Destaques

A primeira “maka” no PEPS de Rafael Branco

Antes de nascer como entidade política juridicamente reconhecida pelo Estado são-tomense, o movimento político designado PEPS, está a ser ameaçado pela polémica e crise interna.

Numa altura em que o Partido da Estabilidade e Progresso Social(PEPS), aguarda a decisão do Tribunal Constitucional para a sua legalização, Óscar Gina um dos mentores do movimento político entrou em rota de colisão com Rafael Branco, considerado por ele como sendo o “DONO” do movimento político.

Oscar GinaÓscar Gina(na foto) foi o primeiro homem que deu a cara pelo PEPS na comunicação social, em Abril último. Deu entrevista a imprensa em que defendeu os valores do partido político em forja, e desmentiu as notícias postas a circular na altura que davam conta da legalização do PEPS pelo Tribunal Constitucional. A fotografia confirma o momento em que Óscar Gina, foi o rosto do PEPS.

No entanto desde 17 de Maio, que Óscar Gina abandonou as fileiras do movimento em que diz ter sido a segunda figura. O choque com o considerado “Dono” do partido, o ex-Primeiro ministro Rafael Branco foi fatal. «Depois de uma viagem  ao estrangeiro, o senhor Rafael Branco anunciou numa reunião que conseguiu financiamentos para comprar as t-shirts, bonés e outros materiais para a campanha eleitoral, na ordem de 200 mil euros. Ninguém sabe a origem do dinheiro e ele não dá explicações a ninguém. Eu não consigo conviver com situações de falta de transparência» reclamou Óscar Gina.

Segundo Óscar Gina, aos poucos o PEPS, «passou a ser Rafael Branco e Rafael Branco o PEPS. Ninguém sabe das coisas como se passam e como são feitas. Ele domina tudo. utilização de dinheiro mas não se conhece a origem, falta de transparência», reforçou. 

O agora ex-membro criador do PEPS, diz que quando alguém questiona sobre algum aspecto, «as palavras dele(Rafael Branco), são as seguintes: quem não quer pode sair….e na conversa que tive com ele em que recusei liderar uma reunião numa zona, porque eu já estava comprometido numa outra reunião com  Jovens do Distrito de Caué, ele colocou a mesma frase, e eu o respondi que eu saía a partir daquele momento…e saí» esclareceu.

Na conversa com o agora dissidente do PEPS, o Téla Nón apurou que Rafael Branco enquanto mentor do partido definiu uma estratégia eleitoral bem clara numa das reuniões mais restritas com os membros da direcção.

Estratégia que passa por conseguir mandatos nas eleições legislativas, que permitam ao PEPS negociar com a ADI, hipotético vencedor das eleições, no entanto com maioria simples, segundo os cálculos estratégicos do próprio chefe do PEPS.

O partido ainda em forja, que não realizou se quer o congresso para eleger o líder, cogita ser governo, via incidência parlamentar  caso ADI vença as eleições legislativas. Tudo de acordo aos cenários projectados pela sua chefia, e confidenciados ao Téla Nón.

Abel Veiga

 

    42 comentários

42 comentários

  1. luisó

    28 de Maio de 2014 as 0:19

    Então não sabes de onde vem o dinheiro?
    Mas és tão ingênuo ao ponto de te meteres com gente desse tipo?
    Já te esqueceste das malas que vinham de luanda?
    Dos tais 500 mil que dizem terem sido roubados por um segurança da casa dele?
    Oh óscar vai ver se eu estou no príncipe.

  2. kuá Melá

    28 de Maio de 2014 as 2:53

    ahahaha, só pode ser brincadeira, vou fala pela última vez STP não precisa de mais políticos já chega criem vergonha na cara, o povo de STP já sofreu e demais, não vale a pena criar mil e um político se a politiquice continua na mesma, conversa pra fazer boi dormir, fui.

  3. xuxante

    28 de Maio de 2014 as 3:11

    Os ditos financiamentos nao tem financiador mais sim sao dinheiro que sao roubado do pais e depois querem ver se conseguem investir os 200 mil euros para ter um lucro incalculavel depois mas como deus e grande, ele irá declarar onde veio o tal fundo como o lugar é incerto ele nao quero falar, mas tem alguem vigiando a origem da massa.
    ADI nosso defensor por favor investigue o caso se faz favor.

  4. Bruxa de Pantufo

    28 de Maio de 2014 as 8:49

    Sinceramente que eu não percebo estas pessoas. O partido ainda não nasceu e já começaram as macas. Este Gina está preocuoado só com dinheiro. Para quê, meu Deus?!É assim que os partidos não valem nada aqui em S.Tomé. O homem ainda nem sequer foi para eleições e já está a falar de dinheiro. Que raio de coisa, minha gente.

    • se...

      28 de Maio de 2014 as 13:14

      Se ele quiser estar num partido sério, não será normal saber como, porquê, de onde vêm e para onde vão as coisas? Terá que aceitar um líder que põe e dispõe para os outros serem apenas aqueles lacaios que já condenamos tantas vezes? Se ele quiser ser bom são-tomense, não convém criar essas macas para toda a gente saber a qualidade e os propósitos dos líderes que vão concorrer para gerir a vida do povo?
      São apenas ses. Sem saber se são verdades, não condeno ninguém. Procuro saber mais para votar em consciência.
      Horácio Will

  5. samangwana

    28 de Maio de 2014 as 8:53

    A pior coisa que se pode fazer é roubar acompanhado por um santomense, ou matar e querer que este guarde o segredo. O foragido da PEPS, Oscar Gina demonstrou que como homem não vale nada, ao ter denunciado os planos do partido que até a pouco era seu. Falta de nível e ética ao divulgar que o seu PEPS pretende associar com ADI para governar. Se fosse um crime, MAN RAFA já era um homem preso. Isto serve de lição minha gente…

  6. Blangadesh

    28 de Maio de 2014 as 8:57

    Claro que o dinheiro veio de Luanda em 2010, e pertence ao MLSTP/PSD, e o malandro do Rafael Branco …… Dona Alda morreu triste por tua causa Rafael Branco.

    Bô cá ta mundú.

  7. Armindo Garcia dos Rei

    28 de Maio de 2014 as 9:11

    Ora,Ora…. esta zanga já era previsivel entre as comadres. Quem muito cedo vai a fonte corre o risco de beber agua suja.
    Oh Óscar Gina, realmente o rafael não é flor que se cheira e de facto há rumores de que o PEPS nasce numa na base de uma previa concertação com ADI e Patrice Trovoada, mas isto não preocupa seriamente homens lucidos porque coqueiro morre sempre torto porque já nasce torno.
    Todavia, outra pergunta se coloca! Não será que o Óscar Gina foi comprado e bem trabalhado pelo maior “opositor” de momento de Rafael Branco? Não será também que o novo/futuro primeiro “minister” terá ludibriado o Óscar Gina com “sucos” provenientes do “bruto”?
    É muito bom se fazer atenção à todas as novas brigas pol+iticas que vão surgindo por ai.
    Mas que rafael Branco se vai dar mal, ah…isto vai! Ele já deveria ter juizo para não se mater em cagalhadas!.
    Tenho dito!

  8. Independência diz

    28 de Maio de 2014 as 9:21

    Caro compatriota com todo respeito quero lhe dizer que é muito complicado fazer papel de parvo. Vc como um dos fundadores do partido não saber o que esta a se passar dentro do mesmo.Alás quem vier a votar nesse tal partido, também estará a fazer figura de parvo.

  9. San Zêbê zinthin

    28 de Maio de 2014 as 9:27

    Te cuida mano rafa. Os maus dias estão na tua vizinhança. Saíste do grupo que te fez embaixador, secretário adjunto CPLP, primeiro ministro, deputado e queres cuspir nesse mesmo prato onde lambeste tudo? Hoje queres que o ADI ganhe as eleições para negociar com esses malabaristas como tu?
    A pior coisa nesse mundo é o remorso. Estou certo que irás morrer de remorsos e brevemente.

    • bem ní wê mali ni tlachi

      28 de Maio de 2014 as 10:46

      Meu Carro homem que vivi com mulher qualquer dia termina relação quanto mais uma coisa de posso…

  10. homem honesto

    28 de Maio de 2014 as 9:30

    Ó senhor Óscar Gina em nenhum partido as pessoas ficam a saber quem deu e quanto deu.
    Os fundadores e que tem mais dinheiro ou que consegue mobilizar fundo para o partido é que manda.
    O senhor precipitou e queria também começar a comer, a coisa não é assim.
    Os ditos donos de partidos têm esta tendência de determinar, mas penso que os mesmos devem mudar desta atuação, caso não perderão os mais fieis e trabalhadores honestos.

  11. Moco gola

    28 de Maio de 2014 as 9:36

    E’ de louvar a posicao do Oscar Gina! Disse.

  12. É pra saber, pa deixar de brincar

    28 de Maio de 2014 as 9:50

    O que ouvi foi que se o PEPS ganhar com maioria relativa, vai coligar-se com algum partido com deputados para estabilidade parlamentar que aceitar duas listas negociais para governação. Sendo uma com coisas que o Governo deve fazer dentro dos 4 anos para o desenvolvimento do país, outra, com lista de vícios que não podem acontecer nunca durante os 4 anos de mandato. Porém se o PEPS não ganhar poderá também coligar-se com qualquer partido que ganhar eleições, mediante as mesmíssimas condições para sustentabilidade parlamentar. Claro para o PEPS alguém tem que começar a fazer algo para esse país e quanto antes melhor. Quem disse isso é Silvério Pereira, mandatário para legalização do PEPS. Disse mais, “que acredita que o PEPS vai fazer diferença”.

  13. Ma Fala

    28 de Maio de 2014 as 9:58

    So agora que o Senhor deu conta de que as coisas vao mal dentro do partido,o senhor nao paca de um Palhaco boquiroto. Nao tens nada que denunciar o plano interno pos-eleitoral do partido em governar juntamente com o ADI, aprenda a ter etica profissional e deontologia antes de trabalhar com as massas, saia em silencio e deixe que o mesmo conspire ao seu favor.

  14. seabra

    28 de Maio de 2014 as 11:16

    Nao conheço o nome do sr.Gina, estou ouvindo e a vê-lo pela 1a vez, pois que nao sou de STP. Quanto ao dito Rafael Branco (ex.embaixador nos Estados Unidos nos anos 80), é muito conhecido por “nosostros” lusofonos, como um grande desviador de bens de STP,um aldrabao diplomado , cuja reputaçao de CORRUPTO jà passou as fronteiras. Nao creio que se trate de alguém capaz de fazer algo de bom para STP, para além de encher mais o seu bolso e as suas contas nos bancos estrangeiros, para conquistar outras tantas “VEVAS”, sem nunca deixar a lagartixa da oficial espôsa.
    Acho que o sr.Gina teve um bom reflexo…abandone gente da indola do Rafael Branco…note, ele quer ligar-se com gente que tem a mesma postura de Gatuno e Corrupto ADI cujo MESTRE é o célebre CMBALACHEIRO Patrice Trovoada. Deixe-os p’ra là, porque nao têm nenhum sentimento patriota!

    • Ze Konder

      28 de Maio de 2014 as 14:47

      Eu não sabia que sentimento patriota dos são-tomenses é roubar. Porque se o ADI só tem cambalacheiros como o senhor diz; mas depois diz que Rafael é corrupto e se o Rafael foi até bem pouco tempo, para dizer, é líder do MLSTP/PSD, e como qualquer são-tomense sabe o país está assim por causa deste partido, então o que nos resta, é vendermos a alma ao diabo. Entregarmos o país as Nações Unidas

      • seabra

        23 de Agosto de 2014 as 22:20

        …se a sua inteligência analisa assim o que Sr. Seabra disse, é pena! Mas acho q trata-se de uma denúncia sobre o corrupto Rafael Branco.

  15. po quimi in da house

    28 de Maio de 2014 as 11:32

    HAHAHAHA….esse Oscar Gina é engraçado!!!este vende a sua alma por qualquer coisa…..que lhe diga o Tiny….a coisa ainda nem começou e o gajo já quer dinheiro….sera que a historia é mesmo assim?? e os dinheiros que Rafael Branco o deu para fazer reuniões e foram parar noutro sitio!!!! sera que ele saiu ou foi afastado devido ao vicio do dinheiro??? Brincadeira tem hora……não será que ele já tem outra proposta e agora quer sair bem??…fuiiiiii

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:59

      Conheci um tal do Tiny, que era um grande oportunista , pretencioso , velhaco e “agarrado ao dinheiro” como a ostra na rocha, muito RADIN. Convidava as pessoas para irem comer em casa dele( dos produtos mais baratos e da mà qualidade…), pedia a cada um para levar de comer e de beber( todos levavam e so bôas coisas, que ele recuperava e guardava). No fim, por cima, pedia dinheiro para o que ele e a espôsa Camélia serviram (comida insonça sem gôsto).Escandalizou-nos bastante o jeito dele de proceder…ele e a espôsa eram “casamenteiros”, foram eles que provocaram a ruptura de 1 saotomense com uma guineense , para que este se casasse com uma tal Joana Torres (, que foi deixada por um tal Tony Aguiar ,hoje ela é médica no Porto).
      Se alguém lhe fez partida, creio que ele também jà fez tantas aos outros… é a ssim a vida,”cà se faz , cà se paga”!

  16. Gamela Grande

    28 de Maio de 2014 as 11:33

    Já começaram. Este senhor Gina ainda agora começou num partido político novo e já estar a falar em dinheiro e outras máfias. Que raio de coisa é esta? Esta gente só pensa em dinheiro? Quem é este Gina, minha gente?

  17. longo suso

    28 de Maio de 2014 as 11:52

    k vergonha sr gina o homem como sr ate parece pior k o juda k vedeu cristo.bô sá piólô de púta punda puta ca dumini homem pê kia anzo magi bô ca cumé bila juga cupi pé plato cu bô cumé né.

  18. tlabá zo cadá té

    28 de Maio de 2014 as 12:27

    olá gina quando vc ñ tem educação ñ tenta da dar os outros bô gina kêêêê nom consê bô za bô sá mom fingui lolo cá modê cá sopla,bô sá mom catchiga tudo luguê cu bô cassa né bô cá fedé
    geluuuuuu cu bô stiny………………bõ chê nala mo cassô cu molé ne boca plé.na kesse de ajo desso cu sala ké…….punda bõ ca fla malui doutlo guê ,bo sai machi piolo.gina êê bo papa gelo munto magi toma cuidado punda suba cu monha daminho gina bô po té de seto.

  19. SUBÁ SA LÉMÁDO

    28 de Maio de 2014 as 13:11

    Meus os comentários são benvindos e se o Sr Óscar Gina tem ou não razão cabe ao senhor Rafael Branco defender se dinheiro veio de forma ilegal ou não só é o Sr Rafael que tem explicar a sua origem não indiquem o nome deste ou aquele partido ou aquele indivíduo porque o verdadeiro financiador destes 200 mil euros está na clandestinidade quem garante que esse dinheiro não é o dinheiro do orçamento Geral de 2014?

  20. claudino Monteiro tavares

    28 de Maio de 2014 as 13:44

    Se queres ser conhecido em St.tomé , basta roubar dinheiro ou falar que alguem roubou o mesmo , ai vais sair em em tdos jornais online ou em papel , já não será você fazer propaganda ou marktin politico ou campanha para entrares na corrida para qualquer desafio politico , é isso que se acontece em Stomé e Principe …fui não está ai quem falou…

  21. Ze Konder

    28 de Maio de 2014 as 14:41

    Pois é, assim é no nosso STP. Somos Todos Patifes. Quem não conhece o Rafael que o compre. Ele veio de onde? do MLSTP/PSD Miséria Longa de São Tomé e Príncipe/ Partido Sem Destino. Toda gente sabe que enquanto a grande meretriz MLSTP/PSD e suas filhas PCD, MDFM, UDD, PEPS e outras tiverem a oportunidade de destruir o povo de São Tomé e Príncipe o farão com muito prazer. Escutem a entrevista que o Jorge Amado deu a PNN e passada na RDPÁfrica(28.05.14), vocês chorar de rir. Quem não conhece o Óscar Gina? Sabem quem foi o seu Tutor? Carlos Tiny. Sabem quem foi o Carlos Tiny? Candidato as eleições de 2001 apoiado pelo PCD e que depois disse que nunca deixou de ser militante do MLSTP/PSD e veio a ser Ministro dos Negócios Estrangeiros no (des)Governo de Rafael Branco. Aonde anda o Carlos Tiny? Perguntem no Gina. Gina sabe muito, por isso quer comer depressa, mas vai padecer, porque sem MLSTP/PSD nem PEPS o que será deste rapaz. Hum já, sei basou com grana das reuniões todas. Ele deveria explicar isso na entrevista. Agora, chamo vossa atenção para o PEPS. Qualquer coisa estabilidade, mal começou está cheio de instáveis. Vocês conhecem Silvério Pereira, perguntem ao atual administrador do Gabinete de Registo de Informação Pública se ele já mandou fazer auditoria nas contas deste serviço. O Silvério tanto quanto sei, fez muita coisa com grana de lá e os serviços da ANSTP não fez nada, porque o rapaz era “Camarada”. Portanto, PEPS não tem estabilidade, pois além de ter um líder que nem Rafa, os que t~em dado cara são todos “camaradas”, e os camaradas são ….

    • Lévé-Léngue

      29 de Maio de 2014 as 10:27

      É triste dizer isso, mas é a mais pura verdade que os santomenses têm sede de sujar os nomes dos outros. Basta surgir uma chance mínima que fazem dela um grande momento, com tanto prazer com que nunca dedicariam ao trabalhos ou acções honrosas. Cada vez perdendo a nossa identidade, estamos mesmo mal!!!!

  22. Domingos Lima

    28 de Maio de 2014 as 16:08

    Tudo que está acontecer no país e no mundo é o sinal que o mundo está preste a finalizar. fui…..

  23. Domingos Lima

    28 de Maio de 2014 as 16:11

    Não te esqueça que aquilo que estamos a ver e ouvir, esta escrito no livro sagrado,aproveite enquanto esta vivo.

  24. É pra saber, pa deixar de brincar

    28 de Maio de 2014 as 16:35

    De facto muita gente se revoltou com Gina. Precisamente por alegar dinheiro. Claro que PEPS é um excelente partido político. Pois de todos os outros que se estão formando é o de que mais se fala. Pena que Gina ao voltar para o seu antigo partido, será recebido fingidamente. Mas não haverá nada para o coitado, sem perceber deu bandeira como alguém inseguro e de fraco segredo. PEPS para ter tantos ataques desde cedo é porque tem lá dentro muitas oportunidades, por exemplo o lugar de Gina é agora uma vaga aliciante. Isso sem contar com inúmeras vagas que por lá existem. Outros partidos mais antigos estão tão congestionados que eu acredito que só no PEPS a juventude tem futuro, desde que não vão com tanta ganância assim. Gina acalma-te é melhor. Nessa altura só pode piorar mais a tua situação.

  25. nadaver

    28 de Maio de 2014 as 17:57

    …quantos partidos por metros quadrados tem STP?

    Cabo Vede tem 3 partidos por 4.033 metros qaudrados…e tem 9 Ilhas habitadas..

  26. Honorio Lavres

    28 de Maio de 2014 as 19:46

    Respeito para com a Ilha do Príncipe e a sua População||||

    Meu caro Amigo de nome feitiço chamado LUISO|||||
    De bom agrado a sua intuição sobre a matéria estava de um raciocínio lógico , infelizmente transbordaste com tudo , dizer ao senhor Carlos Gina para ver si tu estas no Príncipe, tenha um pouco de respeito pela esta Ilha, sobre tudo revejo que a Ilha de S.tome que esta mesmo longe ,com provas bem evidentes, reconheço que a vossa vontade e esquecer a Ilha, mais garanto que o nosso Santo António não dará vontade a voz para colocar o príncipe nos lugares que voz entenderes,seja um pouco educado, sobre tudo respeito pelos teus educadores,ok?Para lhe deixar um pouco acutilante, digo te Aquele que domina os outros e” forte, mais aquele que domina a si mesmo e” todo poderoso ok senhor Luiso||||.Deixemos de Brincadeira de mau gosto.

  27. bem ní wê mali ni tlachi

    29 de Maio de 2014 as 7:32

    Sinceramente Oscar Gina Angular não coisa para pessoa dá confiança, tirando alma que não merece….

    • Tudo Para Dentro

      30 de Maio de 2014 as 16:25

      boa, angolares verdade só é bom qd esta dormir, nao servi pra nada quando estao acordaddo.

  28. Herminia Santos

    29 de Maio de 2014 as 9:41

    Exmo Sr. BEN NI WE MALI NI TCHACI.

    Os meus cumprimentos. Por favor, comente e comente com respeito. O problema é Oscar Gina, o problema não está no ANGULAR, fique sabendo que Angular é uma etnia muito honesta e integra. Na praça há muita gente desta origem que são bastante honesta e deram e estão dando provas… Me desculpe. Respeite para ser respeitado. Comente a atitude de Oscar Gina…

  29. Combocone

    29 de Maio de 2014 as 13:10

    Tenho uma grande pergunta a fazer a todos, porquê que todos os senhores que já viveram da politica neste nosso STomé e Príncipe, não consegue com tanto dinheiro que têm, construir escolas, casa socias, apoios socias a nossa população, fornecer equipamentos aos hospitais, apoiar lar de idosos, mais conseguem criar partidos, criar mau estar no país, impedir o desenvolvimento e candidatar-se as presidências. Povo pensem bem no futuro. Fui

  30. Cleyde Neves

    29 de Maio de 2014 as 15:14

    congratulo-me imenso com a explanaçao do senhor Oscar gina,respeito e espero que o senhor também respeite as minhas.
    vejo o senhor como uma pessoa traidora, e o que o senhor disse nada consta a verdade.espero e que assumas as suas responsabilidades, por ter falado sem ter provas.a sua maior vergonha é não ter carater nem postura nem a dignidade para a sociedade.o senhor agiu como um camalhão, que muda de cor conforme o clima e a temperatura. não é assim mentindo e denigrindo a imagem de alguém que já ti fez muito bem na vida que consegues derrubar o partido recém nascido, que vai ser uma força potencial.tenha juizo, não se cresce apenas na altura ,mais sim também na mentaliade. infatil

  31. ANÓNIMO

    29 de Maio de 2014 as 15:34

    Espero que todos nós contribuimos para o bém na nação.A atitude do senhor Oscar gina,demostra o sinal de raisva,inveja,soberbice, e ele agiu como uma pessoa fraca, agindo como um justiceiro mais no fundo um lorpa.nao aplaudo a injustiça mais detesto a hipocresia.

    • SEABRA

      11 de Junho de 2014 as 13:46

      …dê a sua CAROCHA , camarada!

  32. Fla só

    30 de Maio de 2014 as 9:48

    Eu bem disse que stp não precisa de mais partidos, que a origem dos novos partidos só iria trazer conflitos entre eles e o povo

  33. terra dos outros

    11 de Julho de 2014 as 15:43

    O Rafael é BBBandidooooooo….

  34. Quá isca bÍ...

    15 de Julho de 2014 as 12:30

    O POVO é que deve estar atento, e não deixar-se enganar, porque o País pela minha optica, só precisa de 2 partidos políticos: O ADI a Governar e o MDFM na oposição, e os outros iriam a casca da rolha, porque os outros durante muito tempo governaram e não fizeram nenhum, portanto, o povo já sabe de tudo, vai devolver poder ao ADI, para o País avançar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo