Destaques

Prédio Epifânio foi vendido por duas vezes consecutivas – Indícios de burla qualificada

O prédio Epifânio é um edifício histórico. As traças coloniais destacam o valor arquitectónico e cultural visível na praça da independência na capital São Tomé.

Localizado mesmo ao lado do também histórico e de enorme valor arquitectónico, o edifício do ex- Banco Central de São Tomé e Príncipe, o prédio Epifânio, património que estava sob tutela do cidadão nacional Carlos Menezes do Espírito Santo, vulgo Bené, foi vendido no ano 2016 ao grupo angolano Mombaka, antiga proprietária do extinto Banco do Equador.

A venda do imóvel foi um resgate solicitado ao Banco Equador por Carlos Menezes do Espírito Santo. Tudo porque o prédio tinha sido hipotecado pelo Banco Internacional de São Tomé e Príncipe, BISTP em consequência de uma dívida contraída por Carlos do Espírito Santo, junto ao Banco privado.

A hipoteca no valor de 338 mil euros, foi paga pelo grupo angolano Mombaka em Maio de 2016, através de uma transferência do valor para uma conta da Caixa Geral de Depósitos – Portugal.  

Com o prédio livre da hipoteca, o grupo angolano depositou mais 1 milhão de dólares na conta de Carlos Menezes do Espírito Santo. O negócio de compra e venda do prédio Epifânio pelo grupo angolano Mombaka ficou assim concluído pelo valor de 1 milhão e 300 mil dólares em 2016.

Imagem do Prédio Epifânio na capa do Livro Equador de Miguel Sousa Tavares(Imagem do Início do Século XX)

Em declarações ao Téla Nón Rui Mendonça, filho do Presidente do grupo angolano Mombaka, disse que após a eclosão da falência do Banco Equador, o grupo que era liderado por Dionísio Mendonça falecido há 5 anos, não fez a escritura do acordo de compra e venda do imóvel.

Outro aspecto importante, é que o cidadão nacional Carlos Menezes Espírito Santo fez o negócio com o grupo Mombaka, mas tendo o seu filho Valdemar Espírito Santo como proprietário do imóvel.

Segundo o grupo angolano Mombaka recentemente Valdemar Espírito Santo vendeu o prédio Epifânio para o empresário Ramy Zayat.  «O Ramy confirmou que comprou o prédio. Pagou 470 mil euros, ou seja, o valor equivalente em dobras», denunciou Rui Mendonça.

O herdeiro do grupo Mombaka disse ao Téla Nón que ficou surpreendido com a decisão do filho de Carlos Menezes do Espírito Santo de vender o imóvel para outra pessoa.

«Na verdade estão a fazer burla qualificada, vender um bem duas vezes», frisou.

Na denúncia feita ao Téla Nón Rui Mendonça avisou que o escritório de advogados santomense que acompanhou todo o negócio feito em 2016 já avançou com uma queixa junto às instâncias judiciais de São Tomé e Príncipe, para impedir a concretização do segundo negócio de compra e venda do prédio Epifânio.

Abel Veiga  

10 Comments

10 Comments

  1. Souza

    11 de Fevereiro de 2024 at 22:33

    É assim que eles tornaram rico no país, herdaram tudo dos colonos, e agora é só enganar os outros. O que dá isso é porque a justiça não funciona, se fosse o pobre que comprou primeiro já era, mesmo indo a justiça perderia o edifício. Já aconteceu muitos casos desses na compra do mesmo terreno por duas pessoas.

  2. Maria Joana de Itália

    12 de Fevereiro de 2024 at 9:09

    Porque razão alguns empresários em São Tomé e Príncipe (STP) mentem-se nas trafulhas quando fazem negócios no país? Como é que se vai persuadir o capital e investimentos estrangeiro ou convidar pessoas sérias de outros países para investirem dinheiro deles em STP? Este é um outro exemplo lastimável. A ROSEMA é outro. Mombakq Sociedade Empr. Lda. são angolanos, nossos irmãos. Existem muitos Santomenses a viverem e trabalharem em Angola.

    No wonder, muitos angolanos já não gostam de nós, “Satomas.” O cantor João Seria era a nossa única esperança, muitos angolanos gostavam dele. Manuel Pinto da Costa não conseguiu elevar o nome Santomense em Angola, e não se sabe se Pinto da Costa deu ou não bons conselhos ao antigo presidente de Angola para minimizar corrupção rampante em Luanda. O povo angolano sabe disto. Convivi muito tempo com os Angolanos em Luanda, Lubango, e no Huambo. Sei de antemão como eles agora se sentem sobre nós. É uma pena destruír boas amizades, sobretudo com um dos nossos irmãos mais próximo da CPLP.

    Outro problema muito sério aqui, são os tribunais em STP. Não funcionam bem. Se existem evidências e provas de burla qualificada em STP, as pessoas envolvidas deveriam estar na cadeia esperando julgamento. Quem está envolvidos?

    Da para entender que Presidente João Lourenço e Patrice Trovoada não se dão. STP tem que pagar dívida com os deveres contraídos porque recebemos petróleo (combustível) de Angola, e ainda ficou por pagar. Afiamos tudo. Agora, Angola exige os pagamentos, e STP por sua vez, responde com retaliação prejudicando as empresas angolanas em STP. Isso não se faz!

    Quem vai pagar e sofrer pior com todas essas irresponsabilidades são os Santomenses imigrantes residentes em Angola.

    Patrice Trovoada está prejudicando STP com má conduta dele. É um delinquente. O ministério público deveria fazer uma acusação criminal perante o tribunal contra esse cara. Há muitos indícios em que primeiro ministro de STP está metido nas práticas de crimes de burla qualificada, corrupção ativa, e corrupção passiva.

    Pedi a ministra da justiça Ilza Amado Vaz para fazer expedientes legais para prender Patrice. Ela tem medo.

  3. Ladrãozinho de Pantufo e Riboque

    12 de Fevereiro de 2024 at 9:37

    Vou ficar muito aborrecido quando alguém vier a este espaço mandar bocas, fugindo o ponto em discussão, antipático serei mais contra aqueles Santomenses que vivem no estrangeiro mas se acham hábil em maltratar STP, governo, Estado santomense. Muitas vezes com razão, por isso não vou defender este aspecto. O que vou veementemente condenar, são aqueles covardes que mandam pedras à distância sem dar provas de mérito em termos de reputação indiscriminada sobre críticas. O que quer dizer com isso? Há muitos santomenses imigrantes que vivem fora de STP. Muitos deles usam linguagens ofensivas para atacarem a liderança do país. Gostaria de observar a mesma coragem ao criticarem os países, governos ou sociedades onde residem. Por exemplo, existem alguns elementos com transtornos psicológicos que vêm aqui mandar vir, lá em Lisboa não dizem nada. Lá em Londres ou na Inglaterra não dizem nada sobre os pulas de lá, não fazem complaints das porcarias que são sujeitos. Mesmo em França, no continente europeu onde existem Santomenses, ficam todos no silêncio de boca fechada, mas têm audácia de escrever nonsense neste espaço atirando os seus excrementos de desabafo. Ou és corajoso ou não és.
    Crítica governo e Estado português em Portugal, país que tem causado mais retrocesso de desenvolvimento dos países da língua oficial portuguesa.
    Crítica Patrice Trovoada corrupto criminoso, presidente Carlos Vila Nova, crítica corrupção, crimes, e tudo isso é bem vindo.
    Também crítica onde vocês têm vossas residências. Sem Assunto, por exemplo, vive e trabalha em Portugal. Aquilo lá não está muito bem, mas esse gajo não diz nada mas tem c#lhões, como ele descreve, para críticar tudo e todos de STP.
    São razões para se expor e desmarcar os pseudos-patriotas camadas da grota.
    Fracos! Covardes! Tímidos. Fingidos.
    Esse fdp Margarida Lopes é um outro m&rd@ frustrado que bate tambor só. Mesma mentalidade medíocre de criticar a terra e perdoar os países estrangeiros. Racismo, discriminação, preconceito, crimes, corrupção em Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, França, entre outros países não existe? Bôbô.
    As coisas não estão muito bem à nível mundial, não pensem que só em STP as coisas vão mal.
    Sejamos imparciais e justos nisto, com as nossas críticas.
    Temperança

    • Animal FEROZ

      12 de Fevereiro de 2024 at 22:16

      Ladrãozinho de Pantufo e RIBOQUE, tenha um pouco de respeito pela sua mãe,porque se você insulta a mãe da Margarida Lopes é a sua mãe,as suas irmãs,a sua mulher, a sua filha…o seu coitado de pai,já falecido, homem humilde, trabalhador( chofer da Câmara Municipal durante a colonização portuguêsa)e bem educado, que você está a desrespeitar no outro mundo onde ele já está. Você pode defender o seu irmão (que todo STP detesta), mas com argumentos mais dignos de debate, você que tem mil diplômas e tantos estudos feitos ( que até me pergunto se com tudo que você faz se tem o tempo de comer, dormir etc), any way.
      Seria mais inteligente e prudente da sua parte de conselhar o seu irmão a tentar voltar a “razão”, para lhe evitar um fim fatal,desgraçado, pois que os abusos de poder que lhe levam a ter atitudes ignóbis (ir mexer nas contas bancárias dos outros e muito mais atrevimentos…) não é da responsabilidade da Margarida Lopes ou de uma outra pessoa, só lhe cabe a ele de assumir os seus atos, sem que você deteste aqueles que lhe criticam por razões óbvias, doutor dos doutores. Cada tem o que merece, se você não quiser ouvir e/ou ler críticas sobre o seu mano dê-lhe bons conselhos para que ele saia desta de má conduta .
      Outrossim é de você ter um ódio tão profundo a esta pobre pessoa que se chama Bruno, você diz que ele é maricõ, mas não será você esta pessoa que atribui ao seu inimigo Bruno? Porquê tanto ódio por uma pessoa que nem lhe considera???
      Enfim, creio que pelo que escreveu é você quem está mal e muito mal consigo mesmo, é você contra você e mais ninguém. Tome juízo e procure se tratar psíquicamente é necessário e urgente.

  4. Zé Mulato

    12 de Fevereiro de 2024 at 10:39

    Sobre esta publicação, eu estou a espera de comentários desse bandido desgraçado enganador engrachador lambebotas bazofieiro bisneiro deshonesto Margarida Lopes.

    Com argumentos fortes, arrebento com esse gajo indisciplinado maricon Bruno “Transgénderogíssimo” Margarida Lopez. Muitos transtornos neste disequilibrado débil mental. Vou instalar disciplina nele.

    • Miguel das Neves

      12 de Fevereiro de 2024 at 18:59

      Elmer PD da Costa, vai com calma. Porque estás assim tão furioso e transtornado com os comentários da Guiducha Lopes? O quê que ela diz ou tem dito que os outros não dizem? Lê bem, camarada,fica tranquilo porque estás muito agitado. Ela te incomoda tanto assim? Quantas identidades falsas já criastes para lhe insultar? Ela nem te liga,deixa de mediocridade moço ê !

    • Carmén TROVOADA

      12 de Fevereiro de 2024 at 19:15

      Será uma outra falsa identidade? Tenho lido quase os mesmos propósitos críticos e insultantes sobre a comadre Guida ou seja Margarida Lopes. Esta pessoa em questão já está a perder o tino, olha que está a exagerar e demais, porque em nenhum dos comentários da Margarida Lopes ela diz algo de racista,isto já é mentira. Cuide-se porque está a ultrapassar os limites e nós os amigos e conhecidos dela não vamos ficar caladinhos. Você anda à caluniá-la porque nós todos publicamos críticas sérias e diretas sobre o sistema político, corrupto e ditador de STP neste momento.
      Qual é o seu problema ?

    • Larieta

      13 de Fevereiro de 2024 at 10:48

      Źé Mulato de m***a, vá pakispariu !

  5. EX

    12 de Fevereiro de 2024 at 10:54

    Enfim, assim se vai a dignidade do Povo e do pais. E querem falar em investimento Estrangeiro.
    Uma vergonha isso. Agora o Ramy como fica?
    O tal de Valdemar merece ser preso. O Gajo vai dizer que nao sabia do negocio do pai.
    Uma Situação terrível, essa justiça de STP que não tem honestidade, vai alegar que o Grupo Mombaka não tem os documentos, então a Venda sera para avançar pk estão prontos.
    Se esse for o desfecho desse caso.
    A minha opiniao e que os Mangoles devem mandar enfiar um t… na fuça do Burlador, e so assim começam a ter juízo nessa terra

  6. Mundo é dos vivos

    13 de Fevereiro de 2024 at 0:50

    A mim parece que o primeiro comprador não finalizou o negócio, por isso perdeu a oportunidade. Vejam o tempo decorrido. Se quisesse mesmo comprar finalizaria na altura!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top