Destaques

Num acto tresloucado Patrice Trovoada pretende destruir o Estado são-tomense 

A posição é do partido PCD, que após reunião da sua comissão política, chamou a imprensa esta segunda – feira, para denunciar Patrice Trovoada e a sua respectiva queixa aos dirigentes políticos e militares de São Tomé e Príncipe no Tribunal Penal Internacional. «Trata-se de facto de um acto tresloucado sem qualquer consistência, que se traduz num autêntico ataque à democracia instalada e consolidada no nosso país, um imperdoável desprezo às conquistas do povo Santomense», diz o comunicado da Comissão Política do PCD.

O PCD considera que Patrice Trovoada como único subscritor da queixa, «pretende destruir um Estado, que do ponto de vista político e militar, não cessa de receber elogiosas referências das mais altas e credíveis organizações internacionais», sublinha o PCD.

PCD garante que a acção de Patrice Trovoada, visa desviar as atenções a volta dos casos de justiça em que está envolvido. «o fazer internacionalmente uma queixa tão injusta do se próprio país, numa atitude desesperada e absolutamente anti-patriótica, Patrice Trovoada pretende desviar as atenções que, ultimamente e de forma mais negativa, recaem sobre a sua própria pessoa», pontua o PCD, tendo acrescentado que pelo facto da justiça são-tomense estar a busca de Patrice Trovoada o mesmo, « se encontra aflito e aturdido».

PCD conclui o seu comunicado, condenando de forma «enérgica a vil atitude do senhor Patrice Trovoada, e alerta a comunidade internacional para a inglória tentativa de branqueamento da sua imagem que o mesmo pretende conseguir com esta acção».

Abel Veiga

 

    34 comentários

34 comentários

  1. terra dos outros

    23 de Junho de 2014 as 12:24

    É assim mesmo, vocês têm que abrir os olhos, porquê que vocês não mandão prender o tal individuo.-

  2. helio matos

    23 de Junho de 2014 as 12:56

    PCD, Partido Cansado de Desonestidade. Voces sao a tristeza deste pais que tanto dizem que amam. Tenham vergonha na cara de uma vez por todas. Deixem de propaganda baixa e barata e vao responder ao TPI. Que Deus vos acuda de tanto mal tenhem feito a este povo. Amen.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 8:33

      No seu comentário não propõe nada de inteligente…é mediocre e sem conteúdo interessante….com 1 sentido vazio…respira ódio, inveja e + nada!!!

  3. Honorio Lavres-Filho da Terra.

    23 de Junho de 2014 as 13:36

    Caros Amigos Políticos de STP!!

    Com o tempo todos se descobrimos, as mentiras mais ocultas,as razoes mas certas e, os amigos mas falsos.

    Ha pessoas que si acham muito grandes, mas o famoso Navio Titanic também era grande e afundou-se.

    Meus caros amigos,temos consciência que existe muitos políticos STP que tenham processos sumários nos nossos tribunais, e que muitos destes processo já estão no caixote do lixo, então sou da opinião que si aprova uma lei para todos os políticos STP,quando for solicitado pelo tribunal, perdem automaticamente a sua imunidade,e só volta a o terem, a pós finalização do processo, tenho eu a certeza que muita coisa melhora-si no Pais.
    Nao si faz Politica com ódio,si faz politica com vontade popular, para manter viva a Democracia, quando isso não acontece, então a democracia esta comprometida!!!!!

    Honório Lavres
    Reino Unido-Londres

    • bobo-fito

      23 de Junho de 2014 as 16:06

      Honorio Lavres mais conhecido por MACOIÁ,
      voce é a vergonha das pessoas do príncipe.

      • Macóia

        23 de Junho de 2014 as 22:26

        Subscrevo totalmente. Grande mentiroso. Passa a vida a enganar as pessoas lá em Portugal. Enganou o meu primo António e desgraçou a vida do rapaz. Você vai acabar preso lá em Portugal senhor Macóia. Teu leite está no fogo. Seja sério e honesto e deixa de aldrabices.

  4. joao carlos

    23 de Junho de 2014 as 14:44

    Olha mesmo sabendo que esse comentario não será publicada aqui no jornal da troika/tela non, ainda assim aproveito essa oportunidade para perguntar a quem for apagar essa mensagem o seguinte:
    Qual o problema se o PT recorre as estâncias internacionais para apresentar uma queixa contra os altos ladroes desses nosso estado? Ao invés de fazer comunicados estúpidos, aproveitem a leva para provar nessas estâncias internacionais -logo neutras- que temos democracia, liberdade de imprensa e todo resto.

    • joao carlos

      23 de Junho de 2014 as 16:21

      Opa bravo esta é a primeira vez que o jornal da troika governamental/tela non deixa passar uma mensagem minha. Sera que estavam destraidos ou nao leram o conteudo da supra mensagem. Mas de qualquer forma obrigado.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 8:38

      Ele mesmo, Patrice Trovoada é o larapio número 1 de STP. Será o principal a ser julgado pelo TPI!

  5. Fernando Rimoy

    23 de Junho de 2014 as 15:02

    Kuá skabi, depois dessas eleições, os perseguidores que preparem os dedos, senão não haverá nada para chupar. Fui…

  6. Sama Bobô

    23 de Junho de 2014 as 15:05

    Ora bem! Eu nao chamaria este ato de tresloucado! Porque acha o PCD que andam à busca do Patrice Trovoada, os tribunais, que tribunais, que so julgam os que roubam banana! Que venha o TPI julgar vos. E o Patrice se cometeu algum crime também será julgado. NAO TEMAMOS!

  7. arroz podre

    23 de Junho de 2014 as 15:24

    Lendo o comunicado do PCD até faz rir.
    Quem anda mais louco?
    Quem anda a destruir economicamente São Tomé e Príncipe?
    Quem tem rapo na estrada?
    O antipatriótica é aquele que trás arroz podre para população comer, delapida o dinheiro do Estado Santomense.
    Estamos cá para ver o final desta novela.

  8. joão SemMedo

    23 de Junho de 2014 as 16:08

    QUEREMOS Patrice Trovoada em S.Tomé e Príncipe para apresentar à Justiça,como HOMEM LIMPO.
    Venha demonstrar ao Povo Satomense de que tudo isto é FALSO.
    VENHA….

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 8:46

      Vá se lavar e pela mesma ocasião lavar o seu líder P.Trovoada, q já lhe lavou o cérebro com alguns tostãos. Continue, idiota!

    • dias F.

      24 de Junho de 2014 as 9:37

      Se Patrice Trovoada é LIMPO ele não tem que ter MEDO.
      Se não quer vir ENTÃO!!!!!

      • Abençoada

        1 de Julho de 2014 as 17:21

        é muito triste ouvir isso…Patrice Trovoada é um homem limpo…limpo é o Senhor Todo Poderoso Deus… eu acredito que ninguem sabe nem conhece a vida desse sujeito, os seus compatriotas so andam aqui fazendo o que ele manda, mas n sabem nem conhecem de verdade a vida desse homem, por isso axo triste e muito lamentável essa afirmação…

  9. Ze Konder

    23 de Junho de 2014 as 18:12

    Concordo que o próprio Patrice Trovoada seja julgado pelo TPI, apresentem provas e julguem o homem. Este país precisa sim de um tribunal que não seja compostos pelos corruptos que temos na justiça são-tomense. Mas isto não é motivo para se dizer que não se deve meter as atuais autoridades no TPI. Deve e muito bem. O Partido Comedor de Dinheiro deve estar esquecido de muita coisa. Até já se esqueceram que não queriam Pinto como Presidente. Mas para destruir o povo tudo vale. Então, quando quiserem que o TPI julgue o Patrice, que sejam julgados também o Delfim Neves,Posser da Costa “Iono”, Maria das Neves, Alcino Pinto, Arzemiro dos Prazeres “Bano”, Pinto da Costa,Gabriel Costa, Rafael Branco, “Man Rafa” a lista poderia continuar… Julguem todos os ex-Primeiros-Ministros e membros do Governo, porque todos têm culpa pela situação que o país vive e todos roubaram. Pra finalizar vejam a última sobre o nosso país.

  10. Problema de STP resolve-se com Agua grande e Mezochi

    23 de Junho de 2014 as 20:51

    Meus camaradas de luta,esteve a ler os comentários todos,quero pedir a todos que leiam com atenção o comentário do senhor H.Lavres, pela uma boa democracia os políticos deveriam responder afirmativamente este pedido dele,senhores eu sou de MLSTP,vou votar no MLSTP sem duvidas, eu quero que vocês colocam o pais na linha certe, convidam este senhor e outros que estão na Diáspora para contribuir para desenvolvimento do pais sem desconfianças sem rancor, estive a fazer comentário com a minha esposa sobre comentário do senhor Lavres, ela diz-me que ele e do MDFM, e que e um admirador do senhor fradique e que ele e do Príncipe ,falem com o senhor Fradique de Menezes para convidar este senhor e outros como senhor Adelino cassandra para apoiar o pais, por favor,o pais esta mal meus senhores, e que o Camarada Pinto da costa que marca urgentemente as eleições,o pais não deve estar a ser governado por muito tempo por um primeiro Ministro que não tem nenhum aval do povo, só dos partidos, e mesmo os partidos não consultaram os seus militantes sobre a figura deste primeiro Ministro,numa das reuniões o nosso camarada do partido disse que este primeiro ministro iria sair ate hoje nada, vamos senhores , não dormem, tenho 59 anos sou militante do MLSTP a 32 anos,aceita o comentário do senhor H.Lavres que vive no reino unido,se o pais toma outro rumo por favor camarada Osvaldo.Bem aja.

  11. vencha

    23 de Junho de 2014 as 22:34

    Parabens PCD. Verdadeiramente esse rapaz Patrice pretende manchar o país. Ele esta louco. Ele sim vai ter o mesmo destino do Babou e do filho do Wade. CADEIA.

    • mandja

      24 de Junho de 2014 as 8:54

      Vai acabar assim…Patrice Trovoada na prisão. Merece!

  12. zeme Almeida

    24 de Junho de 2014 as 1:22

    [Num acto tresloucado Patrice Trovoada pretende destruir o Estado Saotomense}que tristeza e desespero do partido PCD.Alguns elementos deste partido, esqueceram-se que tem rabo na estrada,com vontade de falar dos outros como mal deste STP?Muitos deste CLA encontram-se refugiado e blinadado com a imunidade e andam a brincar com o fogo.Pecam a Deus que o partido VISADO por vós nao ganhe com a maioria obsoluta.Haver vamos.

  13. zeme Almeida

    24 de Junho de 2014 as 1:50

    O Patrice Trovoada{pretende destruir um estado que ponto de vista politico e militar nao cessa de receber elogiosas referencas das altas e crediveis organizacoes internacionais}.O porque incitar os militares nas vossas zangas?O que se vem debatendo os militares nao tem nada a haver com isto,porque sao Apartidarios.O maior problema está nos fazedores da politica.Pergunto aos Pecedistas o porque de tanta perseguicao ao Patrice Trovoada?Muito falam da INTERPOL para prender o homem,pelos vistos ele anda pelo mundo todo sem ninguem lhe tocar.Acho que deve ser uma das maiores vossas FRUSTRACOES.

  14. CHAMARAM- NOS POVO FAMINTO

    24 de Junho de 2014 as 8:52

    O Patrice Trovoada é o maior. Um homem que consegue vencer 1000 homens contra ele. É o homem que se revela político Santomense mais forte de todos os tempos. O homem que quer acabar com a teia de corrupção que graça o nosso país há décadas! Podemos compará-lo a Jesus Cristo quando chegou a Jerusalém. Foi torturado e preso, quando vinha para salvar o seu próprio povo! É a vida! Força Patrice Trovoada. O povo está contigo!

  15. João Paes de Oliveira

    24 de Junho de 2014 as 9:18

    Caros cibernautas!
    Assumo-me como filho da terra, amante desta terra e militante incontestável do MDFM.
    Li com atenção o comunicado do PCD e sincerramente que isto não diz nada. Até parece uma redação de uma criança de 3ª classe que quer ousar utilizar algumas palavraa dificeis para dar graça a redação.
    Já havia lido no entanto o comunicado do MLSTP, que em abono da verdade era muito mais consistente. Ainda não vi o comunicado do meu partido, mas se for para ser igual ao do PCD é melhor que não o façam, porque o comunicado do PCD é na verdade uma vergonha. Seria melhor que não o fizessem.
    Todavia, acho que na verdade o senhor Patrice Trovoada está a querer levar a pratica a velha história muito con tada em STP segundo a qual o ladão ao ser perseguido, passa ser ele a gritar “pega o ladão” e assim consegue esfumar-se entre a multidão para praticar novos crimes.
    Ora bem, o patrice tem que responder pelos seus actos pois há indicios de que a custa do povo e de forma ilícita, ele ganhou muitos mas muitos milhões.
    Se ele se considerad inocente, entºao que regresse ao país e se apresente a justiça de forma voluntária, porque daqui ninguem lhe tirou, ninguem lhe mandou embora.
    Internamente, sejamos honestos, não há qualquer ditatura, nem mesmo sinais de ditadura. Se houvesse ditadura o senhor Kiney – um miudo ainda a cheirar leite não0 estaria a desafiar o proprio estado que quer erguer um centro comercial no coração da capital, para dar melhor visibilidade e dar emprego as pessoas.
    Não canso no entanto de culpar o meu partido MDFM pelo facto de em 2010, na base de uma proposta do senhor João Cavalo, ter direcionado os votos do partido para ADI.

  16. souba

    24 de Junho de 2014 as 9:24

    meus pobres amigos o tal folano é um verdadeiro saotomense? eu penso que não

  17. Jaca doxi

    24 de Junho de 2014 as 10:19

    os comentario,nao se podemos critecar nao isto,nao aquele.porque nos sabemos que todos aquelis que vao para poder,nao vao para trabalhar nao por pais nao pelo povo,so vao para subir na vida como alguns de ADI fizerao que deu mas na vista no caso de AB INILDE DE OLVEIRA,LEVI NAZARE,AGUSTINHO FERNANDES,AFONSSO VARELA,AMERCO,ETC

  18. Zé Magro

    24 de Junho de 2014 as 10:47

    Verdade seja dita senhor João Paes Oliveira. Espero que este seja mesmo o seu nome, porque a sua reflexão é digna de mérito.
    Mas já que fala do João Cavalo, é bom pedir-se os extratos da sua conta bancária em Portugal depois dessa decisão dele de induzir o MDFM à esse idiondo erro de direcionar votos dos Liberais para os Aldrabões Desde Infãncia-ADI.

  19. Feijoada

    24 de Junho de 2014 as 12:27

    Os dirigentes de STP pós 1975

    Desde 1975 até a data presente, deparamos com manchete de escândalos. Tornou-se quase banal a notícia de indiciamento de autoridades dos diversos escalões não só por um crime, mas por vários. A rotina de desfaçatez e indignidade parece não ter limites, levando os já conformados cidadãos santomenses a uma apatia cada vez mais surpreendente, como se tudo fosse muito natural e devesse ser assim mesmo; como se todas as mulheres e homens deste país nas mais diferentes épocas, fossem e tivessem sido igualmente desonestos, numa mistura indistinta de escárnio e afronta.

    Os santomenses cada vez mais se agigantam nesta decadente REPÚBLICA. Fazem menções e comparações entre os Mandos e Desmandos de toda a classe politica e não só… Lembram das Ditaduras do 1º Governo Autoritário, das Dissoluções parlamentares e de governos, das Intervenções Militares, das corrupções….etc.
    Ao longo destes anos (após a independência de 1975) foram tortuosos meandros de falcatruas, fracassos… Ilusões. Não satisfeitos sempre quererão REFUNDAR a desgraça que foi e está sendo esta nossa ilha chamada ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe, porque finalmente descobriram que não tem funcionado. São Tomé e Príncipe considerada a NAÇÃO DE TERCEIRA CATEGORIA, lambuzada no pegajoso lodo do submundo de um inimaginável Paraíso deste suposto Violentado Estado Democrático de Direito, dirigido por dirigentes Criminosos, Aliados, Coligados, Interpartidárias, do Poder Constituído. Até parece, que por alguma razão estranha estes dirigentes nas suas fúteis particulares utopias acreditam mesmo que o STP foi inventado.

    Oportunistas, muitos desses dirigentes nunca deixarão de ser o que foram, vêem sistematicamente matando direta ou indiretamente com suas incompetências, negligências e inconsequências das suas delinquências os santomenses. Um dia serão condenados por seus crimes do passado e presente, abrigadas ilicitamente pelo constituição da República. Tais como ébriados abutres pelo odor da carniça da suas deploráveis ambições, organizados em grupos já identificados, entendem que a população providencialmente tenham esquecidos das mazelas.
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Disse: Ruy Barbosa ,Escritor, Jurista e Político.
    Infelizmente, vivenciamos tempos muito estranhos, em que se tornou lugar-comum falar dos descalabros que, envolvendo a vida pública, infiltraram no parlamento, composta na menor parte, de gente ordeira e honesta. Um misto de revolta, desprezo e até mesmo repugnância. São tantas e tão deslavadas as mentiras, tão grosseiras as justificativas, tão grande a falta de escrúpulos que já não se pode cogitar somente de uma crise de valores, senão de um fosso moral e ético que parece dividir o País em dois segmentos estanques ─ o da corrupção, seduzido pelo projeto de alcançar e permanecer no poder de uma forma ilimitada e duradoura, fugindo da punição, ─ e a grande massa comandada apesar do mau exemplo, esforça-se para sobreviver e progredir.

    Que deus abençoe todos aqueles que podem pelo menos amendruar esses carrascos do poder.

    Viva STP – Não se esqueçam que Somos Todos Parentes.

  20. António Menezes

    24 de Junho de 2014 as 15:00

    O PCD deveria ter vergonha na cara, mas na politica tudo é assim. Então se não TÊM MEDO EXPLIQUEM QUE MENTIRA. Hoje quem vê o PCD, colado com o MLSTP, pobres são esses jovens que lêem os artigos. Pouca vergonha. Não sabem o que passou de 1974 para ar 1989..
    Vamos lá, na altura prenderam o Miguel por este ter outras ideias diferentes, e agora?

  21. Mé Zemé

    24 de Junho de 2014 as 18:37

    Próximas eleições, espero que o PCD tenha zero deputados, pois ai que a justiça vai funcionar. A ver vamos.

  22. Tony

    24 de Junho de 2014 as 20:54

    Não entendo uma coisa, há algum tempo o Sr PT era procurado pela Interpol, ia ser preso na África do Sul , contudo pelo que me parece vive na Europa e coloca queixas em Tribunais Internacionais que se encontram na Europa. Será que propaganda contra este Sr PT era verdadeira?
    Acho que a legislatura está a chegar ao fim, não conheço datas, em qualquer Estado Democrático as respectivas eleições já estavam marcadas, pelo que também sei em STP ainda não há nada, assim que Democracia se está a falar, se calhar tem razão em se queixar.
    Quando se fala em ladrões de STP , desde a independência o que desenvolvemos…. Nada retrocedemos!!! Mas existem muitos Prados muita gente com rocas casas na cidade , de quem são? Estamos a falar de um Pais com um dos piores PIB do Mundo.
    STP é um Pais de telhados de vidro e bastante estaladiços…….

  23. Joaquim Costa

    25 de Junho de 2014 as 7:11

    Eu não entendo que depois de tudo que este senhor fez no país durante o período que exerceu a função de primeiro-ministro até agora encontra na liberdade.
    Eu penso que já é tempo do estado agir duramente contra pessoas deste género. Esta pessoa durante o período do seu exercício fez muitas coisas más e contra a Nação. O lugar dele é na cadeia.
    Aqui neste país onde vivo, ele já estaria preso há muito tempo e com boca feixada.
    Ao PCD só posso dar um conselho. Já é tempo de elegerem um outro chefe do partido e esquecerem deste malandro e uma pessoa não honesta. Ele só poderá trazer problemas para o partido e mais nada.

  24. Cabo verdiano

    25 de Junho de 2014 as 10:19

    Estou cansado desta eleição que não chega, até o Governo Regional nos faz vergonha, eram os primeiros a dar exemplos sobre o atraso das eleições, mas hoje nem querem ouvir falar de eleições. Bonito!!!!

  25. BOMBAIM

    26 de Junho de 2014 as 9:42

    Mas digam-me uma coisa: Se a política não fosse algo muito estranho, pelo sim e pelo não este partido (PCD) deixava de existir a partir das próximas eleições pelo menos com a liderança que tem neste momento! Este partido tem tudo do que se pode chamar de podre: Na corrupção são campeões, na desonestidade são também especialista, são também campeões na instabilidade, são vigaristas, invejosos e ociosos, portanto faço uma proposta aos eleitores de refletirem bem sobre o destino a dar a este partido ou melhor dizendo aos seus dirigentes nas próximas eleições! É urgente devolver a este partido uma direcção que melhor possa servir STP. Bem haja a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo