1,2,3,4,5…19, 20, 21, essas são as medalhas alcançadas por São Tomé e Príncipe nos XI jogos Desportivos da CPLP, batendo o record das condecorações que estava fixado em oito, conquistado em Cabo-Verde -2016, na X edição do evento.
Simplesmente: orgulho nacional. É assim que podemos classificar a prestação nacional nos XI Jogos Desportivos da CPLP, que decorre na capital do país.
Este número, não estava na cogitação nacional, que estipulou como a meta, 13 medalhas, mas os atletas santomenses empurrado por público, voaram para o novo record das medalhas.
21 foram as medalhas conquistadas pelo país nestes jogos, com o atletismo, nas demais disciplinas, a ser à porta-bandeira dos troféus, conquistando 17 das 21, destacando o ouro conquistado por jovem Dudu, que conseguiu o feito no salto em comprimento.
As outras quatro (4) vieram de taekwondo, que colectivamente ficou na terceira posição.
Feitas às contas, o país conquistou 1 de ouro, 11 de prata e nove (9) de bronze.
Já nas modalidades colectivas, as coisas não correram assim tão bem, com às selecções de basquetebol e voleibol a ficarem à porta do pódio, quarto lugar, respectivamente.
O futebol que conseguiu despertar maiores curiosidades dos santomenses acabou por ser o grande vilão nacional nestes jogos, a ficar longe do pódio.
Henrie Martins
stp
27 de Julho de 2018 at 15:06
Parabéns!!
Horácio Will
30 de Julho de 2018 at 12:37
Parabéns aos atletas premiados e a todos que sentiram o orgulho de representam o meu país. Estou também orgulhoso destes.
Ao Ex.mo Ministro da Juventude e Desporto, Sr. Marcelino Sanches a quem eu já ouvia a dizer, em privado, entre amigos, o que gostaria de fazer se fosse um dia Ministro Do desporto, felicito pelo facto de excelente melhoria na aquisição de prémios ter ocorrido na sua gestão. Permita-me um cumprimento mais pessoal: PARABÉNS CHALINO.
Peço que influencie o executivo a que pertence para que em todos os ramos de actividade nacional descortinemos a melhoria verificada no desporto.