Destaques

Ministros de Agricultura de STP e Cabo Verde assinaram protocolo de cooperação

Eva Ortet de Cabo Verde e Teodorico Campos de São Tomé e Príncipe, assinaram esta quarta – feira no Ministério da Agricultura na capital São Tomé, o protocolo de cooperação e prometeram tudo fazer para a sua efectiva implementação.

São Tomé e Príncipe quer beneficiar da experiência cabo-verdiana na utilização do sistema de irrigação gota a gota. Por isso quadros do ministério da agricultura, vão ser formados por Cabo Verde, sobre as novas tecnologias utilizadas para o aumento da produção agrícola, nomeadamente a irrigação.

O Ministro Teodorico Campos, salientou o facto de o seu Governo, (o décimo sexto governo constitucional liderado por Doutor Patrice Trovoada, como o ministros sempre anuncia), ter definido a agricultura como uma das suas principais prioridades.

As trocas comerciais entre os dois países é outra prioridade do acordo. Cabo Verde abre portas para importar excedente da produção agrícola de São Tomé e Príncipe.

A ministra Eva Ortet, recordou que os dois países já assinaram o acordo fitossanitário com vista a facilitar a exportação de produtos nacionais para o mercado cabo-verdiano. No entanto adiantou que são necessários alguns ajustes, que serão feitos imediatamente.

Eva Ortet, deu conta que os agricultores são-tomenses, encaram a agricultura como uma oportunidade de negócio, facto que por si só facilita as trocas comerciais entre os dois países.

Após uma semana de visita a São Tomé e Príncipe, a Ministra do Desenvolvimento Rural, de Cabo Verde e o seu homólogo Teodorico Campos, lançaram novas sementes, que deverão dar frutos a curto a prazo.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Blaga Pena

    3 de Outubro de 2015 at 16:42

    Um conselho ao dito Teodorico Campos ja que de ministro ele nao tem nada.
    Por favor Teodorico nao nos envergonhe quando receber visitas limpando nariz e cataros com a manga da camisa. Francamente! .

  2. Tony de cá

    4 de Outubro de 2015 at 23:02

    É da facto muito importante este tipo de cooperação .mas tendo em conta que não existem produções agrícolas de quase nada não sei o que vão enviar para CV.

    Como deve ser do entendimento das pessoas, existem dificuldades para escoar produtos , seja pela falta de ligações, no caso marítimo para CV não existe e por via aérea estão muito condicionados.

    Assim vejo, espero sinceramente estar enganado, que foi receber a Sra Ministra de CV dar uma recepção simpática e novamente nada vai acontecer. Não é somente deste governo é de todos dado que as regras internacionais para produtos agrícolas mudaram muito e Stp não tem condições para garantir as mesmas.

    Mais uma vez fala se do telhado e esquece se as fundações do edifício.

    Obrigado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top