Política

Mudanças na EMAE e na ENASA

José Maria Afonso Barros, é novo director geral da Empresa de Água e Electricidade, EMAE, sucedendo assim a Raul Cravid, que por despacho ministerial saltou para a Direcção da ENASA. 

A nomeação do novo chefe da EMAE está plasmada num despacho conjunto do primeiro-ministro, Gabriel Costa e do ministro das obras públicas, infra-estruturas e recursos naturais, Osvaldo Abreu. O despacho Nº 5/2013, emitido no dia 25 de Abril, impôs mudanças na direcção da empresa de água e electricidade.

A cerimonia, singela de empossamento da nova direcção,  aconteceu segunda-feira, no ministério das obras publicas infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente.

A nova direção da EMAE é composta ainda por 2 directores, designadamente: Gualdino Sousa Costa Barreto, director comercial e José Amado da Fonseca, ocupa a função de director financeiro. Da anterior, direcção liderada por Raul Cravid, permanecem Homero da Graça Esperança, como director de energia e Abel Vila Nova, como director do departamento de Água.

Por outro lado, o despacho conjunto do primeiro-ministro, Gabriel Costa e do ministro das obras públicas infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Osvaldo Abreu,atribui a Raul Cravid, um novo desafio, que é a gestão da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea, ENASA. Uma empresa que Raul Cravid conhece porque já la esteve no passado recente na qualidade de director.

O novo director da ENASA, tem como colaboradores directos, Eugénio Pinto do Espírito Santo Costa e Sara Neto dos Santos, respectivamente director técnico e directora administrativa.

Perfil do novo director geral da EMAE

José Maria Afonso Barros, tem 49 anos, formou em gestão de empresas, pela faculdade de economia do Porto. Foi director geral dos Correios, e de 2008 à 2010, desempenhou as funções de Secretario Geral do décimo terceiro governo constitucional, liderado por Rafael Branco.

Recentemente José Maria Afonso Barros, foi Director da cervejaria rosema.

Jasí Ramos

59 Comments

59 Comments

  1. Mario Vaz

    29 de Abril de 2013 at 21:38

    Fugiste a tempo mas não te livras de uma queixa crime que te vou meter por andares a burlar consumidores como eu que têm contadores pré-pagos, que andaram a pagar energia por antecipação e estão agora constantemente sem energia em virtude dos constantes cortes.

    E deixo já um aviso á nova direcção que se persistir essa burla, o mesmo vai acontecer com eles

    • Ze

      2 de Maio de 2013 at 11:27

      Meus senhores, deixem o Raul em paz. Ele é nosso da KGB. Que curso tem o Raul? Alguém viu o diploma dele? Nós da KGB é que mandamos nessa terra. Sabemos o que estamos a fazer e muita gente também sabe o papel do Raul na república. Raul é de MLSTP carne, alma e osso. Ele passa por partidecos com instruções bem claras do nosso glorioso.

  2. STP

    29 de Abril de 2013 at 21:54

    Santomé tela ô

    O ultimo ministro que eu pensava que iria entrar no jogo era Osvaldo Abreu, mas parece que o partido fala mais grande que os princípios que eu pensava que ele tinha.

    Sinto-me desiludido pois acreditava no Osvaldo Abreu.

    • E. Santos

      30 de Abril de 2013 at 12:00

      Nancê cunda Santomé cá floga.
      Só não percebo é como é que um indivíduo com carreira promissora no estrangeiro volta ao país para se prestar a este papel, subjugado a um bando de pessoas (apesar de serem do seu partido) que ele próprio em tempos criticou a actuação. Cadê o postura de jovem visionário e preocupado com o bem do país. Honestamente, não percebo. Acredito que ele tenha as suas razões, toda a gente tem. Mas é lixado, digo-vos.

    • Me Zemé

      30 de Abril de 2013 at 16:12

      Se ainda não percebeste, diz-se mais uma vez. Os ministros são instrumentalizados pelos seus partidos, ai se eles não seguirem as indicações…já se sabe a onde vão parar. Como ser ministro dá sempre jeito, o pessoal aguenta, mesmo fugindo os próprios princípios.

    • Mina telá

      2 de Maio de 2013 at 10:05

      Fogo até o Ministro Osvaldo Abreu…

  3. kuanom

    29 de Abril de 2013 at 21:57

    Brincadeira tem hora! São recompensas a que têm direito os assaltantes do poder. Ministro protege o seu sogro a revelia da decisão da maioria partidária do MLSTP mesmo que isso tenha traduzido no semeio de grerra no seio do “M”. E o resto foi so Osvaldo Abreu obdecer a proposta do Jorge Correia para colocar a sua filha apos ter negado ao convite. Fui para isso que queriam poder… O que disseram ao povo é que o país estava mal… so que o que nao se sabia é de que lado estava mal. Quem estava mal são aqueles que estao a receber o tacho. porque o povo, este sempre esteve mal…

  4. gualter almeida

    29 de Abril de 2013 at 22:53

    mais um para se encher viva s.Tomé e príncipe ele ainda esta magro daqui a um ano esta gordo como os outros e com um fio de ouro grosso no pescoço que é o símbolo da riqueza

  5. jose mourinho de stp

    29 de Abril de 2013 at 23:07

    “Job for the Boys” e viva o Tacho na Republica das Bananas.

  6. Barão de Água-Ize

    30 de Abril de 2013 at 0:07

    Estes senhores têm provas de bom desempenho nas suas funções para continuarem a gerir empresas públicas?
    Por exemplo,em que Raúl Cravid melhorou a EMAE, fornecendo esta empresa energia estável e a preços justos?
    Não há novos gestores que tenham coragem de não executar politicas de “mais do mesmo” em que nada muda?
    País sem energia estável e acessivel; Pais sem aeroporto capaz de receber aviões de grande porte; Para onde vais STP?????

  7. Motilal Nehru

    30 de Abril de 2013 at 2:36

    Queres conhecer um homem dali o poder.
    Osvaldo Abreu um cidadão admirado por muitos Santomenses.
    Cometeu o seu primeiro erro ou melhor o seu primeiro grande erro.
    Raul Cravid nasceu para ser diretor.
    Formação diretor.
    Quando o povo esperava o seu afastamento, devido a sua incompetência, que vê-se ao olho nu.
    simplesmente é transferido.

    José Maria Afonso Barros a sua gestão nos correios ficou abaixo de zero.
    Combina a arrogância com a incompetência.

    Um gestor é reconhecido pela sua competência e pela sua capacidade de gerar lucro, Não pela sua cor partidária.

    Até quando?
    Até quando tanta pobreza?
    Até quando tanta corrupção?
    Até quando tanta incompetência?
    Os que supostamente mais sabem são os que mas erram.
    Até quando STP??

    • ponto

      30 de Abril de 2013 at 15:29

      Sim, concordo plenamente.
      Se fosse um bom gestor, do tempo que ficou nos Correios, foi suficiente para demonstrar competencia.
      é pena que os Senhores dos partidos politicos so pensam que os seus boys devem ser amarados onde tem capim.
      é muito triste mlstp
      Qual a cara que voces têm para criticar o outro? qual a moral?
      Este senhor, eu nao o conheço, nem tenho nada contra ele.
      Contudo, ficaria satisfeito se fosse um bom gestor, em que se podia comparar ao Jose mourinho, que é chamado para revolver proproblemas.

      EMAE tem quadros competentes, com muitos anos de casa, que conhecem bem as soluçoes da casa.
      Ate para as direcoes voces vao buscar boy, em vez de valorizar os quandros que têm, motiva-los, e tornarem a instiuicao mais credivel.

    • Armindo

      2 de Maio de 2013 at 12:01

      Devereiam ter colocado la o joáo cravid.

  8. Piter PLACIDO

    30 de Abril de 2013 at 5:08

    no M ha jobs para todos os camaradas

  9. osvaldo pereira

    30 de Abril de 2013 at 6:04

    saiu da EMAE porquê? de certeza que os resultados não eram satisfatorios!… e vai para ENASA porquê? meu deus até onde vai parar o nosso São Tomé? Não existem mais quadros competentes?…Desisto,é impossivel acreditar nos nossos politicos.

  10. Vanda

    30 de Abril de 2013 at 7:15

    Meu caro Osvaldo Pereira, é mesmo assim. Aqui os interesses partidários e pessoais falam mais alto que os interesses da nação. Infelizmente é assim no nosso lindo STP.

  11. Bêtodo

    30 de Abril de 2013 at 8:14

    Dizem que no mundo existem dois tipos de tolos: “Aqueles que acreditam em tudo” e ” aqueles que não acreditam em nada”. Quanto a mim não sou nenhum dos dois. Tenho a capacidade suficiente de racciocínio para vêr que este País só se usa bleffs e mais bleffs, e mais nada. Queridos, para quê falar de mudança se aqueles que assim proferem tais palavras não as pratíca após terem a almejada oportunidade. É muita pena, más …. quem sabe, S.Tomé conhecerá ainda melhores dias.

    • HLN

      30 de Abril de 2013 at 15:10

      Final da história és um dos tolos, ou melhor não deixaste de o ser.

  12. Mé Pó Feladu

    30 de Abril de 2013 at 8:45

    caros compatriotas
    este stp é um pais de amigos, será q ñ existe outros quadros formados?

    • Vage Glange

      30 de Abril de 2013 at 22:20

      A gente com sorte, que pula e pula de poleiro a poleiro porque tem amigos e fazem jogos para nao perder.
      Enquanto uns sacrificam para fazer melhor e nem o carro de estado tem, nem a mordomia do estado outros vao enchendo os bolsos.
      O senhor Osvaldo n#ao esquece dos paineis solar de Mezochi, a energia da minha localidade Cabeca cal. Este Governo quer bloquear o Mezochi.
      Senhor Nelson Carvalho abri os olhos os tipos querem de bloquear.

  13. paparazzi

    30 de Abril de 2013 at 8:47

    Parabens jose maria afonso de barros pela nomeação espero que saibas trabalhar mais e distribuir melhor pois luz e agua e uma necessidade da população
    Tenho dito
    Paparazzi.estou de olho

  14. Nora

    30 de Abril de 2013 at 8:51

    DEIXEMOS DE HIPOCREZIA BARATA, ISTO NÃO NOS LEVA A LADO NENHUM.RAÚL TB É SANTOMENSE E DEIXA O HOMEM TRABALHAR, NÃO ERA ESTE O NOSSO LEMA.

  15. Diáspora

    30 de Abril de 2013 at 9:05

    ó jasí, não precisavas de nos brindar com esta trajetória magnifica do zé maria, quem conhece, sabe de partida a tamanha incompetência que é o tipo….é a cabra,,,,,o tipo pastar e mamar ao máximo, também é filho da terra… só esperamos que não nos brinde com cortes sucessivos de energia elétrica, procurando evitar o que emae não consegue evitar…

  16. Patriota

    30 de Abril de 2013 at 9:32

    como santomense atento, fico triste com nomeação de Ze Maria Barros pra director da EMAE. Este homem é de deixar andar, nao tem competencia pra tal. dentro de pouco tempo teremos cortes de energia e robo de gasoleo, este homem nao dá. vamos esperar pra ver.

  17. Patriota

    30 de Abril de 2013 at 9:42

    Meu caro Abreu voce foi pressionado pelos incopetentes do MLSTP. Abreu ficaras disiludido com ze maria barros, dentro de pouco tempo.

    • E. Santos

      30 de Abril de 2013 at 12:17

      Ele não ficará desiludido. Ele já está desiludido a partida. Mas como fazer? Ele tem de cumprir ordens.
      Admira-me, que já não me admira nada, é como é que Pinto da Costa que nos brinda sempre com discursos bonitos, inclusive sobre competência e valorização do saber, também aceita isso de bom grado, agora que tem oportunidade de fazer melhor.
      É engraçado que Pinto da Costa pelo menos isso deveria aprender com JES, a nossa visinha Angola. Veja as pessoas que são nomeadas pelo JES para cargos públicos e as que formam a cúpula que o suporta. Aquele pessoal não deixa os creditos de Angola em mãos alheias e por isso o país deles está onde está. Porque ter recursos e ser gerido por incompetentes também seria igual a zero. E veja também o destino que é dado aos incompetentes. JES não nomeia os mesmos burros duas vezes.
      Se Pinto quer ser chefe de Governo tem de aprender estas coisas. O país agradece-lhe.
      Não sei porque insistem com esses camaradas que todos sabemos, foram alunos medíocres, profissionais medíocres e até agora não conseguiram dar prova de nada, senão ser do partido. É uma vergonha.

    • Patriota

      1 de Maio de 2013 at 14:21

      acredito que o MLSTP sairá derrotado nas proximas eleiçoes, com essas nomeaçoes? de incompetencia. este pais so com PCD ou ADI que podera arancar.

    • E. Santos

      3 de Maio de 2013 at 12:20

      Com PCquê? Alto e para a bola. Você só pode ser muito jovem para não ter memória da desgraça que PCD causou a este país.
      O MLSTP é mau, todos sabemos. E ficou pior ainda depois de os cmaradas do partido perderem o medo do poderio de Pinto da Costa. Hoje são traissoeiros uns com os outros e esfolam-lhe que nem porco. Aliás, se Posser disser esfola, Rafael diz mata e sei lá quem é capaz de dizer para não lhe darem sequer enterro digno, não tenham dúvidas (metáforas).
      Mas para a sua memório o PCD recebeu o país das mãos do MLSTP e da ditadura de Pinto da Costa em 1991 ainda balelado. E sabes o que fizeram a seguir? Assambarcaram todo o erário público (quem tomou casa tomou, quem tomou roça tomou, quem tirou dinheiro da conta do estado a torta e direita e mudava as contas de tutela dos ministérios para continuar a manar fez e etc), instalaram a cultura da corrupção e da impunidade que vocês está a assistir hoje(encobrem os amigos para no futuro os amigos encobrirem a eles também a ponto de transformarem o Parlamento de um país no antro de fugitivos da justiça- digo fugitivos da justiça porque muitos esconderam-se atrás da imunidade parlamentar para não esclarecer no Tribunal casos de corrupção em que foram indiciados) . Diga-se de boa verdade na Ditadura de Pinto da Costa isto não acontecia.
      Para este PCD ser alternativa a o que quer que seja, tinham de fazer uma boa limpeza com creolina no partido (metáfora) e assim poder ter de novo a credibilidade desejada. Não acredito nisso, porque os camaradas não têm vergonha e agarram-se a política activa que nem carrapato.

  18. Descendente

    30 de Abril de 2013 at 9:45

    O problema que se põe é que os nossos dirigentes não querem dar oportunidades aos jovens. Se bem que sabemos todos, que essas duas instuições não é nada facil de gerir sobretudo EMAE.Falo isso porque trabalho numa empresa de energia e água de Cabo Verde.

  19. ali bambara

    30 de Abril de 2013 at 9:59

    Nem Osvaldo Abreu, nem Gika Simao, nem Dialó, nem os outros jovens eminentes dos outros partidos politicos, nem os da velha guarda desses mesmos partidos politicos, nenhum deles serve para nada.

    Politica é uma praga que morrerá solteira porque o poder corrompe á todos e qualquer homem.

    Particularmente, tenho pavor de todo e qualquer dirigente politico. Tenho é pena de muitos conhecidos meus, sobretudo, essa nova geracao de jovens formados que se encostam nesses gajos, sobretudo na juventude eminente partidária, como forma de se sobressairem. Sobretudo, dos jovens que se aproximam muito do Osvaldo, Gika e Dialó, em busca de projecao social.

  20. tchuna baby

    30 de Abril de 2013 at 9:59

    Eu já vi Abreu zangado e desiludido
    com esses desmandos do seu partido, pensei que ele era o tal… mas me enganei… porque que temos que viver na sombra do partido ainda que saibamos q estamos a fazer errado… Todo mundo falou… o Abel veiga não se cansou de criticar …quando se efetuava reestruturação desses homens de tachos de mais de 10, 15 20 anos… agora que esses ministros ditos sangue novo do MLSTP entram vêem fazer o mesmo???? agora pergunto quem estava em cargos diretor, etc…nestes últimos meses o MLSTP variu todos até nas escolas, por falta de “competência”… será que em três meses mostraram competência? agoara estão a colocar os mesmos de sempre porque eles é que são “competentes” em lapidar…

  21. verdade diz

    30 de Abril de 2013 at 11:28

    A Directora dos IMPOSTOS também tem que sair. Esta nÃO ESTÁ A PRODUZIR. Até quando vamos ficar nisto. O Ministro das Finanças não sabe que esta senhora é comprol do ADI. A receita fiscal está a diminuir cada dia que passa, esta senhora formada de carapau frito não está a fazer nenhum na direcção dos impostos, está sim para dar cabo do país e da instituição. Quase todos os funcionários estão revoltados com a gestão desta senhora, ela deve deixar o cargo a disposição.

  22. vira casacas

    30 de Abril de 2013 at 12:03

    Depois dizem que os de ADI estão a ser encostados.
    RAUL é de ADI.
    E é enviado para ENASA.Já é BOM para nós de ADI.

  23. ADI

    30 de Abril de 2013 at 12:16

    Obrigado meus senhores por terem avançado o nosso RAUL CRAVID.
    É militante exemplar e trabalhador.
    É dos poucos que ainda existe no nosso partido.

  24. Cassuma-sofredor

    30 de Abril de 2013 at 12:57

    Não é novidade o Raul Cravid já previa a sua saída. Mas a verdade é que houve avanços com melhoria na EMAE por vontade no trabalho de Raul Cravid. E espero que o outro não vem apenas ser Director de Gabinete! Embora ser mandatário do Ministro Osvaldo Abreu só para frisar em localidade de CASSUMA perto de Batepá ainda continua nas escuras. E não sei se o OGE consta a colocação de Energia para esta localidade que só vive com promessa de vários Dirigentes. Que anterior foi Patrice Trovoada que nada foi cumprido.

  25. budo dawa

    30 de Abril de 2013 at 13:11

    Então pessoal.
    Temos todos a mesma liberdade, também temo o direito de dar o beneficio de dúvida. O José Maria Barros pode e deve exercer as funções. Vamos julgar no fim. Estejamos atento as acções do homem. Aguardemos a nossa oportunidade para podermos demonstrar o que sabemos e valemos. Da conversa aos atos, muita diferença.

    • E. Santos

      1 de Maio de 2013 at 10:59

      E assim vai o país, dando oportunidades sistemáticas a incopetentes, aguardando, aguardando, aguardando os resultados que tardam a chegar.
      Não temos tempo para dar a mesma oportunidade duas vezes a mesma pessoa. Senão, nem os nossos netos vão ver este país melhor. Se falhou uma, vai falhar todas.
      Como eu disse, esse pessoal foi aluno de liceu medíocre, universitário medíocre que lutou com curso para terminar e nem sei se sabem mesmo o que andaram a estudar ou se foi benesse de professor solidário com os Africanos, tiveram oportunidade de ser bons profissionais, mas como lhes falta a visão e o saber fazer, também acabaram por ser medíocres, e em minha opinião vão continuar sempre a ser medíocre. Quando é que Zé Maria demosntrou ser um bom técnico antes de ser Director. A Direcção caiu-lhe do ceu e ele saltou etapas, não podia dar noutra coisa. Só conseguem fazer o que os Brancos vierem cá dizer para fazer ao abrigo de projectos…”da cabeça desse pessoal mesmo…só fumo” não sai nada de jeito .
      Se quiserem continuar a dar oportunidade, optimo, mas não esperem que a gente acredite que num passo de mágica vão fazer melhor. Não mesmo. Vamos ser sinceros. O país é nosso. Nós é que sofremos com a Gestão danosa desse pessoal. Puxa vida. Um dia desses eu grito Pinto da Costa quidalê. É passividade demais para quem prometeu tanto.

  26. cupapata

    30 de Abril de 2013 at 13:50

    reparem bem a foto ele até parece kem esta assobiar como disse o bonga assobio malandro kwa lala

  27. The Politics

    30 de Abril de 2013 at 13:52

    Ja não era sem tempo para que a direção da MLSTP mandase no Osvaldo Cravid. Tinha o seu nome limpo mas já começou a sujar. SI QUISERES TER O TEU NOME LIMPO NÃO TE MISTURES COM POLITICOS. Se andas com ladrão terminas roubando.

    Fuiiiiii

  28. baptista

    30 de Abril de 2013 at 15:24

    A pergunta é: porquê que não se põe um director que tenha formação adequada (Que é bom ou próprio para determinado efeito) para o cargo?
    Pelo perfil do novo director o mesmo não percebi nada de energia, agua e electricidade!!!

  29. fia glesa

    30 de Abril de 2013 at 15:42

    Ninguém é insubstituível e ninguém detém a achave do conhecimento e da gestao, Raul cravid nao pode constituir exceção. O erro que se pode e pensar que nao ha ninguém capaz de melhorar aquele serviço que ajudou os bolsos de um bom numero, mas a escolha do novo homem da EMAE também nos suscita uma certa duvida na sua sabedoria em gerir este sector.Para os amigos e amigas do Raul considerem que ele não esta morto mas continua na republica e se de facto merece os atributos que o dão então que de provas de um bom gestor ao novo sector que já conheceu no passado.

    Nao sejamos pessimistas, o Raul voltara para o partido que o fizer melhor proposta.

  30. PINTO MARTINS

    30 de Abril de 2013 at 17:54

    Eu sinceramente esperava uma postura diferente do Osvaldo Abreu, qd se é sem sombra de duvida um grande profissional e se passou varios anos criticando o que estava mal , não se pode de forma alguma assumir determinando cargo e fazer a mesma coisa, sob pena de se passa por pessoa pouco confiavel, por dinheiro e sei la mais o que vende-se ate a alma. Não sei com que postura esses mesmos homens podem criticar o setor da justiça. Como exigir de um juiz a condenação a prisão de alguem que é seu primo, se pra demitir e colocar alguem diferente em determinado setor não se tem culhões para o fazer, depois vêm pra fora dizer isso e aquilo, bando de Palhaços!!!!

  31. Mina Zequentxi

    30 de Abril de 2013 at 19:20

    Tira um quadro e entra um homem desonesto da pio espécie. São Tomé e Príncipe continua a mesma tristeza de então!

  32. Besta

    30 de Abril de 2013 at 20:54

    Ok,tenha cuidado porque falta,os homens do Radique.

  33. Zé Zé

    1 de Maio de 2013 at 8:37

    O assunto não deveria vir à baile, pois este artigo refere-se a EMAE. Porém, já que alguém (Verdade) o abordou, quero aí reforçar que a srª da DIRECÇÃO DOS IMPOSTOS é perigosa para qualquer Governo e para este pior ainda. Cobra (confisca) impostos à maneira (porque tem parte); com ajuda da DAF, da Direcção Tecnologica e da Direcção do Tesouro do Ministério do Plano e Finanças usufrui subsídios desonestamente, lesando o erário público; as relações humanas entre colegas são péssimas; sem critérios, perdoa dívidas(caso intermar, … …); facilitismo à maneira da senhora, principalmente se o arranjo vem do homem forte da Tecnologia. Asneiras desta srª. só é comparada a srª. das ALFÂNDEGAS. Rabo do Governo, com estas duas, está e estará sempre na rua. Por isso, devem ser ruadas para o bem da Nação.
    Quanto as nomeações, Raul é um “tachistas” que engraxa para sua sobrevivência, voando de partido a partido (MLSTP/MDFM/ADI … …) ; José Maria é um fala barato, froxo sem pulso nem culhões no lugar (oh, deveriam chamar de novo a Genoveva para a EMAE!).
    Assim vai a TERRA!!!

  34. Pensador

    1 de Maio de 2013 at 9:18

    O MLSTP esta a numa guerra fria contra o PCD adormecido pelo Xavier e a sua cupla. Repare q as nomiacoes para cargos mais importantes em STP estao a ser ocupados pelos membros do MLSTP. Obrigado

  35. safu

    1 de Maio de 2013 at 10:59

    parabéns ing:Igualdio custou mas foi deseju te força e coragem nesta camiada

  36. banana de STP

    1 de Maio de 2013 at 22:12

    Meus senhores, o que esta acontecendo afinal com este governo??? Até Ovaldo Abreu que nós jovens contamos com ele já inverter a situação já entrou na equipa “Desgraça de STP”, logo Raúl Cravid, que já devia sair da EMAE a muito tempo! Hoje sai da EMAE e vai para ENASA, gostaria de saber o quê este Sr. fez de bom na EMAE ou para este País que merece tanta consideração?? FORA RAÚL CRAVID!!! BANDIDO MUDA DE PARTIDO COMO SAPATO SÓ A BUSCA DE TACHOS… VICIADO DE PODER!!! QUE VERGONHA OSVALDO ABRÉU, NÃO ESPERAVA ISTO DE TI…

  37. jaca

    2 de Maio de 2013 at 8:12

    Nos os santomenses gostamos muito de queimar o outro em vez de dar força e sugestões para melhoria neste caso da EMAE. Não sou amigo do atual Diretor da EMAE e nem tão pouco lhe conheço bem. Contudo, gostaria que aqueles que lhe criticam e que dizem que o seu diploma é duvidoso que demonstrassem. As criticas devem ser construtivas. Deixemos de jogos baixos. Sejamos mais honestos. Somos poucos para levar este país a bom porto.
    Viva a Democracia,
    Abaixo a libertinagem.

    • Armindo

      2 de Maio de 2013 at 12:19

      Meu caro o Raul nao da. Nós fomos juntos para Uniáo sovietica. Ele náo estudou. Ficou quaze dez anos no primeiro ano de engenharia. Graças ao irmáo que ele abusa aqui ele foi para Minsque onde foi estudar uma tal de contabilidade medio a ultima hora para náo vir sem nada. Resta saber se acabou ou a KGB lhe deu um papel para trazer.

    • E. Santos

      3 de Maio de 2013 at 12:33

      E o Zé Maria? Ficou quantos anos na FEP para conseguir fazer a tão pomposa Gestão de Empresas?Se ele tiver coragem que nos venha dizer para nos calar e fazer mudar de ideias.
      Isto tudo conta, para avaliar se a pessoa percebeu mesmo o que estava a fazer na Faculdade ou se foi fazendo cadeiras (uma média de 2/3 por ano).

  38. Jacinto Novaes

    2 de Maio de 2013 at 13:22

    Que vergonha Osvaldo Abreu. Eu não esperava esta atitude da sua parte. Tanta postura, principios e critérios se transformar nisto?!!!? Francamente.

    Como dizia alguem que eu conheço “Já vi tudo”.

  39. Dlima

    3 de Maio de 2013 at 9:01

    Muda o disco mas, a música é sempre a mesma… Até quando meus senhores???

    • E. Santos

      3 de Maio de 2013 at 12:27

      Disco é favor… aqui na terra é mesmo mudam-se os palhaços mas o circo é sempre o mesmo.

      O Circo Chen faria melhor, quanto mas não fosse para nos descaçar de sempre o mesmo.

  40. migo povo

    3 de Maio de 2013 at 13:34

    meus senhores homem nenhum é insubistituivel,nao esta a dar rua,temos que colocar gente com formacaõ em determinada area,nao podemos colocar um mecanico a derigir numa administraçao publica nem uma jurista a derigir um instittuto de habitaçoa,temos que ter pessoas certas no lugar serto som assim pais pode conhecer melhores dias

  41. crédo

    5 de Maio de 2013 at 18:33

    Isto que é brincadiera, Osvaldo vc, ja começa a queimar a sua figura sabias, tanto Zé maria, com raul cravide, ñ deveiam ser mas uma vêz ocupar esses tipos de cargo, tou lhe dizendo vc vai se arrepender com isto mano esses gajos vão te decepccionar, ja são viciados, eu sou do MLSTP/PSD mas eu muitos do partido não gostamos desta tua escolha, se foi má rafá que mandou por o zé maria, ele esta a matar a tua imagem e quanto ao raul para mim so faz trabalho com base na boleia dos seus colaboradores ok

    Um recado Fica esperto ñ seja tolo

    a pessoa certa que poderia estar neste momento na EMAE, todos nós sabemos e que poderia nos dar prova de um trabalho árdo e eficaz, que no partido todos sabem da sua competência e O ENGINHEIRO GAUDÊNCIO LUÍS DA COSTAM, essa que seria a escolha acertada, Homem de todo Terreno, que quando esta a trabalhar não dorme, vcs sabem não desbunda como alguns que andam lá no partido a querer só cargo e não fazem nada!

    ok

    Até breve!

  42. crédo

    5 de Maio de 2013 at 18:37

    qqueria dizer que

    é O ENGINHEIRO GAUDÊNCIO LUÍS DA COSTA

    ok

    Até breve!

  43. HT

    6 de Maio de 2013 at 14:49

    Gaudêncio Costa fez tanto pra turismo, como deveria fazer pr EMAE não é?

  44. frantz cassandra

    6 de Maio de 2013 at 18:28

    nao obstante o numero desconsideravel dos formados desempregados em STP até me parece q ja nao ha outras pessoas naquela terra ou é obrigaçao ser director o individuo ja esteve no posto se saiu é porque nao deu resultado ainda pode voltar ao mesmo posto so porque mudaram o partido na governaçao!aquele pais até esta a parecer balde de lixo entra tudo quanto pode constituir porcaria pa ra q serve entao mandar os coitados para formaçao sabendo que os velhos estao sempre nos bancos nao querendo sair é pena que ainda tenho la familiares se nao …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top