Publicação do Pnud mostra como mudança climática está a afetar a segurança alimentar em países em desenvolvimento e como comunidades estão a adaptar suas receitas tradicionais para sobreviver; livro traz receitas tradicionais de seis países.
Foto: ONU Cabo Verde.
Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, lançou um novo livro de receitas destacando como a mudança climática está a afetar a segurança alimentar em países em desenvolvimento.
A publicação “Fazendas Adaptáveis, Mesas Resilientes” também tem enfoque em como as comunidades estão a adaptar suas receitas tradicionais para sobreviver.
Cabo Verde
O livro contém receitas tradicionais de seis países: Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão. A publicação conta estórias de como as pessoas lidaram quando suas fontes tradicionais de comida começaram a mudar.
Para o Pnud, os contos são “inspiradores” e mostram como indivíduos e comunidades tomaram medidas para fortalecer sua própria segurança alimentar.
Práticas agrícolas
Alguns grupos nesses países têm o apoio de um centro de adaptação à mudança climática, uma parceria Pnud e do governo do Canadá.
O objetivo do projeto é ajudar pessoas a encontrarem fontes de alimentos e práticas agrícolas que sejam mais resilientes e sustentáveis diante de um clima que está a mudar.
Haiti
Dorine Jean-Paul, gerente de um projeto no Haiti no âmbito do centro canadiano e da agência da ONU, afirmou que o livro de receitas ajudará a partilhar as experiências dos agricultores com outros países.
Ela afirmou que mais de 1,8 mil agricultores no sul do país receberam aconselhamento técnico, recursos e apoio com planejamento para tornar sua produção mais resiliente às secas e fortes chuvas da região.
Notícias Relacionadas:
Produção sustentável de arroz é prioridade para agência da ONU
Guterres: mudança climática é uma ameaça à paz, prosperidade e ODSs
Brasileiro
18 de Abril de 2017 at 20:56
Toda nação tem o dever de preservar sua cultura, sua identidade. As menores apesar das dificuldades, o tem em dobro, pois, se não o fizerem correm o sério risco de perder parte do seu ser face a práticas externas. STP por exemplo, urge em registra sua memória, História, folclore e práticas culturais de um modo geral. Um abraços ao irmãos de STP a partir do Brasil.