Destaques

Evaristo e Patrice celebraram vitória anunciada pela CEN

Após o anúncio de vitória feito pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Alberto Pereira, na madrugada de 18 de Julho, Evaristo Carvalho e Patrice Trovoada celebraram na sede de campanha.

Evaristo Carvalho, não conseguia esconder a satisfação pela vitória do seu partido. «Estou satisfeito e desde o início já considerava que iria ser vitorioso. É uma vitória para São Tomé e Príncipe, e para o meu partido», declarou.

Segundo os dados divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional, as eleições presidenciais de 17 de Julho sorriram ao candidato do partido ADI d 74 anos.

Evaristo Carvalho definiu o Presidente que São Tomé e Príncipe vai ter a partir de 3 de Setembro próximo. «Vou desempenhar a função de Presidente da República, com toda seriedade e lealdade, sempre contribuindo para o avanço de São Tomé e Príncipe. Um Presidente conselheiro, colaborador, mas também um Presidente fiscal, para que tudo corra dentro da normalidade», frisou.

PatricePatrice, Presidente da ADI, Primeiro-ministro e Chefe do Governo da República, também festejou na madrugada. «Apoiamos a candidatura de uma personalidade que reúne requisitos para poder com o Governo inaugurar um período de estabilidade para São Tomé e Príncipe. Considero que os são-tomenses  também reconheceram que havia também essa necessidade e hoje é um dia de grande felicidade para São Tomé e Príncipe», destacou o líder do ADI e da governação são-tomense.

Para Patrice Trovoada 18 de Julho é o dia da felicidade em São Tomé e Príncipe, pois o seu ADI concluiu o processo de domínio de todos os órgãos de poder executivo e legislativo do país. Desde as autarquias locais até a presidência da República.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Dlima

    18 de Julho de 2016 at 15:02

    A azia dos de “CONTRA” é tanta que ainda não tiveram tempo de virem a esta notícia destilar ódio ao ADI e seus líderes… Ops!! Devem ter ido todos à farmácia comprar “renni” para curar a azia… O sapo na garganta ainda vai durar pelo menos mais 5 anos a engolir…

  2. SAMPONHA

    18 de Julho de 2016 at 16:43

    AS ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAS NÃO FORAM LIVRES NEM TRANSPARENTES, AS IRREGULARIDADES GANHARAM ELEIÇÕES DE 17 DE JULHO.
    Nunca tive aqui neste espaço para prejudicar ninguém, agrado uns e outros não.
    As criticas construtivas ajudam na evolução de qualquer país democrático, temos que aceitar as criticas, mas o que não aceito é IRREGULARIDADE no acto eleitoral.
    Caríssimos, é claro que temos que respeitar as opções dos outros, mas não podemos compactuar com IRREGULARIDADE ELEITORAL. Eu um dia antes das eleições, já tinha dito que o partido ADI, concretamente, Patrice Trovoada já tinha montado as fraudes juntamente com seus seguidores.
    As eleições presidenciais NÃO FORAM LIVRES NEM TRANSPARENTES, o que aconteceu, as IRREGULARIDADES ganharam eleições presidências, os dirigentes de ADI compraram mesas de votos, os ministros e grandes figuras de ADI, tiveram nas esquinas a dar as pessoas dinheiro para votar no Evaristo Carvalho.
    Meus senhores e minhas senhoras, só aceitamos algo quando é regular, se for irregular como foi, não podemos aceitar, apelo os apoiantes dos candidatos, concretamente os mandatários dos candidatos, de acordo com os seus direitos e deveres, para REPUDIAREM, ANULAREM, ESSAS ELEIÇÕES, por causa de varias IRREGULARIDADES.
    Contra os factos não há argumentos!
    Vou vos narrar algumas irregularidades eleitoral que aconteceram nas urnas em S. Tomé.
    1º. Como é possível que um cidadão que vai a assembleia de voto para exercer o seu direito, não pode votar porque alguém já tinha votado no seu lugar ?
    2º. Algumas pessoas que têm cartão eleitoral, foram para votar, mas os seus nomes não constam no caderno eleitoral, porquê?Mesmo os jornalistas sobretudo destacado em Cantagalo, senhor Teotónio Menezes e No Distrito de Água Grande senhora Eula Carvalho,em Lobata tinham dificuldade em ler com precisão os dados apresentados. As vezes o caderno eleitoral continham um número de votante, enquanto que ao apresentarem no ecran da televisão os dados não conduziam.Estavam alterados O senhor João Ramos, Director da TVS tinha dificuldade em entender. Por volta da uma hora da manhã quando a jornalista Eula Carvalho lia o seu depoimento, o senhor informático dizia; face a este resultado o senhor Evaristo de Carvalho tem passaporte para a segunda volta as eleições presidenciais, faltando o senhor Evaristo de Carvalho mil votos e mesmo com 4 mesas em discussão não conseguiria atingir os cinquenta porcento mais um. Desta forma para se apurar o 2º lugar em que o candidato Pinto da Costa ia apenas com 200 votos de diferença em relação a candidata Maria das Neves. Com tanto número incorreto apresentado pela jornalista Eula de Carvalho, o senhor João Ramos suspende a emissão para um breve intervalo que nem sequer houve o retomar da missão,aparecendo mais tarde alegando para os próximos serviços noticiosos. Em Mè Zôchi houve durante algum tempo numa mesa de votos sem iluminação. Estas eleições, alertamos os senhores observadores da UA(Uniâo Africana) que o resultado obtido está viciado. Logo terá de ser repetido para o bem da nossa Sociedade.
    3º. Na cabine de votar, muitos jovens tiram fotos no boletim do voto, para mostrar as grandes figuras de ADI, que votaram no Evaristo de Carvalho, os mesmos jovens recebiam dinheiro para tal.
    Em Portugal, concretamente em “Sacavém” Lisboa, tinha três mesas de votos, segundo as minhas informações, quando eram 12:00 horas de Lisboa, a comissão eleitoral alega que a mesa tem que ir para margem sul, concretamente em “Laranjeiro”, as urnas foram no carro sem segurança, com alguns delegados e com alguns votos nas urnas.
    Ilustres, a brincadeira tem hora! Vocês acham mesmo que Evaristo Carvalho ganhou eleições livremente e transparente? Claro que não, esse senhor não tem condições física, psicológica intelectual para exercer esse cargo, mesmo se tivesse, mas deve ganhar de uma forma justa e transparente, não podemos aceitar esse resultado eleitoral, houve muitas IRREGULARIDADES ELEITORAIS, e os de direitos, devem pedir ANULAÇÃO deste acto eleitoral, de modo que os santomenses vão novamente para urnas.
    Espero que a sua excelência senhor doutor Manuel Pinto da Costa, usa os seus poderes de acordo com a lei, para averiguar essa situação que tem estado abalar o País.
    Viva a democracia!
    Viva liberdade de expressão!

    S.Tomé.

  3. ANCA

    18 de Julho de 2016 at 17:07

    Antes de mais, felicito aqui o candidatos derrotados, Pinto da Costa e Maria das Neves, bem como os partidos que os apoiaram, pela campanha que fizeram, assim o povo de São Tomé e Príncipe, escolheu e quis, à que o respeitar.

    Felicito o candidato Evaristo Candidato que ganhou eleições Presidências, bem como o Partido ADI, Acção Democrática Independente, pela vitoria, é o futuro Presidente de todos os São São-tomenses, daqueles que votaram na sua pessoa bem como daqueles que tiveram opção contraria.Portanto meu Presidente da República.

    Quero felicitar o povo e cidadãos de São Tomé e Príncipe, pela maturidade, pelo civismo, que temos vindo a demonstrar ao longo dos pleito eleitorais, seja para Autarquias, Legislativas, e hora Presidências.

    A partir de hoje e agora somos todos precisos, somos todos de São Tomé e Príncipe, todos podemos e devemos lutar, esforçar para continuar a construir uma nação prospera, desenvolvida social, cultural, ambiental, desportiva, politica, económica e financeira que se quer hoje agora no futuro sustentável.

    Hoje deve abrir uma nova pagina na politica São Tomense.

    Durante a campanha ainda se ouviu, viu, e assistiu o clima de ódio, da divisão, da separação, suscitada pela História Politica, desde 1975, ou mesmo antes de 1975.

    O tempo e no espaço(Território,terra, mar/População/Administração) existem três momentos essências, o Passado, o Hoje e Agora, e o Futuro.

    Hora o Passado, como indica a própria palavra passou, só nos deve servir de exemplo atenção e lição, temos que ter a coragem a humildade a vontade de perdoar, conseguir trilhar outros caminhos de prosperidade união paz razão perdão, todos somos precisos, pois que tal como a Historia Política Administrativa Colonial, nós(nomeadamente o MLSTP e o actual Presidente da República interino Manuel Pinto da Costa), no pós Independência e pós abertura democrática( neste período o Ex Presidente da República Miguel Trovoada, bem como os Partidos políticos no poder outrora, o o PCD/GR, o MLSTP, mais uma vez cometemos(os São Tomenses cidadãos de São Tomé e Príncipe) erros(ditadura, atrocidades, desleixo, preguiça, a falta de sentido de estado, a falta de Humildade, falta de gosto pela organização e trabalho, a Corrupção na Gestão Administração do Território/População, e isto nos deve fazer reflectir escolher outros caminhos mediante a união, o perdão, a humildade, a simplicidade, ajuda mútua, muito gosto pelo trabalho e organização. A base das famílias São tomenses está a perder o seu núcleo, temos crianças na ruas, temos País de família com duas três mulher com filhos das quais jamais pode sustentar e educar, ainda temos um Estado que depende da ajuda externa a quase 100%, para levar a cabo objectivos internos, o que constitui um sério risco à paz, e estabilidade, temos um Estado País(Território/População/Administração) com instituições frágeis desorganizadas, por vezes sem metodologias para levar a cabo missões e objectivos social, cultural, ambiental desportivo, politico, económico e financeiro, que se quer sustentável, uma população que precisa de instrução educação formação, saúde, trabalho e muito muito gosto pelo trabalho árduo, de modo a aparecer o tal espírito empreendedor de que tanto por vezes se fala.

    Tem evoluído nalgumas áreas, muito lentamente, para as tecnologias, as informações disponíveis no hoje mundo, no contexto actual.A organização o Trabalho Educação Formação são a chave, a fórmula para o sucesso mediante a regra ordem e responsabilização.

    O Hoje e o Agora constitui no momento actual, a oportunidade, por meio da vontade, espírito forte, de mudar o que correu mal no passado, de mudar o teu eu a tua forma de pensar, estar e ser, no hoje e agora podemos acreditar trabalhar juntos para melhorar desenvolver progredir o País(Território/População/Administração) independentemente de quem ganhou eleições hoje, à nível social, cultural, ambiental, desportivo, politico, económico e financeiro, para o bem dos nossos filhos netos e pela humanidade pelo planeta.

    No hoje e agora é o tempo do candidato que ganhou as eleições, da assembleia da república, dos deputados, do governo, dos ministérios, das instituições nacionais,as da Região do Príncipe( as Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, a Policia nacional, Tribunais, Clubes Desportivos, Jornais, Rádios, as Escolas, as Empresas Nacionais e Estrangeiras no nosso Território os Cidadãos São Tomenses, incluindo eu, arregaçar-mos as mangas e começar-mos a trabalhar, a organizar o País(Território/População/Administração).

    Hoje e Agora muito se pode pensar, fazer, construir, organizar.

    O Futuro constitui o Amanhã, do que fomos capaz de fazer no Hoje e no Agora.

    Lembrem-se tudo que passa a mais de dois minutos para trás faz parte do passado, disso podemos apreender perdoar e melhorar mediante a humildade.

    É preciso virar a pagina do ódio, da vingança, necessário, olhar para futuro, São Tomé e Príncipe é um País(Território/População/administração) jovem, é imperioso apostar nas forças da juventude, na sua capacidade, na educação, formação, organização e trabalho, muito trabalho.

    Se se queres ver o País(Território/População/Administração) bem

    Acredita juntos somos capaz

    Acredita em ti

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. cacau

    18 de Julho de 2016 at 19:00

    Qual será o destino deste país?
    Claramente que houve fraude, e de certeza será sempre assim. Parabéns a todos oa fraudulentos vocês ja estão no comando, so wspero qus façam bem o trabalho de casa que é erguer Stp.

  5. Fokoto

    19 de Julho de 2016 at 9:32

    O Patrice Trovoada saíu vencedor nestas eleições. Será que o próprio Evaristo, os restantes seguidores mais próximos do Patrice, os adeístas e o povo em geral também venceram? A ver vamos
    Quem viver verá para bater palmas ou chorar.
    Chiê xê biêdu nom ka cumé, chiê xê kulú nom ka zugabutá.
    Assim diziam os nossos antepassados.

  6. saberperder

    19 de Julho de 2016 at 16:39

    Parabéns Senhor Evaristo Carvalho, o Presidento eleito no dia 17 de Julho de 2016. A partir do dia 3 de Setembro do corrente ano serás o Presidente da República de S.Tomé Príncipe e Presidente de todos santomenses.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top