Economia

Índia assina acordo com Airbus e Boeing para compra de 500 jatos por US$ 100.

Em um acordo histórico, o primeiro-ministro Narendra Modi divulgou na semana passada o acordo da Air India para adquirir 500 aviões – 250 aviões da Airbus da França e 250 jatos da Boeing dos EUA. A Air India selou este acordo por US$ 100 bilhões durante a AeroIndia 2023, realizada recentemente na cidade de Bangalore, na Índia. Este pedido individual será dividido entre a Airbus da França e a Boeing dos EUA.

Líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o secretário de Comércio do Reino Unido, Kemi Badenoch, elogiaram o acordo multibilionário da Air India.

Saudando o acordo, o presidente americano Joe Biden sublinhou como o acordo Air India-Boeing apoiará mais de um milhão de empregos americanos em 44 estados e ajudará a Air India a atender às crescentes demandas de transporte aéreo na Índia.

Descrevendo-o como um acordo histórico, o presidente da França, Emmanuel Macron, sublinhou a parceria estratégica entre a Índia e a França e disse que o acordo Air India-Airbus marca uma nova etapa no relacionamento Índia-França. “O contrato que a Airbus e a Tata Sons assinaram esta manhã marca uma nova etapa na parceria estratégica da Índia e da França. Obrigado, Narendra Modi, por sua confiança na França e em nossa indústria”, disse ele em um tweet.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, elogiou o acordo entre a Airbus e a Rolls-Royce para fornecer novas aeronaves à Air India como um momento marcante para o setor aeroespacial do Reino Unido e reiterou seu compromisso de continuar construindo laços com a Índia.

Sunak disse que o acordo demonstra que o céu é o limite para o próspero setor aeroespacial do Reino Unido. O governo do Reino Unido disse que o pacto criará empregos altamente qualificados no País de Gales e em Derbyshire, leste da Inglaterra, ajudando a impulsionar as exportações e a economia.

Participando da AeroIndia 2023, Alex Chalk, ministro de compras de defesa do Reino Unido, afirmou que “o Reino Unido está comprometido com o projeto de motores a jato e a transferência de capacidade com a Índia. A Índia é um pilar importante da ordem baseada em regras e, para conseguir isso, precisa de capacidade militar”

O presidente da Air India, N Chandrasekaran, disse que o pedido é um passo importante para concretizar a ambição da Air India, pois ela se transforma em segurança, atendimento ao cliente, tecnologia, engenharia, rede e recursos humanos.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que “a aviação civil é parte integrante do desenvolvimento da Índia. Num futuro próximo, a Índia se tornaria o terceiro maior mercado do mundo no setor de aviação. Nos próximos 15 anos, mais de 2.000 aeronaves seriam obrigatório”.

Fonte – Embaixada da Índia

.

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top