«O governo introduziu o medo nas pessoas. As pessoas têm medo de falar». A denúncia do clima de medo instalado em São Tomé e Príncipe é feita pela Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe.
O medo instalado no país inibe o cidadão de ter voz, de pensar e pior ainda de discordar. «As pessoas têm receio de participar na vida sindical», acrescentou João Tavares líder da ONTSTEP.
Democracia deixa de ter vida no seio de um povo amordaçado pelo medo. «Não podemos ter um país livre, independente, num regime democrático em que a pessoa não tem o direito de se exprimir, não pode reivindicar os seus direitos», reforçou João Tavares.
Laivos ditatorias cada vez mais evidentes, agudizam o medo social. «O sindicato pede encontros com os ministros e simplesmente nos ignoram, temos casos dos ministérios da educação e da saúde», explicou o líder sindical.
Laivos ditatoriais, permitem que eu mando, eu faço, eu decido. E tudo EU, e tudo se faz segundo a vontade do meu EU. João Tavares acusou o primeiro-ministro Patrice Trovoada de querer até substituir o sindicado nas negociações com a entidade patronal.
A SATOCAO empresa que entrou no mercado nacional de produção e exportação de cacau pelas mãos de Patrice Trovoada enquanto Primeiro Ministro, é um exemplo da ingerência de Patrice Trovoada. A SATOCAO pretende despedir 300 trabalhadores. «O sindicato e o ministério do trabalho estavam a negociar esse assunto com a Satocao, mas para a nossa surpresa, as negociações passaram a ser diretas com o governo, pondo de parte o sindicato. Isto é muito grave quando o governo deve jogar papel de árbitro para mediar o conflito e não assumir para si o papel de resolução do conflito em negociação unilateral com a empresa», denunciou.
Medo novamente a dominar a sociedade são-tomense. Perigo a vista para a democracia.
Abel Veiga
Maria Silva
28 de Dezembro de 2017 at 9:55
Dêçu pagá ( bem feito ) nón gôlùê, nón bélê!!!!
Agora resta murmurar pelos cantos……
E o criminoso é Pinto da Costa
Ditador é o Pinto da Costa etc etc
MIGBAI
29 de Dezembro de 2017 at 10:19
É verdade Maria Silva.
Esse criminoso do pinto da Costa é que é o responsável pela miséria implantada no pais.
Ilhas inviáveis como pais e ganância política, e desejo de viver bem roubando casas á beira mar e muitas catorzinhas por perto (na cama), são ingredientes que criaram esta miséria de pais a nível social e económico.
Sim, tens razão, o maior ditador da história nestas ilhas não foi Gorgulho, mas sim Pinto da Costa, e doa a que doer!!!
Assim ditadura por ditadura, antes esta que teve o apoio e a concordância do povo em eleições.
A ditadura imposto por pinto da costa somente teve o interesse do pinto da costa, sem consulta ao povo.
Negativem á vossa vontade a realidade dos factos, mas façam-no de olhos abertos e não fechados.
Pior que um cego é aquele que podendo ver teima e não querer ver a realidade.
Maria Silva
29 de Dezembro de 2017 at 11:59
Quem era o Miguel Trovoada naquela altura mesmo???
Explica-me por favor…
MIGBAI
2 de Janeiro de 2018 at 10:17
E o que era pinto da costa nessa altura e durante mais de uma década??
Esquecem-se depressa do que sofremos às mãos desse ditador pinto da costa, que foi bem pior que o gorgulho.
pumbu
29 de Dezembro de 2017 at 13:13
Tu es um GRANDE ZIMBABOISTA!!!! Fazes parte do grupo que prometeu DUBAI e esta dando ZIMBABWE!!!
MIGBAI
3 de Janeiro de 2018 at 11:32
Olha lá PUMBU, vamos lá ver se nos entendemos numa coisa importante.
Não é o PT que está dando ZIMBABWE, mas sim o teu adorado pinto da costa!
Diz quem foi que correu com os brancos de STP?
Diz quem destruiu o fraco aparelho produtivo de STP?
Diz quem foi que roubou e nacionalizou as roças ?
Diz quem foi que colocou o comunismo em STP ?
Diz quem é que implantou uma ditadura de partido único em STP?
e ainda tens a distinta vergonha de vir dizer que eu sou ZIMBABOISTA???
Eu sou pela verdadeira democracia e bem assim, pelo respeito pela propriedade privada, pelo investimento privado, pela desocupação das roças e entrega das mesmas aos seus verdadeiros donos, pela devolução das casas roubadas aos seus reais proprietários, eu sou pelo respeito da pessoa humana, independentemente da cor da pele da raça ou credo religioso.
Pumbu és muito novo(a) ainda. Por favor lê, estuda e forma a tua personalidade na tua própria experiência e não pelo que te dizem e querem que tu sejas.
Feliz ano novo.
Joao Carlos
28 de Dezembro de 2017 at 10:26
O Patrice Trovoada prometeu o caos e o caos já está instalado… Esta é a forma que ele encontrou para se perpetuar no poder, a cultura do medo.
Só resta é aos partidos da oposição se unirem de forma séria em torno da salvação da nossa democracia… Já nos basta sermos pobres, agora, sermos pobres e vivermos em ditadura é que não….
Púmbú
29 de Dezembro de 2017 at 23:05
… Partidos da oposição???? Qual deles???? No nosso ZIMBABWE-STP não há oposição real. Só existem partidos com MILITANTES comprados pelo ADI. Por isso é que chegamos ao ponto em que nos encontramos!!! Viva o nosso ZIMBABWE- STP!!!
EX
28 de Dezembro de 2017 at 12:56
Esse é o caos referido pelo PT, ele bem que avisou, mas o povo acho que era brincadeira e votou nele e ainda para piorar lhe deu maioria absoluta, mas não há mal que dure pra sempre. Mesmo deixando marcas profunda não dure pra sempre.
Púmbú
28 de Dezembro de 2017 at 16:32
Vamos ter ZIMBABWE para os proximos 35 anos, amigos!!!
Pedro Costa
28 de Dezembro de 2017 at 15:14
Estas pessoas pensam que todo santomense é burro!? Revolta-me estas atitudes. Porque é que não posso ter a minha opinião? Quem são estas pessoas que têm tanto poder? Porquê esta cultura do medo?
Quando vejo neste país aqueles que na escola e que foram meus alunos,que tão burros foram, e que hoje têm poder de decisão, pergunto-me a mim mesmo, que bases têm?
sandra
28 de Dezembro de 2017 at 16:56
O medo ainda está para instalar. Ja se ouve dizer que Angola entrará em crise diplomática com São Tomé por causa do processo Rosema. Fontes seguras dizem que até podemos ter problema com fornecimento de combustível.
Bobuwabó
28 de Dezembro de 2017 at 17:08
Na minha vida até agora, descobri que na verdade só há dois tipos de pessoas: aqueles que estão com você, e aqueles que estão contra você. Aprenda a reconhecê-los, pois eles são frequentemente e facilmente confundidos um com o outro
Provérbios 29
…4Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça! 5O homem que bajula seu próximo está apenas construindo uma armadilha para si mesmo. 6Os ímpios são capturados nas artimanhas de seus próprios pecados, mas os justos andam livres e felizes!…
Referência Cruzada
Salmos 5:9
Na boca deles não há palavra sincera, suas mentes tramam continuamente o mal. Suas gargantas são como um túmulo aberto, e com suas línguas seduzem e enganam.
Salmos 36:2
O ímpio é tão arrogante que não percebe e muito menos rejeita seu pecado.
Provérbios 26:28
A língua mentirosa destila ódio sobre aqueles a quem fere, e a boca bajuladora provoca destruição!
Provérbios 28:23
Quem repreende um homem depois achará favor, mais do que aquele que o bajula com palavras vãs.
abaixo a ditadura de PT.
Horácio Ferreira
29 de Dezembro de 2017 at 8:38
Alerta!
A Rádio Nacional está a fazer fraude nas “Eleições dos Melhores do Ano”. Os locutores através de 2 telefones colocados nos estúdios ligam directamente para os grupos já definidos e bem pagos para votarem em Patrice Trovoada. Confirmo! Em termos de investigação é só questão de exigir os registos de chamadas através da C.S.T, nos horários em referência.
Isto acontece devido aos votos espontâneos dos ouvintes a favor de Dr. Silva Gomes.
PUMBU
29 de Dezembro de 2017 at 13:19
excelente trabalho da Radio nacional de ZIMBABWE-STP!!!! queriamos DUBAI regalado … e agora nos impuseram O ZIMBABWE? ZIMBABWE, ZIMBABWE…
realista
29 de Dezembro de 2017 at 11:12
Democracia acabou em Sao tome
Explicar sem Complicar
29 de Dezembro de 2017 at 15:19
Quem viver verá…
Pajo moreno
29 de Dezembro de 2017 at 16:25
É bom que Angola intervenha masmo em defesa do seu cidadão, é de todo inadmissível que um processo judicial ganhe contornos políticos com a intervenção direta do governo de patrice trovoada, o processo é angolano, pertence ao tribunal marítimo de Luanda, simplesmente o tribunal marítimo de Luanda so pede um expediente judicial, salienta dizer, que os tribunais santomenses usurparam-das decisões que so cabem ao tribunal angolano. Desafio a nino monteiro a apresentar documentos verdadeiros ao qual comprova de que o mesmo é dono legal da rosema. Não resta outra alternativa que não à da devolução, para o bem da amizade entre dois paises irmãos ” Angola e S. Tomé e Príncipe
stp
29 de Dezembro de 2017 at 20:18
Agora só resta ouvir esta Música
https://youtu.be/NHJ6yoE3bsk
Joca Dóxi
30 de Dezembro de 2017 at 19:22
ELEIÇÕES GERAIS JÁ!!!! PRESIDENCIAIS, LEGISLATIVAS, REGIONAIS E AUTÁRQUICAS AO MESMO TEMPO. JÁ!!!!! É a única forma de resolver todos estes problemas. E antes disto uma entidade externa deve rever e vistoriar todo o sistema de cadastro eleitoral que foi recentemente feito.