Destaques

Jovens dominam uso da internet

 PARCERIA  Téla Nón / Rádio ONU 

Segundo União Internacional das Telecomunicações, 830 milhões de jovens estão online, representando 80% da população jovem de 104 países; novo relatório da agência da ONU mostra que assinaturas de banda larga móvel devem chegar a 4,3 bilhões.

Foto: UIT/A.Mhadhbi

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Novos dados divulgados pela União Internacional das Telecomunicações, UIT, mostram que 830 milhões de jovens estão online, representando 80% da população jovem de 104 países.

relatório anual da agência da ONU também mostra um aumento significativo no acesso à banda larga, com a China liderando o caminho.

Jovens

Segundo o documento, os jovens de 15 a 24 anos estão na dianteira do uso da internet.

Nos chamados Países Menos Avançados, até 35% das pessoas usando a rede estão nesta faixa etária, em comparação a 13% nos países desenvolvidos e 23% globalmente.

Apenas na China e na Índia, até 320 milhões de jovens usam a internet.

Banda larga móvel

A edição 2017 do relatório da UIT revela que assinaturas de banda larga móvel cresceram mais de 20% anualmente nos últimos cinco anos e devem chegar a 4,3 bilhões até o fim de 2017.

Entre 2012 e este ano, os Países Menos Avançados tiveram o maior crescimento de assinaturas de banda larga móvel. Apesar disso, o índice nessas nações ainda é o menor do mundo, com 23%.

Já o número de assinaturas de banda larga fixa aumentou 9% ao ano nos últimos cinco anos, com 330 milhões de novas assinaturas.

Segundo o relatório da UIT, a banda larga móvel é mais acessível que a fixa na maioria dos países em desenvolvimento. Os preços da banda larga móvel, como percentual do rendimento nacional bruto per capita, caíram pela metade entre 2013 e 2016.

Gênero

Embora a lacuna de gênero no uso da internet tenha se estreitado na maioria das regiões desde 2013, a proporção de homens usando a rede permanece um pouco maior do que a de mulheres em dois terços dos países do mundo.

De acordo com o relatório, em 2017, 50,9% dos homens têm acesso à internet em comparação a 44,9% das mulheres. Nas Américas, o número de mulheres usando a rede é maior que o de homens.

Desenvolvimento Sustentável

As receitas globais de telecomunicações caíram 4% de US$ 2 trilhões em 2014 para US$ 1,9 trilhões em 2015. Os países em desenvolvimento, onde moram 83% da população global, geram 39% das receitas mundiais do setor.

Segundo a agência da ONU, o relatório demonstra que as tecnologias de comunicação e informação, TCIs, continuam tendo um papel cada vez mais essencial no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Em outubro, será realizada em Buenos Aires, na Argentina, a Conferência Mundial de Desenvolvimento de Telecomunicações, com o tema “TCIs para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Notícias Relacionadas:

Relatório destaca papel essencial de tecnologia para sucesso dos ODSs

ONU quer que inteligência artificial combata desafios da humanidade

Setor digital mudou padrão de investimento global 

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top