Economia

Banco privado gabonês – BGFI abriu portas em São Tomé

O banco comercial e de investimentos, foi inaugurado pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada. É o primeiro grupo financeiro da Comunidade Económica e Monetária da África Central. Está presente em 10 países, e nesta altura é o banco líder nos mercados financeiros do Gabão e da República do Congo-Brazaville. Localizado diante da praia ex-PM, o Banco de Investimentos, de capital gabonês pode segundo o Primeiro-ministro trazer benefícios para a economia nacional. «Espero que toda a economia do nosso país irá beneficiar da presença deste novo actor no panorama económico e financeiro nacional», afirmou o Chefe do Governo.

    36 comentários

36 comentários

  1. luisó

    28 de Março de 2012 as 17:12

    tanto banco mas aonde está a economia e o dinheiro?

  2. bisnerro

    28 de Março de 2012 as 17:17

    Isto é o bisne do meu aliando,chefe do acordos internacional,podes cre.todos dias acordo cadei a copiade acordo,

    • Calibre-12

      29 de Março de 2012 as 10:52

      Se rapararem bem o Presidente Pinto da Costa não foi a esta inauguraçºão. Ele pura e simplesmente declinou um convite para assistir como lhe propos o Patrice.
      caricato é o Patrice ser sócio-grande do banco e ser ele proprio a inaugurar o banco.
      Só mesmo em S.Tomé. E tudo isto, nem o MLSTP, nem o PCD bem o MDFM dão a cara para denunciar essas brincadeiras.
      É chegada a hora de se por um baste nessas malabarices do patrice!

  3. BRUNO DAS NEVES

    28 de Março de 2012 as 17:28

    E as percentagens do PT, este homem nao da lasso sem NO.
    Enganados ficam aqueles que pensavam que este cota esta fazendo algo pra este povo.
    Os ricos, sempre ricos, e os pobres, uuuummm! Se este cote tem tanto dinheiro, porque tambem nao cria um banco seu?

  4. al

    28 de Março de 2012 as 18:35

    este é mais um negoçio dos que têm

  5. jaka doxi

    28 de Março de 2012 as 22:23

    Mais uma dôr de cabeça para o grupo
    Uê-Chá.Fui

  6. Mimi

    29 de Março de 2012 as 8:25

    Depois da gande fraude do BBCI nos anos 80, nao acredito na boa fé de nenhum banco, e muito menos dos que aparecem num momento de crise em que os santomenses estao na sua maior parte descapitalizados, endividados com os outros bancos, enfim… a quem vai servir este banco? que oportunidade esta ele a aproveitar?…

    • Mimi

      29 de Março de 2012 as 8:43

      Queria dizer BCCI

  7. Muhamed Hassan

    29 de Março de 2012 as 8:25

    Bá kwê Patrice!…

  8. ôssobó

    29 de Março de 2012 as 8:26

    Caros colegas, por favor olhem para os novos postos de trabalho que foram criadas. obrigado e bem haja STP

  9. torresdias

    29 de Março de 2012 as 12:33

    Que seja bem vindo o Banco ora inaugurado e o que traga benefícios licitos para S.Tomé e Príncipe. Inaugurado pelo 1º Ministro Patrice Trovoada, que também julgo ser accionista, agora, quanto é a sua quota parte? O banco central enquanto supervisor tem um papel limpo a desempenhar em nome de S.Tomé e Príncipe, pq deste banco de investimento irá chegar ao País volumosas somas de dinheiro de proviniencia duvidosa. O BCSTP tem agora um angú com osso para ingolir. Não perdoam ilicitudes, ilegalidades… peço-vos faca no dente em prol de bom nome desta República que cada dia que passa vem credibilidade internacional por causa dos negócios escuros protogonizado pelo nosso chefe. ele gosta de vuá satá e com coisas escuras de modo o bolso da cueca não seja visto. a ver vamos

    • Voz da Razão

      2 de Abril de 2012 as 14:46

      Meu caro “Torresdias”
      Sabe quem nomeou a Governadora do BCSTP? E sabe qual o grau do parenesco dela com PT?
      Abra dos olhos!…

  10. torresdias

    29 de Março de 2012 as 12:35

    queria dizer: vem perdendo credibilidade

  11. Petroleo bruto

    29 de Março de 2012 as 14:01

    Qualquer dia cada Banco torna-se proprietarias das ex- empresas Agropecuarias de STP. Com isso, fica o assunto arrumado.
    A uma garantia real é terra. O MAior problema é que não se faz registo de propriedade da terra, apenas posse util. “Tó Visa nancê”.
    Mas com a entrada de Juizes estrangeiros no país, creio, ” Nha Boka ca sta La”

  12. Petroleo bruto

    29 de Março de 2012 as 14:05

    Pinto não foi desta vez , mas vai ja a uma outra. Inauguração.
    Deixa Sonangol apontaro rosto, se não vai.!
    Perde as benesses

  13. paulo

    29 de Março de 2012 as 14:05

    Que banco é esse? Parece uma casa, isto é banco ou é uma habitação particular. Que infraestrutura tão pobre.

  14. deixa governo trabalhar

    29 de Março de 2012 as 15:00

    Postos de trabalho? Só para os camaradas do ADI. Levy e o escritorio dos advogados do governo.

  15. Ruyter Amadeu

    29 de Março de 2012 as 15:07

    Investimentos em STP ?? Sim, precisa-se, mas é preciso e acredito que estes investidores tenham feito uma planificação exaustiva do território antes de fazerem a aplicação propriamente dita, porque até onde as minhas humildes capacidades visuais me permitem enchergar o poder financeiro do país e da população não consegue acompanhar o crescente numero de bancos e de “banks” de que dispomos, longe de mim de querer condenar ou por outras repudiar os investimentos estrangeiros antes pelo contrario, e existem outras areas em que se pode investir de certeza é apenas uma questão de deixar outras ideias fruirem e parar pensar “em bancos em bancos e em bancos” e as coisas precisam ser um bocaaado mais claras em STP …

  16. investidor 2

    29 de Março de 2012 as 15:24

    Livra! Que complicação.

    • Conóbia cumé izê

      29 de Março de 2012 as 16:38

      Um Gabonês em STP, é bom.Então o nosso primeiro ministro não é natural do Gabão ?O actual Presidente Gabonés não é seu colega de infância ? Não lhe deu recentemente cinco milhões de dólares? Onde estiveram os libertadores da pátria, não também no Gabão? Não são nossos viznhos ? Que inveja !?… Quantos Bancos houver melhor ! Vamos ainda ter mais Bancos ! Falta os da Guiné Equatorial e não só ! Os santomenses é que não sabem que muito ricos; mais os outros sabem. Vamos esperar para ver. Petróleo, Droga,Corrupção, lavagem de dinheiro ,pápá Rami libanês e outros,ORRANTO PETOLLIUN, etc,etc.Então, somos ou não ricos ?!… Auto estradas, maior enterposto comercial da sub-região de áfrica – central ! Porto de produtos petrolíferos da Esprainhas;não é nada ? Deixe-nos trabalhar ? Móçu SÉ, moçú na sá klinkatá fô, moçú sá cá bilá manklutú; bakuê santomé…Fui

      • Péri Doida

        29 de Março de 2012 as 21:19

        Mais um Banco para quê, minha gente? Um país tão pequeno como o nosso, com uma economia insignificante, com um mercado insignificante, com uma população insignificante e maioritariamente pobre, para quê apostar na certificação e aprovação de uma grande quantidade de bancos transformando-nos num país único no mundo que tem maior quantidade de bancos? Isto tem a ver só com o orgulho nacional de bater records ao nível do mundo? O que é que ganhamos com isso? É para falarem de nós no mundo? É para se fazer outros tipos de negócios como branqueamento de capitais? Para quê que nós gostamos destas coisas de bater records internacionais enquanto o povo passa fome? O que é que a senhora governadora do banco central acha disto? Porquê que meteram esta mulher nesta função? Não há mais pessoas formadas em economia ou finanças que poderiam desempenhar esta função? Para quê apostar numa mulher que já provou que não é competente nesta área?
        Depois do senhor primeiro-ministro ter dito que o país vai se transformar num país que tem maior centro comercial de África agora aparece outro record que queremos bater. Transformar o país num lugar do mundo com maior número de bancos por habitante. Isto é obra!!!!!! Tudo isto enquanto o número de pobres aumenta e existe mais jovens sem emprego nem bolsas de estudo. Sinceramente!!!! Este país é de loucos.

  17. dono da terra minha Terra

    29 de Março de 2012 as 22:21

    deixem nos fazer os nossos negócios

  18. dono da terra

    29 de Março de 2012 as 22:26

    os bancos devem servir para captar poupanças, pena é que não existem poupanças, se o dinheiro dos santomenses mal chega para comer búzio de mato

  19. António Braga

    30 de Março de 2012 as 8:35

    Caros amigos,

    O que me espanta e deixa perplexo, infelizmente, é que a boa maneira africana é necessário ter amigos no poder para que os negócios se realizem. Dr. Patrice Trovoada vive em S. Tomé a tanto tempo e foi necessário ascender ao cargo de Primeiro-ministro para todos estes investimentos aparecerem no país. A mistura da política com o negócio é perigoso e é um passo para se caminhar para o abismo da corrupção. Ele critica e com razão os deputados/empresários de outros partidos pela dificuldade que existe em persegui-los judicialmente, quando prevaricam nos contratos que as suas empresas mantêm com o Estado e agora está a fazer o mesmo… É urgente que se crie uma Lei de incompatibilidade dos cargos públicos para evitar esta mistura “explosiva”. Este Governo elegeu, retóricamente, o combate a corrupção como uma das suas prioridades de governação, onde está a declaração dos bens de todos os membros deste governo???

  20. São-tomense

    30 de Março de 2012 as 9:34

    O que os são-tomenses não sabem! Os bancos que estão instalados em STP, muitos têm como o objectivo, lavagem de dinheiro,branqueamento de capitais, etc… já que no País não existe legislação que põe cobro a tais práticas…

    • Chacra, Madre Deus, Almerim, Bombom

      30 de Março de 2012 as 12:31

      Mas onde é que anda a governadora do Banco Central? Onde é que anda a oposição? Este país é de loucos. Onde é anda a sociedade civil? Onde é que andam os economistas nacionais? Acham todos que este número exagerado de Bancos no país é bom? Beneficia quem? Se não existe legislação contra a branqueamento de capitais e lavagem de dinheiro o que anda a fazer uma grande quantidade de deputados que não metem mãos às obras e comecem a trabalhar nesta matéria? Para quê que eles foram eleitos? Para ficarem ali sentados como múmias? Se não servem para nada pedem resignação e passam o lugar aos mais novos e gente capaz.
      Onde anda a governadora do Banco Central que é muito bem paga para realizar este trabalho de fiscalização do sistema bancário? O que ela anda a fazer? Ou ela está tão condicionada que não pode falar nem agir? Se é este o caso peça a sua resignação e passe o lugar para os mais capazes. O país não pode continuar a dar este triste espectáculo de incompetência generalizada. Tantos Bancos para um país tão pequeno? Por que será? Andam todos os políticos metidos em lavagem de capitais que ninguém fala sobre isto? É assim que querem credibilizar a política e os políticos? Quem vai investir nesta nossa terra com tanta desconfiança, incerteza, corrupção e falta de credibilidade de agentes políticos e reguladores? Tenham vergonha, por favor. Se não querem desenvolver o país e só estão interessados nos vossos interesses saiam por favor. Vão fazer outras coisas e deixem o país em paz. O povo não merece gente desta estirpe e incompetência.

  21. bocamole

    30 de Março de 2012 as 11:39

    Patrice Trovoada(maioritário)e José Fret-Sócios do Banco Gabonês.

  22. Original

    30 de Março de 2012 as 14:41

    Mesmo um cego que não vê sente que tudo isto é uma farsa.Qual é rendimento da nossa população para ser beneficiado com empréstimos? Quantas pessoas vão ao banco e quantas recebem dinheiro?Julgo que dinheiro que entra nestes bancos volta a sair sem beneficiar a população e neste momento no nosso País damos ao luxo de ter um banco para cada Distrito e em termos de resposta ???

  23. Justino Manuel Abreu dos Ramos

    30 de Março de 2012 as 16:21

    Povo santomense quero-vos perguntar o seguinte: Quais os desenvolvimentos que temos em santomé e Principe que podemos ter tantos bancos que tem aparecido nessa pequena Ilha? será que tudo que o senhor Primeiro Ministro tem vindo anunciar, irá ser concretizado?. Gostaria que alguém com mais conhecimento desse país fizesse um esclarecimento ao povo de santomé e príncipe, para que as pessoas saísse da dúvida que insolado as pessoas.
    Durante o tempo do mandato desse senhor, a única coisa, que eu tenho acompanhado de bom são as medidas tomadas nas alfandegas, nas repartições públicas, algumas sobre as viaturas do estado,que foi uma coisa muito eficaz. congratulo com essas medidas.
    Quanto as restantes, só estamos a ouvir anúncio não a realização. e os tempos do mandato esta a ficar no fim e as coisas está na mesma. nós os filhos da terra estamos a ver as coisas da mesma maneiro como vinha, sem nenhuma transformações.
    Povo continua na sua miséria, não há prospectiva de trabalho nenhum, cada pessoa está a viver como Deus tem mandado, os ricos está a ficar mais ricos e os pobres está a ficar mais pobre sem melhoria nenhuma.
    Até agora povo de santomé não tem conhecimento nenhuma do caso de Assembleia Nacional do referido crise que tem lhe assolado, do caso de 56 deputado.
    Outro embarcou para o seu refúgio em Portugal, e tudo ficou em estado bai.
    Quanto ao caso do senhor Adelino Isidro, ninguém já não sabe mais nada. quanto ao caso da senhora Portuguesa Portuguesa morreu.Isso significa que o senhor Hilário Garrido, o potencial Juiz do Tribunal, tem um poder, que ninguém consegue contrariar as suas ideias.
    Toda gente fala grita mas fica da mesma. as coisas continua da mesma maneira acabou. até quando que santo me sairá dessa situação?Será que quando Deus virá ao mundo fazer as suas justiça, como diz a religião Jeová?Misericórdia.
    Já tomamos a Independência cerca de 37 sete anos as coisas estão da mesma, sem nenhum desenvolvimento.Se fizermos as contas, tirando os dezasseis governado pelo partido único, as restante o que fizeram? enchendo os bolsos de cada um.Misericórdia Jesus virá ao mundo fazer as suas justiças, para que as conscienciosa voltarão a nascer como é devido.
    Espero que essa petição, as pessoas irão ler fazer as suas analises.

  24. nelson pontes

    30 de Março de 2012 as 20:22

    Tanto banco num país pequeno e com uma população sem grande poder económico, sabemos e todos temos consciência que nosso querido país não existe uma cultura de poupanças bancária e que também não existe um sistema organizado de créditos bancários devido ao elevado número de desempregados ou pessoas com trabalhos precários e mal remunerados. Penso muito sinceramente que o ministério público deveria investigar profundamente as acções daquelas instituições finaceiras para tentar apurar se não exitsem atividades fraudulentas aí…esses gatunos corruptos que se auto-intitulam políticos devem estar a ganhar muitas comissões com o surgimento destes bancos, especialmente Patrice Trovoada, um homem que se S.Tomé fosse um país sério nunca seria primeiro-ministro, não só por ser gabonês e de não conhecer a realidade santomense, mas tambem por ser irresponsável e incompetente.

  25. Rio do Ouro

    31 de Março de 2012 as 7:25

    Só agora Senhores Gaboneses? Bem, antes tarde que nunca.
    Sejam bem vindos e mãos a obra. Não façam caso dos invejosos que só criticar e nada fazem.
    Ah, muitos bancos? O próprio mercado há-de acusar a saturação, não se preocupem com isso, preocupem sim, com os postos de trabalho que estes investimentos geram.
    Só falta um serie de bons casinos em STP para chupar umas massinhas à essas maltas aí de continente. O estado limitará a fiscalização e cobrança de impostos.
    Porque havemos de ser mais finos que Las Vegas ou Hong Kong???

  26. penisdrive

    31 de Março de 2012 as 11:50

    Patrice;chegou s.tomé.agora fala ao povo santomense sobre o memorando sobre o reconhecimento de KOSOVO.O sr não diz nada.o povo está ancioso em saber.

  27. Juventuderebelde-Cuba

    1 de Abril de 2012 as 5:23

    Oh senhor:Chacra, Madre Deus, Almerim, Bombom.Voce no ta ve senhora di gente governadora de Banco Central ni lado de senhor di gente Dr Patrice Trovuada ni foto rapaz.Familia é familia,rapaz.Senhora di gente é prima de Senhor Dr.Voce no sabia iço cosa.

  28. assis mata

    3 de Abril de 2012 as 13:29

    eu espero que o povo santomense,se beneficie,com tudo isto

  29. Coisa fofa

    4 de Abril de 2012 as 10:19

    Cada dia que passa uma carra nova e um negocio novo .
    E a carra do PTnão fica a traz.
    É nesse homem que vocês votaram?

  30. bostoner

    30 de Maio de 2013 as 15:37

    qual marca de banco con estrutura tipo casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo