Num comunicado que enviou a redacção do Téla Nón, a Agência Nacional de Petróleo dá conta do início das operações de perfuração do poço de petróleo designado JACA na zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe.
Localizado no bloco 6 o poço Jaca, é o primeiro a ser perfurado na zona económica exclusiva do país.
A Agencia Nacional de Petróleo diz que o navio sonda Maersk Voyager que está a executar a perfuração, entrou nas áreas territoriais são-tomenses no passado dia 24 de Abril.
«O navio patrulha Zaire da marinha portuguesa, que se encontra em missão de capacitação marítima da guarda costeira de São Tomé e Príncipe acompanhou o navio sonda Maersk Voyager até a localização do poço Jaca», refere a Agencia Nacional de Petróleo.
A operação de perfuração do poço Jaca começou no dia 25 de Abril. «A campanha de perfuração teve início no dia 5 de Abril de 2022 sendo que as operações estão a decorrer dentro de toda normalidade», garante a Agencia Nacional de Petróleo.
No comunicado a Agência Nacional de Petróleo cita as declarações de Luís Gamboa, o recém-nomeado director geral.
«O início da perfuração e de exploração do poço Jaca marca uma etapa importante porque permitirá pela primeira vez, a recolha de informação mais precisa sobre a nossa ZEE »,afirmou o director geral Luís Gamboa.
O poço JACA no bloco 6 está a ser explorado pelo consórcio constituído pelas empresas Galp, Shell e a própria Agência Nacional de Petróleo em representação do Estado são-tomense.
Segundo Luís Gamboa, a prioridade do consórcio é «é a execução segura das operações do Jaca para atingir os objectivos do poço e recolher dados de qualidade para a sua avaliação», reforçou.
Busca de petróleo na zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe através da perfuração do poço JACA vai demorar cerca de 3 meses.
Abel Veiga
O leitor tem acesso ao conteúdo integral do comunicado da Agência Nacional de Petróleo –
Pedro
29 de Abril de 2022 at 1:00
Muito bem. Parabéns a governo pelo empenho. Boa sorte a STP.
sotavento
29 de Abril de 2022 at 5:15
Vamos esperar para ver 👍😂😂
Andorinha
29 de Abril de 2022 at 15:36
Por isso foram desenterrar a historia dos 30 milhões para impedir o Patrice Trovoada de vir a S.tomé ganhar as eleições porque os camaradas sabem que o povo quer o Patrice Trovoada.
Porque que os camaradas não falam igualmente do fundo do Kuwait que levou a prisão do Americo Ramos?
Os camaradas estão a esfregar as mãos para botarem as mãos no dinheiro do petróleo e assim melhorarem a vida dos restaurantes do camaradas mas não pode valer tudo.
Margarida Lopes
1 de Maio de 2022 at 1:55
Andorinha, será que é você o porta-voz do povo? Fez alguma sondagem junto do povo que lhe confirmou o que diz sobre o desejo do mesmo? Vá você e os ADEPTOS do Patrice TROVOADA buscá-lo na Tuga e trazê-lo para STP.Se tem certeza que é o povo que o reclama teremos a resposta em 24H ou 48H do desejo da população.
Encorajámos-lhe a fazê-lo REGRESSAR.