Política

Pinto da Costa reuniu-se, em Malabo, com Dilma Rousseff à margem da cimeira América do Sul-África (ASA)

Pinto da Costa reuniu-se, pela primeira vez, com a sua homóloga Brasileira num dos vários encontros realizados pelo Presidente Santomense à margem da III cimeira Asa, América do Sul-África, que decorreu em Malabo.

Numa intensa agenda de reuniões bilaterais durante os três dias que esteve na Guiné-Equatorial, o Presidente Santomense, para além de Dilma Rousseff, encontrou-se com os Presidentes da Nigéria, GoodLuck Jonathan, Jacob Zuma, da África do Sul, Jorge Carlos Fonseca de Cabo Verde, e com o anfitrião desta terceira cimeira de Chefes de Estado e de governo, Obiang Nguema Mbasogo da Guiné-Equatorial.

Pinto da Costa esteve ainda reunido com uma delegação de Marrocos chefiada pelo ministro dos negócios estrangeiros e com José Graziano da Silva, director geral da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação que esteve acompanhado pela directora regional para África, a Cabo-verdiana Helena Semedo.

Segundo uma fonte da presidência os encontros mantidos pelo Presidente Pinto da Costa permitiram abordar vários assuntos relacionados com a cooperação bilateral de São Tomé e Príncipe tendo em vista reforçar e dar um novo impulso a uma área chave para o desenvolvimento do país.

Pinto da Costa foi convidado por Jorge Carlos da Fonseca a visitar Cabo Verde numa deslocação oficial que segundo este afirmou à TVS deverá ocorrer ainda este ano deverá.

Também em declarações à Televisão Santomense, o Presidente Obiang da Guiné-Equatorial garantiu, no final do encontro com Pinto da Costa realizado este sábado, que o seu país vai apoiar a economia Santomense a desenvolver-se.

Nesta terceira cimeira ASA foi aprovada a “declaração de Malabo” onde é reafirmado o forte empenhamento em desenvolver estratégias e mecanismos para reforçar a cooperação Sul-Sul em benefício dos povos de África e da América do Sul, identificando como prioritárias as áreas da paz e Segurança, democracia, boa governação, direitos humanos, Investimento, Comércio, Indústria e Turismo, Ciência e Tecnologias de Informação.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. Barão de Água Ize

    24 de Fevereiro de 2013 as 12:20

    Para quando uma ligação maritima estável, entre o Brasil e São Tomé e Principe? Esta ligação seria benéfica também para Angola e paises da zona.
    Seria muito importante que o Governo trabalhasse afincadamente neste hipótese.

    • Gadhafi

      25 de Fevereiro de 2013 as 7:36

      Poxa!!!!”estao sempre a bater na mesma tecla” pois o Governo e o Pinto Da Costa nao estao nem sabem trabalhar em pro do desenvolvimento de STP.Sao varias e obvias provas da incompetencias dos sucessivos governo que ate hoje, infelizmente tivemos. Para piorar tudo, o povo de STP, por puro masoquismo, elege o Sr Pinto, um Homem que so devia fazer parte da historia pasada da nossa terra e nada a ver com o nosso presente e futuro.

      • Telavive

        25 de Fevereiro de 2013 as 9:26

        Adorei! E esta heim!

        • Coisa feia

          25 de Fevereiro de 2013 as 9:40

          Sr.Gadhafi, para de “cagar na boca”. Perdeste uma grande oportunidade de estar calado. Presidente Pinto da Costa quando viagem trás para o País coisas concretas ele, não é igual a Patrice Trovoada que fez 52 viagem em 24 meses e não trouxe nada. Bom dia

          • Gadhafi

            25 de Fevereiro de 2013 as 20:06

            Ai esta um exemplo de um comentario visivelmente negativo, e obviamente, devia ser senssurado pelo pelos responsaveis do jornal.

        • Salvador dos Ramos

          26 de Fevereiro de 2013 as 17:46

          Adorei o encontro. Mas não encontro o que é que anda a fazer o assessor de imprensa do PR de STP? Porquê que o site da Presidência não está devidamente actualizado?

      • Telavive

        25 de Fevereiro de 2013 as 9:34

        Minha gente, povo de STP, intelectuais, pessoas sérias, honestas e preocupadas com desenvolvimento do nosso pais. Digam-me por favor o quê que STP ganhou ou tem estado a ganhar com a presidência do Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa?

        • Cláudio Dias

          25 de Fevereiro de 2013 as 21:33

          Estou mesmo apaixonado pela liderança do Senhor Dr. Pinto da Costa, de como tão sabiamente tem resolvido a crise política em S.tomé e Príncipe. Em termos de avaliação numa escala de 0 à 20, lhe daria sem exagero 19,5. Estou certo que a idoneidade e o sangue frio do Pr, irá lhe permitir exercer a mais alta influência de magistratura em S.tomé e Príncipe. Deus S.Tomé e Príncipe.

      • mauro almeida

        25 de Fevereiro de 2013 as 10:11

        se não me engano és o roberto raposo ó gadhafi, não tens vergonha! culpado é quem te meteu como PGR, bandido, bandido, bandido, tu calado és gente, ajudas-te a afundar a nossa justiça. vai acompanhar teu amigo patrice trovoada.

        • Gadhafi

          25 de Fevereiro de 2013 as 20:12

          Caro amigo, lamento dize-lo mas esta enganado, nao sou o ex procurador o Sr.Roberto Raposo.Contudo, ja que me tomou pela pessoa do ex. procurador, devo dize-lo que senti-me agradado, pois e dos poucos em STP que se pode afirmar ser um bom exemplo.

    • Nação Santomense

      25 de Fevereiro de 2013 as 15:58

      Srº Presidente Pintoto da Costa e Casros Cidadãos da RDSTP, eu votei no presidente e fiz questão á sua vida à Portugal, comprimentei-O pessoalmente, assim como o Médico Cirugião que o acompanhava o Srº Drº António Lima, em que labutamos horas ao fio nas dezenas de Urgências nas Salas de Operações,Pequena Cirurgia, sala de gesso nas diversas fraturasque apareciam durante os turnos e os seu materiais cirurgicos, que nunca faltava, nas dezenas de Interveções Cirurgica.
      O Srº Presidente eu não tenho rancor de si, mesmo que o seu guarda Presidencial na Altura , colocou-me na cadeia 24 horas por questões politica da sua ditadura grossista na outrora.

      Mas neste momento fizemos as pazes com o comprimento que eu Lhe fiz Srº PRSTP, V.Exª tem conhecimento de tudo que está a passar comigo em Portugal a 6 anos de uma conspiração politica portuguesa com toda matéria dos factos,estão a distruir uma familia ,de 5 pessoas a zero, isto não é justo.

      A Espécie de Cidadãos Santomenses é genuina e única, UMA DAS RAÇAS NEGRA MAis INTELIGENTE DESTA PLANETA que deveriam-mos todos primar pelo rigor honestidade e transparência e alguns não o fazem por causa do dinheiro que são ofertado para prejudicarem uns aos outros.

      Eu sou um Homem casado pai de três filhos que andam a deriva e não sou castrado e cheio de TESTOSTERONA e nunca serei o que querem imputar-me, brevemente irei proceder o devócio e efetuar o novo casamento com MUlher(fiminina) de valores, para demonstrar o meu macho aos coruptos que querem que muda de orientação sexual atodo custa, nem no inferno,essas deligências de suijas que decorram na Embaixada da RDSTP em LIsboa, foi vergonha para quem o fez.

      O galbero que foi expulso da EMbaixada, combina com o seu filho na Seção de atendimento para chamar PJ para retira-me dentro de uma estrutura Deplomática aonde estive sentado a espera para ser atendido, a Srª Malissa Reis e Lima e outros são cumplice desta sugeira e parecem sr o funcionário do Estado português, e um Santomense doentio que eu conecia e estive a falar com individuo, mas afinal estava na mália da sugeira a insinuar factos ao favor de terceiros.

      Tudo isto obriganos ver pessoas e mesmo conhecido não deve dar satifação, porque existem uma malha de homens e mulheres em Portugal que não trabalham funcionam com capanga da máfia tenham muito cuidado em Lisboa.
      A minha mulher já está envolvido na Lama, com IDALÈCIO MENDES DE CEITA(ODIVELA) E SEU SOBINHO BELMIRO(AMADORA), fazem cerco a mulher dos outros cuidado.
      Os Africanos deve fortalecer a sua politica virada para África, porque o Brasil , França, ESpanha, Portugal querem, promover uma politica de mudança de orientação Sexual é muito mau para sociedade, põe em causa os Bons valores humanos, ao aceitar-mos qualquert financiamento desses pais, estamos a por em risco os melhores costumes dos Africanos.
      Se danos o dinheiro emprestado não têm que nos impor de troca a sua Cultura, a forma Como a Srª Dilma apetou a mão do Nosso presidente, deveria ser Ele PR. a faze-La porque ela é Mulhel Ela Insinuou um facto inesistente, porque sabemos quem é o Pinto sobre esta matéria.

      Este gesto tem sido vulgar por isso deichei de dar mão as pessoas boa tarde e acabou, porque quando um Homem ou Mulher da-lhe a mão com as duas mãos é tratar-lhe de mulher chamo atenção por estes gesto intencional, eu continuo defender o valor de o Homem Africano de poder ter no mínimo duas mulheres desde que têm condições de sustentar-las, esta é a cultura Africana.
      Aficano é sempre Africano até a morte.
      É o comentário e esclarecimento do Enfº Enesstino Mota
      25/02/2013

  2. Vane

    24 de Fevereiro de 2013 as 19:39

    Geograficamente Brasil e STP são próximos, portanto deveriam ativar um linha naútica comercial, imagino q isso seria lucrativo e desenvolveria bons negócios.

    • Gadhafi

      25 de Fevereiro de 2013 as 7:26

      Minha cara, esta ideia seria realmente boa se tivessemos algo util ao qual o brasil estivesse interessado em estabelecer troca, porque se nao seria o Brasil a exportar e nos a importar produtos do Brasil; o que resultaria num aumento da divida de Stp para com o Brasil.
      Todavia, o Pinto Da Costa, nao tem nem nunca teve visao de bons negocios para STP, pois aconselho-vos a terem umas expectativas mais racionais.

      • mauro almeida

        25 de Fevereiro de 2013 as 10:20

        tens rasão de responder assim, fos-te ao brasil ir investigar o caso STP TRADING e foi mas para boa vida em nome do estado e quanto gastas-te ai?e cadê o resultado da invetigação? antes de abrir essa tua boca de corupto para falar do P.R. DR MAUNEL PINTO DA COSTA pensa bem. és um tarado.

  3. TRUKI BIC-LAC

    24 de Fevereiro de 2013 as 21:55

    Sr. Vane …. “Geográficamente Brasil e STP são próximos”…. só se for no Mapa-Mundi, é que é mesmo ali ao lado. Aconselho-o a rever os seus conhecimentos Geográficos.

  4. ADELINO DOS SANTOS

    25 de Fevereiro de 2013 as 6:13

    Vane,excelente ideia

  5. OBSERVADOR

    25 de Fevereiro de 2013 as 9:08

    Caros, Começo por responder, Sr. BSARÃO DE ÁGUA IZÉ; Angola nunca teve problemas com Brasil, no concerne ligação marítima entre esses dois Países, devido o volume de carga. Quer queira quer não, qualquer volume de carga destinada para São Tomé, terá obedecer um transbordo por exemplo com Angola ou outro País da costa, devido o reduzido volume de carga. Realmente, se o Pais, vier a ter um PORTO DE ÁGUAS Profundas, como está no plano, ai sim. Tudo seria mais fácil para o País.
    Também o Sr. VANE, refere e bem de reativação de uma linha náutica. Terá que ser mesmo quando o País tiver um PORTO DE ÁGUAS PORFUDAS.
    Sobre o Sr. GADHAFI, o Senhor reflete mesmo ser desses GHADAFISMOS, que só querem viver a custa de dádivas por toda vida. Temos que trabalhar, para o nosso próprio desenvolvimento. Se reparar, O PATRICE TROVOADA, é jovem, parecendo muito dinâmico. Conseguiu chegar ao poder a custa de dinheiro fácil, contando que o KHADAFI, viria injetar-lhe muito dinheiro, Mas o KHADAFI desapareceu, o PATRICE, ficou no ar, porque não sabia o que fazer. Passava toda vida a viajar, endividando o São Tomé e Príncipe com as suas viagens, cada vez que chegasse, anunciava bons acordos. Tudo furado. O Sr. GHADAFI, não reparou que o PAPRICE, não queria nada com São Tomé. Pois, apesar de demonstração frágil de ser muito dinâmico, todas das suas ações seria de vender ou entregar de mão beijada, São Tomé e Príncipe aos MULÇOMANOS, ou aos Países do médio oriente, cheio de conflitos. O Sr. não deu conta que o nosso País, passaria a ser uma zona de grande risco, devido uma possível invasão do islamismos, a parte que tem muito dinheiro, por isso é que são muito radicais sua obsessão, demonstra que é um dos que quer vida fácil sem trabalhar. Se o Senhor, mudar de mentalidade, pensar que teremos mesmo que arregaçar as mangas e trabalhar, vamos desenvolver.

  6. OBSERVADOR

    25 de Fevereiro de 2013 as 9:15

    Sr. TRUKI BIC-LAC, o Sr. demonstrou mesmo que tem noção de Geografia. É que muitos comentam por comentar. São os obcecados ADISTAS, que tem uma visão de tudo muito fácil. Se reparar, o Sr. ADELINO DOS SANTOS, dá um aplauso ao Sr VANE. São ignorantes!

  7. Lucas

    25 de Fevereiro de 2013 as 10:35

    Eu nunca estive tão certo e feliz com o meu voto que ajudou a eleigero Dr. Manuel Pinto da Costa!

  8. ze maria gomes

    25 de Fevereiro de 2013 as 10:45

    Outro “Lucas” com falta de higiene mental.

  9. Telavive

    25 de Fevereiro de 2013 as 12:29

    Expliquem-me por amor à S.T.P, o que foi o Dr. Pinto da Costa à presidência da republica de S. Tomé e Príncipe fazer?

  10. observador Atento

    25 de Fevereiro de 2013 as 12:56

    O que eh que pensam disto. Brasil eh um dos grandes produtores de petroleo em aguas profundas. Guine Equatorial tambem eh um pais produtor de petroleo que faz fronteira (no mar) com STP. STP eh dado como um pais com grande potencial em hydrocarbonetos. Meus compatriotas, temos que pensar tambem na strategia de desenvolvimento do nosso pais!

  11. HT

    25 de Fevereiro de 2013 as 14:31

    Sr.Telavive oque STP ia ganhar afinal com Evaristo Carvalho, Como presidente?

    • Gadhafi

      25 de Fevereiro de 2013 as 20:18

      Carrissimo, antes tu ou seja la quem for, de uma coisa tenho certeza, ninguem consegue fazer pior que o Pinto Da Costa…o Homem e especialista em fazer nada…

  12. OBSERVADOR

    25 de Fevereiro de 2013 as 14:52

    Gostei da pergunta do Sr.(a) HT. Acredita-se que o Dr. pinto da Costa poderá vir a fazer muito para este País. Mas peço as minhas desculpas, o Sr. Evaristo De Carvalho, não iria fazer nada por este País, como Presidente da República. Aliás o PATRICE TROVOADA é que seria um Presidente sombra. Pois, ai estávamos mesmo mal. São Tomé e Príncipe iria mas cedo a PIC, desapareceria com O Sr. Evaristo de Carvalho como Presidente da República.
    Sr. HT. se de facto o Sr. tem amor a esta TERRA, São Tomé e Príncipe, nunca deseje que o SR. PATRICE TROVOADA venha a ser de novo Primeiro-Ministro, muito menos Presidente da República.
    Sabia que no ADI, o que PATRICE TROVOADA diz é que tem que ser cumprido! Este Sr. no seu seio é um grandessíssimo ditador. Os cães que andam a sua volta se tivesse postura mesmo de homem, nunca lhe aturaria. Enfim! dinheiro fácil “SUJO” tem muita força.

  13. Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar...

    25 de Fevereiro de 2013 as 15:09

    Devemos ser positivistas e acreditar que é possível mudar São Tomé e Príncipe. Mudar o País significa acreditarmos nas Instituições, pois as pessoas são efémeras. Vamos todos(PR,PM,MLSTP,ADI;PCD,MDFM, sociedade civil,) dar a nossa quota parte para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Havemos de vencer!!!

  14. Blublublu naça luta fá

    25 de Fevereiro de 2013 as 15:09

    Meus compatriotas são tomense, para de critar outro. Nosso país não vai desenvolver por causa dessas critica, vamoe olhar para o país não para esse ou aquele,cada um tem a idéia, e cada um é livre de escolher quem quer. Pinto da Costa é Presidente da não, vamos respeitar o homem, um ditado que nós conhecemos” não se consegue todo mundo agradar.Espero com essa viagem do Pinto da Costa possa trazer bons fruto para S.T.P….Viva STP. Vamos todos dar mão com ajuda de Deus só ele pode nos ajudar a sair dessa crise…

  15. OBSERVADOR

    26 de Fevereiro de 2013 as 8:37

    O apelo é bastante sensato. Mas Garanto, com PATRICE TROVOADA, será muito difícil. Quando houver um grupo forte que possa IRRADIAR o PATRICE TROVOADA, no seu seio, vai continuar a haver instabilidade neste nosso belo País. ABRAM OS OLHOS MEUS SENHORES.

  16. Dias

    26 de Fevereiro de 2013 as 12:27

    OBSERVADOR, Não sou politico, não penso ser jamais serei, mas gosto comentar, com relação a instabilidade não é o cidadadão que referes que trouxe instabilidade a este país, recordes bem ja a quanto tempo que vivemos nesta instabilidade pelo interesse pessoais, por todos até o povo esta involvido, porque o povo apoia os infratores, apoia aqueles que delapidão bens públicos que hoje uma grande parte deles estão na dita casa defenssora do povo, mas certo é que isto não pode contuar os dias não são o mesmo as coisas estão a mudar e o que se nota é que estamos parados no tempo que se avança, é necessario que a ganância do poder a luta pelo o denheiro, não incubra a intiligencia dos homens santomenses e contnuem a agir com burrise, suberbise, idiotisse, e trabalhem com só um objetivo, se trabalho ou se governo o faço para servir, dar o meu melhor que o amor que tenho pela minha terra, pelo meu solo, e pela minha gente evulua a minha terra e assim almejo ver sorriso de novo no rosto daqueles que ja perderam esperança na sua propria patria que é S.Tomé, desde ja os melhore comprimentos ao amigo dizendo que não é uma critica nem favoretismo a ninguém somente uma contribuição até mais.

  17. A.D.I

    26 de Fevereiro de 2013 as 17:17

    gente lembrem q quem comenta aqui nesse espaço são todos a menoria q conseguiram por sorte ou ajuda dos pais sair do pais ou tenhem minimas condições. o povo q sofre q vive a realidade não leém tela nón nem comentão.

    • A.D.I

      26 de Fevereiro de 2013 as 17:20

      quem me garanteb q quem comenta aqui não são mesmo esses politicos curuptos

  18. OBSERVADOR

    27 de Fevereiro de 2013 as 10:47

    DIAS, Agradeço pelo seu reparo, quando referi sobre a necessidade de irradiação de PATRICE TROVOADA do ADI, é que esse partido poderá ter os seus dias contados. Por isso, de modo a fazer acordar aos outros dirigentes e os militantes do ADI, que continuam cegos, e muito atrás do PATRICE TROVOADA, poderão vir-se arrepender, por terem seguido de forma tão fanática um partido que tem um dono. Já reparou se o PATRICE TROVOADA, desaparece? O Seu pai Miguel Trovoada já não estará interessado em financiar o ADI, porque o mesmo já serviu desse partido e seus antigos militantes que lhe sustentou no poder.
    No tocante a instabilidade constante que refere, é porque nesses partidos todos, existem elementos altamente corruptos que criaram grandes danos a nossa bela terra São Tomé e Príncipe, esses daninhos, é que são os grandes obstáculos nesse país. É que grande problema que vem prejudicando o desenvolvimento da nossa terra, são precisamente as pessoas que estão nos partidos, com o objetivo apenas de extorquir os bem de Estado, a qualquer preço. Não sabemos para onde é que quererão levar esses bens todos. Por isso, sou um dos que defendo, que o desenvolvimento desse País, para já, não pode depender de PARTIDOS nenhum. Vai por e simplesmente depender de pessoas com grande amor a terra, que de facto querem trabalhar, para esse país. “Repare que quando refiro de pessoas que tem amor a terra, não são aqueles do tipo de FRADIQUE. Porque se esse tivesse amor a terra, não usurparia de muitos benefícios vindo para o País, tudo ser canalizado para a sua propriedade”. Portanto, deveriam dar alguma trégua de haver eleições, que só gasta dinheiro e faz crescer a cada dia que passa, um monte de parasitas, Com um pouco de mão de ferro, sem exagero, por ordem nesse País, castigando todos os destruidores, enquanto isso, os PARTIDOS ia se organizando, depois abrir-se-ia aos poucos, para as eleições. Assim acredito que haveria um sentido de disciplina em cada partido, nunca, tenho a certeza que num mesmo partido viesse haver 3, 4 candidatos de um mesmo partido a concorrerem para as presidenciais. Dentro desses partidos haveria a chamada eleições primária, onde sairia apenas um candidato as presidenciais, etc.

  19. STOP

    27 de Fevereiro de 2013 as 15:01

    Caros,Reparando bem a história do ADI, como surgiu na sociedade Sãotomense, realmente, esse partido poderá ter dias contado. Sobre governação de São Tomé e Príncipe para o seu desnvolvimento, não deveria haver eleições num período de 3 anos e os partidos organizarem-se, enquanto isso fazer de contraditorio e quem falhasse, pagaria por seu falhanço.

  20. Põe boca não tira

    27 de Fevereiro de 2013 as 17:05

    Esperemos que esses encontros tragam frutos para STP……

  21. Porta dos fundos, nunca batas com a porta, porque poderás querer regressar...

    27 de Fevereiro de 2013 as 17:26

    O País tem agora uma excelente oportunidade de colocar todos os desafios que tem em carteira na mesa para que este gigante da América possa nos ajudar(no bom sentido da palavra), a crescer economicamente. Gente, é tempo de nos mostrarmos ao mundo, não como um País de mesquinhices politicas e de choros democráticos, mas sim como País que quer, porque pode e deve estar na lista dos mais credíveis de África. Políticos do meu País, é tempo de começarmos a demonstrar que também somos bons em enfrentar e vencer obstáculos quando queremos! Pra frente STP.

  22. Vane

    27 de Fevereiro de 2013 as 23:04

    Desculpe as pessoas que criticaram negativamente meu comentário.
    Só tenho a reafirmar que Geograficamente STP fica sim próximo do Brasil e ativar uma linha náutica seria possível e com grandes chances de sucesso. Mais isso é p quem tem visão empreendedora n é p todos.
    Em relação a dúvida de alguns da distancia Brasil-África, existe um problema que vcs pensam que Brasil é apenas Rio de Janeiro e desculpe lhes falar q é um ledo engano, pois moro numa cidade que fica no calcanhar do Brasil o ponto mais próximo do continente africano. Portanto invés de criticarem sem sabedoria, procurem fazer comentários que leve o leitor refletir e não a falar de coisas que infelizmente demonstraram que não tem conhecimento cabal…Desculpe-me por conhecer informações mais do que vocês.
    Vale frisar que STP n desenvolve por causa de pessoas assim como vocês com visão míope que não acrescentam sugestões e sim ficam perdendo tempo em ridicularizar as pessoas.
    Vão ler um livro!
    Desejo a vocês crescimento e amadurecimento.
    Felicidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo