Política

Índia reforça o stock de medicamentos para STP

Segundo uma nota da embaixada da Índia a ajuda em medicamentos para salvar vidas nos centros de saúde do país, foi entregue pelo encarregado de Negócios da Embaixada em São Tomé, Ravichandran.

A nota diz que é uma doacção de importantes medicamentos salva-vidas, bem como medicamentos genéricos. uma ajuda ao sistema nacional de saúde avaliada em 25 mil dólares.

«A doação desses medicamentos essenciais de primeiro-socorro a São Tomé e Príncipe demonstra o compromisso da Índia em fortalecer suas relações bilaterais no setor de saúde, bem como a intenção da Índia de levar adiante a cooperação com a amiga República Democrática de São Tomé e Príncipe a um nível mais alto em todos os campos», refere a nota de imprensa da embaixada da Índia.

.A Índia recorda que tem sido um forte apoiante de São Tomé e Príncipe em tempos de necessidade. «No ano de 2021, a Índia forneceu medicamentos no valor de 90 mil dólares ao povo de São Tomé e Príncipe, expressando solidariedade durante o período da pandemia da Covid-19». acrescenta a nota.

Ainda no mês de Maio último a Índia reforçou o stock do Fundo Nacional de Medicamentos, com destaque para medicamentos de combate a tuberculose.

O país mais populoso do mundo, e membro dos BRICS, uma organização económica e financeira que está a agigantar-se no contexto internacional, tem incentivado a cooperação com São Tomé e Príncipe, noutros domínios das novas tecnologias, e na formação de quadros nacionais.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. ANCA

    8 de Junho de 2023 at 8:42

    Primeiramente uma palavra de agradecimento a Índia

    Por outro lado, voltado para seguranca organização e rigor nestas questões.

    As ajudas nos medicamentos têm m sido das ao longo dos anos, por Portugal, China, Índia e outros países….

    Como tem sido feita a gestão destas ajudas em São Tomé e Príncipe???

    Deixa muito a desejar, alguns anos a esta parte, tem havido aproveitamento da partes de alguns profissionais e dirigentes, destas ajudas para suas clinicas e negocios caseiros…até venda, muitas vezes prejudicando as instituições de saúde, farmacias, os hospitais e centros de saúde, onde a população mais necessita destes medicamentos em São Tomé como no Príncipe

    É mais que altura das entidades competentes, as instituições de alterarmos esta realidade, mais controlo sobre estes medicamentos/equipamentos, estas ajudas, sua segurança, armazenamento mais organização na sua distribuição, consuante as necessidades, pois que isto implica responsabilização, rigor e alteração dos procedimentos nos serviços uso e necessidades destes produtos e equipamentos, a codificação ou etiquetagem, alfa numerica interna é essencial para o seu controlo…

    Hoje nada é grátis, as ajudas jamais devem ser vistas como eternas

    Ao mesmos tempo nos devemos organizar os serviços e instituições a sociedade civil, as classes, de modo que a curto prazo, comecemos a ter ideia de que devemos pagar, oelos serviços que usufruimos e necessitamos, inicialmente por um valor simbólico, pois que o estado deve garantir acesso a saúde a todos…

    Necessidade e rever os serviços de neonatalogia e imperioso urgente, maternidade e seus servicos, seguranca, organização, melhorando dos servicos, camas urgente, nem que se tenha que pedir ajuda externa para tal inversão, faz sentir necessário já, formação ética deontologia profissional

    Serviço de sangue sua melhor organização, mais camapanhas e sensibilização, prestação de cuidados primarios, sua organização rigor e segurança

    A organização das instituições é urgente e necessário, para boa prestação de serviços, tendo como premissas a palavra trabalho rigor e segurança…precisamos de instituições fortes para uma resposta adequadas as necessidades e dilemas que vão surgindo…

    O sector das finanças do país tem que estar melhor organizado para uma melhor arrecadação de impostos, poupança e sua distribuição orçamental, pelas instituições, câmaras distritais, o governo regional o governo central, a Presidência da República, etc etc…

    A gestão financeira é essencial, bem como ss estatísticas, mas para isso temos que estar organizados

    Todos os recuros nacionais têm um custos, ou pelo menos assim deveria ser,…
    Quando eu quero uma estrada devia para o mínimo para a ter, quando quero um hospital, estacionamento, jardins, escolas, iluminação publica, etc..
    Agora deve existir uma entidade ou instituição responsável por esta cobrança poupança e sua distribuição orçamental…

    Se és de São Tomé e Príncipe

    Ajuda o teu País (Território/População/Administração e Mar)

    Ajuda a tua familia,os teus filhos, os teus irmãos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica mos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Vanplega

      10 de Junho de 2023 at 9:43

      È uma boa doaçāo ao pais.

      Mais infelizmente o povo vai ter que comprar esses medicamentos no mercado negro.

      Eles vāo desviar todo esses medicamentos para suas clinicas e venderam no mercado

  2. Alexandra Nascimento

    8 de Junho de 2023 at 12:01

    Que generosidade da Índia em reforçar o estoque de medicamentos para São Tomé e Príncipe! É realmente emocionante ver como a Índia, conhecida como o maior produtor de medicamentos falsificados do mundo, está tão disposta a ajudar com suas doações “salva-vidas”. Tenho certeza de que São Tomé e Príncipe ficará encantado em receber medicamentos genéricos de qualidade duvidosa.

    É tão reconfortante ver a Índia fortalecendo suas relações bilaterais no setor de saúde, especialmente considerando sua reputação como um dos maiores exportadores de remédios falsificados. Eles certamente sabem como cuidar da saúde alheia.

    E não podemos esquecer a solidariedade da Índia durante a pandemia da Covid-19! Eles gentilmente forneceram medicamentos no valor de 90 mil dólares, demonstrando seu compromisso em ajudar, desde que os medicamentos não sejam falsificados, é claro.

    Além disso, é incrível ver a Índia incentivando a cooperação com São Tomé e Príncipe em outras áreas, como novas tecnologias e formação de quadros nacionais. Com tanta experiência em produção de medicamentos duvidosos, tenho certeza de que eles têm muito a contribuir.

    Enfim, que sorte de São Tomé e Príncipe em receber essa ajuda tão altruísta da Índia, o gigante dos medicamentos duvidosos. Com certeza, todos podem confiar plenamente na qualidade e eficácia desses produtos.

  3. profeta

    9 de Junho de 2023 at 10:26

    agora sim, posso ir a farmácia dos funcionários de saúde, com a minha receita médica … pode ser que dessa vez eu consiga o paracetamol.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top