Mais de cem crianças de diversas escolas de São Tomé e Príncipe, acompanhadas por professores de educação física, marcaram presença no evento de lançamento do programa de futebol escolar promovido pela FIFA.
“Por meio de futebol para as escolas, as crianças melhorarão suas habilidades no futebol e se tornarão melhores jogadores de futebol” – disse Antonio Sanchez, responsável do programa de futebol nas escolas da FIFA.
O programa da FIFA será implementado em escolas de todos os distritos do país, resultado de uma colaboração entre os ministérios da Educação, do Desporto e a Federação Santomense de Futebol.
“Essa iniciativa busca promover e desenvolver o futebol escolar, destacando seu valor educativo e cultural, por meio da implementação de programas inclusivos e livres de discriminação para as crianças”, afirmou José Rio, Vice-presidente da Federação Santomense de Futebol.
O ministro responsável pelo desporto, Celso Matos, destacou que a formação é essencial para o sucesso. Enfatizou a importância de esforços dedicados à descoberta de talentos que possam alavancar o futebol em São Tomé e Príncipe.
“Sonhamos em ver, um dia, jovens santomenses integrando escolas de futebol como as do Barcelona, Benfica e Porto, porque acreditamos que só assim será possível construir uma seleção nacional de futebol mais forte. Para alcançar esse sonho, é fundamental trabalhar arduamente, pois é através do trabalho que os resultados aparecem.”
Para garantir o sucesso do projeto, professores de educação física das escolas básicas e secundárias de todo o país participaram de uma capacitação sobre o futebol escolar.
José Bouças
Jorge Semedo
9 de Março de 2025 at 14:22
FIFA lança programa, BAD lança projeto, FAO lança projeto, BM lança programa, Eximbank lança iniciativa, e todos vêm de fora com projetos, programas e iniciativas já elaboradas para STP implementar. Nunca ouvimos dizer que STP propôs este ou aquele projecto, este ou aquele programa, esta ou aquela iniciativa ao BM, BAD, FAO ou a quaisquer outros parceiros internacionais de STP, projectos pensados e adaptados a realidade santomense com objectivo de melhorar a economia e a vida das populacoes. Tudo, eles é que pensam por nós, de acordo com os seus interesses. E os nossos Dirigentes, governantes e políticos só vão priprizando o acumular de riquezas individual e familiar no interior e no exterior do país. Isto deve ser invertido. Não posso compreender que a FIFA venha desenvolver o desporto escolar antes mesmo que o país alcance a sua auto suficiência energética com base em energias limpas que possam beneficiar todas crianças do pais, todos adultos,todos mais velhos com energia limpa, barata e ininterrupta. É mais importante implementar projectos que beneficiam meia dúzia de crianças, deixando toda população de fora, a economia de fora? Comecemos com projectos globais (que beneficiam toda a população, sem excepção) e cuidemos dos projectos locais (que beneficiam parte da população) depois. Energia limpa, barata e ininterrupta já! Dirigentes cabeça água-água. Ladrões vestidos com pele de incompetentes.