Destaques

Palavras da representante da UE desmentem a “Ditadura Fascista”

A democracia em São Tomé e Príncipe está no bom caminho. Constatação da representante da União Europeia em São Tomé e Príncipe, Cristina Barreira, após reunião com o Presidente da Assembleia Nacional Alcino Pinto. «Desde que cheguei tive essa sensação e mantenho. Penso que a democracia em São Tomé está no bom caminho e isso é algo que nos satisfaz», declarou a representante da União Europeia.

No entanto nesta semana um grupo de 11 cidadãos nacionais, escreveu uma carta endereçada ao Papa Francisco, ao Presidente Americano Barack Obama, e outras individualidades internacionais nomeadamente a União Europeia, denunciando que o país está a viver uma “Ditadura Fascista” segundo os 11 cidadãos, desde que o Governo de Patrice Trovoada caiu no ano 2012.

Uma “Ditadura Fascista”, que para os 11 cidadãos está a sufocar os são-tomenses. A representante da União Europeia, não terá dado conta da ditadura maldosa instalada no país, nem tão pouco os são-tomenses na sua maioria registam tal coisa, a não ser os 11 cidadãos.

Os 11 cidadãos gritam na carta que escreveram ao Papa e a outras individualidades internacionais, que o Estado democrático está ameaçado pelo facto de ainda o Presidente da República não ter marcado a data das eleições. A representante da União Europeia, diz que «não temos nada que nos leve a pensar que as eleições não se vão realizar tal como previsto dentro dos prazos previstos. Portanto isto é um motivo de satisfação como algo que nos incentiva a buscar meios para apoiar naquilo que for preciso», concluiu Cristina Barreira.

 

Abel Veiga

11 Comments

11 Comments

  1. Iluminado

    20 de Junho de 2014 at 10:45

    Estes 11 bandidos esqueceram que todas estas entidades e instituições internacionais têm representantes em S.Tomé e Príncipe. Vê-se mesmo que esta gente miserável que vive das migalhas que caem do bolso de Patrice Trovoada não têm noção do mundo em que vivem, estão completamente ofuscados pela sede de ganância e de poder. Penso que chegou a hora de nós santomenses fazemos esta pergunta: Mas porque razão tantos os seus apoiantes como o próprio narcisista do Patrice Trovoada acham que ele deve estar no poder? O que se passa nas cabeças daquelas gentes afinal? S.Tomé e Príncipe não é propriedade deste homem, ele não tem direito a nada…

    • santola

      20 de Junho de 2014 at 19:47

      Concordo consigo fora aos malandros, STP não é dos políticos mas sim do povo.

    • mandja

      6 de Julho de 2014 at 23:59

      Iluminado você disse muito bem…verdade verdadeira! É assim mesmo.

  2. Distrito de Cantagalo

    20 de Junho de 2014 at 11:35

    DITADURA? eu sugeria a esses 11 elementos que escreverão essas cartas, que com certeza esta a manchar o bom nome do nosso pais, que fossem ao dicionário saber o verdadeiro sentido da palavra DITADURA. E também quero dizer a esses 11 elementos que o pais esta como esta devido eles mesmo que não saber governar.

  3. Combocone

    20 de Junho de 2014 at 16:26

    Muita brincadeira, 11 palhaços, chulos a procura de sugar o pais.
    Povo abrem os olhos
    Fui…

  4. Focóto

    23 de Junho de 2014 at 11:17

    Só tenho a dizer que a senhora representante da União Europeia não é ingénua nenhuma. Ela sabe o que está a passar, sabe de tudo, sabe do adiamento forjado das eleições, sabe de muita e muita coisa. Pois que a vinda dela para STP, não foi em vão! Não sei se as pessoas estão a ser ingénuas ou se estão a fingir!! Mas ela pela maturidade que tem não podia dizer publicamente que as coisas andam politicamente muito mal. Mas há quem sabe o que ela constatou. A democracia anda algo doente neste país! O conselho de ministro anda a fazer sermão de que está tudo muito bem, que a democracia não está em risco… Mas esses dirigentes que fiquem a saber que Santomenses não são parvos. Não somos cegos, não somos otários… A não marcação da data das eleições, o adiamento das eleições, a perseguição aos cidadãos, a manipulação da justiça para perseguir políticos, o controlo apertado da TVS e da rádio nacional, enfim, isto está mesmo feio, muito feio mesmo…

    • mandja

      23 de Junho de 2014 at 23:49

      Em todo o caso, não está pior do que os mandatos dos Trovoada pai e filho(presidente e 1 ministro, durante anos, adicionando os 2). À conjuntura actual, com à crise économica faz com que à situação seja bem + complicada e evidente, diria mesmo, escandalosa…sobretudo, com todos os desvios feitos pelos vários homens políticos, em occurrences os Trovoada, que enriqiecer imenso, durante o posição no poder. Lembrem-se deste aspecto importante na étapa da vida política Saotomense…os Trovoada.

  5. Nem Mais

    23 de Junho de 2014 at 12:10

    Ditadura era o que havia no governo do Patrice, todos que tivessem opinião contraria a do governo eram perseguidos, ninguém podia expressar sua própria opinião! Eramos como se fossemos marionetas… E a isso chama-se o que!
    Acho que o grupo dos 11 têm memoria curta! “Vão mazé trabalhar pah!”

    • mandja

      24 de Junho de 2014 at 0:02

      Eu estou plenamente de acordo consigo, alguns observadores estrangeiros confirmam este facto.Para os saotomenses q não sabem, o Patrice Trovoada contraiu dividas astronomicas em nome de STP, junto de grandes empresas e empresários franceses…dinheiro que foi utilizado para fins pessoas, hoje exigido pelos mesmos empresarios, pois que não foi utilizado pelos fins destinados :investi-lo em E para STP. Patrice Trovoada, onde está o kumbu? Voce e os seus kapangas e que devem ser julgados juntos do TPI…que será bem merecido. O lugar dos GATUNOS é na cadeia…e vai ser assim!

  6. jonas

    24 de Junho de 2014 at 1:26

    Nem Mais, Deixa de ser mentiroso, Somos todos santomenses, Tu achas que o país esta bem?
    Eu Recordo que só quando o MLSTP esta no Poder que sempre existe atrasos nas marcaçôes das Eleições, na passado ficaram no Poder 11 anos sem as eleições Autartica. e agora quem perpertuar de Novo. achas isso normal, Senhor/a Nem Mais?
    Vamos analizar a situação do paìs desapaixonadamente.
    OLha só uma situação caricata, Agora um Comerciante para comprar arroz para revender ele tem que declarar que Partido pertecem? Achas isso Normal?
    Senhor perdoas essas gentes, porque nao sabem o mal que fazem esse povo.
    a Justiça divina não tarda em chegar.

  7. Rodrigo Cassandra

    27 de Junho de 2014 at 12:08

    gostaria de conhecer quem foram estes onze desonestos que rubricaram esta infundada carta que em nada dignifica o nosso país

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top