Destaques

Continuidade da tropa Ruandesa no país demonstra”Ditadura Instalada”

A convicção de que uma nova Ditadura está Instalada em São Tomé e Príncipe, foi manifestada pelo partido PCD. Em conferência de imprensa, o partido da oposição enumerou uma série de acções alegadamente violadoras da constituição política, e das leis internacionais que estão a ser praticadas pelo Governo de maioria absoluta liderado por Patrice Trovoada.

Segundo o PCD trata-se de uma ditadura musculada, com protecção de tropa estrangeira no território nacional. A tropa ruandesa que chegou a São Tomé em Maio passado, para uma missão de 3 meses, conforme a autorização concedida pela maioria parlamentar, continua presente no país. «São exemplos desses atropelos à democracia, dessa nova ditadura instalada no país, a continuação ilegal da presença de tropas ruandesas no país», referiu o PCD.

Informação divulgada pelo Téla Nón no dia 6 de Setembro, por sinal dia das forças armadas de São Tomé e Príncipe, deu conta que uma aeronave com bandeira ruandesa aterrou no aeroporto de São Tomé, e que 11 militares ruandeses que se encontravam no país, seguiram viagem de regresso a Kigali-Ruanda.

Pensou-se na altura que a missão da tropa ruandesa no território nacional tinha chegado ao fim. Enganou-se quem assim pensou. Pois na verdade os 11 militares que seguiram viagem para Kigali, foram simplesmente rendidos, por novos operacionais ruandeses que desembarcaram no mesmo avião no aeroporto internacional de São Tomé.

O Téla Nón apurou que o novo efectivo da tropa ruandesa, destacado no país desde o dia 6 de Setembro, faz parte do comando da guarda pretoriana do Primeiro-ministro Patrice Trovoada. As tropas ruandesas não são vistos nas ruas de São Tomé. Fazem parte do último cordão de segurança do Chefe do Governo.

O reforço de segurança em torno do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, é motivo de muitos comentários em São Tomé. A força de elite da UPDE formada pela tropa ruandesa, para dar segurança ao Chefe do Governo, utiliza um uniforme-camuflado diferente das outras forças são-tomenses.

O aparato da força de elite da UPDE desperta a atenção do público são-tomense, principalmente quando o Primeiro-ministro, aparece em qualquer cerimónia pública. São dezenas de homens envergando camuflado ruandês e fortemente armados, que ocupam diversos pontos do local onde o Chefe do Governo marcará presença.

Um cenário que contrasta com a simplicidade, tranquilidade, confiança e o clima de paz e segurança, que sempre caracterizaram a sociedade são-tomense, e que o Presidente da República Evaristo Carvalho faz passar ao público.

Pois, o Presidente da República e Chefe de Estado, é visto várias vezes a circular com um número exíguo de seguranças. Mesmo quando viaja para o estrangeiro, como aconteceu em Setembro último, com destino aos Estados Unidos, não colocou fileira de tropas na estrada que liga cidade de São Tomé ao aeroporto internacional para vigiar a estrada por onde vai passar.

O Téla Nón testemunhou isso mesmo. Apenas dois polícias de trânsito, controlavam a circulação automóvel na estrada do aeroporto naquela noite de Setembro quando Evaristo Carvalho viajou para os Estados Unidos.

Evaristo Carvalho, foi visto no centro da cidade de São Tomé, a conduzir a sua viatura e acompanhado por apenas 1 segurança. Desceu do carro e entrou num super mercado ao lado da Igreja da Conceição, onde foi fazer suas compras. Acto que acolheu simpatia dos populares que se encontravam no local.

Este contraste em termos de musculação, prontidão combativa e o número elevado de homens armados em torno de um só homem, está a provocar espantos no país.

No caso são-tomense o contraste salienta-se e suscita várias questões : O que se passa? Porquê que o Presidente da República eleito pelo Povo, não ostenta tanta musculação armada a sua volta? Porquê que o Primeiro Ministro que não é eleito, mas sim, nomeado pelo Presidente da República, como resultado da eleição dos deputados(eleição legislativa), tem tantos seguranças e por sinal ferozes, num aparato só equiparado a dos Presidentes dos países vizinhos da África Central?

Abel Veiga

21 Comments

21 Comments

  1. João Carlos

    24 de Outubro de 2017 at 10:11

    Receita para tirarem esse ditador – Patrice Trovoada, do poder;
    1- A oposição tem de se unir (falar a uma só voz porque o momento assim o exige)
    2- Abrir-se a entrada de novos rostos, pessoas que passem alguma esperança ao eleitorado
    3- Apresentar soluções alternativas credíveis
    4- Monitorizar bem o processo eleitoral para evitar/denunciar eventuais fraudes que o regime possa querer realizar, aliás das palavras do Patrice Trovoada já se percebe isso, pois alguém que esteja tão convicto que vá ganhar as eleições com a maioria absoluta….
    5- Aliar-se aos melhores, procurar alianças internacionais com os melhores e os mais fortes (abrir-se ao Mundo mais desenvolvido ex: União Europeia, USA, Canada etc…). Creio que somente assim evitar-se-á que o Patrice Trovoada atinja o seu propósito de perpetuar-se no poder…….

  2. Nuno Miguel de Menezes

    24 de Outubro de 2017 at 11:00

    Continuidade da tropa Ruandesa no país demonstra ”Ditadura Instalada”

    Se houver Guerra em Sao Tome e Principe Sao Os mesmos juntamente com as nossas tropas vao ajudar a combater a mesma Guerra ou invasao de Pessoas com arma de Fogo, Planejamento Estratégico de PESSOAS dentro de Sao Tome e Principe pode acontecer ( Invasao , golpe de estado ) outras coisas mais.

    Necessario o Governo de Sao Tome e Principe da casa e o apoio que os mesmos necessitam, e tambem o Governo de Sao Tome e Principe nao esquecer o seu Proprio Povo das suas necessitadades para nao Haver Ciumes e mau comentario e no mundo em que estamos existe de tudo e temos que habituar.

    Nuno Menezes
    Lincoln , Reino Unido

    • Pumbú

      24 de Outubro de 2017 at 18:50

      Seu, Burrrrruuuuuu!!

  3. Martelo da Justiça

    24 de Outubro de 2017 at 12:04

    Incomoda-me ver o meu Presidente da Republica (embora não tivesse votado nele)a ter uma atitude tão estranha perante essa situação. Um atitude de subordinação perante o Primeiro Ministro. Será que ele sente-se bem fazer esse papel? O que é que se passa afinal? Está tudo muito estranho e esquisito no Pais. Porque será?? Coitado de Evaristo de Carvalho!!”Quá cu clopo cá golo da alima”

  4. Original

    24 de Outubro de 2017 at 15:08

    O Patrice tem este aparato todo porque Deus entende que ainda não chegou a hora para por fim a isto.Tudo isto há-de mudar quando Deus quiser e pode ser de dia para noite.

  5. DITADURA DA PEDRA

    24 de Outubro de 2017 at 16:34

    Nuno de Menezes só fala m……

  6. Me Solo

    24 de Outubro de 2017 at 16:52

    Se é estranho a permanência das Tropas Ruandesas no nosso solo pátrio é. Não nos esqueçamos que os Ruandesas, mataram os seus irmãos como animais irracionais.
    Qual é a razão dessa permanência? As nossas tropas são incapazes? Quem não deve não teme.

  7. SAMPONHA

    24 de Outubro de 2017 at 16:56

    De que se esperava do Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe “Assino Logo” É o que se passa.
    O senhor Evaristo de Carvalho durante a sua campanha foi claro. No meu entender as funções do Presidente e do Primeiro Ministro são desempenhados, executado pelo senhor Patrice Emery Trovoada.

  8. Nuno Miguel de Menezes

    24 de Outubro de 2017 at 20:54

    Senhor : DITADURA DA PEDRA

    Sou apenas realista.

    Nao vivo de historias falsas, apenas sou realista, nao necessito inventar ou apoiar uma historia falsa para um branco dar a mim dinheiro ou preto.. Se nao tiver conhecimento de algo ou de alguem do genero historia da sua vida FALO QUE NAO SEI do que alimentar a mesma historia para ganhar dinheiro e depois ir comer,e quando o dinheiro acabar vou a procura de mais historia para ser alimentado.

    honestamente o que o senhor escreveu so falo merda , isso ‘e seu ponto de vista tambem concordo mais o problema o meu tem mais logica.

    Nao quero governar Sao tome e Principe honestamente se deve ter conjunto de ideias POSITIVAS para o minimo desenvolvimento que Sao tome e Principe necessita

    Nao sei qual ‘e seu nivel de cultura geral, mais acredita Sao tome e Principe ‘e uma colonia da lingua portuguesa com o numero mais baixo de populacao, ( ‘e uma coisa ) pequena comparando com outras colonias Portuguesa sendo uma coisa pequena deveria estar com a minima condicoes,
    infraestruturas e trabalho para os jovens.
    E isso nao existe dentro de Sao Tome e Principe preferem mais as pessoas falar mal olhar para a vida dos outros fazer feitiço para voltar a vida da pessoa para traz…. do que lutar ter ideias para o desenvolvimento de sao tome e principe.

    Por qualquer razao cegaram e amararam o Santo de Sao tome e principe o mesmo anda CEGO por essa razao estando o santo cego sem ver NAO consegue ver o cego santo Sao tome e Principe que Sao tome e Principe nao esta desenvolvido.

    LOGICO, se cegos pelo o mundo nao conseguem ver, agora imagina o Santo Sao tome.

    Nuno Menezes
    LINCOLN, REINO UNIDO

    • Kúassa - kúassa

      24 de Outubro de 2017 at 21:16

      Vai dar banho aos cães Nuno Menezes!

    • Nuno Miguel de Menezes

      25 de Outubro de 2017 at 8:00

      Senhor(a) Kúassa – kúassa

      Nao sei se o senhor leu o que escrevi, as vezes acontece por falta de atencao da sua parte e logica de intendimento na escrita das outras pessoas,tentar perceber a menssagem que os mesmos querem transmitir, em relacao o que o senhor escreveu sem querer falou a verdade, a razao para tal dar banho a cao tambem ‘e uma profissao incluindo perfumar os mesmos caes,cortar as unhas aos caes,vestir os caes, fazer os caes dormir,meter musica a caes,dar comida tambem a eles.

      Lógico , um Pais como Sao Tome e Principe nao desenvolvido pessoa como senhor nao conhece que isso existe, o senhor nao ‘e culpado, apenas essa ‘e a profissao que existe na EUROPA,como por exemplo Portugal e nao so apenas.

      E essa mesma profissao vai dar banho a cao se um dia existir dentro de Sao tome e Principe ‘e uma boa infraestretura a nivel de trabalho, e eu jovem desempregado nao importava dar banho aos cães.

      Qual ‘e o proximo cao?

      Nuno Menezes
      LINCOLN, ENGLAND

  9. Guida Gostosa

    24 de Outubro de 2017 at 21:12

    Tanta conversa a volta dos abusos do poder deste Primeiro Ministro e não se compreende a passividade do povo!
    O que custa o povo sair a rua e exigir a destituição de Patrice Trovoada, como aconteceu com Daniel Daio no início da década de 1990, na altura o Primeiro Ministro do primeiro governo multipartidário do país? Ou será que o povo anda satisfeito com toda essa demonstração de força de Patrice Trovoada?

  10. HOMEM GRANDE

    25 de Outubro de 2017 at 3:30

    Ignorante como sou, sugeria que problema de força resolve-se com força…
    Senhores do partido de Oposição para resolver isso sugeria que enviassem uma carta ao Presidente Trump,sem fazer muito esforço porque o Presidente Trump está no Twitter, garanto que esse problema seria resolvido em poucos dias.
    Trump graças a Deus sabe lidar com Ditadores.

  11. BOBODU

    25 de Outubro de 2017 at 6:56

    Nunca vi povo tão cobarde no mundo como os santomenses. A juntar aos partidos da oposição que só falam par dar nas vistas em vez de organizar uma manifestação pacifica contra a presença e Tropas ruandesas em STP. Credo povo,credo falsos partidos de oposição. Os partidos de oposição só sabem fazer oposição quando a casos pontuais de PT ou quando vão ao parlamento. COBARDES!
    Viram as manifestações que os guineenses fizeram contra o PR e o PM parvo que eles têm! Estamos cheios de praga. Aguenta só!

  12. Toussaint L'Ouverture

    25 de Outubro de 2017 at 6:59

    Guida Gostosa, acontece que em 1991, o povo não ”saiu à rua para exigir a destituição de Daniel Daio.”. O então presidente Miguel Trovoada, o MLSTP, o CÓDO e outros juntaram-se e derrubaram um governo democraticamente eleito e com maioria absoluta. Foi um golpe. O MLSTP está a pagar hoje o preço das suas trapaças, incoerências e golpismos ao longo da vigência da República.

    • Artur

      25 de Outubro de 2017 at 9:23

      Caro Toussaint L’Ouverture

      1-Partidos na oposição fazem cair governo com maioria absoluta, sem a conivência/Aval do Presidente da Republica ?

      2-Se tinham maioria absoluta de onde veio esse povo que se manifestou ?

      3-Onde estava o Povo que votou e lhes deu a dita maioria ?

      Perdoe-me a ignorância, mas são apenas algumas questões que me surgiram ao ler o seu comentário.

      Se puder me ajudar-me agradecia.

      M/C

  13. Vexado

    25 de Outubro de 2017 at 10:16

    Se há força de elite assassina e estrangeira a proteger o primeiro ministro, deve se fazer queixa na cia FBI Europol sob financiamento ao terrorismo.

    Pasma me saber que, os deputados que são eleitos para defender o povo têm mais medo, têm mais dependência ao senhor primeiro ministro.
    Isto é terrorismo, grupo criminoso a operar no país.

    O danilson coto, seja homem e apresente queixa nas instâncias internacionais. Está na hora de agir.

  14. iaga

    25 de Outubro de 2017 at 15:50

    como somos burros, egoistas e cegos de ambição…ao ponto de colocar os interresses pessoais acima do interresse do pais e do povo pequeno, que tanto dizem proteger.
    Será que estão tão cegos e surdos …. será que não sabvem das barbaridades que os militares ruandese têm feito na região central do continente Africano…. vejam só o que estão a fazer na repuiblica irmâ do Congo… e não só.
    Que tipo de gente são voçes do ADI e a vossa liderança… abriram porta a assassinos e mercenários, Deus faça que voçes sejam os primeiros a conhecer o fio da sua balas…. Amém

  15. iaga

    25 de Outubro de 2017 at 16:38

    Alerta….Alerta …Alerta Comunidade Internacional ….. os santomenses estão a ser reféns do primeiro ministro patricio Emery trovoada…. Alerta ….. Acudam

  16. realista

    25 de Outubro de 2017 at 22:54

    Ja vos disse Evaristo carvalho esta Ali apenas assinar é um presidente De faxada, quem é verdadeiro presidente d Sao tome é o gabones Patrice trovoada santomense abrem pestana

  17. Perplexa com tudo isso!!!

    26 de Outubro de 2017 at 8:12

    Estranha-me muito como agora todos gritam clamando o milagre da oposição, que sempre quiseram ver fora do jogo, ao ponto de dar maioria absoluta a Acção dos Demónios no Inferno (ADI)!!! Quando se faz contractos com diabo, sabe-se que não é fácil desfazer-se dele. O povo está colhendo o que plantou. Tenho firma certeza de que qualquer manifestação que a oposição organizar agora, não terá sucesso, porque o povo está dividido, amedrontados e ninguém tem coragem de sair a rua mostrar sua cara falar e manifestar contra PT e seu governo. Por outro lado, a manifestação será interpretada como o desejo da oposição de assaltar o poder do governo da maioria. Mesmo até nós que aproveitamos este espaço do Tela Non para manifestar nossa indignação, nem todos sentirão coragem de juntar a voz a oposição para libertar nosso país do marasmo em que se encontra, por vários motivos: medo de perder emprego; medo de perder troquinhos dos amigos que são da ADI; medo de mostrar a nossa insatisfação ao público, medo de…. Enfim, enfim…… Se de facto queremos nos livrar desse lucífer TP, devemos ser cautelosos e esperar a hora certa para atirar no sentido certo nas urnas!!! O comportamento do Evaristo de Carvalho não devia estranhar a ninguém, pois todos nós sabíamos que ele seria um subordinado do PT. Quantas vezes ele disse nas campanhas eleitorais que ele seria um presidente de assinar só? Todos os ouvidos ouviram, todos os olhos viram e leram nas diferentes fontes de comunicação. EC é simplesmente uma figura de estilo na narrativa de PT. Mas tenhamos esperança, homem manda com tempo e Deus manda para sempre! Quantos anos os reis Faraó, Herodes e outros governaram, maltrataram e escravizaram o povo??? Uns 500 nos, outros 400 e por aí, mas na hora que Deus decidiu foram grande as suas quedas. PT precisa saber que na vida tem elevador para subir, mas para descer não existe elevador: é sempre uma queda livre. Quando isso acontecer o “povo pequeno” vai sorrir e vibrar enquanto ele estará a choros e ranger de dentes!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top