A garantia foi dada aos operadores económicos pelo ministro das Finanças e Economia Azul, Genésio da Mata.
Os operadores económicos de São Tomé e Príncipe manifestaram-se desiludidos com os sucessivos governos. Foi numa reunião na quinta-feira entre o ministro das finanças e os operadores económicos do país.
Realizaram obras e prestaram serviços ao Estado, mas não foram pagos. A maioria dos operadores económicos estão falidos e disseram ao ministro das finanças que é o próprio Estado que os está a matar.
«O governo está ciente das dificuldades que eles enfrentam tendo em conta o avolumar da dívida que o Estado tem para com as empresas», afirmou o Ministro das Finanças.
Segundo Genésio da Mata o governo está a elaborar um plano para amortizar as dívidas.
«Particularmente com cada operador económico credor do Estado poder apurar e certificar o montante em dívida e formular um plano de amortização, conforme cada situação», frisou.
Para deixar de ser considerado pelos operadores económicos como caloteiro, o governo decidiu vender as obrigações do tesouro do Estado, para pagar as dívidas e financiar o relançamento da economia.
«Esse recurso advirá da emissão das obrigações do tesouro para injectar na economia para que possa haver uma certa dinamização das actividades», pontou o ministro das finanças.
O governo acredita que o refinanciamento dos operadores económicos vai ter impacto na dinamização da actividade económica.
«Pois a partir dos recursos recebidos as empresas poderão pagar os impostos que devem ao estado, retomar as suas actividades e criar mais empregos», concluiu Genésio da Mata.
Governo anuncia estímulo financeiro para reanimar o setor privado nacional.
Abel Veiga
Ilusionista
7 de Julho de 2023 at 20:12
Hihihihihiiii….governo fantástico…. Faz swaps de dobra contra dólar, emite obrigáções de tesouro…
Só se a taxa for de uns 100%….e mesmo assim….Qual garantia do governo? BISTP, CST?