mesmo tempo, apresenta a surpreendente riqueza do universo musical existente neste microuniverso insular.

O livro tem lançamento marcado para dia 19 de abril de 2023, às 18h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a presença de José Manuel Sobral (ICS-ULisboa) e Ângelo Torres (ator e realizador) e moderação de Ana Lúcia Sá (Iscte-IUL). Está disponível em acesso aberto em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/56193.

FONTE – Centro de História da Universidade de Lisboa

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top