PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU
Pleito será neste sábado e chefe da ONU lembra que votar é uma responsabilidade cívica que precisa ser exercida; Ban Ki-moon elogia organização das presidenciais.
Ban Ki-moon com o Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, em visita ao país em 2010. Foto: ONU/Evan Schneider
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Gabão tem eleições presidenciais marcadas para este sábado e à véspera do pleito, o secretário-geral das Nações Unidas divulgou um comunicado a pedir que tudo decorra de forma pacífica e de maneira confiável.
Ban Ki-moon pede a todos os cidadãos do país para exercerem sua “responsabilidade cívica e participarem da votação”. O chefe da ONU elogia o governo do Gabão e a Comissão Eleitoral Nacional pelos preparativos para as eleições.
Media
Ban também mencionou a ida ao Gabão de observadores internacionais e regionais que acompanharão o processo eleitoral. Segundo o secretário-geral, é importante que seja respeitado também a participação livre dos media durante o pleito.
Aos políticos, em especial aos candidatos, o pedido é para que sejam contidos, evitem discursos que possam incitar violência e mantenham uma atmosfera pacífica antes, durante e depois das eleições.
Ban Ki-moon destaca que todos os candidatos do Gabão podem contribuir para o processo eleitoral tratando problemas que possam surgir por meio de canais legais e constitucionais.

saotomense
27 de Agosto de 2016 at 22:08
Quero lá saber do Gabão
Jean Piere Houssen
29 de Agosto de 2016 at 9:54
Meus compatriotas
Vejam só como o Patrice traz tudo de Gabão para São Tomé e Principe. Vejam o que vem dizendo Jean PING e o que Patrice traz para STP.
Aliás o Ali BONGO tomou posse creio na rua. Seria melhor Evaristo tomar a sua posse na Praia.
Leem e escutem o Jean PING.
http://www.france24.com/fr/20160825-entretien-jean-ping-gabon-presidentielle-opposition-ali-bongo