Economia

ANP anuncia a entrada da SHELL na exploração dos blocos 6 e 11 da ZEE

A entrada de uma das maiores empresas de petróleo do mundo na prospecção do ouro negro nos blocos 6 e 11 da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe, é oficializada esta quinta – feira na África do Sul.

A partir da cidade de Cabo – África do Sul, onde participa desde o passado dia 4 de Novembro, na vigésima quinta edição da ” Semana do Petróleo em África”, Olegário Tiny, director executivo da Agência Nacional de Petróleo, anunciou num comunicado a assinatura de adendas aos contratos de partilha de produção dos blocos 6 e 11 da zona económica exclusiva são-tomense.

Segundo o comunicado da Agência Nacional de Petróleo, as adendas ao contrato, serão assinadas esta quinta – feira, e a SHELL entra no negócio.
«Pelas 10 horas locais na cidade de Cabo(África do Sul), terá lugar a cerimónia de assinatura das adendas aos contratos de partilha de produção parva os blocos 6 e 11 da Zona Económica Exclusiva, e os respectivos documentos de cessão, que irão formalizar a entrada da gigante empresa internacional de energia anglo-holandesa SHELL em parceria com as empresas presentes nos blocos, nomeadamente a americana Kosmos Energy e a portuguesa Galp Energia», refere o comunicado da Agência Nacional de Petróleo.

Para a Agência Nacional de Petróleo, o facto do acordo com a gigante SHELL, ser assinado durante a ” Semana do Petróleo em África”, o maior evento internacional no domínio dos petróleos no continente negro, acaba por contribuir para a promoção do potencial petrolífero da ZEE de São Tomé e Príncipe, que ainda é desconhecida e inexplorada.

«Representa uma oportunidade singular de promover o potencial da nossa ZEE(zona económica exclusiva) e reafirma o compromisso do governo através da Agência Nacional de Petróleo, em atrair mais investimentos para o sector petrolífero nacional», destaca o comunicado da Agência Nacional de Petróleo.

A “Semana de Petróleo em África” termina esta sexta feira na cidade de Cabo – África do Sul. Mais de 25 ministros dos petróleos e gás dos países africanos tomam parte no evento, que congrega as maiores empresas petrolíferas do mundo.

Para além de discussões técnicas sobre o sector petrolífero, a vigésima quinta sessão da “Semana do Petróleo em África”, permitiu às empresas do ramo exibirem as tecnologias mais avançadas para actividade de pesquisa em águas profundas e ultra-profundas.

Veja o comunicado com mais dados nomeadamente a participação de cada uma das companhias nos respectivos blocos :

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Púmbú

    8 de Novembro de 2019 as 2:23

    Mais um grande evento com desperdícios financeiros para o nosso pobre país. Estes ladrões da ANP gozam de regalias … E trazem benefício zero para a nação. Sempre as mesmas caras e nomes…

  2. Balon Clé-clé

    8 de Novembro de 2019 as 8:57

    Assinaturas e mais assinaturas! E onde é que está a pôrra do petróleo???!!!

  3. Onde mesmo?

    8 de Novembro de 2019 as 10:19

    kkkkkkkkkkk até quando irão deixar de mamar do petróleo e deixar correr para todos?

  4. LIBREVILLE

    8 de Novembro de 2019 as 11:49

    Sinceramente eu não estou a entender nada a volta do petróleo na ZEE de São Tomé e Príncipe.
    Tantos contratos assinados com grandes e grandes empresas internacionais, o governo com dificuldade de governar por ter cofre do estado estar vazio?

    Basta de reflecção vamos a pratica.
    Temos que saber o que realmente esta a passar, é incompreensível.

  5. Smash

    8 de Novembro de 2019 as 12:13

    Erro gigantesco do tamanho da ANP-STP
    Não há diretrizes nem compromisso coletivo. Criam parcerias assinam memorando oferecem o País por tostões. No terreno (STP) não se vê nada palpável. Como é possível? Mudem de nome da empresa para “AGÊNCIA NACIONAL DA AGRICULTURA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE” garanto-vos saíamos todos a ganhar.

  6. Sotavento

    9 de Novembro de 2019 as 14:22

    O petróleo con mais publicidade no mundo…nao se compreende… nao se vê o petróleo nem os dividendos.Em quê esses tratados e acordos benefician STP??? Brincadeira…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo