As palavras do Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias(na foto), na inauguração do novo sistema de irrigação dos campos agrícolas na zona de Uba Cabra, não passaram despercebidas.
O ministro que caiu “nas graças” dos agricultores, e não só, por causa da dinâmica incutida no sector , e a cultura de resultados implementada no seio dos que trabalham a terra, disse que tem a certeza absoluta que as acções progressistas que têm sido realizadas no meio rural, vão continuar nos próximos 4 anos e sob a sua tutela. «Estamos empenhados porque temos a certeza absoluta que estaremos nos próximos 4 anos para continuar a desenvolver este trabalho que desenvolvemos, em um ano e meio. Vamos prosseguir nos próximos 4 anos, porque queremos sem dúvidas, é mudar a vida dos agricultores», afirmou António Dias.
Várias dezenas de agricultores de Uba Cabra, aplaudiram a intervenção do Ministro, que inaugurou o novo sistema de irrigação, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento na ordem de 50 mil dólares.
Quem circula pelo interior de São Tomé e Príncipe, mais concretamente nas comunidades agrícolas facilmente se apercebe que o jovem ministro da agricultura inspira confiança no seio dos agricultores e não só.
Uma crença e confiança que não é fruto do banho (distribuição de dinheiro), pelo contrário a mensagem do Ministério da Agricultura tem sido de trabalho determinado. Ao invés do peixe (banho) para alguns dias, tem distribuído aos agricultores as ferramentas (anzóis) para aumentarem autonomamente o rendimento das famílias.
Alfaias agrícolas, reabilitação de pistas rurais, reconstrução das senzalas oferecendo melhor qualidade de vida aos agricultores, são algumas acções que se destacam, num trabalho de equipa estimulador, que gerou uma ligação de liderança entre o camponês e o ministro. «Esse trabalho que venho fazendo no seio dos agricultores tem mais de uma década. E as pessoas estão atentas porque têm tido resultados», declarou o ministro.
Há 10 anos António Dias, começou a liderar os agricultores de São Tomé e Príncipe na produção do cacau biológico. «Inclusive isso começou com a produção do cacau biológico, algo que há uma década atrás provocava cepticismo generalizado. Hoje as pessoas viram o resultado. Os rendimentos aumentaram, têm assistência social», acrescentou.
O salto para o cargo de Ministro da Agricultura e Pescas em finais de 2012 veio consolidar a relação de liderança entre o jovem Ministro e os agricultores. A crença cresceu, a confiança fortaleceu, ao ponto de juntos superarem as contrariedades, impostas pela crise financeira internacional. «São todas essas conquistas, fruto do trabalho colectivo, que provoca esta crença, essa empatia, esta consideração. Por isso é que quando dizemos algo as pessoas acreditam», frisou, António Dias.
Essa confiança, é resultado de promessas financeiras? Dinheiro? «Não. É uma questão de seriedade e entrega, que fazem toda a diferença. Quando estamos a fazer algo é como se estivéssemos a fazer por nós. Isso faz com que as pessoas empenham-se também muito mais», respondeu.
A moral é alta no meio rural, a esperança renasceu em muitas comunidades perdidas na floresta densa. A reacção da classe campesina é claramente de quem tem um líder, e não um chefe ou capataz.
Abel Veiga
Eterno Madiba
25 de Agosto de 2014 at 7:49
E qual foi o resultado traduzido no prato dos santomeses?
Mé Zemé
25 de Agosto de 2014 at 8:30
Não gosto do PCD,o PCD não vai ganhar eleições e por mim nem um deputado teriam, mas gosto deste ministro. No meu ponto de vista, seja lá qual for o partido que ganhar eleições, António Dias deveria ser reconduzido nesta pasta para o bem da nossa agricultura, é o homem certo para esta pasta. Mas, infelizmente a política não funciona assim, mas o próximo ministro de Agricultura e Pesca vai ter que fazer alguma coisa boa, pois ele terá uma grande herança para herdar e se for muito pior que este as coisas não lhe vão correr muito bem.
Rubem Teixeira
25 de Agosto de 2014 at 8:40
Este é o melhor Ministro de Agricultura que o país ja teve até hoje, e o partido PCD esta de parabem por ter alguem como ele na sua fileira.
Merito próprio!
25 de Agosto de 2014 at 8:59
Devo reconhecer a aplaudir o trabalho do jovem ministro! Merece ser respeitado e reconduzido no cargo! Terá meu voto de confiança! Espero que o Jovem Agustinho Fernandes tenha aprendido com o Senhor! Andou lá só a fazer negócios, criando empresas para gerir os barcos que pescam nas nossas aguas! Outro Bandido manso com veste de inteligente, só andou a roubar este país!
Verdade Seja Dita
25 de Agosto de 2014 at 14:36
Este Mérito próprio só tem desmérito. Tu com boca
calada és um poeta!
Alerta
25 de Agosto de 2014 at 11:21
Recomenda-se uma consulta de psicopatia ao senhor Merito próprio. Urgente!
londres genuino
25 de Agosto de 2014 at 11:38
Já começou a campanha.
O António Dias já começou a pedir mais 4 anos.
Em breve teremos banho a dar pelo PCD.
Só não vão construir lavandarias em zonas onde não tem água.
Jerónimo Xavier de Sousa Pontes
25 de Agosto de 2014 at 11:47
Concordo plenamente com os outros comentaristas. Vou mais longe ainda: acho que a partir da lição desse jovem ministro, poderemos redifinir a nossa forma de fazer POLÍTICA. Que em vez de serem os paridos a escolherem os ministros, que os mesmos fossem sufragados nas urnas. Estão a ver que, afinal temos gente à altura para governar? Há muita gente que pensa como esse jovem, mas infelizmente não lhes dão espaço. GOVERNAR IMPLICA BOA FÉ E PRAGMATISMO. Para São Tomé e Príncipe, não é preciso milhões de PARTIDOS Políticos. ECCE HOMO que faz a diferença! Caro Ministro, longa Vida!
arelitex
25 de Agosto de 2014 at 12:14
tenho de concordar que o ministro Antonio Dias .está no lugar certo e é um homem que trabalha . nâo tenho nada a dizer de negativo . está a ser honesto e amigo do povo ,a continuar assim vai ter um caminho de mais vitorias do que derrotas . até me faz acreditar que este ministro só pode ter uma percentagem alta de sangue cabo verdiano e português . porque têm espirito e cultura de trabalho , ideias adequadas á realidade de STP . o ministério gerido por ele vai dar cartas para bem do país e do povo .
Antonio eu sou teu fã.
25 de Agosto de 2014 at 13:57
“Uma crença e confiança que não é fruto do banho (distribuição de dinheiro), pelo contrário a mensagem do Ministério da Agricultura tem sido de trabalho determinado. Ao invés do peixe (banho) para alguns dias, tem distribuído aos agricultores as ferramentas (anzóis) para aumentarem autonomamente o rendimento das famílias.”
Militar
25 de Agosto de 2014 at 20:25
RTP, este micro é uma vergonha.
tabuzinho
26 de Agosto de 2014 at 8:53
nus comentario politico parece faswer campanha para ADI , lider pulitico de ADI
Campanha
26 de Agosto de 2014 at 15:53
Este é ministro do Thiloli! Só em STP!! Dar palaiês dinheiro em campanha sem responsabilidade nenhuma. Brincadeira!! Vocês hão-de saber o destino a que foi dado este dinheiro! O homem está a fazer campanha atirando dinheiro público no saco roto. Ele ainda estará as contas com a justiça! Ele está a dar quatro milhões as paliês e para o bolso dele o quatro deve ter nove zeros! E alguns aí a baterem palmas! Otários!!
Bom Gosto
26 de Agosto de 2014 at 16:11
Oh Antonio Dias, diga lá verdade. Quantas vezes não foste jantar a casa do embaixador de taiwam?
Vais lá, jantas, falas mal de uns e outros, levas alguma massa, prometes aos taiwaneses publicitar seu financiamento e porque eles estão mesmo a procura disso- publicidade, vais lhes levando no bico.
Mas és bom rapaz. Continua que isso é bom, porque tudo indica que não tens nada a ver com o PCD/Arroz.
Estudante
26 de Agosto de 2014 at 21:15
Tu nao passas de um daqueles que têm mente dura e suja, que anda se achando que todos sao como tu. Achas que esse ministro é de pedir jantar a algum santomense? Abri os olhos ma conduta.
carlos santos
27 de Agosto de 2014 at 12:31
ó BOM GOSTO , quando nasceste enganaram-se no teu nome . deviam -te ter posto o nome de MENTE SUJA E PORCA . aprende na vida a dar valor a quem trabalha e a quem merece .
PAO DOLÓ PINTA
29 de Agosto de 2014 at 6:12
Alguns comentários sóm servem para dinigrir o nome de um grande dirigente, que tem demonstrado a sua força juvenil a vontade de saber fazer que muitos que lá passaram nao souberam fazer. Mas sim souberam desviar o bem Público. Sr Ministro tenta força e que meu voto vai pra si em especial. Pra mim deves ter sim + 4 anos de continuidade a sua boa obra.
Sum Quemblacaná
15 de Setembro de 2014 at 8:47
Mé Zemé não passa de um grande CINICO. Igual ao seu lider FUGITIVO- Patrice Trovoada. Devemos dar merito a quem merece. Este Ministro de Agricultura é um grande trabalhador e verdadeiro Patriota! Se ele está no PCD é porque este partido tem alguma qualidade.Embora eu tivesse outra afinidade politica,eu como muitos outros amigos vamos votar no PCD para permitir q o Antonio Dias continue o seu trabalho, pois queremos ver o País a crescer!