Economia

Côco seco de STP (Valudo) conquistou ouro no concurso internacional “Óleos do Mundo”

Medalha Gourmet de Ouro, foi o prémio conquistado pelo óleo de Côco de São Tomé e Príncipe, no concurso internacional “ Óleos do Mundo”, que decorreu em Paris, capital francesa.

O óleo de côco produzido em São Tomé e Príncipe sempre foi famoso, como hidratante da pele, mas também na culinária.

Uma fama que chegou ao mundo e foi comprovada esta semana no mercado internacional, através da empresa Valudo, a única produtora de óleo de côco de São Tomé e Príncipe.

A empresa Valudo (designação em língua santomé, para o côco que fica seco mesmo dentro da casca), colocou o óleo de côco de São Tomé e Príncipe na competição mundial de Paris, na categoria de produção Gourmet.

«É com muito orgulho que a equipa Valudo vem partilhar a nossa Medalha Gourmet de Ouro 2020, obtida no concurso Óleos do Mundo», anuncia a empresa Valudo numa publicação nas redes sociais.

Mais uma vez, as terras e a agricultura de São Tomé e Príncipe, colocam o nome e a bandeira do arquipélago de 1001 quilómetros quadrados, no topo do mundo.

A natureza deu à agricultura de São Tomé e Príncipe, valor e poder, para criar um país Gourmet. Tem cacau biológico que produz o melhor chocolate do mundo. Produz café-bio com um dos melhores aromas do mundo. Tem  baunilha singular, tem gengibre vivo, açafrão potente, e agora óleo de côco de Ouro.

«Neste período de transição imposto por um inimigo invisível, São Tomé e Príncipe foi capaz de quebrar fronteiras e erguer-se perante o Mundo, através daquilo que tem de melhor, os seus produtos, a sua terra, a sua gente», refere a direcção da empresa Valudo na sua comunicação digital.

No mercado internacional de produção de óleo de côco Gourmet, só a França e a Rússia, podem chegar aos pés de São Tomé e Príncipe.

O leitor pode ver o resultado do concurso “Óleos do Mundo”, para confirmar que no mundo, só a França e a Rússia, produzem óleo de côco com qualidade equiparada a de São Tomé e Príncipe.

Veja – Resultados da competição

Note-se que “Valudo”, é uma empresa de capital franco-belga. Nasceu em São Tomé em Dezembro do ano 2017. Instalou as suas infra-estruturas de produção no complexo da Quinta da Favorita, nos arredores da cidade da Trindade, capital do Distrito de Mé-zochi.

O leitor é convidado a ver o vídeo da consagração do óleo de côco gourmet de São Tomé e Príncipe, numa das principais praças gourmet do mundo, Paris.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Jorge Trabulo Marques

    27 de Junho de 2020 at 3:47

    Meus parabéns ao jovem e dinâmico empresário, Guillaume Taufflieb, que me deu o prazer de me acompanhar numa visita à sua fábrica, em Maio do ano passado, na companhia do jornalista Adilson castro, a que já me referi no meu site – Ele prometeu assumir assumiu o compromisso de oferecer produtos derivados do coco com certificação Biológica e Fairtrade, em obediência ao respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente – E os bons resultados estão á vista .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top