Desporto

Adeus do “Rei” da bola

O antigo atacante brasileiro e tricampeão mundial, Edson Arantes do Nascimento, imortalizado no futebol, como Pelé, faleceu esta quinta-feira, 29, aos 82 anos de idade vítima de câncer de cólon.

Pelé, uma lenda que por muitos é considerado o melhor jogador de todos os tempos, é o único na história do futebol que conseguiu ser três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970.

Marcou 77 golos em 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo representado apenas dois emblemas como profissional, Santos-Brasil, durante quase toda a carreira, e, na parte final, a do New York Cosmos -Estados Unidos. Ainda no desporto, foi o ministro do Desporto do Brasil, entre 1995 e 1998.

A Ministra da Juventude e Desporto, Eurídice Semedo Medeiros, lamentou a morte de Pelé numa nota divulgada, esta quinta-feira, no sitio oficial do ministério.

«A Ministra da Juventude e Desporto, tendo tomado conhecimento do passamento físico de Edson Arantes do Nascimento, célebre futebolista brasileiro, mais conhecido por Pelé, vem, em nome do XVIII Governo Constitucional e do povo de São Tomé e Príncipe manifestar profunda mágoa e consternação pela perda deste grande desportista do Brasil e do Mundo. Sem qualquer margem para dúvidas Pelé deixou o seu nome gravado a ouro na história do Futebol e do desporto. Nesta hora de dor e de luto vimos manifestar à família enlutada, ao povo brasileiro e à toda família do desporto em geral as nossas mais sentidas condolências»

Os feitos do Pelé, a magia e o encanto que o mesmo deixou nos diferentes palcos do futebol mundial ficarão eternamente gravados na memória de toda a humanidade. O nosso sentido adeus ao sempre e eterno Rei do futebol – Pelé!!!”- pode ler-se.

O velório da lenda brasileira vai acontecer no estádio do Santos, na Vila Belmiro, clube onde jogou praticamente toda a vida. A cerimónia será no dia 2 de janeiro, e será aberta ao público. Já o funeral será restrito para os familiares, a pedido dos mesmos. 

Martins dos Santos/Foto: Globo

1 Comment

1 Comment

  1. Ediney

    31 de Dezembro de 2022 at 0:17

    Se hoje Pele fosse vivo e jovem, certamente o seu grande desejo seria jogar no melhor clube do mundo que é o Futebol Clube do Porto, lá poderia mostrar melhor as suas grandes qualidades

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top