Política

Primeiro ministro reafirma que o branqueamento de capitais aumentou e é realidade no país

O Chefe do Governo, renovou a denúncia de branqueamento de capitais no país, e disse que a Governadora do Banco Central não pode desmentir esta realidade. Gabriel Costa denunciou outras acções consideradas criminosas, cometidas pelo XIV Governo Constitucional.

O Primeiro Ministro disse que está empenhado em combater o branqueamento de capitais que se instalou no país e de forma crescente. «Enquanto Chefe do Governo, eu posso e devo dizer que estou preocupado com a questão do branqueamento de capitais em São Tomé e Príncipe», afirmou, Gabriel Costa.

Questionado pelo Téla Nón sobre a veracidade de tais declarações, respondeu. «Se é real? Eu quero que alguém me contradiga. É real, e é real tanto é que estamos na lista negra. Eu quero tirar São Tomé e Príncipe desta lista negra. Não é nenhuma brincadeira. Eu não estou aqui para brincar», enfatizou.

O Téla Nón recordou ao Primeiro Ministro que quando fez tais declarações em Janeiro último na Assembleia Nacional, dias depois a Governadora do Banco Central, Maria do Carmo Trovoada, terá tido posição contrária. «Não disse nada contrário. Não pode dizer nada contrário. Não vou aqui entrar em detalhes. Sou pessoa responsável e sei o que digo. Não pode ela dizer algo em contrário. Há branqueamento de capitais em São Tomé e Príncipe, e eu vou combater. As instituições internacionais sabem. Quando alguém quer fazer uma transferência do exterior para São Tomé e Príncipe, tem dificuldades sérias. Só um irresponsável que não sabe o que diz, pode dizer o contrário», declarou o Primeiro ministro, fazendo alusão a reacção do ex-Procurador Geral Roberto Raposo, em Janeiro último.

Na senda de acções criminosas que marcam a actualidade são-tomense, Gabriel Costa, realçou o caso da não passagem de pasta, registada pela primeira vez na democracia são-tomense. «Eu enquanto Primeiro Ministro digo que não houve passagem de pasta, e há uma outra pessoa, ou primeiro ministro, que pode dizer que houve passagem de pasta?. Só se for um comissário político encapuçado. Não houve. Foi-se até muito mais longe, em que se apagou tudo o que havia nos computadores, como se o Estado não tivesse memória. As pessoas cometeram esse crime», frisou.

Questionado pelo Téla Nón, se o seu governo vai avançar com processos judiciais contra as pessoas que cometeram o crime por si anunciado, o Chefe do Governo, respondeu que para já não se pronuncia sobre tal procedimento judicial.

Abel Veiga

    54 comentários

54 comentários

  1. Preto

    13 de Fevereiro de 2013 as 13:43

    O Jornal é santomense, o orçamento é santomense e esta noticia interessa aos santomenses e não vejo nenhuma referencia do valor em Dobras. Acho uma estupidez da parte do nosso PM falar do nosso orçamento em moedas estrangeira. Por mais “fraca” que seja a Dobra, ela é nossa moeda. Os nossos politicos ainda precisam de umas boas lições!

  2. ANCA

    13 de Fevereiro de 2013 as 13:45

    Para um País(Território/População),São Tomé e Príncipe, seria bom cumprir seus compromissos, com a comunidade internacional, das quais é membro, parte integrante, e jamais somente ficar de braços estendido a esperar de donativos para referir que vai solucionar o problema das quotas.Dá Impressão que o Estado São Tomense, jamais sabe, nem conhece, nem assume os compromissos que assina.

    Por outro lado, haver vamos se este donativo de seis milhões de dolares chega, aos verdadeiros destinnatários, ás cooperativas agricolas, ás cooperativas dos pescadores, aos agricultores, e pescadores nacionais, com um projecto estruturado e estruturante para o futuro, se jamais haverá desvios de fundos de donativo de seis milhões de dolares, de modo a que agricultura, a pecuária e o sector pesqueiro nacional, possam produzir, para colmatar a carência alimentar da população, e assim assegurar a tal falada segurnaça alimentar, pois que mais de metade da população vive com menos de um dolar, na pobreza extrema, com fome e na miséria, basata ver os dados do País, com reflexo na alimentação infantil.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  3. Trindadense

    13 de Fevereiro de 2013 as 14:09

    Não é novidade para ninguém que o senhor Patrice Trovoada recorria ao branqueamento de capitais para satisfação da su8a clientela política. Só por isso é que ele foi capaz de transformar S.Tomé e Príncipe numa propriedade privada, onde ele mandava e controlava tudo e todos, distribuindo benesses para a manutenção do seu poder. Agora, está cá o resultado desta política. Como é possível um governo da república não permitir a passagem de pasta como resultado da mudança de um governo por outro? O que é que andaram a esconder? Isto é muito grave. Sempre descofiei deste senhor Patrice Trovoada mas nunca pensei que ele fosse tão longe em prol da manutenção do seu poder. Depois de tudo isto só posso ficar descansado porque caso contrário estaríamos entregue à bicharrada, provavelmente num estado de degradação, política e social, próximo da Guiné Bissau. Ainda bem que se descobriu tudo isso. Se tudo isto for verdade, o senhor Patrice Trovoada, Varela e outros lacaios têm de responder na justiça pelo que fizeram ao país. Nunca vi o meu país bater tão no fundo.

    • VABÚ

      14 de Fevereiro de 2013 as 9:14

      Agora com o ditador no poder STP vai bater mais no fundo e se igualará á Guiné-bissau. PALHAÇO. Não sabes o que é a passagem de pasta? Eu acho melhor tu ajudares o desorientado e mentiroso do Gabriel Costa a se orientar.

      • Estevão Maluco

        14 de Fevereiro de 2013 as 10:44

        De facto o Patrice desgraçou este país, sujou o nome do país e fez muitas coisas pouco ou nadea transparentes. O país jamais poderá seguir este rumo que nos desacredita como país e povo. Onde se viu um governo com responsabilidades não assegurar o normal processo de passagem de pasta ou, pior ainda, fazer desaparecer documentos do estado como se de uma empresa privada se tratasse??? Isto é cúmulo de ausência de sentido de estado. Este Patrice Trovoada nunca deveria ser primeiro ministro deste país.

  4. Barão de Água Ize

    13 de Fevereiro de 2013 as 15:01

    O dinheiro “lavado”, com origens criminosas deve ser combatido. STP não deve ser uma “lavandaria” de dinheiro.
    Mas como combater ou controlar o dinheiro que ilegalmente, de origem eventualmente criminosa, que entra em STP?
    O dinheiro que entra em STP, desde que aplicado na Economia (pescas, turismo, agricultura), é todo benvindo. Face às circunstâncias da pobreza em STP, não há que estar com posições morais, intenções policiais ou a aplicar controlos que os paises de origem não conseguiram ou não quiseram implementar para combater o branqueamento de capitais. Na lista negra estão os Países que não há maneira de sairem da pobreza.
    Claro que se houver provas reais de branqueamento, até a pedido de colaboração por outros Países, ai o Governo deve actuar. Em contrário, deve estar quieto e agradecer muito.

    • Nova Ordem

      14 de Fevereiro de 2013 as 13:31

      É realmente lamentável como são abordados certos assuntos no nosso país.
      Sr. PM, senhor é jurista de profissão, foi bastonário da ordem dos advogados, conhece a antologia, ética e sigilo profissional, como é possível vossa excelência dizer abertamente para o povo que, durante a sua função, o senhor teve varias informações provenientes dos seus clientes. Pergunto, como é possível o senhor conhecendo toda essa matéria, vir agora usa-la a seu favor? Aonde fica o sigilo e ética profissional?
      Sr. PM, esta a trabalhar para tirar STP do buraco, ou esta a vender a sua imagem a população?
      Pensem bem antes de fazer certos comentários.

      Nova Ordem

  5. Jose Rufino

    13 de Fevereiro de 2013 as 15:23

    Lamentagavel,sempres os mesmos descursos o que na pratica nada,deixem de politiquises…resolva duma vez por todas…denuncie chama responsabilidades a quem de direito..entao em que pais estamos senhor primeiro ministro …entao,age em vez de ficar no bla bla,…Sempre as mesmas coisas…enfim,Sao tome tornou um pais de patologicos gente que nao querem resolver os problemas ao nao ser dos seus interesses.Pelo menos uma vez leve a justica todos esses bandidos.Deus abencoe Stome e Principe.

  6. John Smith

    13 de Fevereiro de 2013 as 15:59

    Esse ahí é um grande parvo:
    1º esses assuntos não se discutem na praça pública;
    2º “EU vou combater branquiamento de capitais em stp”, é ele uma instituiçao?;
    3º Todas as informações que supostamente apagamos num computador pode ser recoperada, todas. A unica forma de distruir um disco duro é disolvê-lo a alta temperatura.
    Concluindo, simplesmente não sabe o que diz, ou melhor ja nos está a destrair com o problema de Elsa Pinto.
    js

    • Tiberio

      14 de Fevereiro de 2013 as 7:51

      E digo mais; ou esse PM não sabe o que fala ou tem outros objectivos que sejam meramente políticos, porque tudo o que ele diz não passa de uma mera falacia. Porque que os jornais não entrevistam o Idalino Rita da UIF para saber o que realmente se passa? Porque que a GIABA esteve nos finais de 2012 em STP a fazer a avaliação mútua? Há quanto tempo STP está na lista negra? E porquê? O PM sabe o que isso significa? Estamos bem servidos!!

  7. sabio

    13 de Fevereiro de 2013 as 17:23

    Mas uma vez PM “entra-se na política espectáculo, que não credibiliza a política”.
    Devia assumir que o Governo errou na escolha de Elsa Pinto com um passado ligado a corrupção……
    Repara o que diz o PM:
    “Foi-se até muito mais longe, em que se apagou tudo o que havia nos computadores, como se o Estado não tivesse memória. As pessoas cometeram esse crime”
    Pergunto, o Governo não tem departamento de Informática? Quando não se tem conhecimento na matéria melhor estar caladinho e procurar soluções. Não devemos espantar os corruptos/as mas sim convida – los a enterrar-se.
    Sr. Gabriel Costa, isso é um espectáculo. Discurso desnecessário.

  8. N.C

    13 de Fevereiro de 2013 as 17:48

    De novo essa novela de branqueamento de capitais?Nao sao essas declaracoes que o povo espera ouvir.Penso que essa repiticao tem o objectivo de desviar o povo da polemica nomeacao da nova Procuradora G.da R.
    Quanto a questao da nao entrega da pasta governamental,acho que a forma como foi engenhada toda a distituicao e derrube do anterior governo foi uma postura anti-democratica mas compreensivel a aceitavel da parte do governo cessante

  9. pagaguno

    13 de Fevereiro de 2013 as 17:50

    o importante é apresentar projetos de desenvolvimentos. Dinheiro é dinheiro ( tudo gelo sá gelo). sabem como muitos paises se desenvolvem ?? Muitos dos paises desenvolvidos são campeões de branqueamento de capital. e fiquem a saber que desde que inventarão esta coisa de braqueamento que a economia mundial deu o tombo, e ficou como esta. Sr PM fecha um olho abre outro….. nós precisamos … ãtua quando houver provas, com esta atitude o Sr, esta chamando atenção para um problema que talvez não seja assim tão grave, e isto fere a imagem do nosso estado.O Sr não é para estar a lamentar, no seu Posto o Sr deve agir e não estar sempre a chorar.

  10. buffalos

    13 de Fevereiro de 2013 as 18:16

    toda hora politiquise so nao consegem resolver os problemas reias do pais, agora ficou na moda deitar todas as culpas em patrece Trovoada.
    o povo quer ver o porque que derem golpe/ sera que tomarao o poder pra vir dizer bla blas? qual branquiamentos quais la, trabalhao e dao o povo trabalho, isto tudo e politica dos camaradas, falar e nao trabalhar. malandros

  11. buffalos

    13 de Fevereiro de 2013 as 18:20

    vao ficar ai so a falatao ate o tempo acabar, culpar e apontar dedos,e perseguisoes, hoje o povo ja esta farto de conversas, so sabem e dizer ouvi_la anda-ca nada mais, Senhor PM comeca a vergar nas principais coisas que o povo quer

  12. Pleto

    13 de Fevereiro de 2013 as 19:51

    PM está armado em super heroi!!! Corrupção e branqueamento de capitais deve ser combatido sempre mas é preciso ter cuidado com as palavras senhor PM.
    Quer convecer o povo que consegue resolver tudo em 2 anos de mandato!!!

    Se sabe de onde vem os tais capitais entao devia apresentar a denuncia na tal mal famada procuradoria geral da republica em vez de ficar na leviandade.

    Olha senhor PM melhor falar baixinho porque os manos de Angola de certeza que tanto sabemos sao mestres em lavagem de dinheiro, é onde o MLSTP vai buscar sempre os financiamentos.

    Por isso, resolva os problemas urgentes e deixa de leviandades. PM sem legitimidade e sem voto do Povo quer armar
    em Rei da corte.

  13. Fala pouco

    13 de Fevereiro de 2013 as 21:25

    Senhor P M nao perdoa os bandidos toma todas as medidas necessárias para estancar o branqueamento .Leve a justiça todos esses bandidos o pais precisa de alguém para parar com tudo isso

  14. fia luxinga

    13 de Fevereiro de 2013 as 22:30

    Nosso país esta cada vez mais atrasado a cada dia que se passa dado qualidade tao baixo dos respectivos dirigentes. Uma questão tão importante vem falar na praça publica cometendo mesmo erro do passado quando era embaixador na Republica Portuguesa sobre carta de condução. Por outro lado nós (governantes santomense) temos maninha de acusar os inocentes enquanto os culpados fiquem fora. Olha para quem quer combater branqueamento de capital aceita ser nomeada para procuradora Geral da Republica uma bandida que passa cheque sem cobertura e com conhecimento do crime cometido. Acha que populações acreditam nas suas palavras somente algunsa que irão beneficiar do seu mandato e politica.
    Inem politico nón sá mon ganhá, cá sá cu begá chá mas blata ná valá inem ni wuê fá

  15. vaz

    13 de Fevereiro de 2013 as 22:51

    se PM dis que vai combater branqueamento capitais,como ele vai fazer isso se justiça de s.tomé não funciona, Se peputada do partido do PM tem auto crime e é cabecoura de justiça em s.tomé se quer combater lavagem do capital ele deve comecar por partido dele proprio

  16. Telavive

    14 de Fevereiro de 2013 as 8:12

    O senhor 1ºMinistro, no meu ponto de vista não tem que falar, só tem é que executar! Por este andar, acordámos dentro de 18 meses e a ver o senhor 1ºMinistro a falar!

  17. E. Santos

    14 de Fevereiro de 2013 as 8:32

    Caro Sr. PM

    Se a sua intenção é vir nos distrair agora relativamente ao caso da PGR que o Sr. ainda não resolveu, então o Sr. está muito enganado porque continuamos a espera da sua reacção a este caso.
    Aliás, mais nenhuma palavra sua terá verdadeiro valor, antes que trate de dignificar a nossa justiça.
    Não pensem vocês que nos vão vencer pelo cansaço.
    O que o Sr. vem aqui dizer não é nenhuma novidade. São Tomé e Príncipe sempre esteve a na lista negra relativamente ao branqueamento de capitais. Se o Sr. vai combater, não vemos nada de outro mundo nisso. Esta é uma das suas missões. Não precisa primeiro vir encontrar um culpado para depois começar a trabalhar. Trabalhe, só isso. Esquece o ADI, o PT e seja lá mais quem for que o atormenta tanto. Trabalhe. É isso que esperamos de si.
    E pode começar por pedir encarecidamente ao PR que demita a PGR, se é que não foi o Sr. que a indicou. Se foi, por favor, retire a sua indicação.
    Neste momento, qualquer palavra sua, a auto declaração de seriedade tem valor. Primeiro dignifique a sua pessoa e só depois venha nos dar mais notícias.
    Os São-tomenses estão expectantes sobre o que o Sr., O Presidente da República e a Própria Procuradora vão fazer. Não transformes este país em país das ilegalidades, “república das bananas” como disse o outro.
    A Gente combate o branqueamento sim, mas isto não é de certo o mais urgente a fazer agora. Tenha noção de tempo. A dignificação da nossa justiça vem em primeiro lugar…ou o Sr. se esqueceu.

  18. C. Semedo

    14 de Fevereiro de 2013 as 8:42

    Permita-me aqui manifestar a minha indignação pelos discursos do Senhor Gabriel Costa. 1º. ele ainda não memorizou de que foi indigitado e não eleito. Há bem pouco tempo falou do dinheiro sujo e até então ainda não apresentou provas. Agora fala do branqueamento de capitais e diz mais de que antes de ser 1º. Ministro era advogado de várias Empresas e é responsavel por aquilo que diz. Isto é muito grave para o Sr Gabriel Costa porque enquanto Presidente da OA se conhecia estes casos porquê não as denunciou e apresentou queixa e só agora. No meu entender o Sr Gabriel Costa deve ser chamado a depor o mais urgente possível. O Sr Gabriel Costa enquanto 1º. Ministro indigitado deve ter uma certa contenção naquilo que diz e não andar por aí a disparatar. O Sr anda muito atrapalhado deve concentrar-se mais ou então pensa antes de dizer esparates. O Sr. não é o 1º. Ministro dos Santomenses mais sim do Sr Pinto da Costa.

  19. Wilson

    14 de Fevereiro de 2013 as 8:51

    O PM Gabi é pago para governar STP. Si ele tem tanta prova, a nao ser fabricada, que a branquemaneto de capital que de ordem a PGR para investigar.STP nao esta na lista negra dos paises de branqueamento de capital. Nao pense que os santomenses de hoje sao tao ignorantes como quando ele era da Jota MLSTP. STP precisa ainda de cumprir com mais condicoes para tal. Mas quem vai investigar os casos de STP trading,GGA, DOCA, etc? Onde esta tipificado que a nao passagem de pastaa a outro governo é um crime?

  20. E. Santos

    14 de Fevereiro de 2013 as 9:01

    A questão da passagem de Pasta pelos ex ministros do ADI é uma falsa questão. Na verdade vocês estão a tentar de todas as formas possíveis e imagináveis encontrar uma desculpa para claramente meter na cadeia os antigos ministros do ADI, sobretudo as “cabeças pensantes” para que nas próximas eleições legislativas o ADI esteja fragilizado e não possa ganhar as eleições. Eles que se cuidem.
    Porque só um PARVO não vê isto. É uma questão de tempo. O anterior executivo já veio dizer que a passagem de pasta foi feita, não por estes mas pelos “Chefes de Gabinete”. Que diferença faz isso na prática?Pior ainda num país em que todos fazem coisas conrárias a lei. A voz e a comapanhia dos antigos ministros aos novos iria lhes dar mais competências momentâneas? Façam-nos o favor. Que moral têm vocês para exigir o que quer que seja de alguém.
    Quando o PR pactuou com fraude da eleição do PAN eu disse aqui que estava aberto o caminho para qualquer um fazer o que bem entendesse no país. Estava dado o pontapé de saída da desordem. E no rumo em que vão, só estão a piorar as coisas.
    Já tentaram várias acusações infundadas contra o ADI e PT (Kosovo, Barco Taiwanes, Doca Pesca, Branqueamento, passagem de pasta, a lista é longa, continuem a procura de ponta para pegarem, mas sem provas palpáveis.Por isso, procurem, mas procurem bem. Não façam o mesmo fiásco que fizeram com o caso do Kosovo, dos barcos Taiwaneses.
    E cada vez mais se percebe a nomeação da dra. Elsa Pinto para Procuradora.
    De facto, parece mesmo que isto faz tudo parte de um palno vossso. Eles têm razão. Deverá ser ela andar com o processo crime contra o antigo executivo. Bingo, nem mais. Mais ninguém se proporia ser carasco desta causa.
    Meus senhores. Estes são os vossos interesses. Fragilizar as cabeças pensantes do ADI e o partido deles. Problema vosso. Mas não é este o interesse do POVO.
    O Povo presisa que não se perca tempo e dinheiro com estas anedotas, e se resolva os problemas de saúde, alimentação, trabalho que o país enfrenta.
    Aprendam de uma vez por todas a não culpar os outros pela vossa própria incompetência, que é muito vergonhoso. E não precisam encarcerrar e matar pessoas (como antigamente) para conseguirem ganhar sem oposição. Isto é coisa de fracos. Cuidado que hoje existe o Tribunal Penal Internacional e vocês podem ter o revés de ir lá parar.
    Sejam inteligentes e usem as vossas cabeças para serem melhores que o ADI e os seus. Façam política limpa e saudável com garantia de liberdade para todos.

    • Marialva

      14 de Fevereiro de 2013 as 11:37

      Mas qual é a CABEÇA PENSANTE que o ADI tem minha gente???? Onde é que estão estas cabeças pensantes que eu não vejo. Uma quantidade de corruptos, gente incompetente que desgraçou o país. Sãov estes os cabeças pensantes do ADI?

      • E. Santos

        14 de Fevereiro de 2013 as 13:45

        Não vês porque infelizmente a sua mente miúda não lhe permite ou então por ser cego (com o devido respeito pela condição de cego).
        Independentemente de qualquer grandeza de bandidagem que possa ser atribuída ao PT (eu desconheço em completo alguma que tenha ficado provada), a verdade é que a vida do Zé Povinho estava a melhorar. Quanto mais não seja pelo controlo do preço dos bens de 1.ª necessidade que tinham ficado mais baratos aos bolosos dos pobres. Podiam ter outros defeitos, mas estavam sim a fazer um bom trabalho. Todos neste país sabem disso.
        Agora é que isto virou fuba cu bicho

      • E. Santos

        14 de Fevereiro de 2013 as 13:52

        Agora se percebe porquê que Fradique de Menezes demitiu este Primeiro Ministro da outra vez.
        Só com Cristo. Há pessoas insistentes que não se dão conta da sua incapacidade para certas posições.
        O Sr. pode até ser um bom Jurista ou advogado, mas faça-me o favor. Como 1.º Minístro o Sr. é péssimo.
        Se Fradique pudesse voltar agora o Sr. já estaria na rua. Man Dique não brincava com estas coisas.

        • Felispote de Almerim

          14 de Fevereiro de 2013 as 21:39

          Isto parece uma brincadeira!!!! Fradique outra vez????? Vocês são engraçados. Este homem mais o Patrice deram cabo deste país. Nunca o país caiu tão no fundo com estes dois homens. Dois grandes aldrabões, sem escrúpulos, que só pensam na vida deles. Um deles, O Fradique, era um autêntico anárquico, não respeitava nada nem ninguém, era um desequilibrado emocional que atirou o país para a vulgaridade. Outro, o Patrice Trovoada, era um homem estranho, pouco transparente, que tratou a instituição do país como sua empresa privada, um mentiroso compulsivo, metido em negócios estranhos, etc. Ambos contribuiram com as suas ações para a banalização da imagem do país, para o desrespeito institucional. Hoje somos vistos como um país de incultos, de bandalheira institucional, de lavagem ce dinheiro. Tudo isto por causa do contributo destes dois senhores. Maldita hora…

  21. jonas

    14 de Fevereiro de 2013 as 9:07

    Sr PM,
    Deixa de falar e agi,
    Eu acho que senhor esta a destrair a opinião publica, para esquecer as buradas que o seu governo anda a fazer,
    Trabalha, mostra o fruto do seu trabalh, resolve o problema desse povo.
    Nao sei se O senhor PM sabe, o burracos na Unica avenida de ST, estao aumentado, A Estrada para Lemba, já está a ficar dificil acesso ( muitos Burracos), arros está acabar….
    Trabalha senhor PM!
    Até penso que o senhor tambem tem trauma de adolescente e com isso tem inveja do seu amigo Patrice Trovoada,

    • Arroz de Polvo

      14 de Fevereiro de 2013 as 11:39

      Mas meus amigos que pode ter inveja de Patrice???? Um homem que anda a lavar dinheiro sujo, pouco transparente, sem sentido de estado, sem qualidades humanas… Quem quer ter inveja de um homem assim???

  22. PÓLVO de MAR BRAVO

    14 de Fevereiro de 2013 as 10:45

    Será que há quem não quer que o PM denuncie os culpados por tudo isto? Pra mim ainda que o PM deixa de ser PM um dia, e que o povo fique a saber quem é quem. Não adienta estarmos a destrair a atenção do povo.
    Com este PM. muitas histórias irão ser ouvidas em S.Tomé e Príncipe. Não se esqueção que o PM é homem da Justiça.Ai não haverá hipóteces para…………………………………..O PM não tem receios de nada, só que os dias estão chegando para os que têm dinheiro sem saber quanto custa.

  23. Rogerio da silva

    14 de Fevereiro de 2013 as 11:07

    ola povo sao tomens eu digo quem trabalha nao fala muito fassam tuda horas bla bla nao tens nada a falar ao povos,bla bla os criminosos saon conhecidos nessa pura………..povo trabalham e deixas os politicos a bla bla era rafael b,agora trovoada e amanha sera quem? tudos governates spt sons gatunos chegam a porque bla bla bla

  24. Bragança

    14 de Fevereiro de 2013 as 11:34

    Caro “jornalista”,
    Eu posso saber o porquê da não publicação dos meus comentários? Eu respondi ao Sr(a) Trindadense e como o meu comentário não foi de encontro ao que o senhor quer simplesmente censurou-os.
    Que vergonha! Faça jornalismo, vá estudar, quem sabe saberá os conceitos dos principios imparcialidade e isenção. Se o seu jornal é um panfleto das cores política que o senhor claramente defende, ou se é comunicado do gabinete da imprensa do palácio do povo, basta comunicar, porque muitas pessoas não vinham cá a procura de notícias. Só lamento por aqueles que só buscam informações nesse jornal e tiram as suas ilações.
    È bem capaz que eu seja mais uma vez censurado, mas ao menos o senhor vê o descontentamento das pessoas, e tira as suas ilações com relação ao tipo de profissional que é.
    E com relação a notícia, só se posso dizer “ Tristeza”, “vergonha”.
    O PM que tanto fala de solidariedade institucional, com essas declarações vem mostrar que o único órgão com o qual ele se solidariza é o PR, sabe-se lá porquê. Será impressão minha ou o PM esta a confundir o poder que tem. Eu acho que ele tem o poder executivo, e vem a praça pública dizer que vai investigar. Falácia, esse PM desde que foi empossado, nem vale a pena referir a (i)legalidade que esteve na base desta posse, só tem vindo a divagar, desviando do que é realmente importante.
    Há no país uma polémica em torna da nomeação de uma procuradora que não reúne consenso, e este senhor vem falar de branqueamento de capitais. Isto é uma tentativa de desviar as nossas atenções?
    Eu espero a todo momento uma reacção da governadora do Banco Central.
    O PM anda pressionado por todos os lados, e com isso está desnorteado, ao ponto de dizer que a tomada de decisão para a nomeação da Elsa Pinto como Procuradora não foi somente dele. Esta parte o sr. jornalista se esqueceu de noticiar.

  25. Maguita tuatuá

    14 de Fevereiro de 2013 as 11:35

    Esse coitado de Gabriel Costa anda mais é desnorteado. Não tem responsabilidade,não sabe o que diz. Anda a vendeer informações que mancham o seu próprio país só para gratuitamente atingir com mentiras um político que se notabilizou nos últimos anos com o mais querido do povo que é dr Patrice Trovoada. Cada dia o povo sente a sua falta.E essa inveja cega do Gabriel , Pinto da Costa e outros que tem levado o país a uma ditadura e uma revolta silenciosa deste povo que só um distraido não se apercebe que o povo anda preocupado e revoltado com a situação que este governo ilegal colocou S.Tomé e Príncipe. É urgente que haja eleições para que se possa ter um governo legítimo.

  26. Bragança

    14 de Fevereiro de 2013 as 11:57

    Será deste que meu comentáio vai ser públicado? A ver vamos!!!!

  27. raimundo f. neves

    14 de Fevereiro de 2013 as 12:14

    Sr. Maguita tuatuá,
    O senhor está muito enganado. Se ser notável é assim, deixa estar, quero continuar a viver sempre na minha descrição. o que terá o “Dr” Patrice Trovoada, feito de tão notável para esse POVO de S. Tomé e Príncipe. Acredito que esse POVO SANTOMENSE, não conhece esse PATRICE TROVOADA, que o seu objetivo é de levar S.Tomé e Príncipe para uma zona de conflito. O sr. Maguita tuatá, já teve o cuidado de ver, quais são os Paises em que o “Dr. Patrice tem falado e visitado mais, São os Paises da zona de maior conflito mundial, ligados ALL QUEADA. o Sr. não reparou que o mesmo está convertido em MUÇULMANO, com o objetivo de sacar dinheiro a todo preço a seu favor! Onde e como o “Dr.” Patrice já trabalhou para exibir tanto dinheiro? Se os Santomenses estiverem atentos, nunca mais haverá lugar em S.Tomé e Príncipe para “Dr.” Patrice fazer politica. Ele que fique por lá com o islão.

    • Tio Amtonio e Gente Burra

      15 de Fevereiro de 2013 as 11:41

      Esta mensagem dirijo aos dignos cidadãos Srs.Zeme Almeida, E.Santos,e todos que em vez de se preocuparem em exaltar obras e feitos dos nossos dirigentes,que diga -se de passagem são todos farinha do mesmo tacho,devotam uma fé idêntica de carneiros em manada,pelo ADI e mormente pelo seu dono Patrice Emery Trovoada,dizendo que é milionário e outros absurdos,desafio a todos que conheçam a empresa ou o tipo de negócio ou actividade lucrativa da família Trovoada capaz de tornar esta em milionária,antes de 1990,e mesmo depois,eu sou daqueles que pugno por um Sao Tomé e Principe melhor, sem apelo nem agravo de sujeições partidárias,concordo plenamente com estes Senhores quando se referem aos actos de corrupção do MLSTP,do PCD,etc,etc mas revolta-me ouvir dizer que Patrice Trovoada é rico por isso causa inveja,os asnáticos que nisso acreditam deviam contactar ao Sr.Amandio da antiga loja Franca,conhecido por Novito,este foi o cidadão que foi buscar,Miguel Anjos da Cunha L.Trovoada ao Aeroporto,na celebre demonstração de quebra de vinculismo com o Partido único,”de 15 anos ja chegou”.Os Trovoadas eram exilados em França e se eram ricos porque que o estado de então que apesar de chamado ditatorial teve de lhes arranjar alojamento? Propriedade esta que hoje tornou pertença da família e que todos conhecemos,o Sr, Novito,é que nos primeiros dias alimentava a família,sei do que vos digo,o que estou a dizer não fragiliza a condição desta família como saotomense detentora de plenos direitos e deveres cívicos,e o que sucedeu não foi um el quel del rei extraordinário que os subestime,mas deve servir de alerta a certos ilusionistas,encantados com a reverencial sombranceiria sumptuosa do luxo viver,oferecida por este Sr.Patrice. Ora, meus caros concidadãos a política é feita de opções,o politico o artesão do bem decidir,deixo-vos apenas esta questão: Em Agosto de 2012, no hospital único que a democracia conseguiu manter,não havia nem linhas de sutura nem mascara para médicos na sala de operações,todavia nas imediações deste,uma doca de pesca intencionalmente construída estava a todo vapor a sujeitar-se a obras de requalificação para abertura de um super-mercado,um estado que a muito se eximiu de criar postos de emprego,em que o comércio e serviços são as principais actividades e sendo estas na filosofia económico, actividades pouco rentáveis,podemos admitir o sufocar do pequeno comércio fonte de rendimento de maior parte das famílias das ilhas,pela instauracao de um super mercado é este uma prioridade?Mais, o instituto vale flor e a cooperação portuguesa têm oferecido matérias ao nosso centro hospitalar,colmatando parte das dificuldades nesse âmbito,e qual foi a contribuicáo do nosso milionário Patrice Trovoada?

      Eleger as viagens e passeios travestidos de política externa,reultado pratico em benefícios para o país,zero.
      O retrato que ora tracei,admite similar comparações com outros entes políticos malfeitores venerados pelos que chupam o melaço da baba da chupeita.Disse

  28. Tchintchintcholò

    14 de Fevereiro de 2013 as 12:23

    Viva Senhor Primeiro Ministro, continue firme que o Povo está consigo. A luta continua a vitória é nossa. O Povo unido jamais será vencido.
    Viva a Pátria e o Povo de S.Tomé e Príncipe.

  29. Jose Manuel

    14 de Fevereiro de 2013 as 13:53

    Caros Compatriotas
    O que e que o Governo de Sao Tome e Pricipe prcisa intender de uma vez para sempre que enquanto nao criarmos condicoes para que nosso pais seja realmente um pais de homens e molheres capazes com capacidade de autosufiencia, principalmente au nivel de Agricultura, pesca, turismo, prestacao servicos e de pequenas unidades fabris: como por exemplo fabricas de conservas, confecoes e transformacao de alguuns produtos locais: jamais sairemos das amarras de pequenos gansters que como por exemplo Rothschild dos EUA que controla a economia Mundial apartir do seu quartel invisivel na America do Norte. E preciso que intendam que o sistema Financeiro Mundial tem como objectivo defender primeiramente, segudamente e terceiramente Breton Wood, onde o mando provem dos EUA, passando por UK e depois a Europa. Portanto este sistema caduco e viciado funciona nas caladas da noite com os seus colegionarios; os chamados de CEO que tenham lanternas espalhadas por todo canto; chamados de interesses estrategicos ou seja, zona de proteccao e nao estao interessados que alguem de outras paragens ou terceiro Mundo venha ha autrapassa-los. Se repararem criaram uma serie de micanismos de defesa, tanto nos seus pais como nas outras paragens de interesse para impedirou bloqueiar qualquer tentativa de passos largos ou a mais convista a manter a sua sobrevivencia. Portanto, a unica forma de tornar esta tendencia obsoleta e a criacao de organismos onde o pensamento esteja pura e simplesmente virados para desenvolvimento do pais em todos os aspectos (socio-economico e tecnologico).Para e preciso apostarmos cada vez mais na melhoria do sistema educativo,criando e organizando estruturas institucional de quadros que debrucam no desenvolvimento de estudos cientificos experimental-convecional; conductores fiaveis de desenvolvimento; na medida que os mesmos vao concluindos os seus ciclos como docentes.
    Temos que concentrar os nossos esforcos na criacao de um sistema que seja justo em vez de estar sempre a espera que os outros venham metendos ideologias de agendas maqueavelicas na nossa mente que julgo estar ja a tempo de fazer algo um pouco ao nivel de pensamento que proporciona efeitos de desenvolvimento no nosso belissimo SAo Tome e Principe.
    Um Abracao e ate a volta.
    Jose Manuel

  30. Wilson

    14 de Fevereiro de 2013 as 14:33

    Sr PM Gabi, ja basta de brincadeiras de mau gosto. mesmo se houvesse casos de branqueamento de capitais em STP esse assunto nao pode ser tratado na praça publica. Ha orgaos vocacionados para investigar e acusar os criminosos.Agora é quem vai investigar e acusar quem!!!!!???? O pais tem outras prioridades o que o senhor esta distraindo a nossa populacao dos nossos verdadeiros problemas.Procure o dinheiro para o seu orçamento. Esperava que o senhor fosse mais maduro e serio para ocupar as funcoes de PM.

  31. Culorado

    14 de Fevereiro de 2013 as 16:38

    Senhor Primeiro Ministro,

    Os meus avôs diziam:

    Meus queridos netos, “ sejais espertos (inteligentes)”!

    “Aos inimígos e adversários NEM UMA SÓ PALAVRA”…

    Porque não entendiamos o que isso queria dizer , perguntavamos o que isso queria dizer?

    Então respondiam:

    Meus netos guerra avisada não mata gente, e mais, cada homem avisado vale por mil homens!…

    Resumindo e concluindo:

    Perdoi-me, Senhor Primeiro Ministro, por muito respeito que lhe devo, sabe-se que existem problemas e muitos já sobejamente identificados, por isso, imperioso se torna agir e tomar medidas consequêntes, sem ruído nem ameaças, com vista na solução desses problemas, sabido que segredo é alma de negócio.

    Por favor Senhor PM, utilize estratégia militar, ao ataque antes de declarar guerra ao inimígo…

    Situações como essas, melhor lema é e sempre foi de acção, fazer e só depois dizer ou melhor, anunciar depois de estar feito, convicto de que o resultado falará por si.

    Agradeço se possível, assuma esclarecimento de uma vez por toda sobre PGR.
    O que conta são as obras.
    ALTA CONSIDERAÇÃO

  32. madalena

    15 de Fevereiro de 2013 as 12:52

    Nao me fala de branqueamento de capital e depois diz que pretnde que Angola financie o OGE, por amor de Deus.
    Dê Ao Banco central autorização para vender dinheiro mais barato ao sector privado, estimulaa economia. Falas muito, sabe tudo , faz muito pouco. Gabriel!
    Anjo!!

  33. Porto Real sem mar

    15 de Fevereiro de 2013 as 13:47

    Se não houve oassagem de pastas significa que o governo não reconhecido pelo ADI, sendo assim deve este governo agir no ambito das suas compentencias, meio gaz. E agora ja é tarde. Quem mandou o sr entrar neste jogo de gato e rato. Um cidadão no uso das suas faculdades mentais, aliás uma pessoa , a priori bem formada vai “fulu”, cargo de 1º Ministro!!!
    Agora guenta!
    Dinheiro nos Bancos, Há!!
    Depositos de fonte duvidosa, bue re re
    Age, mostra trabalho.
    Nada de Algazarra. teimoso desde Berço, fitchi”, mimosinho.

  34. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 2:39

    Nos os santomenses continuamos na ignorancia e a fazer de conta que nada esta a passar e que realmente nao conhecemos os nossos politicos. Abrem os olhos santomenses deixem de discutir entre voces os pobres porque politicos corruptos e desgraçados em STP tem que nao cabe dentro de toda prisao. Nunca um politico ou um de aqueles que se considera que tem dinheiro em Sao tome e Principe vao ir a prisao ou injustiçados pelo actos de roubo e vandalismo no cofre do povo, isso Porque os POLITICOS que dirigem e vivem em esse pais sao todos ladroes e todos da mesma banda , nunca vao querrer ver o outro colega de roubo e profisao( gangster) detras das grelhas. A soluçao para esse pais esta na morte de todos politicos e sò assim o problema poderà ser resolvido. Estou cansado de toda essa merda e de politicos mas corruptos que um e outro e que dizem que vao fazer e nunca fazem nada . Esse paìs è uma praga e nunca vai sair donde esta. E nao se estressem muito porque nem o Gabriel , nem o Pinto , nem os outros que viram depois vao fazer algo para esse lindo pais, que è e sempre vai ser propiedade de como 25 individos mas desgraçados do mundo. SOMOS UMA PRAGA E PARASITAS ESPERANDO SEMPRE POR OFERTA DAS OUTRAS NACIONES.

  35. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 2:50

    E por favor deixem de comparar STP e Guine Bissau porque STP esta pior que Guine Bissau e por encima para um paìs que nunca teve conflitos. Vamos ser um pouco realista e ter um pouco de vergonha na cara porque Stp para os anos que leva de independencia e em paz , tem muita miseria para comparar com outros paìses. Nao façamos comparaçoes por favor.

  36. Papa

    16 de Fevereiro de 2013 as 2:56

    Nos os santomenses continuamos na ignorancia e a fazer de conta que nada esta a passar e que realmente nao conhecemos os nossos politicos. Abrem os olhos santomenses deixem de discutir entre voces os pobres porque politicos corruptos e desgraçados em STP tem que nao cabe dentro de toda prisao. Nunca um politico ou um de aqueles que se considera que tem dinheiro em Sao tome e Principe vao ir a prisao ou injustiçados pelo actos de roubo e vandalismo no cofre do povo, isso Porque os POLITICOS que dirigem e vivem em esse pais sao todos ladroes e todos da mesma banda , nunca vao querrer ver o outro colega de roubo e profisao( gangster) detras das grelhas. A soluçao para esse pais esta na morte de todos politicos e sò assim o problema poderà ser resolvido. Estou cansado de toda essa merda e de politicos mas corruptos que um e outro e que dizem que vao fazer e nunca fazem nada . Esse paìs è uma praga e nunca vai sair donde esta. E nao se estressem muito porque nem o Gabriel , nem o Pinto , nem os outros que viram depois vao fazer algo para esse lindo pais, que è e sempre vai ser propiedade de como 25 individos mas desgraçados do mundo. SOMOS UMA PRAGA E PARASITAS ESPERANDO SEMPRE POR OFERTA DAS OUTRAS NAÇOES.

  37. Boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 2:59

    Nos os santomenses continuamos na ignorancia e a fazer de conta que nada esta a passar e que realmente nao conhecemos os nossos politicos. Abrem os olhos santomenses deixem de discutir entre voces os pobres porque politicos corruptos e desgraçados em STP tem que nao cabe dentro de toda prisao. Nunca um politico ou um de aqueles que se considera que tem dinheiro em Sao tome e Principe vao ir a prisao ou injustiçados pelo actos de roubo e vandalismo no cofre do povo, isso Porque os POLITICOS que dirigem e vivem em esse pais sao todos ladroes e todos da mesma banda , nunca vao querrer ver o outro colega de roubo e profisao( gangster) detras das grelhas. A soluçao para esse pais esta na desapariçao de toda essa camada de politicos e sò assim o problema poderà ser resolvido. Estou cansado de toda essa merda e de politicos mas corruptos que um e outro e que dizem que vao fazer e nunca fazem nada . Esse paìs è uma praga e nunca vai sair donde esta. E nao se estressem muito porque nem o Gabriel , nem o Pinto , nem os outros que viram depois vao fazer algo para esse lindo pais, que è e sempre vai ser propiedade de como 25 individos mas desgraçados do mundo. SOMOS UMA PRAGA E PARASITAS ESPERANDO SEMPRE POR OFERTA DAS OUTRAS NAÇOES.

  38. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 3:07

    Nos os santomenses continuamos na ignorancia e a fazer de conta que nada esta a passar e que realmente nao conhecemos os nossos politicos. Abrem os olhos santomenses deixem de discutir entre voces os pobres porque politicos corruptos e desgraçados em STP tem que nao cabe dentro de toda prisao. Nunca um politico ou um de aqueles que se considera que tem dinheiro em Sao tome e Principe vao ir a prisao ou injustiçados pelo actos de roubo e vandalismo no cofre do povo, isso Porque os POLITICOS que dirigem e vivem em esse pais sao todos ladroes e todos da mesma banda , nunca vao querrer ver o outro colega de roubo e profisao( gangster) detras das grelhas. A soluçao para esse pais esta na desapariçao de toda essa camada politicos corruptos e sò assim o problema poderà ser resolvido. Estou cansado de toda essa merda e de politicos mas corruptos que um e outro e que dizem que vao fazer e nunca fazem nada . Esse paìs è uma praga e nunca vai sair donde esta. E nao se estressem muito porque nem o Gabriel , nem o Pinto , nem os outros que viram depois vao fazer algo para esse lindo pais, que è e sempre vai ser propiedade de como 25 individos mas desgraçados do mundo. SOMOS UMA PRAGA E PARASITAS ESPERANDO SEMPRE POR OFERTA DAS OUTRAS NACIONES.

  39. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 3:09

    Guine Bissau porque STP esta pior que Guine Bissau e por encima para um paìs que nunca teve conflitos. Vamos ser um pouco realista e ter um pouco de vergonha na cara porque Stp para os anos que leva de independencia e em paz , tem muita miseria para comparar com outros paìses. Nao façamos comparaçoes por favor.

  40. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 3:11

    E por favor nao comparem STP com Guine Bissau porque STP esta pior que Guine Bissau e por encima para um paìs que nunca teve conflitos. Vamos ser um pouco realista e ter um pouco de vergonha na cara porque Stp para os anos que leva de independencia e em paz , tem muita miseria para comparar com outros paìses. Nao façamos comparaçoes por favor.

  41. boyo

    16 de Fevereiro de 2013 as 3:16

    Nos os santomenses continuamos na ignorancia e a fazer de conta que nada esta a passar e que realmente nao conhecemos os nossos politicos. Abrem os olhos santomenses deixem de discutir entre voces os pobres porque politicos corruptos e desgraçados em STP tem que nao cabe dentro de toda prisao. Nunca um politico ou um de aqueles que se considera que tem dinheiro em Sao tome e Principe vao ir a prisao ou injustiçados pelo actos de roubo e vandalismo no cofre do povo, isso Porque os POLITICOS que dirigem e vivem em esse pais sao todos ladroes e todos da mesma banda , nunca vao querrer ver o outro colega de roubo e profisao( gangster) detras das grelhas. A soluçao para esse pais esta na desapariçao de toda essa camada politicos corruptos e sò assim o problema poderà ser resolvido. Estou cansado de toda essa merda e de politicos mas corruptos que um e outro e que dizem que vao fazer e nunca fazem nada . Esse paìs è uma praga e nunca vai sair donde esta. E nao se estressem muito porque nem o Gabriel , nem o Pinto , nem os outros que viram depois vao fazer algo para esse lindo pais, que è e sempre vai ser propiedade de como 25 individos mas desgraçados do mundo. SOMOS UMA PRAGA E PARASITAS ESPERANDO SEMPRE POR OFERTA DAS OUTRAS NAÇOES.

  42. Culorado

    16 de Fevereiro de 2013 as 21:02

    Caros deputados do ADI

    O arrependimento é prova de dignidade porque prova reconhecimento do erro cometido .

    Apresentar-se na AN (Parlamento) e não participar nos trabalhos, demonstra claramente que vocês marcam presença em defesa de salário que indevidamente recebem e não em troca de vossa forças de trabalho,por um lado e por outro lado, é exploração do próprio povo que vos elegeu. Por isso é imperioso que vocês se interiorisassem de forma a reconsiderar esse comportamento que em nada vos dignifica.

    POVO SANTOMENSE depois de ter assistido e vivido esse vosso comportamento terá no futuro o descaramento de vos eleger como seu representante? Tenho muitas dúvidas…

    Serria bom que não acreditassem e/ou acreditassem na compra de votos, porque é de admitir que cada dia que passa o povo tem estado a ganhar mais maturidade para não vender sua consciência em troca de migalha (Dobra-zinha).

    É mais importante a vossa participação, arregacem as mangas e dêm vossa contribuição no desenvolvimento de STP, não só para mostrar o que valem, mas também para justificar o salário que vos é pago com dinheiro desse povo sofredor que vos elegeu; quer seja por vontade própria quer seja em troca de Dobras-zinha.

    É bom e mesmo muito bom que os Deputados entendam de uma vez para sempre que o PAÍS NÃO SE CONSTORI COM ÓDIO, PERSEGUIÇÃO, PREGUIÇA, CORRUPÇÃO, ROUBOS, GREVES DE ASSIDUIDADE E BLOQUEIO E/OU RESISTÊNCIA PASSIVA.

    Mas sim

    COM A ESTABILIDADE , COOPERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO CONTRIBUITIVA INTELIGENTE , E DIÁLOGO SEM ARROGÂNCIA.

    Conselho de amigo …

  43. verdadeiro

    19 de Fevereiro de 2013 as 10:23

    O PM fala, fala, queremos ver o arroz a cinco Mil dobras, queremos ver ele a fazer melhor pelo nosso País, ele é o escolhido do Pinto para comandar o STP uma pessoa neutra, mais a pressão é tanta que ele já nem sabe aonde esta, Desculpa PM eu tive uma visão deferente da sua pessoa, O Sr. Não se esqueça que foi o mentor que contribuiu para tirar todos os Poderes que o Tribunal de Contas tinha, quando lhe convinha no momento, sabendo ele que la era sede própria para por todos dirigentes a prova, o Actual PM não é melhor que o Patrice talvez ate pior que ele, o Sr. Fradique lhe disse eu vi Homem, não vi o seu coração estas palavras foram sabias PM.

  44. atentinho diz

    3 de Abril de 2013 as 8:30

    Senhor primeiro ministro deve conter nas declarações que faz a respeito dos assuntos do estado.

    Se o assunto esta provado pelas instituições internacionais, deve o senhor na qualidade de responsavel do estado responsabilizar judicial e criminalmente as instituições do estado santomense que facilitaram a operação de branqui amento, mas sempre respeitando stp. e não como senhor fala como se fosse o dono da verdade e que todos somos mentirosos e que ninguém presta.

    O senhor já teve a coragem de denunciar publicamente que existe branquiamento de capitais em stp. Agora pergunta-se, O senhor já remeteu este assunto ao ministério publico com as provas que tem.
    O senhor é um exemplo nas funções do primeiro ministro mesmo; agora surge a noticia de que o senhor pretende que os militares sejam guardas das parcelas de camponeses por causa do roubos? se assim for, quem irá tomar conta das prais para evitar roubos de areia dos dirigentes com cobertura dos militares.

    Senhor primeiro ministro, eu não sou seu amigo, mais tenho alguma estima e consideração por si, enquanto defensor intransigente do modelo de gestão da coisa publica que o senhor deseja, mas vamos com calma, se aconselhe com seus colabores, principalmente com o verdadeiro chefe do governo, Presidente da Republica, para evitar atropelos e interpretações incoretas na sua intenção de bem fazer para esse pais constantemente adiado por culpa de sempre e por vontades alheias sempre começa de 00000.

    Um bem haja a STP

    Cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo