Destaques

“Mundo está se dirigindo para um terremoto na área de direitos humanos”

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Alerta foi feito pelo alto comissário da ONU, Zeid Al Hussein, na abertura da 31ª sessão do Conselho de Direitos Humanos; secretário-geral Ban Ki-moon afirmou que Agenda 2030 é um grande passo para os direitos humanos.

Abertura da 31ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, alertou que “o mundo está seguindo em direção a um terremoto na área de direitos humanos”.

A declaração foi feita esta segunda-feira, em Genebra, na abertura da 31ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.

Terremoto

Zeid disse que as violações dos direitos humanos são como um sinal de zigue-zague de um sismógrafo alertando sobre a chegada de um terremoto. Ele afirmou que atualmente essas linhas estão subindo e descendo cada vez mais rápido e mais alto.

O representante da ONU declarou que isso está sendo causado por “más decisões e ações criminosas e sem princípios”. Segundo Zeid, a lei internacional de direitos humanos está sendo violada em “múltiplos conflitos” e com “total impunidade”, enquanto milhares de pessoas morrem de fome na Síria e 450 mil vivem em regiões sitiadas.

O alto comissário afirmou que “hospitais, clínicas médicas e pessoal de saúde” têm uma proteção especial de acordo com a legislação internacional.

Mesmo assim, Zeid disse que, pelo menos, 10 hospitais e clínicas foram destruídos ou danificados desde janeiro, uma média de mais de um por semana.

Ele declarou ainda que a entrega de ajuda humanitária, como alimentos e remédios, está sendo repetidamente bloqueada.

Agenda 2030

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-mmon, disse que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável representa um grande passo para os direitos humanos”.

Falando em francês, Ban afirmou que o Conselho “é o guardião dos direitos humanos” e que seus mecanismos dão às vítimas e aos defensores dessa área um caminho e uma voz.

Segundo ele, os relatórios preparados pelo órgão “chamam a atenção mundial para os abusos cometidos em vários países e situações”.

Ban disse que “paz duradoura e segurança” não podem existir sem direitos humanos para todos. Desenvolvimento sustentável é impossível sem paz e segurança e os direitos humanos representam a base da humanidade.

Desenvolvimento e Paz

O presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft afirmou que o Conselho de Direitos Humanos se tornou “parte vital da arquitetura das Nações Unidas”.

Lykketoft disse que “não haverá desenvolvimento sustentável e paz duradoura se os direitos das pessoas forem violados e ignorados”.

Ele declarou que o desenvolvimento e a paz “estão no coração da política de frente do Conselho de Direitos Humanos” .

Leia Mais:

Conselho debate como Agenda 2030 pode promover os direitos humanos

Relatores pedem prestação de contas para violações em Guantánamo

ONU pede que Rússia não implemente tratado com Coreia do Norte

 

1 Comment

1 Comment

  1. artur pina

    1 de Março de 2016 at 17:27

    Grande verdade. Na verdade o mundo esta descontrolado e nosso sto esta em corda banba. Então não e que ADI esta a namorar MDFM para as presidenciais? Pinto da costa e maria das neves que se poem a pau porque o mdfm e fradique continuam a ter o seu peso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top