Foi dado no último final de semana, na sala de Conferência de Hotel Praia, na capital santomense, mais um sinal visível de que será real a realização dos XIs jogos juvenis da CPLP, no arquipélago, nos finais de Julho, com a reunião dos directores dos desportos da comunidade da língua portuguesa e do sorteio da fase de grupos das três modalidades colectivas, futebol, basquetebol 3×3 e voleibol de praia.
Ainda há quem não acredite na concretização do sonho dos jogos juvenis da CPLP em São Tomé e Príncipe, mas o Governo vem dando sinais de que os jogos serão vistos pela primeira vez no país.
Este final de semana foi dado até o momento o passo mais significativo em direcção à utopia, o sorteio da fase de grupos da competição e a reunião dos directores dos desportos, presidido pelo Ministro da Juventude e do Desporto, Marcelino Sanches.
“Este sorteio que agora tem lugar é a confirmação de que os jogos terão lugar nos finais de Julho, aqui em São Tomé e Príncipe. Independentemente do sorteio também houve reunião dos directores dos desportos que também testemunha a preparação para os XIs jogos, de modo que possam correr aqui da melhor forma possível”- reforçou o director dos desportos, Angélico Santos.
Santos sublinhou ainda que o país está se preparando paulatinamente para receber mais de 700 participantes.
Já no que diz respeito ao sorteio, o país teve muito azar no futebol, ao ficar no grupo A, com Brasil e Portugal [potências mundiais].
Mas nas outras duas modalidades, voleibol de praia e basquetebol 3×3, o sorteio foi aparentemente mais simpático, colocando o conjunto nacional no grupo acessível.
Os XIs jogos juvenis da CPLP decorrerão de 21 a 28 de Julho, na capital santomense.
Henrie Martins