Destaques

Procura do café no mundo vai crescer 25% nos próximos 5 anos

A previsão do aumento da procura do café no mercado internacional nos próximos 5 anos, foi anunciada pelo próprio Presidente da Organização Internacional do Café, o brasileiro Robério Oliveira Silva.

Segundo a imprensa internacional, foi numa conferência no Quènia no passado dia 12 de fevereiro, que a Organizção Internacional do Café, mostrou a previsão. Tudo porque o consuo do café está aumentar no mundo. Índia e China são dois países populosos que se juntam aos países ocidentais, como grandes consumidores do café, sem falar da américa latina.

Segundo dados da Organização Internacional do Café, actualnente a procura do café no mercado internacional, está avaliada em 141,6 milhões de sacas. Até o ano 2020 atingirá  175,8 milhões de sacas por ano.

O Presidente da OIC, apontou algumas causas da redução da oferta do café no mercado internacional, nomeadamente a seca no Brasil, e as doenças nas plantas causadas por fungos na América Central, que  afectaram a produção para 2015. «O mundo não pode continuar a contar com a produção apenas no Brasil»., declarou Robério Oliveira Silva.

Segundo a consultora de café americana, Judith Sr. Gaines Chase, no próximo ano a produção de café dos países como Vietnã, Índia e Indonésia, não será suficiente para estabilizar o mercado. Desta forma a produção do café no mundo deverá reduzir em 4 milhões de sacas.

O preço do café tende a subir no mercado internacional, por causa da procura cada vez maior.

Mais um sinal do mundo, que desmente teóricos são-tomenses, habituados a anunciar que a rica agricultura nacional, nomeadamente a produção do cacau e café, já deu o que tinha para dar.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. ANCA

    24 de Fevereiro de 2015 at 1:48

    Caso para dizer

    Países que na conjuntura e actual momento da economia mundial, souber produzir e transformar com qualidade e inovação (saber e saber fazer), investir nos productos que mais se procuram, e que só podem ser produzidos, num determinado clima e região do planeta, consquistar nichos de mercados com mais valia da transformação vera fortalecer e conquistar sua inter-independência social, política, economica e financeira.

    Quem tem olho é Rei, agi vai além de investimento externo privado, procura parceirias internas externas, para produzir transformar e consquistar mercados, sem esperar somente pagar um preço elevado sobre a matéria produzida no seu solo, tranformada no solo do outro, mais depois vendido a si a preço de ouro.

    É tempo de despertar, acordar as oportunidades

    Nas costas dos progressos dos outros devemos ver o nosso.

    COMO?

    Seguimdo a receita económica que deu resultado do crescimento e desenvolvimento, noutras regiões do globo, desnvolvimento este hoje que se pretende sustentavel para geração futura, sem onerar o ambiente e planeta.

    Jamais ficar a espera ou de braços estendidos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Mjc

    24 de Fevereiro de 2015 at 14:01

    Acho lamentável que os nossos dirigentes não valorizem o que temos de melhor. Estão todos iludidos com o petróleo que está a sofrer atualmente uma queda de preço abrupta . As roças foram todas entregues de mão beijada praticamente. Espero que agora aprendam a valorizar o que temos de melhor. Oxalá não seja tarde demais.

  3. elton

    9 de Março de 2015 at 9:59

    eu acho que o governa santomense devia começar a apostar na producçao de café porque como lemos no artigo a cima a produçao de cafe em varios paises estao a diminuir por varios problemas climaticos… sendo assim com essa ideia a economia santomense pode vir a crescer mais ainda.. 🙂

  4. DRGI

    13 de Março de 2015 at 22:01

    Minha gente nos não vivemos no comunismo, se governo não quer plantar, safoda( me desculpe a expressão ) plantamos nós! Minha gente essa historia de esperar o governo comessar tudo vai dar dagada ( mais uma vez me desculpe a expessão) quem tem ouvidos pra ouvir ouça o que diz a voz do conhecimento e seja sabio! Isso falta nos santomense, espirito de empreendedor, e fica so esperando governo para faser tudo!
    Se voces achas que num pais capitalista é governo que vai desenvolver a econonia, então não sei o que que voces ficaram na escola a faser, ficaram a olhar cu dos vossos professores! Os santomenses nem parecem pessoas que têm televisão em casa! Bem não todos! Mas muito pouco.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top