São apenas 3,6 quilómetros que separam a zona de Bom Sucesso à estrada asfaltada da Pousada Boa Vista, nas montanhas de Monte Café.
Bom Sucesso é um dos principais celeiros de produção hortícola de São Tomé e Príncipe. Cenoura, salsa, tomate, feijão-verde, etc são culturas que desenvolvem na zona montanhosa de temperatura mais suave. Até a batata inglesa é produzida em grande quantidade em Bom Sucesso.
Para facilitar o escoamento da produção hortícola para os centros populacionais, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, conseguiu mobilizar 1500 milhões de dobras, através do Banco Africano de Desenvolvimento para reabilitar a pista que está praticamente intransitável.
«Estamos a fazer o lançamento da primeira pedra para reabilitação deste troço de estrada porque achamos que a zona de Bom Sucesso é reputada como zona de produção hortícola, e muitas famílias que residem na Trindade e Cruzeiro, dependem desta zona», declaração do Ministro da Agricultura António Dias.
No lançamento da primeira pedra, o ministro recordou que no ano passado numa reunião com os agricultores em Bom Sucesso, tinha prometido atender as necessidades apontadas pelos mesmos, nomeadamente o abastecimento de água e a reabilitação da estrada.
Obra de reabilitação da pista lançada na terça – feira, para a felicidade dos agricultores, que acreditam num futuro melhor. «Vai aumentar o nosso rendimento facto que por si só vai melhorar também a vida das nossas famílias», referiu o representante dos agricultores.
Uma infraestrutura que promove a segurança alimentar, e com impacto na economia. É que a obra financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento permite também o acesso fácil ao Jardim Botânico, uma referência turística da ilha de São Tomé localizada na zona de Bom Sucesso.
Abel Veiga
.
kuá Melá
28 de Maio de 2014 at 2:29
Gostei da visão do Ministério de educação na avaliação da agricultura e desenvolvimento rural, a agricultura é um grande potencial em STP, é através dela que sobrevivemos no nosso dia, espero que o governo aposte na agricultura sustentável sem causar danos nas nossas florestas tropicais densas.
xuxante
28 de Maio de 2014 at 3:17
Tu tavas a vir com muita força depois escondeste por um tempo, so agora o Gabriel Costa e Pinto da Costa te libertou né?
Esse pais é para quem pode não para quem quer por isso muita força.
xuxante
28 de Maio de 2014 at 3:22
Que Ironia tão grande Obra de reabilitação da pista lançada na terça – feira, para a felicidade dos agricultores, que acreditam num futuro melhor. «Vai aumentar o nosso rendimento facto que por si só vai melhorar também a vida das nossas famílias», referiu o representante dos agricultores.
Estrada em são tomé esta que nem copo discartavel e so por um momento, por isso meus carros agricultores essa felicidade é por um tempo pk depois irao ser voçes mesmo que irao sair a rua reclamar sobre a mesma estrada.
eduardosantos
28 de Maio de 2014 at 7:17
Quem vai inaugurar a estrada o proximo governo? Haver vamos. Bem haja.
Me Zemé
28 de Maio de 2014 at 7:41
Este é o único homem que limpa a cara do PCD, o resto é só malfeitores da nação, até criam lei eleitoral para facilitar a bandidagem e complicar a vida de alguns santomenses.
Acho, mesmo com a mudança de governo, este ministro devia manter nesta pasta, este é o homem certo para a nossa agricultura.
Angolar
28 de Maio de 2014 at 8:32
Bom trabalho. Continuem assim.
Moco gola
28 de Maio de 2014 at 9:22
Ministro de agricultura a lancer projecto reabilitacao de infra-estrutura. Por onde anda o ministro das Obras Publicas. Lamento!
Bruney Sousa
28 de Maio de 2014 at 9:34
Senhor Ministro!
A Agir assim o senhor está a protagonizar um mérito que é da cooperação estrangeira e do governo da ADI que lhe antecedeu.
Foi o Governo anterior que buscou junto dos taiwaneses o financiamento para estas obras e o senhor deveria ter o bom senso de convidar para essas actos o seu antecessor.
seabra
28 de Maio de 2014 at 11:32
Os imbecis que passam todo o tempo a “tchatchar” e a criticar a iniciativa dos outros…dos que estao no pais com as maos na sujidade para limpar, fariam melhor que p’ar là fossem e que proposessem melhor , colaborar para fazer avançar o pasi STP, em vez de te,tar deitar abaixo, à AQUELES que pelo menos tentam, como o Gabriel da Costa, que em STP é o 1° e o ùltimo a se levantar e a dormir, para o bem do Pais…ora que o criticam severamente, a ponto de o caluniar de estar de maos dadas com o presidente PInto da Costa para transformar STP em um pais de DITADURA. Quem nao conhece o Gabriel da Costa, pode duvidar…isto porque os inimigos dele decidiram que iam abatê-lo politicamente. Serà simplesmente impossivel, porque aqui FORA estàmos atentos e vamos sempre apoiar o Gabriel, que vai vencer todas as étapas – barreiras que os Saotomenses lhe puseram…mesmo certos camaradas do partido dele, como o Posser.Atençao Gabriel, com certas pessoas que te rodeiam, pois alguns querem a tua perda, porque és DETERMINADO e FRIME, ora que elas pretendem que és RADICAL .
A questao é que o Gabriel é patriota, mas para alguns saotomenses que têm Mà Fé, preferem atribuir esta caracteristica sendo de ditador…mais por inveja da pessoa do Gabriel que tem carisma e faz sombra à muitos ! Ele é ao menos inteligente, dinâmico, sério e honesto, merece o posto que tem, ao passo que certos que pretendem ser capaz de desempenhar as funçoes dele, sao uns parasitas, incapazes e corruptos.
Deixem o Gabriel da Costa governar “TRANQUILO”!!!
STP
28 de Maio de 2014 at 11:43
Meus senhores queremos uma fiscalização desta e outra obras, e olhem mesmo depois da campanha queremos a continuação da obra criem uma comissão séria para acompanhar estas obras do estados.
JOAO ALMEIDA
28 de Maio de 2014 at 13:25
O senhor Bruney Sousa se sabe tanto do ADI entao tb sabe das falcatruas dos barcos no alto mar.Nao conheci em sao tomé nenhum governo q nao fosse corrupto. Mas ADI era demais meu caro. Boca feichada nao entra mosca. CALA-TE.
CONSELHO
29 de Maio de 2014 at 9:04
Ó sr Joao Almeida, se a sua família ainda não lhe levou a uma consulta psiquiátrica é porque estão completamente distraídos. É bom que vá pelos seus próprios pés, antes que seja tarde!
António Menezes
3 de Julho de 2014 at 17:59
Temos q ser sérios, vão ver as estradas? Será que estamos realmente a reabilitar as estradas? Ou estamos a fazer inglês ver? Já viram essas obras? Vão la ver e depois dirão alguma coisa, nem é preciso ser técnico de estradas, mas nós que conhecemos as estradas como eram , nada disso meus senhores…Alguma coisa está errada.