Política

30 dias de busca de petróleo no poço Jaca, ainda sem informação relevante

Foi no dia 25 de Abril de 2022, que as empresas Shell e Galp começaram a perfurar o bloco de petróleo número 6 da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe. Designado poço “Jaca”, é o primeiro a ser perfurado nas águas territoriais nacionais.

Fausto Vera Cruz director técnico da Agência Nacional de Petróleo, disse ao Téla Nón que 30 dias após o início da perfuração ainda não há qualquer informação relevante.

«A Agência Nacional de Petróleo enquanto órgão regulador está a acompanhar as actividades, tem lá um representante seu. Diariamente temos acesso ao relatório que produzem….É claro que está no início, ainda não chegaram aos horizontes que estão definidos, por isso ainda não temos informações muito relevantes», precisou o director técnico da Agência Nacional de Petróleo.

Segundo Fausto Vera Cruz, as empresas parceiras da Agêncvia Nacional de Petróleo, nomeadamente a Shell e a Galp entraram no projecto de prospecção de petróleo no bloco 6, com base nos estudos sísmicos e outros dados que foram recolhidos ao longo dos anos.

Dados que indicam grande probabilidade de existência de hidrocarbonetos no poço Jaca.

Prossegue o processo de perfuração do bloco localizado em águas ultraprofundas, cerca de 2 quilómetros de profundidade. O Director Técnico da Agência Nacional de Petróleo confessou que a expectativa é grande no seio de toda a sociedade são-tomense.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Andorinha

    25 de Maio de 2022 at 11:27

    Santomense não quer trabalhar Santomenses quer mão no bolso com dinheiro facil dos parceiros internacionais,comecem a trabalhar tlaba só cada tê temos agricultura turismo.
    Ja andamos a quase trinta anos nesta treta de petróleo onde alguns andam a enriquecer e povo não vê nada.

  2. Albertina ceita

    25 de Maio de 2022 at 14:22

    Se o petróleo não vier estamos tramados.
    Se o petróleo vier estamos tramados na mesma porque vai aumentar a corrupção e o desvio de dinheiro público.
    País sem rumo.
    Enquanto isso os que não trabalham começaram a receber a partir desta semana o seu dinheiro enquanto que os funcionários públicos e pais de família só receberão no dia 12 do próximo mês isto é 42 dias depois de trabalho.
    Só com Cristo.

  3. Agnel

    26 de Maio de 2022 at 16:49

    Deixa a perfuração rolar. Não vai ser durante a perfuração que teremos resposta efetiva de economicidade do poço Jaca. Mesmo ocorrendo indícios de hidrocarbonetos nas amostras de calha durante a perfuração, ainda assim demandará de vários testes, inclusive de Formação e de Tomada de Pressão, dentre outros, pra ter informações precisas. Deixa rolar….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top