Preocupação do Primeiro Ministro Gabriel Costa, numa intervenção em que denunciou a entrada e circulação de grandes somas de dinheiro de origem duvidosa no sistema financeiro são-tomense. O Governo suspeita que o branqueamento de capitais ganhou força no país.
O Chefe do Governo são-tomense denunciou a entrada de dinheiro sujo, no circuito financeiro são-tomense. Segundo o Primeiro Ministro, o executivo tem conhecimento que somas avultadas de dinheiro de origem duvidosa, entraram no sistema financeiro nacional.
Gabriel Costa suspeita que nos últimos tempos o branqueamento de capitais, ganhou bastante força em São Tomé e Príncipe. « É preciso nós sabermos de onde é que sai tanto dinheiro, de onde é que sai tanto dinheiro e que entra no circuito financeiro em condições inexplicáveis. Nós temos , elementos que indicam entrada de dinheiro, para o nosso sistema financeiro, cuja origem não sabemos», denunciou o Chefe do Governo.
O Primeiro Ministro manifesta-se preocupado com as implicações do branqueamento de capitais no sistema financeiro nacional. Odinheiro sujo pode alimentar vários tipos de crime. «Entendemos que o nosso Estado não pode correr o risco de ser um narco-estado, temos que ter o controlo do nosso território. Por isso é que não haverá acordos ocultos, matérias sensíveis serão matérias sensíveis. Pelo menos comigo não há nenhum acordo que vincule o Estado santomense que a representação nacional não possa saber», pontuou.
Prometeu combate ao branqueamento de capitais, para dignificar o nome e a imagem do país. «Vamos estar atentos a questão do branqueamento de capital. Não haverá cacofonia perturbadora da estabilidade institucional, não haverá conflitos desnecessários nem espetáculos burlescos que fazem com que o Estado fique nas ruas de amargura. Utilizaremos todas as nossas energias para permitir que se resgate a imagem do Estado» garantiu Gabriel Costa, Primeiro-ministro.
O Chefe do Governo fez tais denúncias durante a sessão plenária da Assembleia Nacional, realizada na última semana.
Sónia Lopes
Paracetamol 500mg
7 de Janeiro de 2013 at 9:09
Esse PM está a demonstrar ser um PM Primata.
Se outrora, quiseram transformar Stp num país de prestações de serviços, criando mecanismos e instrumentos que favorecessem o tal desiderato, inclusive, Offshores, como vem agora insurgir contra esses avanços.
Todos sabemos que STP é pobre, precisa de captar rendimentos e investimentos. Agora vir ao público lançar fumaça sem respeitar o esforços dos outros, isso é ser primata demais.
O PM tendo conhecimento de entrada de somas avultadas, no sistema financeiro, deve controlar de onde vem, criando equipas especializadas. Porque o dinheiro pode ser de um empresário que queira pagar menos imposto, ou uma outra razão.
Nem todo o dinheiro vem do trafico.
O PM tem que dizer quais são os seus verdadeiros objectivos enquanto chefe de governo e não vir aqui queimar o pais sem mais nem menos. Lançar boatos é crime e ele sabe disso.
Paracetamol 500mg
7 de Janeiro de 2013 at 12:26
Outra situação que o PM Gabriel Costa não soube explicar. Quem pagou a viagem da Ministra Umbelina para a Ilha do Príncipe.
Houve confirmação a realização do voo. Agora há que saber quem pagou? Será que foi a própria ministra? Ou houve um génio que concretizou um dos três desejos da Srª Ministra?
TOny de MATO BRAVO
8 de Janeiro de 2013 at 11:51
ó Parracetamol,se atitudes do PM está a te afectar ou tirar-te previlégio de algumas ilegalidades ou fazeres parte da mesma quadrilha, tenha paciência, por que ele esta a fazendo o seu trabalho em defesa dos interesses da Nação E mais a vaca nunca mais vai dar leite, bêba agua agora, para fazer descer bem o comprimido, parracetamol.
Paracetamol 500mg
9 de Janeiro de 2013 at 14:43
Meu caro Tony de Mato bravo.
Graças a Deus não faço parte dessa estirpe de Políticos e Politiqueiros baratos. E ainda bem, não tenho costelas no poder.
Simplesmente, o que não concordo é que, o actual PM sabendo da difícil realidade Santomense devia ponderar bem antes de tecer as considerações que fez. Sabendo que , nem todos os investidores são pessoas de mal, O PM não pode vir ao público de boca cheia afirmar que entraram avultadas somas de dinheiro no país.
O que digo, na minha humilde opinião, é que, o PM devia ter cuidado antes de fazer as declarações que proferiu, de modo a não “espantar” os investidores de bem que querem, de alguma maneira, pagar impostos mais baixos. Não se deve misturar os investidores confundindo-os. É mau.
Antes de falar, o mesmo devia mostrar trabalho. Desde que assumiu o cargo de PM só reclama, sempre a gaguejar, parece quem esconde coisas. E quando se fala sobre algo, deve-se mencionar os respectivos autores, factos e não lançar fumaça.
Meus caro, usa cabeça, aprende a indagar as coisas, e verás a verdade verdadeira.
Todos os políticos têm rabo preso.
J.Rufino
7 de Janeiro de 2013 at 9:17
Muita coragem e sobretudo muita determinacao,nao faz sol de pouca dura,seja determinado faca da sua profissao(formacao)um exemplo a seguir,mas nao se esqueca nao fique so denunciando e preciso agir,agir no sentido de acabar com estas manobras…nao si esqueca o senhor e jurista de profissao,ajude estes tribunais patologicos com juizes medioques,corruptos a funcionar como deve ser assim o pais fica a saber quem sao estes senhores que estao ligado a crime de capital financeiro.Deus abencoe S.tome e Principe…
Herminia
7 de Janeiro de 2013 at 9:27
É bom nos acautelar.
Não existe nem existira um estado perfeito,por isso, quando necessário até negoceia com diabo para se salvar, somente deve haver certa atenção, porque nem toda sujeira lava-se ao publico, sobretudo num país dependente como nosso. Casos deste tipo deve merecer um tratamento próprio, porque são segredo do estado.
Bragança
7 de Janeiro de 2013 at 17:17
Caríssima,
Concordo plenamente consigo, esses casos devem ser devidamente investigados, caso haja matéria para incriminação, deve entregar ao Ministério Público.
O Sr. Primeiro-ministro está a ir pelo caminho errado, numa tentativa de caças as bruxas e se esquece que todas as matérias relacionadas com as relações internacionais são matérias muito sensíveis, isto porque dependemos do exterior em mais de 90% para a execução do Orçamento.
Por outro lado, coloca em causa as relações institucionais, visto que é o Banco Central o órgão responsável pelo controlo das entradas e saídas do dinheiro no país. Gostaria de saber se o Sr. Antes de fazer tal declaração se procurou se informar junto da governadora do Banco Central.
Não me venha dizer que a mesma esta relutante em não apresentar documentos que fundamentem a sua suspeita.
Sr. Primeiro-ministro cuidado com a língua, como diz o velho ditado “ o peixe come pela boca e morre pela boca”.
Na desviem do vosso trabalho, que é levar esse país ao bom porto, tentando queimar imagem seja lá de quem fosse.
O vosso poder é executivo, e deixe o tribunal (poder judicial), julgar e incriminar caso haja matéria para o tal.
Muito cuidado porque o tiro pode sair pela culatra.
Roberto Carlos
7 de Janeiro de 2013 at 10:29
Muito bem.Parabéns Sr PM pela “DECISÃO”.
O País não pode continuar a ter a imegem deixada por PATRICE TROVOADA.
Boa sorte,coragem e determinação.
silvestre
7 de Janeiro de 2013 at 10:31
Força PM estes casos obscuros que indeciam crimes devem ser combatidos. Casos de indicios de branqueamentos de capitais deve estar no País há varios anos e talvez acelerou nos ultimos dois anos. STP é tão pobre que nunca suportaria presença de tantos bancos comerciais.´Creio ser necessário seguir de perto todas suas actividades. Porque estes lucros deveriam beneficiar o povo e não pessoa de forma individiualizada.
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 17:29
O Gabriel Costa está assustado,não sabe por onde começar.Digo isto porque,se é que ele é na verdade o chefe do governo, então começe a arrumar a casa,ou tenho eu que lhe dizer que,Os mercados não podem ser senhores do Estado,mas sim o Estado é que deve controlar o mercado.
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 11:22
Esse PM, é com certeza um trapalhão,ao invés de demonstrar obras com as quais se comprometeu, limita-se apenas a especular,enquanto na verdade devia trabalhar,demonstrar que a cabala em que esta enfarinhado consegue fazer melhor do que o ADI.Lançar boatos é facil,1º resolve o problema do povo e depois agrada os antinarcóticos. Segue o exemplo de Cabo verde.
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 11:33
Se entrou muito dinheiro,é bom sinal, cobra impostos!!!A omissão pode ser favorável ou desfavorável.No nosso caso será que estamos em condições de preocupar-mo-nos com as proviniencias do dinheiro?Nem as condições minimas de saneamento básico temos,luz electrica ainda é um luxo,agora vem esse PM falar de ,”…entrou muito dinheiro”. Trabalha e deixa de fofocas,de xibaria.
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 11:38
Se a necessidade olhasse a lógica,STP nã estaria inundado de ladrões de galinhas e nem prostitutas de um prato de comida.
carlos
7 de Janeiro de 2013 at 12:04
este e o primeiro ministro ou so sabe fazer entrigas ve si consegue apresentar um programa viavel para povo e deixa de falar o k nao sabe nem tem provas
zeme Almeida
7 de Janeiro de 2013 at 13:00
Que raios de seres humanos somos!O Jornal-Tela-Non publicou que o cofre do estado encontra-se vazio, afinal, temos muito dinheiro?Queiramos la saber de onde e a proveniencia do dinheiro?Se o dinheiro esta no cofre do estado deixe la estar!Nao tenham medo meus senhores que o vosso estado Saotomense nao vai ser vendido.Sou Saotomense eu nao aconcelho seja quem for que conseguirem o vosso dinheiro,por favor nao investam neste STP.O que passa neste S.Tome temos gentes muito pobre no espirito , invejosos de olhos em coisas dos outros.Este Pais nunca ira conhecer o seu desenvolvimento com gente destas e mesquinhas.Cabo-Verde e um Pais de exemplo :Os caboverdianos tem investido muito no seu Pais que o estado,nunca se preocupou de onde vem o dinheiro.Por favor senhor Gabriel Costa faca o seu trabalho porque Pais precisa de andar nao procurem denegrir a nossa imagem no exterior!O governo ainda nao comecou a andar estao a preocupar com o governo ja morto!Se o dinhiro fosse estivesse na conta de alguem,muito bem.Nos Paises ricos passam tantas coisas dessas nos e que ficamos ca a ladrar vendo a caravana a passar.
UE Bétu
7 de Janeiro de 2013 at 13:23
O grande problema da noticia, e da afirmação do senhor primeiro ministro de quem nutro até alguma simpatia meu caro , é querer fazer politiquice e lançar suspeições, colocando os factos como ele colocou realmente faz pensar que o dinheiro “sujo ” entrou no cofre de estado, mas a questão é que trata-se de operadores econômicos que atuam no pais e não dinheiro para cofres públicos, mas a politiquice não deixa esses senhores fazerem uma comunicação isenta. E pelos vistos começa a retirar alguma lucidez ao nosso ilustríssimo PM. Passôôôôôô
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 16:41
Zeme amei a tua intervenção,é bacana.Granda contradição man,um shout out para ti my brother.
zeme Almeida
7 de Janeiro de 2013 at 13:15
Nao estamos em campanha,se o dinheiro existe use e mais nada.Ou querem saber de quem e o dinheiro para os devolver.So em S.Tome porque no Principe ja pensam totalmente diferente{so pensam no desmvolvimento da sua ilha}O Sul Africano que tem o seu grande investimento ca no Principe,os de S,Tome sempre oposeram,hoje temos o Principe muito melhor.Sabe-se la a proveniencia deste dinheiro?
joao pereira
7 de Janeiro de 2013 at 16:57
Não interessa a proviniencia man.Faz como America,diz que os outros são ditadores e têm armas de destruição massiça,mas ao contrário de aquilo que apregoam,matam civis inocentes e em grande escala,perseguem o Julian do WIKILEAKS por este,ter revelado as atrocidades do país que se assume o dono da civilização.Nem por isso estão envergonhados,agora STP,pobre,quer olhar para os dentes do cavalo!!!Só pode ser excesso de modéstia,e quando assim, não é modéstia,é espetáculo ignorancia extrema.
Horácio Will (na isenção)
7 de Janeiro de 2013 at 13:17
“NO artigo STP está no rumo da vitória”, concluí que o nosso xadrez tem peças para vencer e que devíamos fazer os lances acertados.
Enumerando lances acertados sugeri o seguinte:
“…É necessário substituir, nos discursos, a enumeração dos erros de quem lá esteve, pela relação de requisitos para cumprimento de novos projectos e, de preferência, com indicação de tempo definido para alcance de metas previstas. Tomar o reconhecimento da oposição como uma necessidade para a confluência das diferenças das partes que farão um todo em prol do país.”
De facto, é preciso enunciar pprojectos e indicar aos cidadãos o que cada um deve fazer para termos uma nação construtiva. É preciso deixar para os jornalistas a informação de o que esteve mal. É preciso dizer aos da oposição que o que passou deve ser esquecido de modo a que se construa novos projectos e que se dê continuidade a o que eles teriam orgulho em ver feito. Se eles estiverem contrafeitos por terem saído, não é vir à rua dizer o mal deles que se vai conseguir a colaboração para construir o país. As más notícias a serem apresentadas pelos políticos ajudam a fortificar a espiral do Mal e de desconfiança que arrasam as nossas ilhas.
Sejam agentes de construção e não de informação não construtiva.
Anjo do Céu
7 de Janeiro de 2013 at 14:39
Sr PM por favor trabalha e dá provas do seu serviço. Não começa a meter em caminhos de 11 varas.Queremos é que haja dinheiro pra poder possibilitar investimentos para começar a dar emprego as pessoas.Isto é que é seu objectivo prinicipal.Não falas muito e nao começa arranjar fofoquices com entrada de dinheiro porque isso não te levas ao lado nenhum.ESte País que é de todos está extremamente pobre e inviavél e se alguem vier com dinheiro pra nos ajudar o SR só tem que controlar o dinheiro para bem do povo e do País.Andamos nisto 37 anos e estamos cada vez mas pobre.Vai pedir conselho ao Governo Caboverdeanos como lidar com essas entradas de dinheiro pra desenvolvimento do Pais.Um bem haja e pontapé pra frente
V.S s.t.p
7 de Janeiro de 2013 at 15:43
Depois da declaração patetica do Sr.1º Ministro, agora sim tenho a certeza que aumentou sim o nº de sem nução e fala barrato nessa novela, M.P, se tens tanta vontade de fazer mágia em 18 meses força, mas pare de tirar conclusões pricipitadas e pare de entrar numa luta que não é tua, ou será fingança porque o Patricio Trovoada não deixou UDD entrar de Boleia nas eleições de 2010, quando vc queria que o ADI/UDD.
concozuco
7 de Janeiro de 2013 at 15:47
Ora, ora sr primeiro ministro!!! Quem o vê até pensa que o sr é inteligente. Essa de dinheiro sujo não tem cabimento. Então o cofre tá ou não tá vazio? Qual é o seu problema? O sr quer ser jogador e arbito ao mesmo tempo? Faca o seu trabalho, se é que vai conseguir. Bom Ano 2013.
Barão de Água Ize
7 de Janeiro de 2013 at 16:20
Não é STP que vai endireitar o Mundo.
Desde que o dinheiro que entre em STP seja aplicado na Economia e em sectores produtivos, é bemvindo. O que não bemvindo é o dinheiro utilizado para o “banho”, formar/inventar partidos ou pagar comissões e segundos “salários” a politicos e ministros.
Maria Livramento
8 de Janeiro de 2013 at 10:42
O que está realmente em causa,é a forma como estas entradas de dinheiro são feitas.Utilizou-se o exemplo de Cabo-Verde.Toda a gente sabe que Cabo-Verde desenvolveu-se a custa de entrada de dinheiro sujo, um pouco consentido pelas autoridades, mas o que nunca houve foi falta de sintonia entre as autoridades.O Presidente da República, o Primeiro Ministro e a Assembleia, todos estavam a par do assunto e nunca como uma operação encapotada como tem sido feita.
A mesma comunidade que fez vista grossa a entrada de dinheiro sujo, está a ajudar aquele País a livrar-se do flagelo.
Os tempos também são outros e já existe legislação aprovada sobre o branqueamento de capitais em STP. Lembremo-nos do que está a acontecer aos paraísos fiscais, como a Suiça e a agora o Vaticano, que tem problemas sérios por causa do branqueamento. A lei de combate ao branqueamento de capitais, foi aprovada em 2008 e isto impõe serias exigências ao País.É sabido que “o ouro no lixo continua sendo ouro”, mas convenhamos.
Barão de Água Ize
10 de Janeiro de 2013 at 0:15
O dinheiro não tem cheiro, nem cor, nem alma, não é preconceituoso. É necessário para a Economia funcionar.Sem ele não há investimentos nem crédito barato.
STP necessita de Economia e não de moralismos. Só quando quando não há prova efectiva da origem ilegal desse dinheiro se deve agir. STP necesita urgentemente da Economia a funcionar e não de moralismos politicos sem fundamento.
Argenezio Antonio Vaz
7 de Janeiro de 2013 at 20:28
Parece que o complô que esta em curso vai andando. Primeiro , o antigo governo não deixou documentos, depois não deixou dinheiro, mais tarde os barcos comercializam a droga, depois o Patrice foi o chefe do golpe de estado, mais tarde o Kozovo, e branqueamento de capitais…etc, ect. Mas mostrem os documentos. Que raio de pais é esse? Que mal existe se entra dinheiro no Pais? Que mal existe se reconhecemos um Pais e se isso traz dinheiro? Que raio… meus senhores. Então não reconhecemos o Taiwan, quanto entrou nos cofres do Pais?Ficamos contra Africa de Sul , o aeroporto foi construido em Cabo Verde. Ganhamos o quê?
Muito interessante, assim a gente esquece todos os actos de corrupção conhecidos e realizados em STP e voltamos a nossa atenção no Patrice como o maior diabo do mundo.
Muito bem….
maria tira ponha
7 de Janeiro de 2013 at 21:39
coitado do PM ñ conhence dinheiro,nem tão pouco lidou com muito dinheiro,o pouco k vê atrabalha,lhe faz confusão na cabeça,e põe a falar atoã como foi o caso da carta de condução k denuciou o pais com cartas falsas,,,,,,,,,,,,, acalmate homemmmmmmmm isto è so documentario,o filme esta por de trazzzzzz
de Ceita
9 de Janeiro de 2013 at 9:56
Este PM não conhece a realidade financeira mundial, muitos países que estão desenvolvendo, têm conseguido financiamentos até obscuros,num país tão pobre como o nosso todo o dinheiro é bem-vindo, desde que não ponha em causa os relacionamentos estado-estado e que a sua aplicação seja bem feita.
No mundo actual quem manda são os detentores de grandes capitais. O grande capital manda no poder político.
de Ceita
9 de Janeiro de 2013 at 10:01
Um certo político disse: estão sempre no poder,são sempre reeleitos, mandam no poder político, são invisíveis; são os detentores do grande capital. O PM deveria saber disso antes de falar.
ANCA
8 de Janeiro de 2013 at 0:27
Quando as esmolas são muitas, os pobres e santos desconfiam.
Tenhamos Juízo,sentido de Estado, sentido de Responsabilidade, comecemos a Planear, Organizar, Disciplinar o País(Território/População) com cultura de Rigor,de Transparência e Verdade, de gosto pelo Trabalho.
O País(Território/Pop8ulação), deve deixar de ser dependente do exterior e passar a ser inter-dependente, para a prossecução de objetivos de crescimento e desenvolvimento social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro.
Para isso torna-se necessário cultivar e fazer cultivar uma cultura de responsabilidade e prestação de contas, cultura de rigor e sentido de estado, de punição quando haja contra-ordenações e ordenações graves,violando as Leis da República.
As instituições continuam fracas no País, necessário fortalece-las, para uma melhor fiscalização e fortalecimento do Estado de Direito Democrático.
Pois a soberania reside no Povo.
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençõe São Tomé e Príncipe
ANCA
8 de Janeiro de 2013 at 0:41
Nas costas dos outros devia-mos ver a nossa.
Países em que as suas instituições são fracas, pouco fiáveis, com pouco ou nenhum sentido rigor, de transparência, de responsabilidade e fiscalização, no seu funcionamento, constituem Estados Frágeis e Vulneráveis, a mêrce da bondade e vontades duvidosas e objectivos pouco claros de grupos nacionais e internacionais, de Intituições e Países Extra Fronteiras.
Tenhamos capacidade de Planeamento e Organização do nosso Território e População.
MLSTPENSES
8 de Janeiro de 2013 at 8:50
Quem alugou o avião para Ministra de negocios estrangeirops ir à Principe?
Quando se fala que o cofre o destado está vazio!!!
Essa Ministra deve ser despedida imediatamente e INCONDICIONALMENTE!
zeme Almeida
8 de Janeiro de 2013 at 10:49
Ando muito revoltado com a forma de procedimentos de muitos desta terra!Estes orgulhosos tem que parar de uma vez por toda,de perseguir pessoas.Neste S.Tome houve muita que conseguiram o seu Bem no exterior,que nada teve a haver com o estado Saotomense muitos foram investigados,perseguidos ate mesmo preso!Voces acham isto normal?Se alguem desviou o seu dinheiro ou fez lavagem do dinheiro e foi investir no seu Pais seja benvido!Um exemplo de um Pais como a Italia so vivem de MAFIA e LAVAGEM de dineiro hoje estao ricos.Alguma vez este Pais foi sancionado?Conheco muita gente que nao vale a pena citar os nomes que foram presas por facto conseguirem um simples{carro}melhor que da presidencia foram presas!Neste mundo exterior temos muitos Saotomenses com muito dinheiro e nunca pensam levar a este Pais por causa destas coisas.Se nao acabar-mos com esta forma de pensar,ninguem estara interessado a regressar ao Pais para contribuir para o seu desnvolvimento com estas perseguicoes.
zeme Almeida
8 de Janeiro de 2013 at 10:54
Neste S.Tome houve muita gente que conseguiram os seus bens no exterior,escorreram em agua de {BACALHAU}.
malebobo
8 de Janeiro de 2013 at 11:48
O pm, neste momento so tem que se preocupar com a missão que tem pela frente, e deixar de falar tanto,porque nem esta ai para este discurso que não tem cabemento, força g.c.
Mario da Costa
8 de Janeiro de 2013 at 13:00
Se o Dinheiro é tanto assim, investe nas infraestruturas desportivas, formação do jovem, reabilita as casas das roças grandes e dependencias que estão um autentico lugar abandonado.
Este chefe de Governo, ja perdeu o Norte.
Mario da Costa
8 de Janeiro de 2013 at 13:03
Discurso de mau Pagador, faz aumento na função publica. professores e Policias ganham muito mal.
Compra avião, reabilita antigo aeroporto de Porto Alegre, etc.
Navios de ligação rapida para Principe.
Deixa de tretas!
Argon
8 de Janeiro de 2013 at 14:20
Este PM nao gosta de STP.. cada mandato um comete um Gafe!!!! PM crionos poblema em Portugal com a carta de Conducao… Agora esta a vir com a lavagem de Dinheiro…Ate qdo vamos sair de pobreza assim…PM depe consultoria ao Caverdianos e mais… pegunta lhe como chegaram a este nivel..PM so quer alimentar o povo de banana e fruta mais bunzuio!!!!
agua viva
8 de Janeiro de 2013 at 15:36
disse o P.M no seu discurso: ” sejamos pobres, mas com dignidade”. convem entendemos a dimensão dessa expressão:
ESTADO ou NAÇÃO DIGNO, entendo ser um estaddo de direito democratico, onde haja livre circulação de pessoas e bem( a qualquer hora)…… e entrada de muito dinheiro no sistema financeiro de mado ilegal, para fins desconhecido pode por em cauda a dignidade da noção e a inquietação da população.
STP é um país pobre, isso ninguém tem divida, mas em toda a nossa história soubemos cultivar a paz, mesmo sem dinheiro.que assim seja ……..
joao
8 de Janeiro de 2013 at 16:53
Eu so quer voz dizer que Pinto da Costa levou Gagriel Costa para uma Guerra, que propre Gabriel não sabe como batalhar.
Daque á 3 meses é que nós vamos ver o resultado dessa guerra. Mas digo assim mesmo, porque Gabriel sabe que Pinto ja viveu bué, está quase a morrer, voçê vai acompanha-lo p´ra guerra??? vç é que passa a morrer.
N.C
8 de Janeiro de 2013 at 19:30
Francamente.So hoje sabe o Sr Gabriel que entra tanto dinheiro e sujo no pais?Se entra assim tanto dinheiro no pais o importante e nao deixa-lo sair.Enquanto fazedor da Justica qual foi o contibuto do Sr Gabriel para acabar com a corrupcao e branqueamento de capital entre outros crimes abundantes no nosso sistema?Se a memoria nao me falha(digo se nao me falha)ja vi noticias nesse forum que davam conta que o Sr Gabriel enquanto advogado defendeu alguem que estava em margem da lei e que foi condenado pelo Estado santomense.Caso estiver enganado que me desculpem e me esclarecam esse facto
jose
9 de Janeiro de 2013 at 14:10
Eu tambem vou com o comentário do João, porque Pinto morre Gabriel é que fica em fama. O que fez Gabriel é vicio de dinheiro. ele ouvio que, quem vai pra querra sai com muito dinheiro, por isso ele foi. Mas se ele soubesse como é que Patrice trovoada tava zarrascar P´ra combater essa guerra ele não iria.
V.S s.t.p
9 de Janeiro de 2013 at 15:22
Meu caro tenho que concordar contigo, os ditos Srs defensores da democrácia apenas uniran-se pois estavam se sentindo ameaçãdos por um grupo de pessoas competentes e humanas susceptiveis de cometer erros, e repare bem como era para distruir uniram-se e ate falam a mesma lingua, e o pior é que são pessoas iguístas sem noção que estão insentas da situação economica mundial, e se nos de animo leve analizarmos a questão esta td claro que estão actualemente pintando o Ex.1º Ministro de Diabo porque apesar da arrogancia e alguns erros ele sim era estava fazendo alguma coisa para o País, façam uma análise e reflitam. Essa gente querem mesmo desenvolver nosso País? Falavam de arrigancia do antigo Governo e esse perguntem como andam os comportamentos desse Nossos MInistros Caloiros. gente sem noção.
V.S s.t.p
9 de Janeiro de 2013 at 14:26
Meus caros amigos isso tudo não passa de uma estrategia de desvio de atenção, esse blablabla, então temos um Pais pobre que depende de boas relações internacionais, o Sr.MP, vem dar uma de Salsador do Patria e dos Pobres e Oprimidos, gente era para isso que vcs assaltaram o poder.
V.S s.t.p
9 de Janeiro de 2013 at 14:35
A declaração do Ser 1º Ministro põe em causa,O BANCO Central , todos os bancos comerciais, todos o sector privado que vêm de uma forma contribuido para a economia e do sistema financeiro do Pais, e Pior ainda deixa-nos sem margem de duvidas que esta alguem no lugar errado que embora tenha o titulo de BAstionario não conhece as regras de Direito e pior ainda sem nução alguma da nossa realidade finnaceira, e atrevo-mi a dizer mais, ainda bem que são apenas 18 meses, e muita pena pois Borrada destas nem com ano o país limpa-se.
S.r Gabriel Costa não faça POLITIQUICE QUER APARECER E LEVAR O MERITO FAÇA E SEJA DIFERENTE NÃO FAÇA PIOR.
V.S s.t.p
9 de Janeiro de 2013 at 15:06
Declaração do P.M, eu não irrei estar sempre a Viajar para arranjar dinheiro para o Orçamento de Estado e resto….! agora digo ate quando será que a promessa e a expectativa de Dolar Angolano vai chegar para implementar o Orçamento que ha de vir desse programa do Governo? tambem convenhamos V.exª caiu de paraqueda para ir internacionalmente pedir donativos, emprestimos como? onde esta a politica de dinamização da Agricultura e pesca, onde esta a garantia dos cidadão quanto a justiça? onde esta a segurança dos invetidores internacionais ainda depois da patetica declaração e cosequente instabilidade politica? a Falta de Continuidade dos Estado? meus senhores sejemos sérios! aonde para o dinheiro o empreededorismo juvem?
cua lumado
9 de Janeiro de 2013 at 15:49
Se a missão de informar não está ao serviço de nenhum outro interesse, seria no mínimo decente que o tela non informasse as pessoas sobre as bombasticas declarações do PGR quanto a estas alegadas irrugularidades insistentemene defendidas pelo PM.
Barão de Água Ize
10 de Janeiro de 2013 at 0:24
Basta de politica ideológica e politica filosófica. STP precisa de poloitica Económica de desenvolvimento executada pela sociedade civil e não pelo erro e miragem do Estado.
Gabriel Costa tem que pôr na cabeça, por mais bonitos que sejam os seus ideais ideológicos do que se chama esquerda, que não é ele que vai controlar os fluxos de dinheiro na Economia Mundial. E STP necesita desesperadamente de investimentos.
MANDJUANDADI
19 de Fevereiro de 2013 at 16:56
…STP precisa desseperadamente de gente capaz, inteligente, digna que queira levar o pais num bom desenvolvimento em bôas condiçoes, começando por se ser HONESTO, INTEGRO, TRABALHADOR… eis do que STP precisa…de homens inteligentes, exemplares e nao CORRUPTOS, como o Gabriel da Costa.Se querer bem do seu pais e do seu povo é ser-se de ideologia de esquerda, aprovo e felicito o Gabriel e muitos que lhe apreciam por ele ser assim, sempre IGUAL a ELE mesmo: JUSTO E HUMANO.
Gabika naFantchamna, estàmos contigo e com olhos sobre ti te protegendo contra os Gomes Bandeira (que te odeia e complota contra ti assim como os kapamgas dele que defendem o ex governo corrupto).
NÔ PINTCHA:
MANDJUANDADI
19 de Fevereiro de 2013 at 16:57
(correcçao : corruptos, nao se refere ao Gabriel da Costa que é muito integro e justo).
Mario da Costa
10 de Janeiro de 2013 at 14:39
Não sabe o que fazer com tanto dinheiro, Chama a Interpol, não basta dizer que a crime, é preciso dar provas e o senhor sabe bem ou devia saber o que fala e como fala.
Visita minha zona, Ribeira Afonso e Monte Mario, terra dos meus descendentes e, logo teria a aplicação o dinheiro que tanto propala.