Decorreu entre 10 e 18 Agosto o Campeonato do Mundo de Atletismo. Coube a Moscovo, capital da Rússia, receber o evento que reuniu atletas de todo o mundo, entre os quais esteve Christopher Lima da Costa em representação de São Tomé e Príncipe.
O velocista de 25 anos entrou em prova logo no dia inaugural na série 1 da pré-eliminatória dos 100 metros, contudo, quedou-se pelo sétimo e último lugar que lhe valeram a eliminação precoce da competição cuja final Usain Bolt (Jamaica) venceu confortavelmente.
Com 11,79 segundos Christopher Lima da Costa estabeleceu a sua melhor marca deste ano, ainda assim, insuficiente para levar de vencida os restantes seis atletas que com ele competiam por um dos lugares de acesso à eliminatória seguinte, entre os quais estava outro atleta lusófono, o guineense Holder da Silva.
Trinta velocistas competiram nesta pré-eliminatória tendo feito Christopher Lima da Costa a 28.ª marca numa lista fechada pelo gabonês Gauthier Okawe e por McCaffrey Gilmete dos Estados Federados da Micronésia.
Esta 13.ª edição do Mundial de Atletismo confirmou o domínio de Rússia, Estados Unidos da América e Jamaica que, entre si, conquistaram 51 melhadas. Quénia e Etiópia foram as nações africanas dominantes conquistando 12 e 10 medalhas, respectivamente. Quanto aos países lusófonos saíram de Moscovo sem uma única subida ao pódio.
O próximo Campeonato do Mundo de Atletismo terá lugar em 2015 na capital chinesa, Pequim.
Resultados da série 1 da pré-eliminatória dos 100 metros:
1.º – Daniel Bailey (Antígua e Barbuda): 10,51 segundos (qualificado)
2.º – Holder da Silva (Guiné-Bissau): 10,59 segundos (qualificado)
3.º – Riste Pandev (Macedónia): 10,97 segundos
4.º – Faresa Kapisi (Samoa Americana): 11,21 segundos
5.º – Mikel de Sa (Andorra): 11,24 segundos
6.º – Daniel Philimon (Vanuatu): 11,53 segundos
7.º – Christopher Lima da Costa (São Tomé e Príncipe): 11,79 segundos
Diogo Calado

buterfly
26 de Agosto de 2013 at 8:20
Poren e normal q fique em ultimo lugar isto poq se calhar ele n leva a vida d um atleta e stp. p isso tinha q ter um patrocinio , viver disto, treinos constantes quem sabe ainda n aparece alguem e aposte nele ceriamente, boa sorte p o proximo n desista.