Economia

Fórum Macau apoia a luta de STP contra a Covid-19

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) ofertou ao Estado de São Tomé e Príncipe, 19.800 máscaras cirúrgicas descartáveis, 1.800 máscaras protectoras médicas e 160 fatos de protecção médica.

Contribuíram para esta doação 15 empresas locais que fazem parte da Comissão para o Desenvolvimento da Plataforma entre a China e os Países de Língua portuguesa e da Associação das Empresas Chinesas de Macau.

A iniciativa do Secretariado Permanente do Fórum de Macau enquadra-se numa série de esforços destinados a ajudar os países de língua portuguesa no combate à epidemia do Covid-19 que tem colocado os países membros do Fórum de Macau sob enorme pressão e dificuldades.

Numa altura em que São Tomé e Príncipe vive dias decisivos no combate a esta pandemia, regista-se o reforço da solidariedade entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, criado em 2003, é um mecanismo complementar à cooperação bilateral, que tem por objectivo, reforçar as consultas mútuas entre os seus membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) bem como consolidar e aprofundar as relações económicas, comerciais e culturais entre a China e a lusofonia.

Gika Simão(na foto) delegado de São Tomé e Príncipe no Fórum Macau, disse a imprensa que o momento é crucial para São Tomé e Príncipe  onde «o Governo teve que agravar as medidas de prevenção, e determinou o uso das mascaras como um dos métodos mais eficientes para travar a propagação do contagio».

O delegado de São Tomé e Príncipe no Fórum Macau, acrescentou que a «iniciativa demonstra a firme vontade do Secretariado Permanente do Fórum Macau, em continuar a ajudar São Tomé e Príncipe e os outros estados membros, nessa task force no combate ao inimigo invisível comum que tem ceifado vidas humanas e criando vários constrangimentos aos nossos países», frisou.

O Secretariado Permanente do Fórum Macau tem sede exactamente em Macau.

Fonte : Fórum Macau / Abel Veiga

    4 comentários

4 comentários

  1. estefània

    12 de Maio de 2020 as 22:45

    peço a Deus pai todo poderoso e sue filho unigénito que é médico dos médicos, doutor dos doutores junto com seu discípulo Santo Tomé a saúde e cura para os meus compatriotas saotomenses mais vulneráveis a coronavirus a saúde e paz.
    É muita pobreza associada a coronavirus-Covid 19. O país cujo o hino nacional diz que é independência total e completa. Talvez fosse contrário, dependência total para sempre. País de apoio e oferta até quando?, qual a geração vai mudar este rítimo?, quando teremos bons governantes que pelo menos pode aliviar a pobreza?

  2. Aurora Dias

    12 de Maio de 2020 as 23:53

    Não brinquemos!

  3. Coronavirus

    14 de Maio de 2020 as 11:13

    Eu Coronavirus fui estudar o Coronavirus.
    A conclusao dos estudos que assim eu conclui foi o seguinte:

    Tens 200 computadores em serie,ligados um ao outro,e um ganhou o virus e os outros ligados em serie pouco a pouco ficam contaminados e deixam de funcionar.

    E ‘e isso que esta a acontecer com os humanos, se ligaram um ao outro com uma medicacao que permite comunicar sem abrir a sua boca a distancia e nao so apenas,e esse mesmo ser humano ficou contaminado e o circuito de humanos em serie todos vao ficar contaminados.

    Mais no entanto o Computador que permitem esse mesmo ser humano a comunicar deixou de fazer o update,e deixando de fazer update o cabo invisivel esta a cortar e cortando existe falhas no coracao e a pessoa morre.

    Tambem existe a morte sem a contaminacao, um ser humano usando esse sistesma a comunicar sem falar para fora ele morrendo, a sua decomposicao do corpo humano vai pelo o tubo da sua comunicacao aonde as pessoas que ficaram vivas estao a receber o mau cheiro baterias da decomposicao do corpo Humano.

    E no meu ponto de vista nao existe cura e nem vacina.

    E existe morte sem razao,mais mataram aonde o Robot do teu corpo com as chaves unicas para fechar as portas para nao transferir a doenca,os mesmos estao a negar a fechar a sua porta por motivo morrer ilegalmente,e se esse humano estiver ligado para assim comunicar passamos a ter a imagem a decomposicao do corpo e receber doencas.

    Conclusao Nos os Humanos somos os culpados nascemos com ideias….

  4. Pascoal Carvalho

    14 de Maio de 2020 as 11:42

    É de louvar e agradecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo