Política

ADI pediu debate televisivo com o Governo – Gabriel Costa diz que é caricato

A ADI desafiou o Primeiro-ministro Gabriel Costa e o seu Governo para um debate televisivo sobre o Estado da nação. O maior partido da oposição quer responder as críticas feitas pelo executivo sobre a gestão dos bens públicos nos últimos 2 anos.

ADI não marcou presença no debate parlamentar sobre o Estado da Nação, mas agora quer debater o mesmo assunto com o Primeiro-ministro Gabriel Costa e os membros do seu governo através da televisão.

Agostinho Fernandes, Ministro do Plano e Desenvolvimento no Governo de Patrice Trovoada, explicou porque razão os membros do anterior Governo pretendem debate televisivo com Gabriel Costa e o seu elenco. « Os membros do XIV Governo Constitucional não são deputados. Não têm assento na Assembleia Nacional e não têm como responder na Assembleia Nacional. Se o ataque teria sido desferido contra os deputados da ADI, seria de facto o palco para responder. Nós achamos que o melhor palco é a antena da TVS, num debate em directo em que nós, doutor Gabriel Costa e os demais membros do seu governo, discutiremos ponto por ponto as diferentes acusações que foram feitas, com a possibilidade de discutirmos outros dossiers importantes para o conhecimento dos são-tomenses», declarou o ex-Ministro e membro da direcção da ADI.

No entanto confrontado pela imprensa com o desafio lançado pela ADI, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, viu teatro no desafio lançado pelo maior partido da oposição. «É caricato. Quem tem espaço no parlamento para debater tudo quanto eu apresentei na qualidade de Chefe do Governo, relativamente a governação do décimo quarto governo, deve utilizar este espaço que é a Assembleia Nacional. Agora qual é a legitimidade que tem este senhor para fazer esse desafio. Teria um grande prazer em sede própria para este desafio», afirmou o Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe.

O Chefe do Governo acrescentou que vários ex-ministros do governo de Patrice Trovoada, são deputados eleitos, e poderiam aproveitar a casa da democracia, o Parlamento, para contrariar as denúncias feitas.

ADI quer debate televisivo com o elenco governamental liderado por Gabriel Costa, mas sem a presença do ex-Primeiro Ministro e líder do partido, Patrice Trovoada que desde Dezembro do ano passado se ausentou do país.

Abel Veiga

    69 comentários

69 comentários

  1. JBrown

    21 de Fevereiro de 2013 as 17:22

    Isto só numa arena de gladiadores.

    • Wilson

      22 de Fevereiro de 2013 as 8:12

      Va la PM Gabi aceite o convite, queremos ver as coisas claras falando as verdades cara a cara, olho a olho. Se nao fores ao debate é porque nao tens provas. Tu e os teus pares andam a fabricar provas, factos, fazer a dita guerra psicologica de manipulaçao de consciencias de centas de milhares de santomenses que so querem ter as tres refeiçoes e ter uma vida digna de pessoa humana. isso foi muito usado nos tempos da guerra fria e da ditadura do partido Estado MLSTP

      • l

        22 de Fevereiro de 2013 as 9:32

        Um debate televisivo com TODOS os membros do anterior e actual governo. TODOS significa todos.

      • Joker Voz do Povo

        22 de Fevereiro de 2013 as 11:47

        Primeira coisa, local de debate em democracia é no Parlamento e não na rua. Segunda coisa, todos, inclusive o larapio de Patrice que está ausente, concerteza, não é?
        Portanto, os srs. adeistas vê se ganhem juizo, este país, apesar dos pesares continua a ter e ser uma democracia, logo o local de debate é no parlamento. fui!

        • Lucas

          22 de Fevereiro de 2013 as 16:47

          Acusação feito no parlamento deve ser respondido no parlamento. Querem é populismo. Volta para parlamento pra se devenfer. TVS já não é mais a casa de mãe joana…

  2. Luis Carlos Espirito Santo

    21 de Fevereiro de 2013 as 17:26

    Va la Gabriel aceita esse desafio e faça essas mesmas criticar cara a cara num terreno neutro sem as ilegalidades que existem no nosso parlamento onde um dos principais deputados e um representante e cliente teu no caso STP Trading. Quem nao tem medo nao teme. Os Saotomenses QUEREM SABER VERDADE SO VERDADE.

  3. Motxí

    21 de Fevereiro de 2013 as 17:48

    De facto eu gostaria de ver isso, porque falar atrás é facil,… afrente é outra coisa, há k ter Es****ões……

  4. Motxí

    21 de Fevereiro de 2013 as 17:56

    “Dívidas fúteis contraídas pelo Estado que ignorou problemas básicos das populações” uma dúvida….Curiosidade.. será que o nosso PM, poderia dizer tudo isso frente a frente com o Governo cessante…?? Uma vez que já há um pedido p/ debate frontal Governo cessante Vs Actual Governo., até parece jogo de computador.

    • vedé - vedé ê

      22 de Fevereiro de 2013 as 19:15

      Meus caros, onde estamos?
      Debate televisivo com Membros do actual e anterior Governo. Sera que o Particio vira? Quem falará por ele? Si alguem pode falara por ele, então os deputados do ADI podem falar pelos ex-ministros que não têm acento, porque grande parte deles são deputados eleitos.
      Vão para AN que lá é a casa da democracia onde se debate o contraditorio. O Governo só pode ser chamado a AN e ao Palacio do Povo.
      Debate delevisivo é nas campanhas, e pos sinal o ADI como tinha um candidato fraco as presidenciais, não estava interessado no debate. Coviniencias…
      Sejamos serios, fogem da AN e querem se refugiara na Televisão… Vão trabalhar, 11 milhões por mès que ganham na AN sem fazer nada, isso não vos incomoda? Peçam debate televivo para explicar ao povo o slario que estão a ganhar sem se quer levantar mão na AN. É para isso que o povo vos elegeu?
      E com que cara viram pedir ao povo para o representar dentro de 18 meses?
      Estaremos a espera da Vossa cara de pau em vir pedir voto

  5. O Analista e Censurador

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:00

    Esse debate não vai dar em nada!… Ao contrário de chegarem a um acordo em paz, o que vai haver no debate é insulto, ameaças e violência física. No entanto é deixar as divergências para traz e resolver os problemas que tem afectado o nosso País. Não esqueçam que os elementos que formam partidos, seja qual for o Partido, são todos filhos da Terra!… É bom que sejamos Nacionalistas e não Interessialistas. “POVO UNIDO DERRUBA MONTANHAS”

  6. N.C

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:17

    Va la 1 Ministro,aceite o desafio do debate frente a frente e em directo na TVS.Assim laraiam toda a roupa suja de uma vez e o povo agradeceria

  7. joven de 90 anos

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:51

    esso tudo e uma brincadeira, se o governo denunciou casos anomalos e se o ADI achou que e mentira como e que vai pedir um debate deviam sim e meter uma queixa com o senhor PM,NAO FISERAO SABEM PORQUE, as pessoas acham que isso e um jogo,gosan e abusam dos comtribuintes , aqueles que trabalhan de sol e chuva ,para sustentar o bolso dos politicos, isto e muita brincadeira.
    o actual primeiro ministro deve faser uma queixa comtra o antigo governo por gestao danosa e este vao para o debate sim com a justiça

    • SOMOS OS "VABUS" do MLSTP, PCD e MDFM

      21 de Fevereiro de 2013 as 20:48

      Jovem, a queixa em que tribunal? Tribunal de Silvestre Leite e comparsas ligados ao poder? desperta Sr. PARVALAO

      • mauro almeida

        21 de Fevereiro de 2013 as 21:27

        tens rasão o leite ta feito com os patrices varelas levys,etc. o leite até com os ninos monteiros ja sentam na mesma mesa, tanto é que foram no aniverçario do leite. nos tribunais nenhum juiz lhe respeita.

  8. JOSE CARLOS

    21 de Fevereiro de 2013 as 18:59

    O debate não vai resolver absolutamente nada, só tenho pena é que no nosso País as pessoas não são responsabilizadas pelas decisões que lesem o interesse Público para que fosse todos a cadeia pelas várias anomalias cometidas….

  9. Desgraçado

    21 de Fevereiro de 2013 as 19:09

    Não entendi bem, não são deputados? nesse caso vocês do ADI devem entregar vossos passaporte diplomatico e renegar todas regalias como deputados, e mais, não são empregados do Patrice Trovoada que devem debater com o 1.º ministro, mas sim o Talibã Patrice Trovoada, ele não é mais do que Gabriel Costa. haja paciência Agostinho e os restantes bufos do patrice.

  10. Aledunha

    21 de Fevereiro de 2013 as 19:45

    Os ADIenses foram pra GABAO encontrar com o chefe Palhaco Travado e talvez aprenderam uma licao terrorista, portanto nao aconcelho o Gabi a aceitar o desafiu, depois de tudo q aconteceu com o Governo anterior, nao confio estar de perto a esses gajos, ainda me lembro das ameacas do LEVI, deveriam ter chamado os ex-Ministros ao tribunal supremo de modo a explicarem com q poder constituicional reconheceram o Kosovo, queremos tambem a explicacao de onde para a verba dada pelo Governo do Kosovo, quem lhes deu o direito de assinar acordo com a empreza Taiwanesa sem q passa-se do parlamento, qual foram os procedimentos q levaram o Governo a assinar o acordo com a empreza do Kosovo pra o tal Crude Oil allocation cedido pela Nigeria, porque nao entrega das pastas, o montante q o governo tera q pagar a empreza de publicidade alema, etc…Eles q respondam essas questoes depois disso o Gabi tera um debate na TVS. Malndros do ADI

  11. DC

    21 de Fevereiro de 2013 as 20:06

    A questão é muito simples:
    1 – o palco politico – institucional por excelência do (e para o) contraditório político com o Governo é o parlamento, onde a oposição (no caso ADI) tem representação parlamentar. Querer o contrário signfica dizer que os 26 deputados da ADI desconhecem a política do seu governo e são incapazes de fazer a respectiva defesa;
    2- Patrice Trovoada e, julgo, Agostinho Fernandes, por exemplo, foram eleitos deputados. Uma vez que ADI é hoje oposição e presumindo que queira, efectivamente e de boa fé exercer o contraditório político, aquelas duas pessoas deveriam assumir os respectivos mandatos de deputados (porque o podem fazer)e interpelar / discutir / debater com o governo. Portanto, não procede o argumento de que os membros do Governo do partido ADI não são deputados!
    3-Só por falta de seriedade pode o partido ADI querer debate com o actual governo, quando o respectivo lider, por sinal ex – PM (que pode assumir o respectivo mandato de deputado), não está e, aparentemente, não pretende estar no país!

  12. mauro almeida

    21 de Fevereiro de 2013 as 20:33

    quando foi para ir ao parlamento ningem, agora querem debate? francamente, voces pensão que s.tomé é vossa roça? devem sim, ir debater com os juizes. muclúclú fé chintche matá sum dê, êlê kêce ku êlê ca pótó ni son plimelo. aki se faz aki se paga!vão ver se ta a chover no kosovo. um bem haja

    • SOMOS OS "VABUS" do MLSTP, PCD e MDFM

      21 de Fevereiro de 2013 as 20:58

      oh mauro BURRO, os ex-ministros nao sao deputados…se tudo aquilo que Grabriel Costa disse no parlamento é verdade, qual é o problema em dar os membros do ex-governo do ADI com as mesmas acusaçoes na cara para todos os saotomenses verem? se ele tem provas eu nao vejo problemas em mostra-las…qual é o medo de mostrar e desmascarar o ADI? O PM tem medo de que o povo de STP comprove a sua fustraçao e politicas baseadas em mentiras e intrigas? Vamos, utilizem o bom que tem a democracia para esclarecer o povo.
      Força Gabriel Costa. Fica mais elegante dizer as coisas cara-cara.

  13. Caiu na net

    21 de Fevereiro de 2013 as 21:10

    Só vai se o A.D.I reconhecer este governo porque até agora o A.D.I não reconhece este governo portanto nada de debate………

  14. amor divino

    21 de Fevereiro de 2013 as 22:26

    GC e mofino e preguiçoso.

  15. incompetente

    21 de Fevereiro de 2013 as 22:36

    Isto é que faltava. Aceitar debate com esses aldrabões? Veja só o que fez o senhor Daio ex- Ministro de Educação criou uma comissão para gerir a Universidade e auto denominou-se como presidente da Comissão. Isto é pra não falar da aldrabice entre ele e o Varela que lhe passou uma guia de Marcha para voltar a UNIQUE quando devia ser o novo Ministro a fazê-lo. Este vtipo enganou-nos todos. Nem parece quem foi padre,

  16. TAYSON

    21 de Fevereiro de 2013 as 22:52

    ou voce é mesmo incompetente como o seu nome ou deve andar a dormir.
    nunca vi tanta besteira junta a serem ditas ao mesmo tempo

  17. Argenezio Antonio Vaz

    21 de Fevereiro de 2013 as 23:13

    Senhor Primeiro Ministro na democracia debate é normal. Agora quem tem medo na verdade? Penso que é o actual governo.

  18. zeme Almeida

    22 de Fevereiro de 2013 as 0:52

    O Gabriel Costa tao nervoso,ou talvez seja de natureza,de certeza vai haver RING neste debate.A democracia é mesmo assim o direito a resposta e para por as coisas as claras.O povo agradece.Porque ter medo, Senhor Gabriel Costa,o senhor falou tanto, os que ficaram lesados tem o direito de se defender?Quem nao deve nao teme.Viva a democracia.

  19. nada

    22 de Fevereiro de 2013 as 4:33

    Quero saber se depois deste GRANDIOSO debate se alguem sera punido pelos seus corrputos actos. Caso nao, seria mais uma brincadeira para entreter o Ze Povinho que tem estado a morrer da fome enquanto os politicos, TODOS, estao ficando cada vez mais RICO.

  20. Original

    22 de Fevereiro de 2013 as 7:15

    O que ADI não queria ontem,já quer hoje a vida é sempre assim.Quando se pedia transparência e esclarecimentos de certos assuntos relacionado com gestão do País,ADI fugia como o rato do gato.Hoje estando na oposição já quer debate com o 1º Ministro.Já estão a ver que é normal?É bom estar na oposição para chegar a esta conclusão e Gabriel costa deve aceitar este debate não para satisfazer os caprichos do ADI mas quando achar conveniente.Já agora o actual Governo já foi reconhecido por vós?

  21. Credo

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:16

    Paradoxo
    Debate com o 1º Ministro na TV? Isso deixa-me confuso. O ADI não reconhece o governo chefiado pelo GC, abandonaram a assembleia porque não reconhecem a nomeação do Alcino Pinto. A assembleia reúne para discutir sobre o estado da nação, os deputados do ADI não comparecem, só o fazem no dia seguinte e não pronunciam uma única palavra. E agora querem o debate na tv com o chefe do governo? Nunca ví isso em parte nenhuma meus senhores!…Se queriam debate aberto, porque não o fizeram quando estavam no governo?
    Como é que um 1º ministro vai a tv discutir com os de oposição? É na assembleia meus senhores. Isto demonstra por parte do ADI, uma certa arrogância e falta de respeito. Fizeram brincadeira quando estavam no governo e agora na oposição continuam a brincar. Fico estupefato e decepcionado em ver pessoas no ADI com uma certa iluminação do saber, pessoas até viajadas, mas com uma certa acção pouco a desejar.

  22. zeme Almeida

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:23

    MAIS QUE IMBECILIDADE!!
    Querem debate na Televisão! Esses individuos não sabem que na democracia o debate é feito no Parlamento?! Quais lá debate na Televisão! Muita confiança. A sério, brincadeira tem hora. Sr. Abnildo, Sr. Agostinho, Sra. Angela, Sr. Patrice, estes estão na lista de deputados. Tomem posse e vão lá no Parlamento defender a vossa honra. Se é que têm, pois para mim nunca tiveram. Aliás, fiquei a saber que a Angela já tomou posse. Se o Presidente da República e o Primeiro-Ministro seguirem neste caminho, pondo gente como ex-Procuradora Geral da República na rua, olha, talvez agora este país vai arrancar.

    Queremos esclarecimentos sobre as razões que levaram o Ministro da Juventude e Desportos a sair da CST. Se é incompetência ou roubo. Se for incompetência, paciência. Se for roubo, ra, re, ri, ro, rua. PM manda rapaz para casa. Queremos dirigentes com ficha limpa, pelo menos no que toca a bens públicos ou coisa parecida.

    • E. Santos

      22 de Fevereiro de 2013 as 8:54

      Parlamento não é para defender honra. Honra defende-se no Tribunal.
      Parlamento é para debater, Propostas de Leis, Projectos, anti-projectos, soluções tomadas para o país pelo executivo. Ou seja, no Parlamento deba-te do FUTURO, não o PASSADO. Nós pagamos o salário do Governo e dos deputados para agirem em nosso nome e têm de no Parlamento mostrar serviço que nos interessa para o futuro.
      Relativamente ao PASSADO, ou sabem o que dizem e levam as pessoas ao Tribunal (um tribunál sério) ou se andam a dar boca gosto, vão sim a um debate público esclarecer. Têm medo de quê? De serem encuralados nas suas próprias acusações?
      Se sabem que têm fundamento para o que dizem, vá a televisão e mostra. Eu tenho curiosidade em saber, em conhecer os meandros de todas estas questões. Você não? Ou você já conhece?

      • Culorado

        24 de Fevereiro de 2013 as 3:59

        E.Santo,

        Falar muito ou falar alto demais não é nem nunca foi prova da razão das pessoas.

        Tenha calma estais desesperado, porquê? Estais muito nervoso, será que te pagam para defender aquele/s que mais e melhor desfrutou os beneficios da governação do XIV Governo de STP?

        Tantas intervensões só de besteiras , estais desnorteado ? Diga onde queres chegar prometo–te minha ajuda.

        Os deputados do ADI não reconheceu até então o XV Governo como não reconhecem o actual Presidente da AN mas acabaram de ir marcar presença no Parlamento, entram calados até sair em silêncio, nenhuma contribuição tem dado para justificar o desempenho das funções para que foram eleitos, será que pactuas com esta forma de assegurar chorrudo salário pago com suor do povo sofredor de STP?

        Por favor comente o que se lhe oferece sobre esse facto.

        Onde andavas durante os dois anos que XIV governo não se apresentou no Parlamento para debate nem para sequer prestar contas sobre Estado da Nação?

        Não achas inconcebível e digno de repúdio daquele mesmo governo ter assinado actos de grande responsabilidade sem que tenha sido prévimente sancionado por instituições de Soberania competente?

        Para ti XIV governo do ADI foi o melhor, nada mereceu critica da tua parte, santa paciência, esquecestes que quem lê e acompanha os acontecimentos políticos de STP são seres pensantes capazes de tirar suas ilaçõesões?

        É compreensível tua parcialidade. Mas o PM do XV Governo aceitar debate televisivo com militantes ou dirigentes de ADI fora do Parlamento?

        Em que País estamos? Será que os dirigentes políticos em STP são artistas para dar espetáculos. Ou em STP já não existe compatibilidade hierárquica.

        É imperioso que se situe, não estamos na campanha eleitoral para aproveitar direito de antenas!…

        Porque não no Parlamento consagrado a debate dos assuntos Políticos do Estado e ADI goza de direito a contraditório? ADI Tem medo de Parlamento porquê?

        Mas respeito pela hierárquia, vocês consideram-se dirigentes do ADI mas vosso lider não vos reconhece como tal, nem vos permite representar-lhe nem de tão pouco substitír-lo e é imperioso a presença dele o PM cessante no Parlamento na qualidade de único e legitimo porta-voz e chefe do XIV Governo e Líder do ADI.

        Há ou não há responsabilidade? Olha que com este vosso chefe, quem falha come pela medida grossa, nada de ilusões., vocês sabem disso tanto quanto povo de STP não vale a pena tapar sol com a peneira.

        Quem avisa migo é, minhas saudações

  23. verdadeiro

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:33

    Ora meu Povo, aqui está mais uma prova do meu descontentamento como frisei sempre nos meus comentários, e é mais infame a TVS não passar nenhuma informação do ADI, gostaria de ver o Homem mais inteligente o que mais entende de tudo o Sr. Bidão, fazer algum comentário sobre o assunto quando foi o Medeiros, ele foi com os demais do PCD para RTP AFRICA com intuito de tirar o Medeiros de Trabalho, é vergonhoso Sr. Bidão e muito triste mesmo, O sr. Mais os de MLSTP a enganar esta população com BLa Bla Bla na bona do PM mentindo aos todos os níveis, pior ainda é ver o Ministro das Finanças perante tudo a escutar que o Banco Central tem feito muito Branqueamento de capital, sabendo que ele mesmo foi ate a sua nomeação como Ministro Director de Supervisão Bancário do Banco Central, sejamos sérios ele também participou do branqueamento de Capital,

  24. C. Semedo

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:46

    Força membros do XIV Governo, vocês foram defamados na praça pública pelo Sr Gabriel Costa e os seus ditos ministros, pensamos sim que vocês têm o direito de esclarecer ou desmentir tudo aquilo que foi dito por eles, isso é que se chama democracia, não se pode apenas houvir uma parte e não a outra, por isso se ele tem tanta certeza de tudo o que disse, deve aceitar um debate na TVS com factos e não com o fala barato como é a característica dele para por o povo contra o XIV governo e o ADI. Gostaria de informar o sr Gabriel Costa de que o Patrice Trovoada e membros do XIV são Santomenses, adversários políticos e não inimigos. O Sr Pinto da Costa e Gabriel Costa, em vez de unir os Santomemnses têm estado a desunir com isultos, rancores, ódio, inveja, olho grosso e perseguição. Melhore a sua conduta Sr Gabriel.

  25. E. Santos

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:48

    Bem, o país está ao rubro. “Fogo quema mon, fogo quema mon”. Quem é homem entra no ringue. Heheheh
    Acho uma piada algumas pessoas deste país. Quer dizer: Se as pessoas se calam, é porque concentem e têm rabo preso. Se as pessoas se mostram disponíveis para esclarecer, agora só pode ser no Parlamento.Façam-me o favor.
    Ao Povo não importa onde se vai debater ou esclarecer. Importa apenas que fique esclarecido.
    E de facto, o Sr. PM deu boca gosto no Parlamento e agora está a enfiar o rabo entre as pernas e está-se a esconder. Porque será? Porque fora do Parlamento não tem a protecção dos seus inimigos do MLSTP, PCD e MDFM? Não conte com eles, eles só estão a assistir calmamente a sua desgraça. Ou pensa o Sr. que eles ficaram satisfeito com a perna que o PR lhes passou a lhe colocar PM. Ou não seriam estes ratos da sociedade.
    No parlamento o Povo quer que o Governo apresente diplomas que vão melhorar a nossa vida, que debata projectos que vão viabilizar uma série de coisas importantes para o País, que nos apresente as suas soluções para os reais problemas do país. É para isso que nós pagamos os vossos chorrudos ordenados ao final do mês.
    Fora do Parlamento podem debater o que quizerem, não são pagos por nós apesar de terem o dever moral e funcional de nos manter informados, mas informados com verdade.
    Por isso é de louvar que o ADI ou particularmente os membros do antigo governo se tenham disponibilizado, e mais do que isso, vos tenham desafiado para ir a um debate público em directo e sem manipulações de imagens.
    Não estavam a espera disso, pois não. Pois, o mundo mudou e vocês pararam no tempo. É assim que se procede nos países mais desenvolvidos nos quais nos devemos espelhar.
    Sejamos sérios. Aceita o desafio que nós POVO queremos saber de facto quem é quem nesta confusão toda. Já temos uma ideia, mas nada como ter a certeza.
    Aceite o desafio se faz favor Sr. PM. Pelo bem do país.

  26. OBSERVADOR

    22 de Fevereiro de 2013 as 8:49

    Acho que o Sr. Agostinho Fernandes deveria insistir, para que o seu chefe “Dr.” Patrice esteja em São Tomé e conduzir pela parte do 14º Governo o referido debate. Sem o qual esse debate não tem sentido. A atitude de PATRICE TROVOADA, em permanecer fora de São Tomé, aguardando que outro que façam politica para ele e quando sentir que a cama está feita, aterra em São Tomé, como quem tivesse sido lançado de para queda, como herói, já é seu hábito. Desde o início do ADI, que o mesmo portou assim. Por isso Sr. Agostinho, cuida do seu futuro porque o Sr. está a ser utilizado pelo PATRICE. Não só o Sr. como alguns da sua equipa que deveria estar no seu devido lugar, para merecerem respeito.
    Cuidem de vocês meus Senhores.

  27. dizer umas coisas

    22 de Fevereiro de 2013 as 9:17

    Cada dia que passa o Sr. AGOSTINHO FERNANDES, a quem eu tinha muita consideração, me surpreende pela negativa. Depois de pegar num bem do ESTADO, o Complexo Pesqueiro de Neves, e oferecer a um grupo de amigos vem agora dizer que os Ministros do ADI não são deputados??????????????

    Então, o próprio AGOSTINHO FERNANDES não é deputado efectivo do Ditrito de Cantagalo? O Patricie Trovoada não é deputado de Lobata? O Elisio Teixeira, o Abnildo e outros não são deputados efectivos que cederam os seus lugares aos seus suplentes em virtude de terem ido para o Governo?

    Se não foram ao Parlamento é porque sabiam que não tinham como contrariar o que foi dito e apresentado com provas documentais. Digo mais, o famoso panfleto do ADI, o EXPLICAR SEM CONPLICAR, até hoje não desmentiu as acusações feitas nem apresentou provas em contrário. O Abnildo de Oliveira escreveu uma carta ao 1º Ministro mas não desmentiu nada, pior do que isso, nem citou o caso da ONDA DA VITÓRIA pois ele sabe e bem que tem rabo preso com seu ex-Diretor de Gabinete, o árbitro de futsal, Adelino, que o próprio Abnildo mandou pra Portugal quando se descobriu os negócios que eles dois faziam com o dinheiro da ONDA DA VITÓRIA.

    As antenas da TVS estão ao vosso dispor contrariamente ao que vocês faziam aos outros.

    Tenham coragem na cara, vão lá e apresentem provas contrárias às apresentadas pelo actual Governo. Provem que era competência vossa reconhecer o KOSOVO, que o dinheiro da onda da vitória foi usado para bem do desporto nacional, que o dinheiro que fez a terraplanagem no terreno onde o Abnildo construiu a sua casa não era dinheiro do Estado, que o Agostinho não ofereceu uma infraestrutura do Estado a um grupo de amigos, que o PATRICE TROVOADA não contraiu uma dívida no valor de 180 mil Euros, em nome do ESTADO santomense, para pagar uma foto sua num jornal alemão.

    Mais coisas não digo porque estou a espera que me resolvam essas primeiras questões.

    • E. Santos

      22 de Fevereiro de 2013 as 12:37

      Mas é precisamente isso que eles estam a pedir e estão-se a dispor fazer.Ir a TVS esclarecer. Qual a questão? Não lhe percebo.
      Se não esclarecem é porque não esclarecem, se querem esclarecer, agora estão a lhe decepcionar.
      Então decepcione-se e azar o seu. Deixe os homens irem a debate. O debate é salutar em qualquer parte.

      • Coladura

        24 de Fevereiro de 2013 as 18:54

        E. Santo, Afinal, faço das minhas palavras. ” o debate é salutar em qualquer sitio. Agora pergunto, porquê essa obcessão para fora do Parlamento que é próprioe ivocacionado para esse debate?

        Já que identificas com defeDeves dar pelo me

  28. seja inteligente

    22 de Fevereiro de 2013 as 9:17

    Acho que se o Sr. Gabriel Costa quer efectivamente moralizar a sociedade santomense como diz, tem agora uma oportunidade para fazê-lo, aceitando o desafio e ir debater e mostrar o que afirma, porque senão perde credibilidade mais uma vez perante essa mesma sociedade. Quem tem efectivamente provas e é desafiado a mostra-la publicamente em directo e não o faz não passa de um mentiroso e abrabão.

  29. david santos

    22 de Fevereiro de 2013 as 9:36

    Esse agostinho e sua cupla de adi (Aldrabao Desde Infancia)devem ficar a saber que nós do Gabriel Costa já conhecemo o Vabu de patrice tovadinha, entao nao vamos falar com os que ostentam a permisquidade dele, Corruptos, é muita confiança olho vilô.

  30. BANANA DE STP

    22 de Fevereiro de 2013 as 9:37

    Sr. E. Santos o Sr. n cansa de responder pra ADI, deve fazer parte da quadrilha deste bandidos!

    • E. Santos

      22 de Fevereiro de 2013 as 13:00

      Se quer saber, nunca me vou cansar de ser lógico. Está tudo a vista. Só não vê os mais destraídos. O ADI pode não ser brilhante, e não é de facto. Mas eu já disse aqui n vezes e repito sem qualuer pudor. Se eu mandasse o PCD já seria dissolvido e impedido de qualquer acto político neste país (por todo o mal que já nos causou desde 1991 quando perderam a oportunidade de terem sido diferentes, mas ao contrário delapidaram o erário público e andam por aí como se fossem uns santos). Ainda acreditava no MLSTP de Pinto da Costa de outrora que impunha a ordem, ainda que num regime dictatorial. Todos sabem que defendi abertamente a reeleição de Pinto da Costa, também como uma forma de contrapor a juventude de Patrice Trovoada. Resultado: Pinto da Costa parece que perdeu o Juízo, escreve e discursa uma coisa e na prática faz outra, pactua com ilegalidades e por isso está a perder credibilidade. O MLSTP de Pósser e Rafael Branco é uma miséria. Uns a passarem pernas aos outros até Maria das Neves vir falar em WEchaísmo. Aliás se não fosse por ter passado a perna a Maria das Neves o Alcino Pinto não seria hoje Presidente da Assembleia. Não era ela a Vice? Porque não deram a Maria das Neves possibilidade de se candidatar? Acha mesmo que esta gente tem escrúpulo. Quantas pessoas o MLSTP levou como candidato às eleições presidenciais? É só para ver o quanto eles se interessavam pelo POVO.
      Agora, estamos a falar num partido que poderia ter sido uma luz ao fundo do túnel e que não deixaram que nós que o elegemos pudessemos ter tido a chance de os avaliar.
      Uns dizem que fizeram-no (deixaram cair o governo) para salvar o país e a democracia. Você está a ver alguma salvação?Que solução é que já apresentaram para o país? Está a ver alguma decmocracia? Antes pelo contrário, estamos sim a ver indícios de ditadura e vingança. Trabalho noda. E o país está literalmente parado.
      Outros dizem que deixaram o governo cair porque estavam-se a sentir encuralados, sem forma de conseguir tirar o dinheiro de estado e ter vida fácil. E isto sim está a vista. O Arroz, continua a 13500? Onde foi todo a arroz de repente? Quem vai ganhar com o negócio do arroz? Sabes?
      Se fosse você, diante destas duas perspectivas, acreditava em quê. Qual é que você acha que foi o motivo do derrube do governo? Foi porque o ADI não foi prestar conta? Faça-me o favor.
      Eu não falo por falar e não sou fanático de partido nenhum. Só sou seguidor de mim mesmo.
      Mas se for necessário a minha intervenção para ajudar a demonstrar as arbitrariedades da sociedade que todos conhemos mas alguns fingem que não porque lhes interessa, então podem contar comigo. Vou estar sempre por aqui. O país também é meu. E ao César o que é do Cesar. Na falta de melhor que seja o ADI até prova em contrário. Porque não lhes deixaram terminar o mandato para nós podermos formar a nossa opinião sobre a governação deles. Agora então que se disponibilizaram a ir a debate, olha, estou mesmo contente com a postura deles.Éste país tem muito bobo, isso sim. fazem-nos todos de bobos.

      • E. Santos

        22 de Fevereiro de 2013 as 13:02

        reeleição não, eleição. Porque Pinto não tinha sido eleito pelo Povo.

      • Airdson Viana

        22 de Fevereiro de 2013 as 16:05

        A tua burrice é confrangedora,seu seguidor de alma própria esforce-se,para criticar desapaixonadamente,porque senão estas a ofender a inteligência dos outros,dignifique este espaço com favor te peço,olhe meu caro,a verdade não tem palco,nem hora marcada,sabemos que o ADI,pauta-se por desrespeito ás instituições e o povo que lhes elegeu,nao Alcino Pinto que elegeu os deputados do ADI,foi o povo,e este povo merece respeito,em que pais do mundo viste um 1° ministro,aceitar desafio de debate com cidadão comum,já viste o precedente que se abriria…?O Patrice nem no Parlamento ia,agora desejas que Gabriel aceite ir a televisão,kua na bua dá bô kumé fá,nada mina guê di kumé…vosso mal è o desemprego em que muitos de vós estão votados…Procure trabalho socio

        • E. Santos

          23 de Fevereiro de 2013 as 10:20

          Se de facto tivesses inteligência, sem dúvida já te sentirias respeitado. E parece que você nem televisão vê, para dizer essa meia dúzia de desparates que conseguiu dizer em poucas linhas. Puxa um pouco pela massa cinzenta e acompanha o meu raciocínio. Sei que as vezes a nossa fraca inteligência não nos permite chegar a um nível de aboradam mais elevado, mas faz um esforço meu caro.
          Dizes bem: Foi o Povo que elegeu o ADI, certo. E quem os deselegeu?
          Que interesse tem saires da tua casa e ir eleger alguém se tempo depois alguém vai tratar de deseleger. De que vale a vontade do POVO se os políticos de maia tigela têm como abafar e aniquilar esta vontade. A partir do momento em que isso acontece, para o POVO, povo lógico, nada disto tem qualquer interesse mais. Neste momento estes deputados quer do ADI e quer dos outros partidos não foram eleitos por ninguém.
          Esta assembleia foi um aranajo que a constituição permitiu ao Sr. Presidente da República fazer. Por isso o ADI acaba por não estar a chocar em nada o Povo. Aliás, este POVO já tem sido tão banalizado pelos dirigentes que já nada lhes causa trauma. Dispensam bem falsos defensores.
          Quanto a instituições meu caro amigo. Uma assembleia cujo presidente foi eleito de forma fraudulenta, mesmo depois elgitimada por um Tribunal capacho…que respeito há de ter? Só pessoas submissas acitam de forma pacífica a estas coisas. Por isso é que todos delapidam o país e andam por aí com a cara levantada como se fossem pessoas de bem, porque ninguém lhes impõe nada.
          Não se pode aceitar qualquer coisa na sociedade. Há princípios, há valores que têm de ser respeitados para que as instituições e as pesoas possam também elas ser respeitadas.

          • Ceguinho

            23 de Fevereiro de 2013 as 18:44

            Parece-me que o facto do ADI,ter ganho as eleições não legitima todos os seus actos,o Sr. faz uma leitura desfazada da realidade,em qualquer Estado de Direito ás atitudes deste Partido enquanto governo teria como consequência a apresentação de uma moção de censura,o Senhor se esquece também que os Deputados dos outros Partidos fora eleitos pelo povo para comprovam a missão de fiscalização,dai que,não é legitimo ao ADI pretender subverter ás regras democráticas com intuito de forçar a realização de novas eleições de modo a atingir os seus desideratos,mais se tudo parece ilegal na AR,porque que os Deputados do ADI,nao tiveram a ombriedade de resignarem ao salário uma vez que não reconhecem nem o governo nem o actual quadro representativos da AR?Bô meçê suga non ku budo zaó flá balu…contextualize a questão e seja serio…

          • Ceguinho

            23 de Fevereiro de 2013 as 19:16

            “leia-se cumprindo”também foram eleitos”

  31. Jaca dóxi

    22 de Fevereiro de 2013 as 10:49

    É triste ver e ouvir os chamados doutores da nossa praça e do ADI demonstrarem cada dia que passa que são mesmos BURRRROS.
    Onde é que o senhor Agostinho Fernandes aprendeu que o 1º Ministro da República faz debate televisivo com cidadão? Nem no Gabão…triste saber que este homem foi ministro…disse a nação que os ex membros do governo do ADI não são deputados, mentiroso…, ele pr´prio o Agostinho é Deputado eleito em Cantagalo, Abnildo é Deputado eleito em Mé-Zochi, Arlindo Ramos e Patrice Trovoada são Deputados eleitos em Lobata… o espaço de debate é no parlamento onde o Patrice sempre fugiu ao contrário do Gabriel, a lei diz que os Deputados do ADI podem solicitar um debate com o 1º Ministro no Parlamento, andam de certeza a enganar o povo….ADI, que tristeza.

    • Os Leonenses

      23 de Fevereiro de 2013 as 16:47

      Eu aceitaria sim um debate televisivo e em directo Patrice Trovoada com Gabriel Costa. Voces estao a falar tanta coisa. Porque e que o Patrice nao vem dar a cara e pede o debate com o Gabriel?
      Agostinho quer debate ele que o faca com alguem do nivel dele. Nao seria nada etico se o Gabriel Costa fosse a um debate de que natureza for com o Agostinho Fernandes.
      Os que apoiam debate entre o Gabriel e o Agostinho sao mais burrrrrros do que o Agostinho. Agostinho esta a fazer o seu papel. Quer justificar o injustificavel.

  32. feijoada

    22 de Fevereiro de 2013 as 10:57

    Estou a espera do Gabriel aceitar o debate televisivo. Por favor EMAE mantem energia, porque depois desse debate a quem vai parar no hospital de AVC.

    Eu se fosse Gabi depois de tantas denuncias no parlamento aceitaria este debate em nome da nação e em nome da verdade.

    O debate televisivo é uma demonstração de honestidade, simplicidade e acima de tudo sentido de estado. O Gabi é um bom medroso é por isso que bateram nele na praça de Independencia. E vai apanhar mais uma porrada na mão de Jorge Amado. Haver vamos…

  33. feijoada

    22 de Fevereiro de 2013 as 11:05

    Caro Director do Tela Non; seja imparcial e exerce a tua atividade com zelo, dedicação e respeito aos leitores. Quem pediu debate ao Goveno foi o/os membros do governo cessante. Embora são membros do ADI, seria bom frisar que foram membros do XIV governo pedem debate televisivo com os Membros do XV Governo. Isto sim….

  34. Filipe Samba

    22 de Fevereiro de 2013 as 12:17

    vao ao duelo com AKM ou Uranio militar 235,234 e tudo fica resolvido com desfecho funesto
    Somos o que fazemos

  35. Kua-li-tassondu

    22 de Fevereiro de 2013 as 12:48

    Eu como cidadã santomense , e como muitos outros santomenses ficariamonos felizes com a presença do sanhor Patrice , até porque é super normal num Pais democratico um debate televisivo. Sem stress

  36. Polvo

    22 de Fevereiro de 2013 as 14:48

    Dr. Gabriel Costa em pouco já provou que é um medricas e desacertado. Só palavras, ação zero. No mínimo ele deveria condicionar o tete-a-tete com a presença do Patrice Trovoada. MAs mais uma vez se encolheu. Não vai cumprir 12 meses. SANTOMENSES QUEREM SABER A VERDADE.

  37. mauro almeida

    22 de Fevereiro de 2013 as 17:40

    andaram a fugir quando eram governo e agora querem debate para lançarem panico no povo, como são marionetes do patrice deve ser mais uma extratégia dele. quem debate? sim mas quando o PM quiser, agora fiquem ai quietos a espera. s.tomé é apóstulo de deus e o patrice é do diabo, ele não leva nada e se continua a incistir são miguel vai tomar conta dele

  38. Estamos atentos!

    22 de Fevereiro de 2013 as 17:54

    Mais uma besteira do Agostinho.
    Neste momento estamos num país verdadeiramente democrático onde existem o contraditório, não é como estavamos no XIV Governo, onde muitas coisas eram camufladas pela TVS e RNSTP. Hoje sim, há liberdade de expressão se não o òscar, o agostinho, o abinildo não poderiam falar para a televisão e rádio. Ainda falta o américo e o ilísio. Quanto ao arlindo, angela, stock preparem-se bem caso queiram falar para não cometerem mais asneiras. Todos somos livres de falarmos amo o meu país estamos livre e somos livres. O que patrice e seus seguidores não queriam.
    BEM HAJA STP

  39. Estamos atentos!

    22 de Fevereiro de 2013 as 18:00

    Já viram porque o antónio dolores ganha muitas obras? ele dá de comer ao américo, vila nova e outros do XIV Gov. E não é de hoje desde quando américo estava nas finanças. O título do antonio não demora nas finanças enquanto outros “selivis” passam meses nas finanças para conseguir migalhas do estado.
    Resultado pedra, areia e muito mais da casa do américo no campo de milho era de graça, cheira corrupção ou não?
    Espero que os actuais sejam mais firmes e fojem da tentação.

  40. crédo

    22 de Fevereiro de 2013 as 18:57

    UM bem haja o senhores pires neto que em razão quando disse que vcs SÃO OS Vabus ok
    pelo menos deveriam ser Yó Non, seu paus mandados agram querem debate televisivo prk ñ fizeram no momento que estiveram no poder esclarendo tudo quonto vos pediam esclarecimento de N coisa desde acordo é negócios que só vos beneficiava, ém, agora é tarde Vê se vão plantar banana, ok cultivar, ou melhor trabalhar camo como os pobres que vcs queria ja estavam mal que queria desgraçar de uma vêz com, com conversa para bóio dorme, que estaria na altura a trabalhar para pove pequeno,ísso é má fé, ainda com lema Deixa nos trabalhar, para enganar, povo, não queria sair do poder prk tinham feita asneira, e queriam a força, e agora como vai ser, nem agostinho oleo viló, elisio movido e buscoto, américo ramos oleo de gatuno, varela oleo gordo com apecto de ocole, osca medeiro boca torta e junbló, angela oleo quase a caí na cara, levy nazare o delenquente e nosso poca vergonha, vão encontrar agora chupar o mél a onde, porque toda nanção sabe que alguns de vcs ai principalmente americo e varela, estão em cima da massa.

    Sabens alguns de vcs ai ainda vão parar na barra da justiça sabiam.

    sem mas assunto já fui.

  41. mz tavares

    23 de Fevereiro de 2013 as 11:53

    meus senhores os ministros nao sao depotados porisso n podem estaren no parlamento´mas custa tanto pm açeitar ja que ele so diz a verdade’
    ‘?

  42. jose

    23 de Fevereiro de 2013 as 12:46

    Senhor Joker! deixa de ser Parvo! E leia bem a constituição e depois comente!Porque o teu comentário é daqueles que não entende a constituição, não entende a política…Concordaria plenamente com tigo se o parlamento tivesse a funcionar e se o XV governo fosse legal…como não está a funcionar tem que ser com debate e não no parlamento…

  43. HLN

    23 de Fevereiro de 2013 as 20:05

    Se eu fosse PM eu iria, mas apenas com um elemento de ADI, que seria Agostinho Fernandes, mas como PM é um gaguejador fraco de expressão,ele não irá.
    Agostinho Fernandes cara a cara, tira o PM barba vá lá. como disse NC Santomenses agradecem

  44. Sacode puera

    23 de Fevereiro de 2013 as 20:05

    O ADI nao reconhece o governo ,e vai pedir debate com governo na tv quer dizer que já reconhece o governo .Mas o ADI devia pedir debate na TVS com o Oscar Medeiros e Afonso Varela para o povo saber a onde foi parar o dinheiro da TVS que estão em falta .

  45. Sacode puera

    23 de Fevereiro de 2013 as 20:13

    Tenho pena deste mulato que eu muito bem conheço como uma pessoa honesta,seria e responsável que foi misturar com esses cincos maviosos já conhecido nesta praça . O mulato e um trabalhador nao quero a vida Fácil como os outros

  46. Felisberto Bandeira

    24 de Fevereiro de 2013 as 12:32

    Querem debate para que,? se quando saíram não fizeram entrega das pasta,Se PT.tivesse trabalhado honestamente fariam devolução das pastas ,mas tudo que esta oculto um dia vira a superfície ,se Pt. quisesse bem deste povo e do PAIS não estaria ausente ,,O PRESIDENTE da REPUBLICA ,O GOVERNO, ASSEMBLEIA. ESTEJA ATENTO DE OLHOS ABERTO COM ESSES INDIVIDUOS DEVEM ESTAR A PLANIFICAR ALGO,QUE JESUS CRISTO NOS PROTEJA.E ABENCOA SAO TME E PRINCIPE.

  47. Felisberto Bandeira

    24 de Fevereiro de 2013 as 12:40

    SÓ tenho a lamentar algumas pessoas que conheço e bem,que sempre trabalhou honestamente,por alguma razão que desconheço ta seguindo este P. Trovoada, desliga dele enquanto e tempo porque todos nos temos capacidade.,

  48. Mimi

    25 de Fevereiro de 2013 as 10:57

    “Nós achamos que o melhor palco é a antena da TVS, num debate em directo em que nós, doutor Gabriel Costa e os demais membros do seu governo, discutiremos ponto por ponto as diferentes acusações que foram feitas, com a possibilidade de discutirmos outros dossiers importantes para o conhecimento dos são-tomenses” Ah este é o novo fugurino de debate democratico? Os membros do XIV Governo sao tambem uma instituiçao? e a sede do debate já nao é a Assembleia Nacional? Mesmo fora ainda querem equivocar?

  49. de Ceita

    1 de Março de 2013 as 17:04

    Um debate em directo na TVS, seria fantástico, o acusador confirmaria ou não as suas acusações, apresentando certamente as provas que deve ter, o acusado, pelo facto de pedir um debate desta dimensão certamente tem muita coisa na manga.Mais importante é que este debate teria que incluir TODOS em questão.

  50. SEABRA

    2 de Abril de 2014 as 12:39

    Creio que é dar IMPORTÂNCIA aos que nao merecem…por outro lado, este debate , se tiver lugar, deve ser com a presença do Gatuno dirigente do ADI, Patrice Trovoada. Se nao fôr o caso, nao tem ABSOLUTAMENTE, nenhum sentido!
    Aliàs, quando é que o Patrice Trovoada vai dar a cara? Vai responder pelos seus MAUS atos, que continuou a afundar STP, como um “uceberg”. Relembro a todos os santomenses, que um patriota nao deixa o pais, mesmo quando este està num CAOS…afinal, o Patrice TROVOADA so dà a cara como santomense, quando é para tomar o PODER.
    Saotomenses, por favor, abram os OLHOS e deixem de ser ingénuos, os TROVOADA apostaram a pôr DESORDEM em STP, nao têm nenhum amor para STP e para o seu povo…éis a VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo