Destaques

Governo responsabiliza ADI pelo que possa acontecer

A declaração política do partido ADI na Assembleia Nacional, lida pelo deputado e secretário geral Levy Nazaré, foi analisada na reunião do Conselho de Ministros.

O porta-voz do Governo e Ministro da Educação e Cultura Jorge Bom Jesus, anunciou que o Governo de São Tomé e Príncipe responsabiliza o partido ADI, pelo que possa acontecer no país a luz das declarações consideradas como ameaçadoras e que visam criar distúrbios no período pré-eleitoral. «O Conselho de ministros registou com apreensão as palavras proferidas pelo deputado da ADI Levy Nazaré na Assembleia Nacional, segundo o qual : “O  ADI tem o compromisso com este povo e com o país e que nada nem ninguém abalará a sua firme e determinada convicção de assumir e cumprir esse compromisso nem que para isso venha a custar a vida de alguns”», diz o conselho de ministros.

Segundo o Governo, tais declarações, «pressupõem ameaças veladas de intenção de criar distúrbios quando o país caminha para a realização das eleições, autárquicas, regionais e legislativas».

Assim o Governo entende esclarecer alguns pontos. Primeiro segundo o Conselho de ministros é que «as eleições vão se realizar na data em que forem marcadas, criadas as condições para o efeito».

Segundo «que o apelo a violência e manifestações de preparação de desacatos é inadmissível num contexto de criação de condições para realização das eleições»..

E no terceiro ponto o conselho de ministros atribui toda a responsabilidade ao ADI, pelo que possa acontecer. «Responsabilizar o ADI pelo que possa acontecer por causa dessas declarações despropositadas e ameaçadoras», concluiu o comunicado do conselho de ministros lido pelo porta-voz, Jorge Bom Jesus.

Abel Veiga

 

    28 comentários

28 comentários

  1. Forro é Forrrro

    5 de Maio de 2014 as 9:10

    Chê prende esse agitador sem nexo.
    Ele acha se rico e abastado e um barão deste país, porque julga que todo povo concorda com ele. Aliás, já começaram mesmo pela Assembleia, lembram-se do sôco na cara?

  2. Mutambú

    5 de Maio de 2014 as 9:19

    O ADI é o maior! Partido do povo!

    • Maiker

      7 de Maio de 2014 as 11:26

      “Não senhor Levy Nazaré
      Não Patrice Trovoada
      Não ADI
      Não, Violência Não
      Bé nacê,camian nancê bi fô ,
      Cu tudo cuá nancê,
      Cu tudo plaga nancê
      Não,inó, inó êê”

  3. Rubi

    5 de Maio de 2014 as 9:40

    Este partido é irresponsável. Como é possível um deputado da república fazer uma intervenção desta natureza? Bandos de garotos irresponsáveis que não sabem o que andam a fazer na Assembleia. Se vocês tivessem o que fazer, trabalhar nas roças, plantando bananeiras e matabala, não teriam tempo para fazer estes disparates. É este o partido que quer mudar o país? Vão mas é trabalhar. Bandidos!!!

    • Djattà

      6 de Maio de 2014 as 10:41

      …proposito, proprio dos parasitas carreiristas, oportunistas, prontos a venderem PAR e Mae, para obter posiçao de destaque, dinheiro e algumas “curtesanas”…lamentàvel, de saber que existem pessoas desta natureza. A vida do HOMEM nao tem nenhuma importância para eles…atençao Lévy Nazaré, este proposito pode começar por si N.L., pode ser exctamente o que se passarà, se o seu partido IRRESPONSAVEL continuar com esta politica de destruiçao massiva e de ameaça…

  4. arroz podre

    5 de Maio de 2014 as 9:44

    Sr. Primeiro Ministro faça o seu trabalho e não preocupa com as declarações do ADI. O Sr. já sabe que não é fácil governar?
    O dinheiro está difícil de encontrar?
    Diga ao Sr. Presidente da República de marcar as eleições de acordo com as Leis. Os Santomenses,os Adistas não irão criar distúrbios em São Tomé e Príncipe, porque irão ganhar as eleições/2014 com maioria absoluta e querem a Paz.

    • Manuel Vicente Sousa

      6 de Maio de 2014 as 4:45

      Disso não tenhas duvidas meu caro amigo. Vamos ganhar com a maioria absoluta. Toda a polémica em torno da declaração do secretário geral, não passa de manobras desculpatórias da chicotada sufragal, que se lhes vislumbram.

    • Djattà

      6 de Maio de 2014 as 10:44

      Se algo acontecer ao Gabriel Arcanjo Alamao Ferreira da Costa, desembarco em STP e dou cabo de tudo e de todos que causaram algo contra ele.Isto nao é uma ameaça, é uma VERDADE, como STP sao îlhas!!!

  5. ddd

    5 de Maio de 2014 as 11:56

    Levy Nezare é um coitado, não sabe o que fala, so fala coisas sem aproveitamento, ele sim deve ser responsabilizado e retirado da vida politica santomense porque foi eleito pelo povo para os representar quer no poder como na opusição e não dezempenhar o papel acontrario afim de ameaça quem o elegeu, culpo o Sr. Patrice Trovoada o grande denfesor do dezenvolvimento de são tome e princepe, por ser Lider do ADI o maior partido de opusição a aceitar discursos do tipo, capaz de lezar e fragilizar o partido e por em causa a vida das população e a segurança puplica. “A politicas não se faz com aremessos mas sim com etica”

  6. Honorio Lavres

    5 de Maio de 2014 as 13:18

    Bom dia meus Camarada!

    Lamentável!!!Por não concordar com a forma de pensar que este Governo,e que o meu partido MDFM’PL ,Suporta, entendo que este nosso Governo anda a busca de algo para fazer e para convencer o povo,não vejo nada de grave as declarações do deputado Levy Nazaré,acho um acto normalíssimo,numa esfera politica, em prol dos interesses da defesa legitimo do povo, e da estratégia da filosofia do seu partido, gostaria satirizar um pouco , será que um politico santomense não seria capaz de dar a sua própria vida para ver o STP melhor?,
    Senhores Governantes do meus Pais,vamos todos juntos resolver o problema da pobreza,da saúde,da Educação,do trabalho aos desempregados,deixem de ódio ,vingança ,porque o joao disse,Pedro não disse que Fernanda fez, e que Gabriel não fez, sejamos razoáveis,procurar o melhor possível para o nosso pais, e não encrespar no seio do povo. e atiçar os problemas que não existe,diz o povo o que e do melhor para aumentar auto estima deste povo sofredor.
    Um bem aja

  7. mulata rosa

    5 de Maio de 2014 as 13:40

    Condordo plenamente com do ddd, porque se o nosso lider Patrice Trovoada estivesse ca nada disso teria acontecido. Com a declaração proferida pelo deputado Levy deve ser tomada uma medida urgente em relação ao deputado em causa por parte do nosso lider Patrice Trovoada, para mostrar a população que não é com violencia que vamos governar o nosso rico país.Essas mesmas declarações vão refleter muito nos resultados das proximas eleições. A oposição vai usar isso, como já têm vindon a fazer para fragilizar o eleitoral.

    • Manuel Vicente Sousa

      6 de Maio de 2014 as 4:58

      Mulata rosa se tu fosses uma militante coerente não escondias atrás de um pseudonimo. Já ouviste falar em heperbole? Custar a vida de alguns significa, apelo á guerra? Porquê que preferem o lado pejorativo do termo? Não seria melhor achar essa declaração como uma infamação lirica, em que o personagem demonstra quã grande é a sua dedicação a pessoa amada?
      vocês quando têm pouca luz admiram tudo. Até parece que andas a fazer gala da tua exagerada ignorância.

      • mulata rosa

        6 de Maio de 2014 as 13:30

        Manuel Vicente, quando diz “Não seria melhor achar essa declaração como uma infamação lirica, em que o personagem demonstra quã grande é a sua dedicação a pessoa amada?” não condordo consigo, porque nenhum de nós aqui é tão parvo para o senhor tentar enganar.Manuel Vicente não tente tapar o solar com a peneira isso não é nenhuma brincadeira é o futuro do nosso país que está em jogo. todos dizem o que quer e o que bem lhe apetece porque ninguém toma medidas. Se nós queremos que o ADI seja um partido serio não deve compactuar com cenas desse genero.

        Manuel Vicente quando seu filho faz algo de errado não é ponido? Mesmo amando deve ser responsabilizado pelos seus actos, porque nunca teremos pessoas serias e honestas.

  8. Camarada

    5 de Maio de 2014 as 16:51

    Nao se esquecam de liberdade de expressao.A um ditado que diz , a guerra avisada nao mata a ninguem. E o cao que ladra nao morde. Nao tenhamoos medo.

  9. canablanca

    5 de Maio de 2014 as 17:08

    Este Ex “menino de rua”,mesmo depois de passar pelo centro de reabilitação em coimbra,nada.Foi perca de tempo.Não mudou nada.
    TRAUMA deixou rapaz totalmente violento.E levou o Partido ADI totalmente violento.
    Isto é muito perigoso para a nossa sociedade.

  10. Imparcial

    5 de Maio de 2014 as 20:28

    Meus caros o nosso crioulo forro diz que “pata cu vonté vuá, bô bila zugué cu budo é ca vuá”. O governo tem consciência de que não foi essa ideia das palavras do Levy, mas como esse governo elegeu como objectivo denigrir a imagem do ADI e dos seus membros, por isso é que estão aproveitando dessas declarações dando a conotação negativa… meus caros não lutem contra a mare porque o ADI vai ser poder mais uma vez… é o partido que tem conquistado simpatia do povo… Deus nos abençoa a todos mas temos que aprender a respeitar o vontade do povo…

    • Fókótó

      6 de Maio de 2014 as 9:42

      Não vale a pena dar o poder de novo ao ADI, porque ele não sabe exercer esse direito e vai novamente entregar o poder , de bandeja, à oposição como já nos habituou.
      Não podemos contar com o ADI para coisas sérias nesta República.

  11. Manuel Vicente Sousa

    6 de Maio de 2014 as 5:21

    O cúmulo do ridículo, é ser um cobarde orgulhoso.
    Senão veja,os elementos da tróika governamental, conscientes da sua derrota,amedrontados desculpam-se fazendo gala das suas cobardias, tentando esconderem-se de baixo da areia, mas deixando o rabo de fora, de que a declaração do ADI, é um apelo a violência!!!
    Ora que tamanha cobardia!!!
    Deixem de lamúrias. A tal declaração não passou de uma inflamação lírica, uma metáfora,uma hepérbole.
    Isso para mim é um fait-divers. Ao invés de patacuatas,fazem outros expedientes de ultima hora. Porque o vosso tempo já entrou em morte celebral, mais alguns dias a equipa médica/povo, vão desligar a máquina.

    • Djattà

      6 de Maio de 2014 as 10:33

      …estùpido que você é!!!Como pode considerar este tipo, de proposito de “hipérbola” (e nao heperbola, ignorante pretencioso)etc…quando eu lhe chamar de Estùpudo, que sentido tem, na sua pobre linguagem, sùpinamente atrevida??? CONNARD!
      Pessoas como você é que têm dado cabo da Africa,porque a vossa ognorância, leva-vos a enduir alguns imbecis ao êrro.
      Nao vou perder + tempo consigo.

      • Manuel Vicente Sousa

        6 de Maio de 2014 as 18:18

        A sua saloia estupidez, superou o império da minha vontade, que pretendia perdoar o seu atrevimento.
        Amigo não se escreve “hiperbola” mas sim hipérbole. A tua ignorância devia ser acanhada, mas revelou-se audaz e sem vergonha. Você não está á altura da minha capacidade cognitiva. Antes de tentares esboçar qualquer tipo de prosa, primeiro faça um rascunho, corrige-o só depois publique. Porque o exagerado erro ortográfico que deste nessa tua tentativa, demonstrou que são erros que vão para além do mero lapso.
        Para terminar, volto a reafirmar que a declaração do secretário geral do ADI, não passou de uma hipérbole, consequentemente um fait-divers.

  12. paparazzi

    6 de Maio de 2014 as 6:08

    Meu apelo e o seguinte
    Peço a todos os saotomenses muita serinidade muita calma e não cultivaram o espírito de violência pq não é bom.quando passar a fase da eleição para fase de reflexão verão que o meu apelo tem sentido
    Bem haja a todos

  13. pedro neto

    6 de Maio de 2014 as 9:29

    GOVERNO, deixem de m… e governa.

  14. iaga

    6 de Maio de 2014 as 9:49

    matar por matar, qual é a diferença…! vocês temem oquê afinal… a vida eterna para gastar os vossos dólares roubado do povo e depositados nos bancos estrangeiros… as riquezas adquiridas a custas do sofrimento dos santolas,…no fundo os santomenses estão morrendo na mesma,paulatinamente,e de forma dolorosa, olha pra nossas crianças, nossos jovens, adultos e velhos, tornamos fantasmas antecipados da miséria fome, condições de vidas precárias,injustiça, sem mencionar os produtos putrificados que importam para serem consumidos. Qual é agora sejamos coerentes, tanto alarido por um comentário inocente, quando durante 39 anos de independência estamos alimentando autênticos assassinos passionais sangue frio, impiedosos, vampiros do povo, arrumados em peles de cordeiro. Se um dia, para o desenvolvimento dessa ilha terá que passar por perca de vidas humanas, que seja…. fala-se do rei amador, yon gato, Giovane, e quantos não tombaram em 53, para hoje possamos estar livre do poder colonial, então se para o nosso sorriso cor de rosa do amanhã, seja necessário que se extermine a máfia desse pais…avante, avante, avante……..

  15. Djattà

    6 de Maio de 2014 as 10:26

    Camaradas, nao hà nenhum problema…irmaos de STP, podem contar conosco da Guiné Bissau, para ir combater… combater com os vagabundos do ADI, dos TROVOADA, e companhia…é so apitar, desembarcamos logo, para mostrar ao Patrice e a sua corja, o que é o combate, corpo a corpo, para estes vadios miseràveis, nem de armas precisàmos!!! Serà com muito prazer que vou-me ocupar , pessoalmente do famoso Nazaré Lévy, para lhe rasgar como se rasga uma fazenda.Camaradas, expliquem-me là, como é que ainda hà gente em STP que apoia a familia TROVOADA, que so tem dado moléstia ao seu povo, é gente traidora…comeram-nos muito dinheiro, durante o asilio deles em França, entao a Guiné Bissau, tem conta a ajustar com esta familia de Bandidos, começando pelo cota Miguel Trovoada…tenho pressa que esta ameaça do Nazaré Lévy, arrebenta LOGO….

  16. Mutambú

    6 de Maio de 2014 as 11:27

    Compreendo o Levy Nazaré. Qualquer cidadão Santomense, que de facto ama o seu país e o seu povo, fica aborrecido e frustrado com o evoluir da incerteza, da miséria, da perseguição e da injustiça. E se vocês ouvissem o que os santomenses estão a pensar e a dizer dos dirigentes desse país que levaram o povo a situação em que está, talvez diriam que o Levy tem razão de sobra, porque é demais….

  17. bruto costa

    6 de Maio de 2014 as 15:58

    provavelmente essas palavras não correspondem ao sentimento de quem as declarou, São Tomé e Príncipe, esta como esta, e provoca em quem quer o bem estar deste pais sentimentos perversos e frustrados, porque acreditamos que o nosso subdesenvolvimento devesse um grupo limitado dos nossos irmãos São-Tomense, lutamos pela Paz e pala paz vamos trabalhar…

  18. arelitex

    6 de Maio de 2014 as 16:27

    isto sâo tudo guerras partidárias sem interesse nenhum . o partido ADI , já se revelou um partido desatualizado e sem interesse ( a partir do momento que funciona com ameaças ) .cada intervenção que faz , temos que por as mâos na cabeça , ou nos ouvidos . só saem asneiras do secretário geral . este por ser um pobre coitado ignorante ( até os anos que andou a estudar nâo lhe serviram para nada ) . está a dar cabo do seu próprio partido . até os seus próprios militantes devem se sentir dentro de uma caravela sem rumo .

  19. nelson santos

    9 de Maio de 2014 as 18:34

    ja tamos tao cegos k n tamos a ver este homem só vai traser problemas a saotomévai chegar um dia k ele vai concorrer com o seu lider PATRICE TROVOADA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo