Política

Portugal coloca navio de combate para fiscalização da ZEE

O Secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, Marcos Perestrello que está de visita a São Tomé anunciou na manhã de quarta feira, que a partir de janeiro de 2018, um navio da armada portuguesa estará destacado nas águas nacionais durante todo o ano.

«Estamos a criar as condições e a estabelecer os termos que nos permitirão no próximo ano, ter em permanência ao longo de todo o ano um navio da armada portuguesa com militares de Portugal e de São Tomé e Príncipe», afirmou o secretário de Estado de Portugal a saída do encontro com o Ministro da Defesa e Administração Interna Arlindo Ramos.

O navio estará envolvido em operações que segundo Marcos Perestrello, permitirá São Tomé e Príncipe reforçar  as condições de exercício da sua autoridade no mar.

Uma acção que Portugal considera importante para a sua política de defesa na região do Golfo da Guiné.

O projecto geoestratégico deverá ser inaugurado em Janeiro de 2018, durante a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a São Tomé e Príncipe. «Estamos muito empenhados em que na visita de sua excelência snehor Presidente da República no próximo Mês de janeiro estejam criadas as condições para que essa operação já esteja em curso, reforçando a capacidade de São Tomé e Príncipe, e reforçando a presença de Portugal no golfo da Guiné,  onde muitos navios com bandeira portuguesa também circulam, e onde a segurança deve ser mantida»,pontuou o secretário de Estado de Portugal.

Portugal considera que o projecto em curso eleva o patamar da cooperação militar entre os dois países.

Abel Veiga

    4 comentários

4 comentários

  1. ex

    7 de Dezembro de 2017 as 12:04

    Isso é muito bom que boas noticias

  2. Nuno Miguel de Menezes

    8 de Dezembro de 2017 as 5:56

    Nome Completo

    Bartolomeu Dias

    Quem foi

    Bartolomeu Dias foi um importante navegador português do século XV. Foi o primeiro navegador europeu a passar pelo Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África), navegando a partir do Oceano Atlântico. Seu feito foi de extrema importância no contexto das Grandes Navegações e Descobrimento Marítimos dos séculos XV e XVI.

    Nascimento

    Bartolomeu Dias nasceu em Portugal no ano de 1450.

    Morte

    Bartolomeu Dias morreu em 29 de maio de 1500, no litoral sul da África (região do cabo da Boa Esperança).

    Principais realizações

    – Comandou a esquadra que, em busca de um novo caminho para as Índias, atingiu o Oceano Índico. Após navegar pelas margens da costa africana, Bartolomeu Dias passou pelo Cabo da Boa Esperança em 1488.

    – Participou da esquadra de Cabral que chegou ao Brasil em 1500.

    • Grandes Navegações
    • Navegações Portuguesas

    Nuno Menezes
    Lincoln, Reino Unido

  3. Bobuwabó

    8 de Dezembro de 2017 as 11:28

    KKKKK, mais um bobo, vé ao lado do UPD qts barcos de capitania esta ai na montra, agora o Governo não esta a precisar de mas controlo nas nossas água e os dirigentes sabe pork. foi

  4. MIGBAI

    12 de Dezembro de 2017 as 11:43

    Que os portugueses não coloquem nenhum são-tomense nos comandos da embarcação, senão a mesma ainda vai para ao fundo.
    Quem avisa amigo é!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo