Destaques

ADI explicou que a queixa-crime não visa o Estado

Na sua primeira intervenção no Parlamento, Levy Nazaré defendeu a justeza da queixa crime que o ADI apresentou contra os altos dirigentes do Estado. O deputado da ADI, fez referência a vários artigos da constituição política são-tomense que na sua perspectiva dão suporte a queixa crime alegadamente apresentada ao Tribunal penal Internacional.

O Secretário-geral da ADI, considera que a primeira queixa-crime apresentada ao TPI contra os mais altos responsáveis políticos e militares do país, não tem nada a ver com o Estado são-tomense. «É bom que a população saiba que esse Tribunal não aceita crimes contra Estados. Não é contra o Estado são-tomense que nós introduzimos uma queixa-crime. Introduzimos uma queixa-crime contra Pinto da Costa, Alcino Pinto, Gabriel Costa, Óscar Sousa e Roldão Boa Morte», precisou.

Antes de Levy Nazaré, usar da palavra, o Primeiro-ministro Gabriel Costa, tinha fundamentado a razão de ser do debate parlamentar solicitado pelo Governo, para encontrar esclarecimentos sobre as motivações da alegada queixa-crime.

Segundo Gabriel Costa, a queixa da ADI e de Patrice Trovoada ao TPI, não tem pernas para andar. «O ADI e o seu líder pretenderam apenas criar um facto político para atingir de modo inequívoco a imagem do país. A luz das regras constantes do estatuto que regulamenta o exercício do Tribunal Penal Internacional, o ADI sabe que as acusações politizadas, caluniosas, completamente infundidas, como as que fizeram contra as mais altas figuras do nosso Estado não tem pernas para andar», declarou o Primeiro-ministro.

Na sua intervenção o Chefe do Governo, contra atacou. Patrice Trovoada foi o alvo. «Sendo o objetivo específico dessas manigâncias, bloquear as investigações desencadeadas pelo Ministério Público numa questão de delito comum que envolve o líder da ADI, nomeadamente branqueamento de capitais, que afectam a comunidade internacional no seu conjunto não devam ficar impunes que a sua repressão seja efectivamente assegurada», sublinhou.

As bancadas parlamentares do MLSTP e do PCD, também contestaram a alegada queixa-crime ao TPI, tendo a considerado como uma gincana política, para camuflar a situação do líder da ADI Patrice Trovoada abraços com casos de justiça no país.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. António Silva

    28 de Junho de 2014 as 8:29

    Degradação total e o país está no caos político e social. Perdem o tempo com o acessório e o essencial, que é a situação social do povo, nada se discute. Esfarrapam-se, matam-se, esbracejam-se, esgrimem-se, para defenderem os seus tachos para que seus bolsos não fiquem vazios, mas o essencial, nada se vê. Porquê não terem as mesmas atitudes e discutirem o estado das coisas nestes país? Esfarrapam-se para verem o país melhor, lutem no combate a pobreza, esforcem-se para acabarem com a corrupção, defendam um verdadeiro trabalho efectivo (não só 50% para o estado),etc. Ponham as mãos na consciência e trabalhem para fornecerem melhor possível ao povo. Temos um país lindo, infelizmente está como está.
    Muita imprensa estrangeira nestes últimos meses deu grandes destaques ao país como um dos melhores destinos turísticos do mundo. O que se tem feito ou que se tenciona fazer para impulsionar o turismo, por exemplo? Estradas, hospital melhor e bem apetrechado, melhorar estradas, melhorar o aeroporto e o porto? É verdade que não temos dinheiro, mas endividem e mais tarde chegará dinheiro ao país, mas não o desviem.

  2. Eugenio Costa

    28 de Junho de 2014 as 10:12

    Repara
    Levi diz que queixa crime nao e
    A estado sao tomense mas sim
    A Pinto da Costa,Gabruel Costa,
    Alcino Pinto, Oscar de Sousa e
    Por Ultimo a Roldao Boa Morte.
    Consequentemente esses senhores
    Sao figuras do estado sao tomense
    Aqui revela cantradicao das
    Contradicoes ou e voluntario ou
    Algum desoerdicio da memoria e
    Se for e perigoso porque podemos
    Estar a lidar com uma pessoa
    Que nao e toda ela.
    Aqui revorremos ao beneficio
    Da duvida.
    Queixa quem voces quezerem
    Queixar mas por amor de Deus
    Bao daz esta babuzeira na casa
    Dos representantes do povo.
    Esse patrimoneo tem muito a dar
    Do que o senhor, se eventualmente
    Nao estas satisfeito com a vida
    Que leva entao muda de vida,
    Assim prestaras um otimo servico
    A nacao.
    E o senhor da graca que o parla-
    Mento sao tomense pais em que
    Nao ha fascismo ainda ha alguma
    Liberdade de exoressao se bao
    Ja eras podes crer.

    • Manuel Vicente Sousa

      28 de Junho de 2014 as 16:53

      Só para lhe refrescar a memória meu caro desentendido. Por mero exercício de raciocínio ,comente a seguinte analogia: O Sr pinto da costa ora presidente do STP burlou hipoteticamente o Zé, e o Zé valendo-se do seu direito de cidadania efectuou uma queixa crime contra o seu burlador. Será que o Zé com a sua atitude formulou uma queixa contra o estado santomense? Não confundir cargo publico com cidadania. Independentemente do cargo que se ocupa e das suas prerrogativas, ninguém perde a sua responsabilidade criminal e civil salvo direito em contrário.

      • de Ceita

        30 de Junho de 2014 as 10:23

        Concordo, os citados independentemente de serem figuras de estado são cidadãos, e mortais comuns como qualquer outro.

  3. Eugenio Costa

    28 de Junho de 2014 as 10:13

    Retfico
    Desperdicio

  4. Eugenio Costa

    28 de Junho de 2014 as 10:14

    Recorremos

  5. Ze Konder

    28 de Junho de 2014 as 17:05

    Só existe um culpado, de toda esta porcaria: Pinto da Costa. Durante 15 anos criou e formou uma corja de preguiçosos e incompetentes que são na grande maioria os dirigentes deste país (Toda regra tem excepção).
    Culpa continua ainda sobre este senhor, Pinto da Costa porque ele até hoje não marcou as eleições para se saber realmente quem deve governar este país. Porque todos sabem que desde que Patrice saiu que não há governação. O próprio Jorge Amado já reconheceu que Gabriel Costa não dá, não presta. O que é mais que Pinto quer? O que é gente? Marque eleição, sem jogo sujo, que o povo está espera para dar cartão vermelho a quem merece.

    • mandja

      6 de Julho de 2014 as 23:35

      Você seria capaz de fazer mais e melhor do q o Gabriel Costa? Porque e que têm tanta birra do pm? Porque ele ñ cede aos vossos caprichos, porque ele nao é falso, porque ele e integro? Mas ele tem o apoio do Todo Poderoso Nosso Senhor. Ele vai triunfar, sempre!

  6. zeme almeida

    28 de Junho de 2014 as 17:36

    Nao vejo o porque de tanta indignacao e frustracao por parte dos atuais governantes da troika,com as queixas feitas pelo ADI e o seu lider Patrice Trovoada?Falar do cidadao Patrice Trovoada,até parece brincadeira tratam-lhe como um boneco de trapo e que este nunca reagiu as provocacoes dos seus adversarios politicos usou a arma que teve que usar e qual é o vosso problema!Quem nao deve nao teme mesmo que nao venha dar em nada,os tais derigentes visados ficarao com os seus nomes no TPI.Haver vamos.Quem viver verá

    • Lima Duarte Tingui

      29 de Junho de 2014 as 10:44

      Senhor Zeme,
      Por favor, aconselha Dr,Patrice Trovoada para vir à São Tomé esclarecer a acusação que lhe foi feita, acerca de branqueamento de capitais, em vez de estar a usar expedientes que não dignifica o Pais. Estou interessado a conhecer a sua versão para formar a minha opinião sobre ele. Pouco a pouco estou ficando decepcionado com ele. O meu nível de confiança em relação a ele esta reduzindo cada dia que passa devido a actuação dele e de alguns elementos do ADI. Já não estamos no tempo de seguir cegamente alguém, so porque gostamos dessa pessoa ou recebemos algumas benesses dele, porque está em causa o interesse do Pais. Por favor, usemos a nossa cidadania correctamente. Um abraço

  7. zeme almeida

    29 de Junho de 2014 as 12:00

    Senhor Lima Duarte Lingui,cada um é livre de apoiar quem quer que seja,na urna cada um deve votar na sua livre e consciencia nao preciso em troca de favores.Ok.Como o senhor diz que apoio o Patrice Trovoada,digo-lhe com muito gosto que vou votar na minha consciencia e mais nada.Muitos derigentes do seu PAÍS que hoje estao riquisssimos foi gracas ao aproveitamento politico.Hoje muitos v^em criticando o senhor Patrice Trovoada como o mal da desgraca de STP.O senhor DR.Patrice Trovoada vai regressar a STP, dentre em breve,que aguardem sem stress e nada lhe va acontecer,como muitos que andam ali fugindo a justica,por estarem blidados de Imunidade.O tenha calma isto nao vai dar em nada e o mesmo vai ser intocável.A vossa euforia de ver o Patrice Trovoada na cadeia,nunca vai acontecer.Podes crer

  8. zeme almeida

    29 de Junho de 2014 as 12:04

    Senhor Lima Duarte Lingui,cada um é livre de apoiar quem quer que seja,na urna cada um deve votar na sua livre e consciencia nao preciso em troca de favores.Ok.Como o senhor diz que apoio o Patrice Trovoada,digo-lhe com muito gosto que vou votar na minha consciencia e mais nada.Muitos derigentes do seu PAÍS que hoje estao riquisssimos foi gracas ao aproveitamento politico.Hoje muitos v^em criticando o senhor Patrice Trovoada como o mal da desgraca de STP.O senhor DR.Patrice Trovoada vai regressar a STP, dentre em breve,que aguardem sem stress e nada lhe va acontecer. Muitos andam ali fugindo a justica,por estarem blidados de Imunidade.O medo da derrrota pesada do ADI.O senhor tenha calma isto nao vai dar em nada o mesmo vai ser intocável.As vossas euforias e expetactivas de ver o Patrice Trovoada na cadeia,nunca vai acontecer.Podes crer

    • Lima Duarte Tingui

      30 de Junho de 2014 as 9:34

      Oh Senhor Zemé!!!!,
      O Senhor anda com muitas certezas. Aconselho-lhe de ser mais prudente e cauteloso. Há muito tempo que deixei de meter as mãos no fogo para seja quem for. Um abraço fraterno!!!

  9. giloson

    30 de Junho de 2014 as 0:13

    Tud isto so traz uma ma imagem do pais para aquels que desejam um dia voltar e dar o seu contributo principalmente os estudantes santomenses que estao no estrangeiro……………………. Parem com isso senhores governantes, lutem pelo bem estar do povo ,das futuras geracoes,tudo isso fica mal ,muit feio um pais tao piqueno somente duas ilhas e o estado nao consegue dar conta………… Uma angustia para todos os santomenses………………….

  10. kua mundo

    30 de Junho de 2014 as 12:36

    isso é uma boa vergonha que passa nesse lindo país
    sempre esse disse com disse sempre.

  11. José Frota Soares de Barros

    30 de Junho de 2014 as 16:01

    Boa tarde.
    Tanta politiquice baixa, será que não existe coisas mais importante.
    O ditador não se lava nem se engoma ditador nunca muda aquilo é tal e qual a um cancro.
    Quem tentar , esconder a verdade, tarde ou cedo amigo ou inimigo irão comer pela mesma tabela.

  12. Teresa

    30 de Junho de 2014 as 19:29

    Uns maquiavélicos contra outros maquiavélicos, sai a sorrir o mais maquiavélico. E a escola de samba de maquiavélicos continua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo