A seleção santomense de futebol “AA” volta pela 33ª vez assistir no “sofá”, o Campeonato Africano das Nações (CAN), que arrancou este domingo nos Camarões, com o triunfo dos anfitriões ante Burkina Faso (2-1) e de Cabo Verde (1-0) frente à Etiópia.
Depois de ter desperdiçado a chance de lá estar, ficando na última posição do grupo C de qualificação, sem pontuar, a seleção santomense de futebol será obrigada mais uma vez, em 33 edições da prova, assistir a fase final no “sofá”, refletindo sobre o futuro, de modo que a médio prazo, possa também ser uma das 24 nações na fase final da maior montra do futebol continental.
Os vencedores do grupo de São Tomé e Príncipe na qualificação, Gana (1º) e Sudão (2º), não terão vida fácil na competição, que terá dois emblemas lusófonos, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
A prova que arrancou este domingo, 9, e termina no dia 6 de Fevereiro, contará com grandes nomes da actualidade do futebol mundial, como MoSalah (Egipto /Liverpool), RiyadMahrez (Argélia/Manchester City), SébastienHaller (Costa de Marfim/Ajax),Nicolás Pépé (Costa de Marfim/Arsenal), Sadio Mané (Senegal/Liverpool) e Koulibaly (Senegal/Nápoles).
Martins dos Santos

Pereira Edmilson
10 de Janeiro de 2022 at 7:39
De facto a Seleção Santomense precisa mesmo apostar positivamente no futebol, e sobre tudo nas modalidades individuais onde podem ter maior probabilidade.
Correção: Mohamed Salah Ghaly é um jogador Egípcio e não Marroquino como é tratado no artigo.
Sousa Sintra..
10 de Janeiro de 2022 at 14:19
Também dei por conta disso…mas em todo caso é um bom artigo para reflexão…
Pedro Costa
10 de Janeiro de 2022 at 8:33
Tema bastante oportuno ! É de louvar o Martins dos Santos por ter trazido…… porém importa dizer o seguinte;
Enquanto primarmos pelo amadorismo, falta de rigor e muita corrupção, iremos sim continuar a assistir não só o CAN mas todas as competições importantes no sofá e a bater palmas….
SANTOMÉ+CU+PLIXIMPE
10 de Janeiro de 2022 at 11:58
Monte de vadios, deveríamos apostar nas roças ao invés de futebol,, Plantar também é exercício físico….
Toni
10 de Janeiro de 2022 at 18:56
Sim Stp precisa de quem trabalhe…..
Tenham uma população activa, a trabalhar, e daqui a alguns anos pessem em futebol. Clubes como Benfica, Porto ou Sporting têm orçamentos anuais maiores que o orçamento de estado de Stp.
Entrem na realidade!!!!