Em profunda crise económica e financeira, São Tomé e Príncipe, se prepara para implementar pela primeira vez o Imposto sobre o Valor Acrescentado(IVA).
O primeiro-ministro Patrice Trovoada lançou na ilha do Príncipe, a campanha nacional para a implementação do IVA.
Um imposto que pode ser uma tábua de salvação para o país. «O novo imposto pode aparecer hoje como uma tábua de salvação face um quadro bastante preocupante em termos de receitas», referiu o Chefe do Governo.
IVA entra em vigor este ano, e o Governo considera que deve ser visto «como um imposto que vem modernizar a nossa economia», acrescentou Patrice Trovoada.
O governo diz que o novo imposto representa desafios para São Tomé e Príncipe. A fraca capacidade de controlo que caracteriza a administração pública vai ser posto a prova.
«Desafio porque se houver falhas na aplicação do IVA terá menos receitas para o Estado», alertou o primeiro-ministro.
O Ministro das Finanças também interveio para apresentar as medidas que atenuam os impactos do IVA sobre as populações mais vulneráveis.
«Uma das medidas é a isenção em 50% dos produtos que constituem a sexta básica», frisou Genésio da Mata.
Todos os produtos gerados pelas actividades agrícolas, da pesca e da pecuária e vendidos no mercado tradicional, não serão taxados pelo IVA, assegurou o ministro das finanças.
A representação do FMI no paísmanifestou todo apoio ao governo.
Abel Veiga
.
SEMPRE AMIGO
22 de Março de 2023 at 10:35
Tàbua de Salvação para STP??????Uma autêntica GOZAÇÃO!
Pedro Costa
22 de Março de 2023 at 11:43
Ao chefe de Governo
Espero que não utilizes o IVA com populismo e isentar os motoqueiros e palaies a pensar nos votos….
Pedro Costa 2
22 de Março de 2023 at 18:21
A pouca receita que existe e o que os doadores vos dão, uma parte desviam para satisfação pessoal outra parte ainda vai para as despesas com viagens e representação!
Pára de viajar. Disto não abdicas, porque é dali que vem o dinheiro para utilizar quando estiver fora da governação e dará para ir sobrevivendo. É pena, o povo não perceber e pensam que é empresário. Empresário, só talvez em nome.
Carlos Junior
23 de Março de 2023 at 5:21
Simplesmente não se deve confiar no Mafioso Trovoada. Os produtos já andam tão inflacionados, aplicar mais taxas apenas reduzirá o poder de compra da classe mais baixa.
Carlos Junior
23 de Março de 2023 at 14:24
Já não há a liberdade de expressão nesta plataforna.Os comentários estão a ser filtrados..Todos cheinhos de medo do PT.
Margarida Lopes
30 de Março de 2023 at 18:40
Absolutamente… jornalistas e ativistas nacionais todos MEDRICAS. Onde estão os verdadeiros homens com H e mulheres sérias, fortes e determinadas?
Grande DECEPÇÃO estámos tendo com certas pessoas que pensávamos serem GENTE corajosa, carismática, valente nas suas POSIÇÕES, afinal são PULHAS COVARDES como a maioria.