Política

Dívidas fúteis contraídas pelo Estado que ignorou problemas básicos das populações

É a característica do actual Estado da nação. O anterior Governo de Patrice Trovoada, contraiu dívidas na ordem de 162 mil euros, com uma revista alemã, apenas para promover a imagem do Chefe do executivo. O actual Governo já foi notificado a pagar, mas deixa entender que não se responsabilizará por esta dívida fútil.

O caso da dívida de mais de 160 mil euros, que o Estado são-tomense deve pagar a uma revista alemã que publicou artigos em língua alemã de promoção da imagem do ex-Primeiro ministro Patrice Trovoada, deve fazer parte segundo o Primeiro Ministro Gabriel Costa do lema “ Explicar Sem Complicar”, proposto pelo anterior Chefe do Governo e pelos seus colaboradores. «Alguém que pretende explicar sem complicar pode nos dizer, porque é que se toma 169 mil euros do Estado, e se contrai uma dívida com um revista escrita em Alemão, uma espécie de propaganda ao Governo em que ele(Patrice) vem na primeira página. Isto para mim constitui uma anomalia», declarou Gabriel Costa, para depois explicar que o anterior Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, propôs que as empresas ENCO e HBD-Boa Vida, bem como o Banco Central comparticipassem no pagamento da campanha de promoção do ex-Chefe do Governo na revista alemã. No entanto a ENCO e o Banco Central, recusaram fazê-lo uma vez que não foram se quer informadas antecipadamente sobre a campanha governamental. Só a empresa HBD-Boa Vida pagou 30 mil euros do valor total, tendo antes feito várias reclamações.

No entanto a revista alemã está a exigir o pagamento pelo trabalho feito. O Primeiro Ministro Gabriel Costa, exibiu uma cópia do jornal, em que Patrice Trovoada está na primeira página. São Tomé e Príncipe é notificado pelo jornal alemão a pagar mais de 160 mil euros. «Este governo recebeu uma nota proveniente do jornal, dizendo que reclamam ao Estado são-tomense o pagamento de 162 mil euros. Isso é que é explicar sem complicar. Esses senhores que fazem panfletos, devem vir explicar essa boa governação, essa boa gestão do dinheiro público», frisou, tendo deixado em aberto a possibilidade do Tesouro Público são-tomense não se responsabilizar por esta dívida. O Primeiro Ministro interrogou se iria pagar esta dívida, numa altura em que não há medicamentos nos hospitais. Aliás a própria dívida não deveria ter acontecido, segundo o Chefe do Governo, tendo em conta as necessidades prementes da população que os mais de 160 mil euros poderiam atender.

Outros gastos aumentam o interesse do processo de “Explicar Sem Complicar”, que pôs luz sobre o Estado da Nação. Segundo Gabriel Costa o seu antecessor, praticamente vivia no avião. «Só os gastos com as viagens do meu predecessor Patrice Trovoada, de 16 de Agosto à 31 de Dezembro de 2011, rondam 400 mil dólares. Foram 51 viagens. Não estou a inventar nada, é o Estado da nação. Toda gente sabe que ele estava mais tempo no avião. Ele deveria estar aqui para contrapor, como deputado que é, e não fazer aqui a política de cadeira vazia», afirmou o Primeiro Ministro.

Gastos elevados que contrastam com a penúria crescente em vários sectores. Saúde é um exemplo que tira sono a Gabriel Costa. «Se há um problema que me tira o sono, é a situação da saúde. Uma situação calamitosa. Duas semanas após ter assumido o cargo, não havia oxigénio no hospital, não havia consumíveis, luvas, e como hoje não há. E quando vemos para a execução orçamental de 2012, vemos que foram gastos 20 biliões de dobras. Para, além disso, há uma dívida com a INFOERMA em mais de 300 mil euros, com a Valle Flor mais de 100 mil euros, etc, mas quando se procura medicamentos não se encontra. É a gestão satisfatória no quadro da boa gestão», sublinhou.

Forças armadas, é outro sector em penúria. «Ao invés de lidar com as forças armadas de forma a que elas posam cumprir com as misões consagradas constitucionalmente, o anterior governo preferiu jogar com as forças armadas, jogar com a carância do sector, para pescar em águas turvas. Não há material de aquartelamento, os militares não têm fardas, nem botas. Para comerem é preciso que façam turno, porque não há pratos e talheres que cheguem para todos», reclamou, Gabriel Costa.

Tentativa de culto de personalidade e fidelidade ao Chefe Máximo da Administração Pública, ameaçavam segundo Gabriel Costa, o carácter republicado e democrático da instituição militar. No processo de promoção e graduação de oficiais superiores, foram registadas anomalias. Daí que segundo o Chefe do Governo, poucas semanas após a sua investidura o novo governo agiu no sentido de preparar e realizar a promoção e graduação dos oficiais superiores, seguindo apenas as normas que regem a instituição militar e o Estado de Direito Democrático.

Abel Veiga

    54 comentários

54 comentários

  1. nora

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:00

    BEM DITO, SRº PRIMEIRO MINISTRO.

    ESTÉ EM BOM CAMINHO, FALA SEMPRE A VERDADE E COM PROVAS.

    • Razão

      21 de Fevereiro de 2013 as 9:38

      Precisamos primeiro ouvi-lo, senhores!

    • Nação Santomense

      21 de Fevereiro de 2013 as 15:04

      Concordo plenamente com o Srº PM Gabrril Costa, retira o Passaporte deplomático que está na posse do individuo para evitar fuga para o exterior, a sua aliança com o partido minoritário no poder lisboa foi a causa da visão larga internacional de excluir este individuo como chefe do govertno.

      Não tenha medo o Sr.PM que o indicviduo em breve poderá ter o mandato de captura internacional, basta dislocando do pais.
      O SR. PR. tem feito o papel excelente, existem um grupo de corruptos que utilizavam a embaixada como o seu património que foram substituidos andam a chorar para este individuo que merece estar na cadeia pela gatunagem ao pais.
      Abrem os olhos denunciam esses corruptos desmascaram-os, não tenham medo. Força o Srº PM o povo está contigo.

  2. nora

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:01

    QUER DIZER “ESTÁ”

    • Arroz de Polvo

      19 de Fevereiro de 2013 as 16:40

      Mas isto é o cúmulo de má gestão pública. Eu nunca pensei que este homem pudesse ir tão longe nestas manobras dele como primeiro-ministro. 52 viagens de avião num curto intervalo de tempo, meu Deus??? Isto deve ser um record ????!!!!! Como é possível uma coisa desta???? Eu não posso acreditar num desvario deste, meu Deus!!! Como é possível aparecerem pessoas sem vergonha na cara a defenderem este homem, meu Deus!!! Isto é a maior vergonha do país desde a indepndência nacional. Eu nunca esperei, depois dos meus 59 anos de vida, ver uma coisa desta no meu país. Como é que o país pode desenvolver assim??? Eu se fosse responsável deste país este homem iria responder nos tribunais por estes crimes. Isto é uma grande desconsideração para aquelas pessoas pobres que não têm onde se tratar das doenças e outras maleitas enquanto este senhor anda de avião de um lado para outro gastando uma autêntica fortuna. Maldita hora…

      • Wilson

        20 de Fevereiro de 2013 as 6:15

        Meus senhores, estamos mal quando fazemos de verdade tudo o que o PM Gabi diz no desespero. para que os investidores vem a STP é preciso promover o pais nao com panfletos, e isso custa dinheiro. deixemos de baixezas sr PM Gabi. Governe o pais e pronha solucoes. ha poucos em STP que tem moral para falar de corrupcao. levemos para a lista todos os casos de corrupcao, desde as casas pre-fabricadas, barcos 30 Setembreo e Rei Amador, DOCA, STP traiding, GGA, etc, etc. Como é utilizado o dinheiro que anulamente a Nigeria da a STP? Nao utilize o sentimento das pessoas com problemas do hospital. esses que ja vem desde os governos do mlstp

    • Nação Santomense

      25 de Fevereiro de 2013 as 20:42

      Se tivesses sofrido a investidura do grupo de alguns Cidadãos Santomenses em Lisboa,que fizeram tudo para destruirem a minha familia ao favor de terceiros, pelo troco de que provávelmente, recebem valores para prejudicarem uns aos outros, pela inveja e má-fé, são 6 anos que ando nesta luta tremenda.

      Fui obrigado expulsar os meus para fora do país pelo ataque forte contra eles e a minha pessoa, luto pelo direito de igualdade e opotunidade para os cidadãos da Raça Negra em Portugal.

      O PS aprovou uma Lei que bloqueou a entrada dos Africanos na Função Pública, mesmo os que nasceram aqui,os concursos estão vocacionado para os que estão dentro , mesmo burro que tivessem 10 valores o de fora ter 17, fica aprovado o que tem 10 valores,porque é funcionário público.

      São situações que os Africanos por mais que estudam, têm que regressar a sua terra obrigatóriamente e mesmo na sua custa.
      Temos que criticar falaro que sabemos e não estar calado a ver o mal a bater diárimente na sua porta.São 22 anos neste pais, todos politicos Santomense têm cnhecimento dos factos.

      Houve ionvestidura do Patrice Trovoada enviando os seus mensageiros diárimente em cada passo que marco, basta sair de casa, estão no gabinete a controlar-me passoa passo,… sei que não estou sozinho, há decisões séria que vai depender da trnasparência da justiça portuguesa.

      Eu pedi o Susidio Subsequente que é asseguir ao Subsidio de desemprego, não me deram, achavam que eu auferia furtuna, assim que o Sr. M. SS. Pedro Mota Soares , soube que eu era do PS, agora que, não tenho nada há 6 messes, bloqueado sem dinheiro sem poder sair de Casa.

      Senhores comentadores não é por ali só palavras bonitas para agradar, o Justino VEigas e Abel Viegas são Cidadãos de Origem Caboverdiana o Governo STP deu-lhes Formação e colocou-os na Função do Estado, mas havia Nosso cidadão santomense a passar fome em CABO-Verde.

      Temos que dicutir esses pormenores para que haja correção , porque manter calado e não falar , vão pisar-nos constantemente
      abrem os olhos.

  3. Kia- li- tassondu

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:31

    Este 160 mil euros daria um grade jeito em compras de medicamentos!
    Mas por falta de bom senso ou seja mà cunxensá as coisas estao assim neste ritmo.
    So desejo muita coraguem aus que la estao ou Vivem !!!

  4. Me Zemé

    19 de Fevereiro de 2013 as 16:50

    Muito bem sr. PM. Verifique bem e justifique as anomalias do governo anterior e divulgue para todos. Espero que esta moda pegue, pois quando vier o próximo governo a vossa governação também vais ser escrutinada. Talvez, com esta operação que estão a ter agora, possa servir para vos intimidar em mexer no erário público, pois também sabem que também serão julgados. E se depois disso tudo que estão a fazer roubarem da mesma…já reparei que o sr. PM já ficou mais forte, só em 2 meses. Não há dinheiro, não há dinheiro… cuidado!!!

  5. Patrice Trovoada

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:01

    Ainda nao descubriram tudo q eu fiz, hao de saber mais, boa sorte Gabi, va investiga, quere ver se conseguem me prender…hahahhah.

  6. zeme Almeida

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:02

    Só blabla e com acusacoes gratuitas, senhor Gabriel Costa.O tempo vai passando e com pouco tempo que o senhor tém para governar?Tudo isto tem um preposito um alvo a abater o {Patrice Trovoada}.Nunca vi na minha vida um governante tao baixo como este senhor?Até mete nojo.Todos os primeiros ministros que passaram por governacao deste PAIS sem excepcao todos cometeram borradas e nenhum deles vieram ca a praca publica lavar a roupa suja deixadas por outros.Esta a ser demais até parece algumas mulheres{SANZALEIRAS}que quando tém alguma sanga com o seu marido vém a rua esparatar tudo que se passa ou passou em casa.Deixe disto por favor senhor Gabriel Costa{BASTA}e trabalha.Eu acho que querem tomar isto como pretesto caso nao conseguirem o tao prometido?O Rafael Branco e os outros deixaram borradas alguem soube?Estes assuntos sao segredos do estado por favor prestem aS contaS la dentro do vossos gabinetes e nao criem confusao na cabeca de muitos,porque quem ficara a ganhar com tudo isto só sao voces os politicos?Coitadinho do Zé povinho nada.Ainda nao estamos em CAMPANHA? Podem me criticar meus compatriotas e nao me importo da minha maneira de ser.Tenho a minha opiniao e vejo que as coisas nao podem ser assim?Sei que muitos tem opnioes contraria a minha, de maneira alguma estou preocupado,podem dizer o que quizerem.Eu pergunto:porque que o senhor Gabriel assumiu esta carga tao pesada?Viva STP

  7. zeme Almeida

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:22

    Quando o senhor Gabriel Costa quando terminar o seu mandato,vai acontecer a mesma coisa ou pior, no fim é que veremos.Um primeiro ministro tem ser diplomata nestas questoes delicadas.Dou-lhe o nome de primeiro ministro{SANZALEIRO}.Esta expressao nao vos vai agradar Jornal Tela-Non tenha paciencia, com espirito de revolta fui obrigado a usar esta palavra.

  8. ANALISTA

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:24

    Meus Senhores deputados e senhores Ministros, ja chega de bla bla bla. Ja sabemos que o Governo de P.Trovada delapidou Tesouro Publico. Agora é ação, SÓ TEMOS 10 MESES PARA TERMINAR O ANO. VAMOS MOSTRAR O SERVIÇO!! SÓ ASSIM TEREMOS RAZÃO NA PROXIMA ELEIÇÃO. APROVE O ORÇAMENTO…O PAIS ESTÁ PARADO…TEMOS QUE GANHAR O TEMPO..Ja está a fica curto o tempo.Temos que mostrar a nossa competencia para sermos escolhidos na proxima eleição.

    CADA TEMPO PERDIDO ESTAMOS A DAR VANTAGEM PARA O ADI. TEMPO É OURO MEUS SENHORES

  9. defensor do povo pequeno

    19 de Fevereiro de 2013 as 17:39

    Gabriel, tu és um verdadeiro defensor do povo pequeno. És um homem humilde e justo para com as pessoas. As pessoas que entraram varias vezes para no teu escritório de advogado sentiram isso. Nada de fantasia e luxuria desnecessaria como esse Patrice. Por favor, comunica esses factos todos ao Ministerio Público, ao tribunal de contas e requer que seja desencadeado o competente processo. o Patrice deverá repôr esse dinheiro no cofre do Estado. Andou de avião a comer e a beber em bons hoteis a custa do povo. O Patrice deveria gerir os parcos recursos do Estado com os rigor que são recomendados aos gestores públicos pelas instancias internacionais, como a INTOSSAI. Ele deverá ser julgado e condenado a devolver ao Estado todo esse dinheiro. ISSO É UM ABUSO MEUS SENHORES.

  10. pumbo

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:22

    Se eh bom criticar, eh ainda melhor demonstrar na pratica, com accoes concretas e positivas que somos mais responsaveis e vocacionados para o bem da nossa nacao. Se passarmos todo o nosso tempo “investigando” e criticando os antecessores, nao conseguiremos denonstrar as nossas competencias, como excelentes governantes!

  11. André

    19 de Fevereiro de 2013 as 18:51

    Este apatriado P. Trovoada,não tem bens declarados em São Tome’? Envia o caso ao Tribunal contra todos
    estes malandrecos ( P.Trovoada e os seus
    directos colaboradores) e, se os Juizes teem
    a..kilo no lugar nao ficamos a
    perder. Saca-os Passaportes antes que fujam
    e em relacao ao Trovoada que anda a volta
    ao mundo Interpol dara’ com ele mesmo que
    esteja na Conchichina.

  12. N.C

    19 de Fevereiro de 2013 as 19:09

    Nao entendo como e que um 1 ministro venha a praca publica desmascarar e revelar casos que sem duvidas, sao segredos de justica e que merecem sem duvida investigacao e serem lavados a barra da justica.O sr 1 ministro esta a agir como um justiceiro implacavel,com sede de justica e vinganca.Que o faca em instituicoes propias e nos trametos propios.Basta de tanta corrupcao,de tantos abusos de poder.Todos, mas todos tem que pagar por ma gestao,desvio de fundos e enrequicimento ilicito

    • josé do riboque

      19 de Fevereiro de 2013 as 19:31

      Bom dia gostaria de saber o que o Senhor ou senhora N.C. entende por praça publica.. Serà a Praça de Independencia ou Yon Gato? Risos… Quando nada temos a acrescentar ou a dar é melhor e fica-nos bem ficarmos calados. Se o PM faz um discurso no Parlamento, é um dever da Democracia o governo prestar contas ao Parlamento , informar e dizer o que acha imperfeito , sujo e corrupto. Quem tem palha na alma do fogo teme. Felicidades, senhor o senhora NC , a casa parlamentar nao é praça publica.

    • Tio António e Gente Burra

      19 de Fevereiro de 2013 as 21:25

      Deixe de ser parvo,sabes bem que no nosso sao tome ás coisas funcionam assim,e tu próprio quando te convém exprimes nesse espaço,falando de casos muitos deles julgados,e as pessoas bem ou não foram absolvidas,ex STP trading,defensor sanguinário dos Aldrabões Do Inferno,ADI…

    • Pema Pema

      19 de Fevereiro de 2013 as 21:29

      porcaria, depois de tanta coisa k este homem ja fex vc ainda tem coragem de responder para este malvado, concoradas com o que ele esta a fazer, coitado da populacão k sofre e vcx k ja têm continuam a ter mais et a roubar, “vous etes tous des vouleur”.

    • Argenezio Antonio Vaz

      19 de Fevereiro de 2013 as 21:45

      Ma gestão, temos os casos seguintes:
      – Aeroporto com financiamento do BAD
      – Casas pre fabricadas
      – Mercado feira de ponto
      – Passeios da cidade capital
      – Doca
      – 5 milhões do Brasil
      – Barco PRINCIPE
      – Venda de praias santomenses
      – Venda dos rios santomenses
      – Venda da ENCO
      – Arroz que desaparece no alto mar
      So para apontar alguns , o que dizes?

    • Argenezio Antonio Vaz

      19 de Fevereiro de 2013 as 21:48

      Outros
      – Venda de cacau
      – Caixa popular
      – Fundo de reconstrução nacional
      – Dinheiro do hospital que desaparece

      • de Ceita

        21 de Fevereiro de 2013 as 9:27

        Caro compatriota Argenezio, tocaste num assunto muito importante e delicado, Fundo de Reconstrução Nacional, que considero primeiro roubo aos santomenses, que está hoje quase que esquecido.

      • de Ceita

        21 de Fevereiro de 2013 as 9:35

        As dívidas fúteis verificou-se em STP, pela primeira vez entre 2010-2012.

  13. A.D.I

    19 de Fevereiro de 2013 as 19:18

    esse gabriel é primmeiro minintro sujo, em ves de começar a trabalhar mostrar q é melhor q outro passa o tempo a se fazer de juiz pra confundir o povo, deixe que os outros fazem esse papel faz o q te compete, tas de mãos atada né seu assaltante de poder sujo,

  14. Bingo

    19 de Fevereiro de 2013 as 20:14

    N.C.

    O seu comentário é lastimável.

    O povo são-tomense tem o DIREITO, o DIREITO, entendeu bem? de saber de que modo o homem que foi ELEITO com uma agenda anti-corrupção nos chamou idiotas a todos durante mais de dois anos.

    E mais não digo, porque este espaço deve manter um certo grau de civilidade.

    Passar bem.
    Porque somos todos são-tomenses.

  15. paparazzi

    19 de Fevereiro de 2013 as 21:34

    eh boboeeeeee

  16. zeme Almeida

    19 de Fevereiro de 2013 as 21:57

    Este primeiro ministro a sua missao só é para aniquilar e apagar a imagem do Patrice Trovoada.O cofre do estado nao tem dinheiro,podem me dizer, aonde o senhor primeiro ministro arranjou o dinheiro para pagar os licenciados?Nao está a aproveitar desta situacao para obtencao de votos? É preciso fazer desenhos?Que discursos baixos.

  17. Ospibinho

    19 de Fevereiro de 2013 as 22:37

    Povo Santomese;
    Mais uma vez vos peco muita atencao.
    Esse primeiro Ministro Indicado, ateh agora nao demonstrou a prova da sua inteligencia ou sabedoria para tirar o Pais no fundo do poco, senao estar a criticar. Ele convive com CALOTEIRA. Sabem o que isso significa para um Pais ter um dos dirigentes CALOTEIRO? Gabriel ao em vez de tentar procurar popularidade para o seu partido tenta pelo menos fazer uma coisa que te dah orgulho amanha e nao estar todos os dias falando mal dos outros. porque nao falas dos outros Primeiro Ministros? O Costa Alegre, Posser, Damiao D’Almeida, Rafael Branco? Serah que eles governaram muitissimo bem? E se sim porque nao segues pegadas deles para teres uma governacao exemplar.
    VAI TOMAR BANHO QUE ESSA MANOBRA JAH CONHECEMOS E DECORAMOS.

  18. zeme Almeida

    19 de Fevereiro de 2013 as 23:02

    Ha-de reparar que o homem nao esta bom.Tem falhas na memoria.

    • Desgraçado

      20 de Fevereiro de 2013 as 1:13

      Cadeia com membros de anterior governo, não se pode deixar hospial central nessa situação e ficar como se nada fosse. chwgou a hora da verdade.

  19. António Silva

    19 de Fevereiro de 2013 as 23:29

    Para que serve o TRIBUNAL DE CONTAS neste país? Andam todos no “LÓLÓ DÉDÚ”?
    As coisas vão se passando e ninguém surge a alertar de como estão a ser geridos o dinheiro público?
    Ninguém presta contas a ninguém?
    Que imprudência!
    Como pode um estado ter negócios destes enquanto o povo passa por dificuldades e o país na estrema pobreza!?

  20. António Silva

    19 de Fevereiro de 2013 as 23:48

    É por estas e outras que o grupo HBD-boa vida vai dizendo que têm muita necessidade de ter na sua equipa QUADROS santomenses. Ao governo regional, palmadinhas nas costas e no fundo os técnicos qualificados que se vê mais no projecto são estrangeiros. São negócios; o dinheiro entra e rapidamente volta a sair do país e continuamos cada vez mais pobres.

  21. Elias Diekum

    20 de Fevereiro de 2013 as 7:15

    ADI = Gatunagem como sempre

  22. actua governo na razão

    20 de Fevereiro de 2013 as 7:58

    A oposição afinal de contas ,tinha razão,va la que agiram a tempo ,porque senão!!!!!!!!
    adeuá côngô
    uuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!1111

  23. maria chora muito

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:18

    Caros e caras compatriotas, ao ser verdade o que o primeiro Ministro Gabriel disse, então estamos muito traumados.
    Em primeiro lugar é inadimissísel que num paìs tão pobre como o nosso um primeiro ministro dar -se ao luxo de gastar tanto dinheiro com propaganda. E tão grave quando um Ministro das Finanças constragi uma empresa estrangeira para ajudar a pagar uma d~ivida dessas. Num paîs minimamente sério amdos estavam na cadeia. E pelo que vejo isto é apenas a ponta do iceberg. Jã compreendo a razão da fuga do Patrice, vigarista ladrão e oportunista.

  24. ANÁLISTA

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:27

    Meus Senhores deputados e senhores ministros, ja chega de bla bla bla. Já sabemos que o governo de P. Trovoada delapidou tesouro publico. Agora é ação, só temos 10 meses para terminar o ano. Vamos mostrar o serviço!! Só assim teremos razão na próxima eleição. Aprove o Orçamento…o pais está parado…temos que ganhar o tempo.Ja está a fica curto o tempo. Temos que mostrar a nossa competência para sermos escolhidos na próxima eleição. Cada tempo perdido estamos a dar vantagem para o ADI. Tempo é ouro meus senhores

  25. Espirito Santo

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:30

    Este Primeiro Ministro no meu ver esta a fazer uma pessima governaçao. Com Pinto da Costa nunca teremos paz e entendimento. APENAS odios e mais odios.
    Gostei muito do Albertino Bragança na grande entrevista. Pelo menos demostrou ser um homem do Estado. Nada haver com o do Rafael Branco.

  26. carlos

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:45

    actual primeiro ministro e uma vergonha para povo de sao tome e principe para mulher k entra em entriga com outra mulher

  27. fla seto

    20 de Fevereiro de 2013 as 8:47

    todos fiserao e estao a faser para que este pais se ufunda. so ha interesse pessoal e mais nada. Ninguem quer saber do desenvolvimento do pais, so de si mesmo.

  28. C.Semedo

    20 de Fevereiro de 2013 as 9:20

    Gostaria que O Sr Gabriel Costa não esquecesse que essas dívidas fúteis tambem fazem parte das dívidas contraídas por governos de MLSTP, PCD, MDFM. E o Sr Gabi o que está a fazer, está seguir as mesmas pisadas dos governos anteriores, contraindo créditos junto de Angola, Guiné equatorial, Nigéria e outros mais PARA O SEU OGE. Será que algum governo deste país que se tornou dependente crónico conseguirá sobriviver sem a ajuda externa? Endividam o país e os fundos são desviados para bolços alheios e vêm com conversa barata de dívidas fúteis. Sejamos sérios.É pena de o Zé pouvinho.

  29. ANCA

    20 de Fevereiro de 2013 as 9:57

    Porque pouco apraz os partidos políticos e os chamados políticos SãoTomense.

    Estamos num autentico momento de campanha política, com intuido de proximas eleições.

    Quem começa o seu trabalho a apontar dedos a tudo e a todos, só pode ser incompetente, irresponsável, com baixo valor moral.

    Pois que nas costas dos outros devemos ver a nossa.

    Os casos relatados acima fazem parte da realidade administrativa do País, desde 1975, até então, e este governo jamais fugirá a regra, se os cidadãos Sãotomenses querem saber mais, pensem, investiguem, procurem informação, como sugestão caros cidadãos, deixo-vos aqui, o titulo de um livro de importâcia extrema, para pereceberem a gestão administrativa do País, após a independência, na transsição para o periodo democrático, com reflexo nos dias de hoje.

    Vejam, pesquisem, leiam;

    “A economia de S.Tomé e Príncipe”

    Autor-Armindo Ceita Espirito Santo

    Pois este é somente um dos titulos, pesquisem mais informações nos jornais, nas revistas, façam á vossa comparação e tirem as vossas ilações.

    Pois que nós os cidadãos Sãotomenses, desde do mais alto até o povo SãoTomense;

    Somos preguiçosos, egoístas, malandros, invejosos, vaidosos, malfeitores, aldabrões.

    A razão porque nos encontramos na miséria e pobreza extrema.

    Sejamos honestos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Este governo tem dezoito meses pela frente na governação do País.

    Que programa concreto já aprensentou ao País.

    Como encara a realidade dos números, estatísticas reais do País no sector social, cultural, ambiental, político, económico e financeiro.

    Que plano de governação tem.

  30. Filho da Terra

    20 de Fevereiro de 2013 as 10:16

    Tanta divida a ser feita? Estamos sendo vendido,Os irmao que tem olhos mas abertos e que esta comer toda riqueza.

  31. Dlima

    20 de Fevereiro de 2013 as 11:06

    Se dúvidas houvessem, fica agora claro que este “primeiro ministro”, PÁU MANDADO DO PINTO, não sabe fazer outra coisa senão cumprir ordens do superior e defamar, denigrir e/ou atingir alguém em concreto.

    Está claro que na ausência de ideias e soluções para resolver os problemas do País e do povo, o Srº PM refugia-se nestas declarações e acusações para tapar os olhos das pessoas e com isso vai ganhando tempo rezando à Deus para que acabe rápido o seu mandato.

    Srº Gabriel “Pinto da” Costa, “O JUSTICEIRO”, já o disse anteriormente e volto a dizê-lo agora, concordo que se faça justiça, concordo que todos aqueles que contribuiram para este estado dagradante da nação sejam responsabilizados, disse TODOS e não apenas um em concreto. Se o seu antecessor governou mal o País, que seja chamado a justiça e punido. A questão que se coloca é: será o Patrice Trovoada o único culpado do actual estado da nação? será que os outros 13 PM’s que o antecederam não contribuiram em nada para este estado da nação? qual o resultado da investigação feita aos outros 13 governos que antecederam ao do Patrice?

    Srº PM, o Srº estudou e certamente na escola não o insinaram a ser PÁU MANDADO e muito menos agir com má fé, se a questão é saber o estado da nação ha que se fazer um apanhado geral daquilo que foram todas as governações desde 1975 até agora e não de apenas ha dois ou três anos…

    • Dlima

      20 de Fevereiro de 2013 as 11:20

      Sr PM, apenas lhe pedimos que seja sensato, justo e correcto nas suas acções, investigações e nos seus actos e não se deixe influenciar pelo poder. Pois, so desta forma teremos um retrato real, não vicioso do estado da nação.

  32. E. Santos

    20 de Fevereiro de 2013 as 12:41

    Eu gostava sinceramente era de saber quem pagou a obra do passeio do actual Presidente da Assembleia, marido da actual PGR. Alguém sabe se é do dinheiro da Assembleia (ESTADO) ou do bolso deles?
    Quem souber, por favor, confirme.
    Nestas dívidas fúteis não estão incluídas as despesa com o tal Avião que levou Natália Umbelina passar o Natal a Príncipe, pois não Sr. PM? Também não está incluido a vossa disponibilidade (ESTADO) em liquidar a dívida de calotice da Sra. PGR, pois não?
    É que realmente, sem querer ir buscar passado anterior ao ADI, para não incluir o elenco político todo do país, as situações recentes não podem contudo ficar de fora do roll. Afinal, vamos considerar dívidas fúteia a partir de quando? Ou será só para considerar o intervalo 2010-2012 (excepto Dezembro)???

  33. zeme Almeida

    20 de Fevereiro de 2013 as 13:48

    É um proposito do senhor primeiro ministro Gabriel Costa em relacao outros antigos e companheiros de luta de Humiliar,humiliar ainda humiliar sempre e reduzir á zero os outros e sentir,ainda que por alguns segundos,aquela sensacao de todo o poderoso,transcendencia divina.Nao acredito que o seu estado de nervosismo tenha acabado no seu corpo?Permita-me que vos diga nao seja o tal senhor Gabriel Costa,aquele que lutou na praca publica junto a Agencia TAP e esbofeteou um deficiente fisico indefeso?Claro que estas coisas nao se pode falar porque o senhor primeiro ministro nunca fez historias desagradaveis e é censurado pelo vosso jornal Tela-Non,ou porque se esta a falar mal dele.Que acreditemos ou nao em Deuses ou nos demonios, sera este é o Santo Santo Gabriel salvador da Patria?No seu discurso do estado da nacao,reparem no seu rosto palido de carne falida e nos olhos quase anémicos?Comparem depois de tudo isso com aquelas criancas das escolas que foram atingidas pelo mau espirito{Santo}?Gabriel quase que entrava em transe,quando falava ou pronunciava os nomes ou factos relacionados com alguns dos amigos e companheiros de ontem?É o resultado da vivencia cultural ou social.Mas para se estar em estado de transe nao significa ser portador de qualquer doenca de foro psiquico?Este comportamento,reacoes ou expressoes menos decorosas, rocando á obscenidade sao proprias de certos individuos quando se encontra nesse estado e explicam-se a partir de certos condicionamentos culturais e sociais e o psiquiatra mal preparado pode confundir esses comportamentos com verdadeiros disturbios mentais.Gabiel Costa encontra-se num estado depressivo,possui{Diabo no corpo}e deve ser urgentemente exorcizado,antes as famigeradas epedemias de possessao das bruxas,demoniaca,essa influencia maligna de transe tomem de todo o seu corpo e para sempre.É de connhecimento publico que Gabriel Costa foi sempre um homem muito agitado por natureza{Agite-o,suavemente,senhor}e padece desde muito cedo de {transtornos hestericos}transtorne-o senhor pouco a pouco que fragilizam emocionalmente as pessoas.É este estado de quase demencia é que se encontra Gabriel Costa.Durante o seu discurso-devaneo,Gabriel Costa parecia que delirava,que tinha visoes e alucinacoes graves,andando para frente e para tras{que este seja o seu destino Senhor}.Neste discurso,so nos fazia lembrar do mestre de Djambi,que ja no findar da noite em profunda transe de inspiracao fala lingua estranhas.Gabriel Costa falava sem coerencia,num tom estaranho,dizendo coisas desconexas,saltando de um assunto para o outro,apesar de ter na mente um fio condutor para{Explicar sem complicar}que traiu mais de uma vez.Nao vemos como atribuir alguma importancia a tudo isto?Seria,pois,aconselhavel,agora e ja,antes que essa vontade excessiva e inatingivel de ser que invadiu a mente de Gabriel Costa nao promova o desnvolvimento de doencas,alteracoes e transtornos mórbidos de consciencia e contribua para a ocorrencia de quadros patologicos irreversiveis,que San Damion,Sam Cósumu,San Bom Despachu desassombre todos os espiritos amem.Obrigado a todo povo de STP.

  34. blabu

    20 de Fevereiro de 2013 as 14:05

    Tenho um ponto de vista.
    Acho o pais nao precisa de Militares meus senhores.
    Sejamos honestos. O pais nao precisa de tanto figurino.
    Vamos reformar o pais de A à Z
    O dinheiro que se gasta com militares pode-se investir no hospital
    Os militares reforçam o quadro da policia nacional, agricultura, etc
    Ha paises no mundo que peteriram militares para investirem no ambiente.

    • Barão de Água Ize

      20 de Fevereiro de 2013 as 23:47

      Deve STP ter forças militares? Esta questão devia ser debatida. Não seria mais importante trocar armas por ambulâncias; granadas por aparelhos de análise médica; estradas recuperadas ? Uma nova entidade que englobasse ex-militares com policia e bombeiros?

  35. teu tio

    20 de Fevereiro de 2013 as 15:32

    Nunca fui com cara do “PATRICE TROVODA” porque ja sabia que é um “desgraçado, mafioso, terrorista,aldrabão e sínico de maú caracter…Mas alguns idiotas acreditam nele porque são empapados por ele.os que continuam a acreditar no Patrice Trovoada estão pura e simplesmente a envenenar a propria mesa. FUIIIIIIIIIIIII…..

  36. Pleto

    20 de Fevereiro de 2013 as 16:07

    Eu não gosto e raramente comento a situação do nosso País mas por forma de desabafo, sou obrigado a o fazer porque definitivamente o Povo Santomense não tem voz nem pulso forte para dizer basta de uma vez por todas aos desmandos no nosso querido STP.

    Vamos continuar nesses dismandos e pouca seriedade na questões sérias e fundamentais.

    O comboio de desenvolvimento e progresso ja arrancou a muitos anos e outros País estao a tirar proveito disso, enquanto o nós continuamos a descutir nomes,partidos A,B,C e perder tempo com idiotices.

    Com esse PM sem legitimidade e armado em policia, não vamos longe. Sempre demonstrou arrogancia e no fundo é um cobarde e com muita falta de sentido de estado.
    Um PM não pode andar em leviandades, se quer fazer balaço da governação boa/má do anterior governo então devia ter memória e referir todos os actos ruínosos de todos os Governos.

  37. Barão de Água Ize

    20 de Fevereiro de 2013 as 23:42

    Se há provas reais, fundamentadas, sem erro, de actos cometidos pelo anterior Governo e Sr. Patrice, que prejudicaram o Estado e à revelia das leis, em proveito dos próprios, é simples: Deve ser instaurado processo crime e deixar a justiça investigar e decidir. E o presente Governo, deve preocupar-se em governar sem perder mais tempo com as aventuras ou desventuras do Sr. Patrice do seu Governo.

  38. Sacode puera

    21 de Fevereiro de 2013 as 1:13

    Senhor P M Gabriel Costa , Senhor P R Manuel Pinto da Costa Meu senhores começamos um novo ano de 2013 e o ano para por fim ao passado. Este governo tem que virar a pagina deste pais chamando a responsabilidade ao governo sessante da má gestão perante os tribunais e a partir de agora qualquer membro de governo actua que entrar nos esquemas também vão parar os tribunais . Chega meus senhores tenham pena deste povo. Senhor PR e o senhor PM tomem todas as medidas seja quem for para acabar com tudo isso .

  39. João Martins

    21 de Fevereiro de 2013 as 10:54

    A culpa disso tudo, são dos nossos jornalistas, não têm culhões, deviam em primeiro ministro se ficou sanado a sua saída do adi?

    como é que um homem enquanto bastonario da ordem dos advogados tinha uma opinião, após ser nomeado primeiro ministro pelo padeiro pinto da costa, já tem outra opinião sobre a justiça.

    A NOSSA REALIDADE É QUE OS NOSSOS POLITICOS SO SABEM VIVER E PREPARAR MARACUTAIAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo