Economia

Não há JACA madura

O projecto de prospecção e exploração de petróleo do bloco 6 da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe foi baptizado pelas companhias petrolíferas Shell e Galp com o nome JACA. Um dos frutos mais saborosos de São Tomé e Príncipe.

A Agência Nacional de Petróleo, também parceira na busca de petróleo no poço JACA, fez saber num comunicado enviado ao Téla Nón que as operações de perfuração começaram no dia 25 de Abril.

Como antigamente lá na Roça, quando íamos para “mato JACA”, os rapazes que ficavam debaixo da jaqueira esfregavam as mãos, e com água na boca, a espera da confirmação do colega que trepava a árvore de que a JACA estava madura. Assim ficaram muitos são-tomenses ansiosos a espera da confirmação da sonda, de que a jaca estava madura no poço 6 da ZEE.

O comunicado de 8 parágrafos publicado pela Agência Nacional de Petróleo, no dia 5 de agosto, diz apenas que os trabalhos de perfuração do poço terminaram no dia 30 de julho.  Não diz se se encontrou jaca criada. Não diz se está crua, pontada ou madura.

Blocos de petróleo da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe

«Com a conclusão da operação o poço foi devidamente selado e o navio-sonda, dando sequência as suas actividades, rumou para outras paragens», diz o comunicado da Agência Nacional de Petróleo.

O navio Voyager da Maersk foi-se embora, e deixou para trás dados para serem analisados.

«O foco do consórcio agora é proceder a análise e avaliação dos dados recolhidos em laboratórios especializados…Informação adicional será disponibilizada ao público assim que os resultados laboratoriais ficarem concluídos e entregues as empresas operadoras e a Agência Nacional de Petróleo», destaca ainda o comunicado.

O consórcio que trabalha sobre o poço JACA, é composto pela Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe com 10% de participação, e pelas empresas operadoras Shell e Galp, cada uma delas com 45% de participação.

Para já não há JACA.

Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. Marta pontes

    6 de Agosto de 2022 at 11:14

    Já sabemos que não petróleo. Devemos trabalhar mais desenvolver turismo e pesca e deixar de ódio.
    O sonho de petróleo acabou e ponto final.

  2. Carlos Alberto do Espirito Santo

    6 de Agosto de 2022 at 11:38

    Isto ñ faz pobre Santomenses, nem frio nem calor.
    Jà em 2000 dizia um alto dirigente que em 2007, os Santomenses vāo recolher os frutos. Ora, jà vamos em 2022 nem vê-lo.
    Para alguns comem esse fruto, desde assinatura do acordo com a Nigeria.

    Povo pequeno a ver navies. Misèria, atràs de misèria

  3. Pedro Costa

    6 de Agosto de 2022 at 18:08

    Meu conselho aos nossos Governantes e politicos;
    1. Aprendam a falar bem a lingua Inglesa
    2. Tenham a humildade e vao ate a Singapura ver como e que se governa e tentem no minimo copiar
    3. Esquecam a ilusao do petroleo….

    • paulo canela

      7 de Agosto de 2022 at 4:54

      Bom dia Caro Pedro Costa

      Nao creio ser necessario ir até a Singapora para aprender a governar… nao se copeia governacao… sao realidades tao diferentes a nivel intelectual, moral, tao diferentes! hego a conclusão…
      1- Reforma Moral é o mais necessário nos negros

  4. Luiz Gamboa

    7 de Agosto de 2022 at 7:00

    Este comunicado é que se faz em todo mundo onde existem entendidos na materia. Todo aquele que der outro palpite, antes dos dados laboratoriais serem analisadox num poço de complexisade tecnica como a jaca, está a faltar a verdade.Aliais, este prazo está plasmado no Contrato de Partilha de Produção. Já não há espaço para sensacionalismo barato.

  5. Botas de Homem

    7 de Agosto de 2022 at 10:34

    Poderá existir petroleo mas noutros locais.
    Os estudos deverão continuar a ser feitos.

  6. Junqueira Santos

    7 de Agosto de 2022 at 12:04

    Onde e que está escrito que não há jaca? Apressado come cru! E preciso ter a paciência e esperar pelos resultados laboratoriais. Sensacionalismo jornalístico:: “Não há jaca madura”. Mesmo que não haja, sejamos sensatos e aguardemos pelos pronunciamentos oficiais. “

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top