Economia

Especial Téla Nón – Peritos da África Central em economia Digital reunidos na Guiné Equatorial

Pela Jornalista Sónia Lopes / Enviada do Téla Nón à Cimeira de Peritos da África Central que decorre em Malabo- Guiné Equatorial.

Na África Central, arriscamos em tornarmos meros espectadores/consumidores da economia digital

Declaração de César A. MBA Abogo, Ministro das finanças, Economia e Planeamento da Guiné-Equatorial na cerimonia de abertura esta segunda feira aqui em Malabo, da 35 sessão do comité Intergovernamental de altos funcionários e peritos da África Central, (IEC).

Cerca de 100 peritos digitais da sub-região da África Central estão em Malabo, capital da Guiné Equatorial, para discutir as melhores estratégias para desenvolver a economia digital.

A 35 ª sessão do Comité Intergovernamental de altos funcionários e peritos da sub-região, foi aberta no centro de conferências Sipopo. O ministro das finanças, economia e planeamento da Guiné-Equatorial ,César a. MBA Abogo e o diretor do escritório sub-regional para a África central da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, António A. Pedro, foram os oradores da abertura da reunião.

Para César A. MBA Abogo(na foto), a África Central tem ficado atrasada na revolução industrial e não deve perder a revolução digital como parece ser o caso. “Arriscamos tornar-nos meros espectadores/consumidores da economia global voltada para uma economia digital. Enfrentamos dois grandes desafios: primeiro, para reduzir o fosso digital. A segunda é passar da Internet do consumo para a Internet de produção “, afirmou.

Segundo ainda César A. MBA Abogo, a África Central ainda tem um longo caminho a percorrer, para colmatar a divisão digital.  Um grande esforço que de acordo as palavras do representante da África Central, exige a participação de todos. «Participação de todos para mais investimento em redes de telecomunicações, maior flexibilidade comercial, melhor qualidade de serviços, melhor protecção dos usuários, aumento da concorrência, infraestruturas, encargos fiscais mais baixos e muitas parcerias público-privadas», frisou.

Apelou a maior competitividade do continente africanos no mundo global. «Devemos trabalhar juntos para desenvolver a economia digital de África. É por isso que é essencial implementar políticas públicas que estimulem a economia digital, o desenvolvimento de conteúdos da Internet, aplicações e serviços para a região e o mundo», sugeriu César A. MBA Abogo.

Por sua vez  António A. Pedro, director do escritório sub-regional para a África central da Comissão Económica das Nações Unidas para África , define a economia digital como uma oportunidade para a industrialização do continente africano. «Vemos a economia digital como uma oportunidade para a África Central industrializar e diversificar suas economias. Esta transformação pode ter lugar no sector agrícola. De fato, a digitalização da agricultura é uma tendência que é cada vez mais praticada em alguns países», pontuou.

Marrocos, é um exemplo citado pelo Director do escritório sub-regional para a África Central da Comissão Económica das Nações Unidas. Segundo António Pedro, o Reino de Marrocos, iniciou um plano abrangente para a digitalização da sua agricultura, equipando-se com ferramentas poderosas, como um sistema informatizado para optimizar os rendimentos agrícolas, um alerta precoce das secas ou o estabelecimento do mapa de fertilidade do solo, tudo a serviço do desenvolvimento da cadeia de valor agro-alimentar. «Essas ferramentas melhoraram a produtividade, a qualidade, o acesso ao mercado, o gestão eficiente de insumos e recursos, e uma redução de 25% nas perdas de safra devido ao mau tempo, de acordo com um estudo da IBM Research», detalhou  Antonio Pedro.

Várias outras opções serão discutidas e propostas durante esse 35 encontro do comité -Intergovernamental de Altos funcionários e Especialistas da África Central , que termina no próximo dia 27 de setembro de 2019.

Uma reunião organizada pelo governo da Guiné Equatorial e pelo escritório sub-regional para a África central da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA).

Os especialistas irão discutir e propor formas e meios práticos através dos quais os países da sub-região podem tirar pleno partido do potencial da economia digital para dar uma melhor resposta aos seus desafios de desenvolvimento, particularmente a necessidade urgente de diversificação e industrialização.

No primeiro dia do encontro foram discutidos temas sobre transformações digitais e diversificação económica na África Central: questões, desafios e oportunidades.

Temas que permitirão aos altos funcionários, especialistas, inventores, inovadores, pesquisadores e representantes das principais instituições de desenvolvimento, bem como académicos presentes,  fazerem uma radiografia da saúde da economia digital na África Central.

São Tomé e Príncipe enquanto membro da Comunidade dos Estados da África Central, também toma parte no evento através de uma equipa de peritos do Ministério das Finanças e da Economia Azul.

Sónia Lopes em Malabo / Serviço Especial para o Jornal Téla Nón 

2 Comments

2 Comments

  1. Sidralia Novamoca

    25 de Setembro de 2019 at 23:07

    Quem diria! Guiné Equatorial? Como esses escumalhas do MLSTP maltrataram, pisotearam e transformaram o Ex-Presidente Fradique de Menezes em farrapos por ter ousado ir visitar officialmente Guine-Equatorialdurante o seu mandato. Chamaram nomes feios ao Presidente Teodoro Nguema. O Telanon deveria postar tais artigos como relacionados, para refrescar a nossa memória. Hoje, a Guiné- Equatorial já e tábua de Salvação para o MLSTP? Fantoches. Aviação, só com a Guine-Equatorial! Ligações marítimas com o Principe, so com a Guine- Equatorial! Emprestimos e doacoes de milhões de Dolares, graças a Guine-Equatorial. Xeeh?!! Judas. Agora Nguema já e democrata? Já vão discursar nas tribunas do “Ditador”. Credo “NOVA”! Sejam coerentes com o vosso passado, pelo menos uma vez nas vossas vidas. Por essas e por outras, este país jamais avançará! Todos Quadrados e cheios de banga!

  2. SEABRA

    30 de Setembro de 2019 at 13:20

    Fradique de Menezes é jà um FARRAPO, ninguém precisa de transformà-lo no que ele é jà.
    Todos sabem que ele negociou com o Miguel Trovoada para ser presidente, pois que o acordo foi que ele passasse a pasta de presidente (condiçao imposta pelo Miguel Trovoada), ao rebento vagabundo Patrice Trovoada. No entanto, acabaram por se zangar , dai o Fradique de Menezes ter boicotado o compromisso em que se tinha engajado.
    Agora me digam, como considerar este Frafique de Menezes? Que fez ele de positivo em STP eo povo? Nao tenho , absolutamente, nenhuma simpatia pelo Gabriel da Costa (ex1° ministro do Fradique de Menezes), mas devemos reconhecer que o Fradique de Menezes foi incorreto com ele, pela simples razao deste ùltimo ser de longe mais competente do que ele, pois que lhe fazia sombra, e também porque a vagabunda da presidente da CPLP da época, nao apreciar o Gabriel da Costa que lhe descobriu a careca “entre autre”, de saber que era uma mulher que ia COM TODOS, eis a razao porque recebeu uma atribuiçao elevada, ora que nao tinha qualificaçao…assim foi a estùpida razao deste lunàtico Fradique de Menezes de decidir de destituir o Gabriel da Costa como 1° ministro.Este Fradique é um oportunista e tem confirmado , pois que a pessoa que lhe recebeu e lhe aguentou em STP e graças à esta pessoa ele conseguiu realizar o sonho dele de tornar-se PRESIDENTE de Républica de STP, é esquecido pelo Fradique de Menezes, mesmo antes do seu desaparecimento fisico…que ingratidao para com o nosso saudoso e bom amigo Jorge Pereira dos Santos. Nenhum comentàrio pùblico, este individuo do F.D.M. fez em memôria do JPDS que foi cruelmente e violentamente assassinado durante o mandato do Patrice Trovoada e do Evaristo Carvalho…até hoje, a justiça nao foi feita e como amigo do malogardo JPDS , nenhum dito amigo, cujo o FDM reagem junto da justiça para fazer acelerar o procêsso.
    Seja como for, haverà justiça sobre este CRIME.
    Jorge dos Santos, nao nao vamos te esquecer , até que justiça se faça.
    PAX IN LUMINES!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top