Economia

São-tomenses já começaram a pagar o escândalo comercial da STP – Trading

São no total 5 milhões de dólares, que cada cidadão são-tomense é obrigado a contribuir para pagar ao Brasil. É o valor de uma linha de crédito que foi concedida pelo Brasil no ano 2008. A sociedade de comerciantes são-tomenses, designada STP-Trading, geriu o crédito de forma escandalosa. Agora são os são-tomenses que estão a pagar.

A linha de crédito aberta pelo Brasil a favor de São Tomé e Príncipe, para importação de produtos alimentares a partir do mercado brasileiro, foi concedida ao Governo são-tomense, que por sua vez entregou o crédito nas mãos da sociedade de 14 firmas comerciais, a STP-Trading.

O negócio da STP-Trding para importação de mercadorias do Brasil ficou mal parado. Produtos deteriorados chegaram ao mercado nacional, num escândalo que teve vários episódios. No entanto o Governo brasileiro pretende reaver o crédito concedido ao Estado são-tomense.

Maria Tebus Torres, responsável pelo gabinete da dívida do ministério do plano e finanças, anunciou que o Estado são-tomense, já começou a pagar a dívida de 5 milhões de dólares. «Pagamos porque o juro de mora estava a acumular. Fizemos proposta ao tesouro que deu instrução ao Banco Central para transferir este valor para a parte brasileira», referiu Maria Tebus Torres.

O valor transferido em Agosto de 2012, a favor do Brasil para responder a primeira prestação de juros de mora, foi de 69 mil dólares. Dinheiro de contribuintes são-tomenses, que deveriam servir para atender necessidades básicas das populações, e que seguiram para pagar dívida criada pela sociedade de comerciantes são-tomenses, a STP-Trading.

Segundo Maria Tebus Torres, as negociações com o Governo brasileiro, resultaram no alargamento do período de amortização da dívida de 4 para 7 anos. Propostas feitas pelo Estado são-tomense, no sentido de alargar o período de amortização da dívida para 20 anos foi rejeitada pela parte brasileira, assim como o perdão da mesma solicitada pelos negociadores são-tomenses.

A STP-Trading que conseguiu vender parte da mercadoria, importada através da linha de crédito, ainda não deu nenhum sinal no sentido de amortizar a dívida. O Gabinete da Dívida aponta o dedo ao Governo, como sendo a entidade que deve agir internamente no sentido de accionar mecanismos que permitem o pagamento da dívida. «O Governo tem que assumir a dívida perante o Governo brasileiro. Agora o mecanismo que deve ser utilizado internamente para pagar a dívida depende do Governo. Certamente que a STP-Trading tem algum dinheiro acumulado, resultante das mercadoriais que foram vendidas. O Governo pode ir buscar este dinheiro para pagar a dívida. O Governo terá seus mecanismos para pagar a dívida», afirmou Maria Tebus Torres.

A nível judicial o caso STP-Trading foi arquivado, por falta de provas, para julgar 3 directores da sociedade, nomeadamente, Delfim Neves director Financeiro, Osvaldo Santana Director Comercial e Armando Correia Director Geral.

Analistas jurídicos consideram que a Procuradoria Geral da República agiu mal. Ao invés de processar criminalmente os directores da STP-Trading, sem ter provas para sustentar tais acusações, de gestão danosa e insolvência da sociedade privada, deveria-se agir no sentido da responsabilização financeira da STP-Trading.

As 14 firmas comerciais que formam a sociedade privada, deveriam pagar o valor de 5 milhões de dólares da linha de crédito concedida pelo Brasil, de acordo a percentagem da participação que cada uma tem na sociedade. Nada disso aconteceu, e agora quem está a pagar a dívida de 5 milhões de dólares são os contribuintes são-tomenses.

Um escândalo comercial e financeiro, em que as alegadas firmas comerciais responsáveis pela situação, ficaram impunes. Cada cidadão são-tomense que já suporta o pesado fardo da pobreza e da crise financeira é obrigado a assumir mais esta responsabilidade, através da sua contribuição para pagar o que não comeu.

Abel Veiga

    44 comentários

44 comentários

  1. J.C.BLACK

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:00

    “São no total 5 milhões de dólares, que cada cidadão são-tomense é obrigado a contribuir para pagar ao Brasil.”?!!

    A contribuição de cada cada cidadão para pagar ao Brasil não seria o total da dívida (+ juros), dividido por total da população (26,89 dólares, sem juros)?!!

  2. E. Santos

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:07

    E o Estado ainda lhes vai indeminizar. São situações…

    • Nação Santomense

      21 de Fevereiro de 2013 as 14:38

      Quem és tu,falso nome.
      Os Santomenses são mesmo otários e não abre os olhos, só sabem colaborar com os outros para distruirem a moral do outro.
      Todos sabiam que Armando Correia já foi preso por causa do gatuno de Transcolmar e voltaram a dar-lhe o Cargo,já a tempo que se falam da crupção de Delfim Neves.
      Isto revela a falha do Procurador Geral da República na altura, mas o Governo atual tem toda legitimidade de colocar na cadei esses gatunos.
      E o Patrice Trovoada não foge a sua responsabilidade, porque quando foi ao Brasil pedir mais dinheiro deveria ter vergonha, fazer trabalho de casa exigindo os Comerciantes repor o Valor recebido, não o fez e foi ao Brasil pedir mais denheiro e trouxe a mão vazia e passou vergonha, são politico que não tem credibilidade e não é fiável a nenum cargo politico.

      O Povo santomense deve agir com manifestaçõpes a porta desses comerciantes todos os dias até que assumer pagar asua dívida junto do governo , e têm toda legitimidade de realizar manifestações sobre este respito , porque não é justo que seja os contribuintes asuportar este roubo.

  3. A verdade

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:09

    Governo Brasileiro deveria deixar a amortização nos 4 anos. Se todo países que emprestam STP dinheiro exigiam pagamento nosso país de certeza estaria mais longe. Temos que acabar com ladrões e começar à responsabiliza-los de verdade. Que justiça seja feita em STP.

  4. ze maria gomes

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:12

    Ora aí está o CAOS. Gabriel como vais descalçar essa BOTA?

  5. Pinto, Maria, Alcino sairam

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:24

    Como é possivel que o país fica sem ninguém em casa para dar conta recado o Governo de Gabriel quer dizer ao ADI que eles são incopitentes? o Diogo recusa plenamente porque devia ter informado que o presidente Alcino saiu e não agora que ele vem ser o chã de cortar febre mesmo que há ferias na assembleia mas o Alcino se foi procurar investimento calado o Gabriel vai justificar em defesa mas que lei diz que Gabriel representa ausencia se não for Maria das neves? Áinda sobre o Ciminterio de Madalena sua exª Nelson Carvalho presidente da autarquia local seria bom que o murro de vedação que na parte de frente como de traz fosse cosntruida de forma que os caes não vão lá tirar os corpos mortais e as cabras qualquer animais vão e entram no ciminterio o cuidado deve estar nas mãos de Autarquia Local nada feito até então porquê? Em Cassuma Energia deu no chão virou vintem mas no artigo 143º diz que a competência do poder local e regional é: Promover satisfação das necessidades básicas das respectivas comunidades; Executar plano de desenvolvimento;

  6. inteligencia

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:25

    É o País que temos.
    Pergunto quem a culpa, população são-tomense? NÃO!

    A culpa é dos Tribunais. Estamos perante uma promiscuidade ente o poder politico e o poder Jurídico, e como existem muitos políticos que são comerciantes tudo está explicado. Quem sofre é o povo.

    Mas isto não pode ficar assim. Nós os são-tomenses teremos que fazer alguma coisa.
    Teremos que reflectir para decidir.

  7. tchuna baby

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:32

    As pessoas/firmas) têm que ser responsabilisadas não podemos continuar assim, reabra o caso… essas firmas ainda existem.. são todas dos ditos pcdistas mlstpistas, para que não se tenha dúvidas quase todas as firmas na nossa praça estão envolvidas, então vá buscar valor ali.. o que se passa? não dá porque? só porque para alem de comerciantes são políticos…

  8. tchuna baby

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:35

    Ao invés disto estamos a colocar na direções comercias os delapidadores, é possível só e só Delfim e companhia sucumbir todas as toneladas de arros e depois os comerciantes de alvará estar a lhes mendigar pra revender? porquê !!!

  9. Cassuma-sofredor

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:44

    Eu em nome dos demais amigos do mecanico auto, “Titi-Boss” que residia Margão vem nesta hora de dor e de luto
    congratualar os sentimentos triste pelos familiares do falecido, amigo, divertido até do conhecimento infantil que residia em Margão Mé-Zochí S.Tomé pelo falecimento ocorrido no dia 18 por acidente de viação em 17/2/2013 em Batepá. Eu em nome dos demais desejo um descanso em paz à Titi-Boss.

  10. Obama

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:52

    Agora é q queremos q esse PM Gabriel deixe de acusaçoes e passe a accao.
    Aliás, como advogado de uma das partes envolvidas no processo, certamente quererá tirar proveito e ganhar os seus honorários.
    E mais uma vez, os nossos habituais comedores de dinheiro ficarao impunes e ainda o estado lhes pagara uma indemnizaçao choruda. Só mesmo neste Pais!
    Processo arquivado por falta de provas?? N sei se é para chorar ou se é para rir.
    As provas sao as mercadorias degradadas que chegaram ao Pais nas maos desses camaradas que todos nós conhecemos como bando de preguiçosos e querem enriquecer a custa do povo.
    Sr. PM Bastonário, lute agora para que finalmente se faça justiça em STP. Esta foi sempre o lema dos seus discursos enquanto Bastonário e agora que o Sr. tem a faca e o queijo nas maos, faça funcionar a justiça.
    Um bem haja ao povo de STP!!

  11. Wilson

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:53

    Que escandalo??!!!! PM Gabi com os 69 mil dolares da primeira pestaçao de juros de demora podia-se comprar medicamentos para o hospital Ayres de Menezes. esperemos que o novo procurador a ser proposto pelo PM Gabi tambem ano tenha problemas de cheques e dividas mal paradas

  12. Surpresa

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:04

    esses politicos sem nomes estão a brincar mesmo com este país e nos jovens fanaticos desses ladrões ainda temos coragem de apoia-los em seu acto e ficar a favor deles…não fazemos nada para acabar com isto e estamos a dexar os sacana darem cabo de todo os recurso naturais e minerais. malta vamos agir sem medo temos ki tira esses burros de sena. que deveriam esta essa hora preso.

  13. João Paulo Almeida

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:27

    O actual governo nomeadamente o primeiro ministro Gabriel Costa não vai accionar absolutamente nada que faça com que os responsáveis da empresa STP-Trading pague a dívida porque esses responsáveis fazem parte dos salteadores do poder e têm Gabriel nas mãos e ai dele se fizer algo contra Delfim Neves e companhia. Portanto, o povo que pague e não bufe!!!Aliás, não tem sido sempre assim? Mas até quando?

  14. ZÉ MACÚLÚ

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:28

    Já não vou comentar muito mais este assunto.
    O que tenho a dizer é se o Governo actual conseguir fazer algo pra recuperar esse montante, ganha votos dos santomenses, visto que o anterior governo nao o conseguiu fazer. Porque o dinheiro é nosso e não de meia dúzia de bandidos que usam e abusam em nome da NAÇÃO pra sujar o nosso bom nome. Apelo esse governo, que se é governo de alternativa então mostre trabalho. Recupere esse valor S.F.F..

    ZÉ MACULÚ

  15. Miguel Angelo

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:46

    Aonde esta o advogado do Estado? Aonde esta a Procuradoria-Geral da República? è bom que se saiba que muitos casos são arquivados devido a má formalização da acusação por parte dos procuradores do ministério públicos. Muitas vezes devido a pouca investigação de um crime por parte dos magistrados, pouca capacidade de análise, a má interpretação da lei penal e também as lacunas dessa lei , bem com a atrapalhação dos nossos magistrados , leva-os a acusar uma pessoa por ter realizado uma natureza de crime para o qual o mesmo magistrado não tem matéria suficiente que sustenta a sua acusação .

    Logo, além de alterar a lei, há uma necessidade premente em elevar o nível de investigação e análise de crimes, por parte dos nossos magistrados.
    Eu bem que gostaria de saber que conclusão chegou o Roberto Raposo quando ele foi ao Brasil investigar sobre esse caso de STP-Trading. Esse caso começou com ele e não teve capacidade de responsabilizar criminalmente os elementos envolvidos neste caso.

  16. fexa pata

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:48

    Mesmo assim dizem que os Bandidos que fizeram compra nao roubaram em plena justica so pode ser escandalo Cadeia em sao tome e mesmo para os pequenos. Tenho certeza que isso um dia mudara

  17. vascomcellos

    21 de Fevereiro de 2013 as 11:56

    TVS:
    O quê Artur Pinho e João Ramos ainda estão na TVS a fazer?

    • JBrown

      21 de Fevereiro de 2013 as 15:13

      Estão a trabalhar…, acho eu!

  18. Nao Digo

    21 de Fevereiro de 2013 as 12:14

    Ia cu sa vive!!! Povo é que paga!

  19. Negro STP

    21 de Fevereiro de 2013 as 12:22

    Agora como os bandidos estão la pega os gajos rápido e põe a trás das grades .

  20. Paracetamol 500mg

    21 de Fevereiro de 2013 as 12:52

    A Ordem dos Advogados de STP, pagou viagem a Bastonária para ir passar ferias algures no hemisfério norte.
    Toda gente quer viajar a custa das instituições públicas ou classes organizadas. Basta de oportunismos. O Presidente da Assembleia Nacional a mesma coisa.
    Todos a busca de dinheiro…

  21. Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar...

    21 de Fevereiro de 2013 as 13:30

    Adivinha:
    O Pr da Câmara de M.Zochi tomou temporariamente ou de forma definitiva o pavilhão social no mercado da Trindade?

  22. Família pinto da costa no poder

    21 de Fevereiro de 2013 as 14:12

    é , fazem mal, comem dinheiro, enchem a vossa bariga, compram carro novo, e nós é que pagamos, se fosse em Angola, talvez já estariam mortos… e a culpa é do povo que não manifesta….se todos reunissem n estaria-mos como estamos… abra os olhos , povo

    • N.C

      21 de Fevereiro de 2013 as 17:35

      Angola nao,se na Guine Bissau,ja haveria respeito e os politicos enfianvam as maos pelo rabo com medo de mesmo fim do Nino Vieira,A.Mane entre outros

    • N.C

      21 de Fevereiro de 2013 as 17:41

      Haver vamos,Se o 1 Ministro execera a sua autoridade e o zelo de justiceiro para resolver esse caso de corrupcao uma vez que esta tao empenhado a resolver e acabar com todos os casos de ma governacao no passado recente.
      Gostava de ver tambem os partidos que compoem a governo e a Assembleia Nacional,pronunciar sobre esse caso e leva-lo a plenaria para ser discutido e debatido

  23. verdadeiro

    21 de Fevereiro de 2013 as 14:50

    Meus irmãos vamos ser querentes, já sabemos que é o povo a pagar esta divida, porque os responsáveis estão no poder eu não irei condenar a mim mesmo isso nunca irá acontecer em STP, e todos nos sabemos quem eles são, o PM nada vai fazer porque se fizer será um alvo abater, bem como os Tribunais se fizermos um histórico vamos ver que todos pertencem de uma forma ou de outra a esta coligação que esta no poder;

    Porquê que o povo é tem que pagar, sabendo que os envolvidos têm que ser responsabilizados financeiramente com os seus bens, qual é o medo do actual governo de o fazer?
    O Estado Santomense não que nada, porque são pessoas adultas, com grandes empresas na praça ganho muito dinheiro, como ganharam também com STP-Trading, este dinheiro serviu para compra de altos carros que andam na nossa praça, altas regalias dada aos seus filhos, Boquitas;
    Quero Aqui chamar atenção do PM como uma pessoa que aparenta ser da Lei, com seria dúvidas depois de aceitar este cargo, Ao PR que forjou tudo isso……………

  24. luisó

    21 de Fevereiro de 2013 as 15:17

    Ontem vi na TV que o ALCINO saiu para a Ásia, a MARIA DAS NEVES também saiu do País, e o PR prepara-se para viajar para o estrangeiro e depois ouvi um tal de ZÉ DIOGO dizer que ele não quer assumir nada por solidariedade para com o seu partido que é a ADI…
    Mas que País é este que todos saem e ninguém fala com ninguém para deixar alguém a representar o Estado?
    País de brincadeira…

  25. GUALTER SOARES

    21 de Fevereiro de 2013 as 15:38

    Se a justiça funcionasse, aqueles responsaveis deveriam pagar com juros e depois estarem no xadrez porque esta gente só sabem fazer mal ao País CORRUPTOS! QUE DEUS ABENÇOE SAO TOMÉ E PRINCIPE!

  26. PESADELO SANTOMENSE

    21 de Fevereiro de 2013 as 15:57

    Ainda bem que eu não pago imposto nesta terra miseravel…porque é um absurdo isso que estão fazendo com meus irmãos santomense…como pode dinheiro ser concedido para um fim impar na vida dos humildes santomenses, para supri pessimas qualidade de vida deste, nesse terra e 14 firmas (14 gestores dessas firmas) serem irresponsável, com gestão do credito e os +/- 190 mil haitantes da ilha maravilhosa arcar com essas dividas…alias essas ilhas estão dexando de ser maravilhosas faz ja uns anos…Meus senhores, responsabilizar aos ditos gestores do creditos, pois hoje em dia é muito facil descobrir como foram gasto os tais creditos, estamos na era de informações…manda quebra sigilo bancario das firmas, das pessoas envolvidas no caso e recupera dinheiro e paga a divida, se tem patrimonio paga com patrimonio…mas tem que pagar, mas importante ser copetente o suficiente em julgas os casos nos devidos meadros que exige a tal situação, porque no meu ver mas uma moral negativa o estado Santomense esta acumulando nos seus ultimos anos que não é póuca coisa. Alias os ultimos acontecimento nesse país esta cheira-me coisa sobrenatural ja mais vista nessa jovem democracia. Se esse país fosse uma edifcio no meu pondo de vista teriamos que implodir-lo e contruir tudo de novo porque era saída quando uma construção fica causando muitos transtorno ao proprietario.

    E EU PENSANDO POR SER PEQUENO ESSE PAÍS SERIA O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER E FAZER AS COISAS ACONTECEREM …QUEBRE CARA ISSO ESTA LONDE DE ACONTECER POR ENQUANTO…MELHOR MOSTRO-ME QUANDO MAIS PEQUENO A VIAS DE LIGAÇÕES (PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIARIO, MAIOR DIFICULDADE EM SE JULGAR OS OUTROS, POR ISSO QUE ESTA ESSA BAGUNÇA TODA NESTA TERRA)

  27. Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar...

    21 de Fevereiro de 2013 as 16:25

    Reflexões:
    Depois de tanto escândalo de corrupção em Santolas, o Juiz mandou instalar na porta da Tribunal um alarme que parecia um relógio. Toda vez que passava um corrupto perto dele, o ponteiro maior dava uma volta inteira.
    O alarme acabou virando ventilador!

  28. mauro almeida

    21 de Fevereiro de 2013 as 17:31

    O Delfim ta cheio de carros topo de gama, o Nino monteiro msm coisa esse até comprou 2 BMW X6 com o dinheiro da STP TRAING e hoje o povo é que vai paga. exe tipos merecem ser linchados.

  29. mauro almeida

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:15

    e falta ainda o problema da rosema na qual um banco privado está gravemente envolvido com os IRMÃOS MONTEIROS nessa bandidagem, tarde ou sedo isso vai explodir.

  30. mauro almeida

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:23

    todos esse bandidos da STP TRADIN, Armando correeia, Osvaldo Santana, Nino monteiro, Delfin neves, etc, tenhem bens, deve ser tudo confiscado para pagar a divida com o Brasil. o povo qu e ja come mal vive mar é que vai pagar????????????????? se a justiça dos tribunais não funciona, o povo vai fazer justiça

  31. Africano

    21 de Fevereiro de 2013 as 19:06

    Enquanto isso os beneficarios dos tais MILHOES vão passeando em bons Jeeps e vivendo em grandes casas e ainda vivendo à custa da política. O povo de STP gosta de ser OTARIO!

  32. Barão de Água Ize

    21 de Fevereiro de 2013 as 20:06

    É escandaloso; é inaceitável; é criminoso
    que as empresas que participaram nesse negócio, não sejam elas e só elas a pagar o que tiver que ser pago.
    O Ministério Público deve investigar sem ser necessário apresentação de queixa da sociedade civil, e se for o caso, incriminar as empresas e seus administradores, sejam eles negociantes de arroz ou de corrupção. A divida não deve ser dividida pelo povo de STP.

  33. Argenezio Antonio Vaz

    21 de Fevereiro de 2013 as 23:18

    A população deveria fazer um abaixo assinado para que esse caso fosse revisto nos trbunais. Não não é possivel. Quem era o primeiro ministro, o ministro das finanças, e quem são das empresas envolvidas. Esqueci, não vai dar em nada.
    Que moral tem essa gente?

  34. Motxí

    22 de Fevereiro de 2013 as 11:49

    Comentar…É tudo muito triste…..

    Pais de brincadeira….
    Os Tribunais – Não funcionam;
    Políticos = Comerciantes;
    Povo pequeno na cadeia;
    Criminosos à solta e de fato e Grava;
    Muitos nós labutamos duro, sol e chuva, para termos um país melhor….;
    Outros vadíos, de carros de estado com ar condicionado, a rirem-se de nós e a fazerem do país sua propriedade….
    O mundo dá voltas…..somos todos mortáis…Aqui se deve, aqui se paga…
    Deus tem que abençoar S. Tomé….Não é facil irmão….
    Deus que me perdoe – Essa geração de políticos de faz de conta, deveria ser todos eliminados da face da terra, e sem dó…

  35. Motxí

    22 de Fevereiro de 2013 as 11:51

    fato e Grava.. quiz dizer fato e gravata…preça enimiga da perfeição…Lol.

  36. Mufino

    22 de Fevereiro de 2013 as 15:21

    Que seja feita a vontade de DEUS. Eu Mufino nao tenho uma Motorizada boa para andar, porque nunca desviei o que e do povo.
    Mas os politicos Caloteiros e Aldrabons roncam com os carros de topo de Gama, ainda sou eu que lhes vou ajudar a pagar a divida ? Sofrimento e demais lentla avion be bi la. Tela na sca be uefa.

  37. Sacode puera

    23 de Fevereiro de 2013 as 20:31

    O estado nao tem nada que pagar esta divida as pessoas que tem que pagar esta divida estão mesmo em S Tomé . O tribunal nesses casos nao funciona mas sim funciona de noite e dia para defender a Rosema porque hoje todos os membros de supremo sao vendedores de cerveja rosema .Os irmão Monteiros compraram duas viatura BMW X5 com este dinheiro o Delfim comprou RANGE ROVEL e o povo e que vai pagar a onde andava o Procurado Geral

  38. kung fu

    25 de Fevereiro de 2013 as 7:09

    Minhas Senhoras e meus Senhores…
    Permita-ma a ousadia de expressar os meus sentimentos.
    Tantos comentarios postados ai que nao vao dar em nada como todos nos sabemos. Enquanto gritamos ai neste Jornal Virtual, ELES estao rindo de nos….
    Acho que chegou a hora de unirmos todos e traca uma linha ou um plano de luta contra os ‘NOSSOS CARISSIOMOS POLITICOS’, caso nao, nao adianta continuar a gritar. Desde que surgiu este jornal, nao vi nenhuma melhoria. A CORRUPCAO ganhou mais velocidade….
    A pergunta e’ esta: O QUE FAZER PARA TRAVAR ISTO?

    Aguardo resposta

  39. S.T.P

    28 de Fevereiro de 2013 as 4:17

    Tribunal é o núcleo da corrupção. Principalmente esse Sr. Raposo que pede dinheiro p arquivar casos. Ladrão e sem vergonha. Tenho pena d meu país.

  40. de Ceita

    4 de Março de 2013 as 10:57

    Li com muito espanto os demais utilizadores do Téla Nom em relação ao caso STP Tranding, espanto, porque a pouco tempo atrás, pensou-se que os únicos corruptos e ladrões de STP eram do governo de ADI.Afinal existem outros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo