Desporto

Apresentação oficial dos XI Jogos da CPLP

12/13 de Janeiro do ano em  curso é a data escolhida para apresentação dos XIs  Jogos Juvenis da CPLP a ter lugar no arquipélago, de 17 a 22 de Julho próximo, soube-se da Comissão  Organizadora dos Jogos.

O testemunho recebido de Cabo-Verde, o país que antecedeu STP na organização dos jogos, terá a sua apresentação oficial, no próximo dia 12/13 de mês em andamento, no Hotel Pestana, numa cerimónia que contará com a presença do chefe do executivo, Patrice Trovoada, e algumas individualidades da comunidade, como os Ministros dos Desportos dos países membros, apurou à nossa redacção.

Queimar desta etapa, significa o afirmar do compromisso do país em realizar com pompa e circunstância o maior evento desportivo da Comunidade falante do português, onde as autoridades nacionais acreditam que este jogos, ajudarão a relançar o desporto nacional, abrir o país para o mundo, reforçar o patriotismo e nacionalismo santomense e relançar o turismo santomense, lê-se no projecto dos jogos.

Ciente das limitações financeiras e de infra-estruturas, o país realizará os jogos a sua imagem, avançou uma fonte próxima da Comissão Organizadora, que elegeu seis modalidades para compor o repertorio do certame (futebol, atletismo, PPD, basquetebol de rua, voleibol de praia e taekwondo).

De sublinhar que os jogos que agora chegam à capital santomense teveram a sua gerisse em 1992, em Lisboa, Portugal.

Quanto a prestação nacional, a melhor classificação e aparição de sempre, foi nos últimos jogos, que tiveram lugar em Cabo-Verde, onde o país arrecadou sete medalhas, das quais, seis de prata e uma de bronze.

Os jogos reunirão na capital santomense, mais de 700 participantes, entre os atletas (cuja a idade variam entre 16 e 17 anos), dirigentes e jornalistas.

Henrie Martins

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top