Economia

Cooperativa CECAB lança chocolate inicialmente para consumo interno

Um ano depois da inauguração da fábrica, a cooperativa de produção e exportação do cacau biológica de S. Tomé e Príncipe lança a comercialização do chocolate CECAB.

«O nosso produto é meramente biológico, não contém conservantes nem corantes e, mais ainda, antes de ser produzido toda a matéria-prima foi testada nos laboratórios do CIAT» – disse Antónia Neto, directora da fábrica.

 Nesta primeira fase a comercialização será feita apenas no mercado interno onde serão colocados mensalmente, cerca de 200 quilos de chocolate de quatro variedades, em tabletes de 75 gramas.

A cerimónia de lançamento da comercialização serviu também para degustação.

«A qualidade desse produto é excelente, muito boa» destacou Luís Alain, engenheiro agrónomo cubano que se encontra no país.

Para o governo é um passo no fortalecimento da economia nacional.

«Com essas iniciativas gera-se posto de emprego, pagamento de impostos e a economia começa a fluir» – sublinhou o ministro de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

 Abel Bom Jesus disse ainda que a cooperativa de produção e exportação do cacau biológico, CECAB, é um orgulho para S. Tomé e Príncipe.

«Nós como governantes, nós como a população devemos encher de orgulho e ajudar a CECAB a melhor servir porque, a CECAB não está só em S. Tomé e Príncipe. Ela está no mundo. A CECAB exporta o cacau, a CECAB vai começar, num futuro breve, a exportar o chocolate».

Os chocolates CECAB estão disponíveis ao preço de 80 dobras, pouco mais de 3 euros. A CECAB é a maior cooperativa de S. Tomé e Príncipe e congrega mais de mil agricultores.

José Bouças

6 Comments

6 Comments

  1. Cobra branca

    19 de Outubro de 2023 at 9:02

    3 € uma tableta de 75 gr? Acho que é muito caro. Mas os produtos biologicos sao caros.

  2. AA

    19 de Outubro de 2023 at 10:27

    Chocolate para consumo interno, 32% de cacau, 3.20eur !!! Vai ser difícil o povo consumir.

    • Mé Dumu

      19 de Outubro de 2023 at 21:02

      Um país produtor de cacau mais a população não usufluia do produto final deste produto, ia para fora que paradoxo! Os beneficiários devia ser estudantes desportista e os demais,os seus ingredientes são ricos fribras e proteínas contribuía para enriquecer a dieta alimentar!Convidar os chineses e japoneses para introduzir a cultura de chá e de arroz no país!Apostarem na formação de técnicos agrónomos médios e superiores para a produção de tais culturas!

    • Mé Dumu

      19 de Outubro de 2023 at 21:02

      No on

  3. Madiba

    19 de Outubro de 2023 at 11:43

    Parabéns a CECAB e o seu diretor. Uma mais-valia, de facto para o país e para a cooperativa. Que cresçam e continuem a levar o nome do nosso país para mundo, e desta vez com um bom sabor de chocolate.

  4. tales

    6 de Novembro de 2023 at 0:38

    esse é um comentario de individuo inteligente o sr AA : Chocolate para consumo interno, 32% de cacau, 3.20eur !!! Vai ser difícil o povo consumir. Eu acho que as intituições, O ESTADO de Sao tome e Principe deve ouvir mais o Povo fez se o chocolde pergunta ao povo oque acham 32 porcento é mau

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top