Política

Crime : Governo permite Instalação de uma Pedreira no meio do Parque Natural Obô

A área da Praia das Conchas envolvendo a Lagoa Azul é coberta de uma vegetação singular da ilha de São Tomé, a Savana. Espécies de plantas e animais que só existem nesta região da ilha de São Tomé, foram consideradas por organizações ambientalistas como estando em vias de extinção. Tudo por causa do abate das árvores endémicas, para a produção do carvão.

No quadro do projecto de mudanças climáticas, várias acções têm sido implementadas com vista a recuperar e proteger a biodiversidade desta região da ilha de São Tomé. Uma área que a lei são-tomense definiu como ecológica, e que está incluída no Plano Nacional de Manejo do Parque Natural Obô para o horizonte 2015 – 2020.

Esta semana o  Movimento Social Democrata – Partido Verde de São Tomé e Príncipe, constatou que a região que se estende da Praia das Conchas até a Lagoa Azul, está a ser devastada não pelos carvoeiros, mas sim por retro-escavadoras com auxílio de outras máquinas e camiões, para ser transformada numa Pedreira. « O que vimos foi chocante. Zona completamente devastada, trabalhadores usando serras elétricas sem nenhuma forma de protecção (capacete, farda, botas e luvas), segundos testemunhos, nem se quer têm um contrato de trabalho», denuncia o Movimento Social Democrata – Partido Verde de São Tomé e Príncipe.

Na denúncia que faz  através do Téla Nón, o movimento ambientalista, realça que a região actualmente em fase de devastação para produzir pedras para construção civil, é por lei da República Democrática de São Tomé e Príncipe,  uma zona protegida. « Área de Praia das Conchas/Lagoa Azul, de Categoria V sensu UICN, correspondendo à Zona Ecológica com o mesmo nome, com os limites descritos na alínea e) do Art.º 4.º da Lei 6/2006”.Em suma trata-se de uma área protegida que merece responsabilidade, tecnicidade e o gosto de preservar, respeitar o bem de todos os são-tomenses e de uma valia considerável para o mundo» reforça o movimento social ambientalista de São Tomé e Príncipe.

Para o movimento ambientalista aos olhos de todos, e com o aval do Governo, se assiste a um crime contra um bem comum do país e do mundo. «É incontestável que se trata de uma zona de riqueza de espécies endémicas e de habitats que constituem um património de toda a humanidade. Esta zona constitui uma das cinco áreas importantes de aves e biodiversidade ( IBAs) de São Tomé e Príncipe, reconhecido pela BirdLife Internacional, com várias espécies endémicas num total de 59 espécies», fundamentou.

Um crime de impacto, ambiental, social e turístico, que segundo o movimento suscita várias questões. Questões que até agora não foram respondidas nem esclarecidas pelas autoridades governamentais:

1- Existe um estudo de impacto ambiental e social?

2-Existe algum levantamento ambiental?

3-Existe algum estudo de viabilidade económica?

4-Existe algum estudo geológico ou geotécnico que suporta a exploração de inertes naquelas áreas?

5-Quais são as condições e direitos básicos dos trabalhadores nesta obra?

6- Existe alguma autorização de desbravamento ou de corte emitida pela Direção das Florestas e da Biodiversidade?

7- Existe algum parecer favorável da Câmara Distrital de Lobata?

«Vimos por este meio solicitar explicações da Direção Geral do Ambiente, Direção Geral dos Recursos Naturais e Energia, Direção das Florestas e da Biodiversidade, Direção do Parque Natural Obô de São Tomé, da Inspeção Geral do Trabalho, do Ministério das Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Emprego e Assuntos Sociais, relativamente a este crime ambiental e a violação dos direitos básicos dos trabalhadores são-tomenses com a maior brevidade possível», pontua o movimento social democrático- Partido Verde de São Tomé e Príncipe.

A devastação da área da Praia das Conchas e da Lagoa Azul, que é um dos principais sítios turísticos e região balnear de São Tomé, para ser transformada em uma Pedreira, onde se utiliza explosivos para trituração das pedras, parece ser mais um escândalo ambiental, a ser protagonizado pelo Governo de Patrice Trovoada.

Leia com atenção o Comunicado do MSD / PVSTP para ter mais pormenores sobre o crime ambiental na área de Savana da Praia das Conchas e Lagoa Azul-COMUNICADO pedreira zona Norte-FIM

Téla Nón

 

 

    17 comentários

17 comentários

  1. luisó

    30 de Janeiro de 2018 as 18:14

    Chegarm os chineses……depois não digam que não avisei.

  2. Fredebobook de Ceita

    30 de Janeiro de 2018 as 18:57

    Tudo resolve-se quando um país é dotado de filhos sábios e inteligentes…Sem ambiguidade…

    • Amilcar Semedo

      31 de Janeiro de 2018 as 8:36

      Ainda por cima o vizinho principal é o Gabonês que esta a vender a nossa ilha

  3. Aristides Barros

    31 de Janeiro de 2018 as 6:36

    É a maioria. A maioria pode tudo. Até destruir o bem comum.

  4. Alligator

    31 de Janeiro de 2018 as 6:44

    Hipocrisia politica!!!
    Infelizmente são assim,os politicos!!
    Hipocritas!!!!!!

  5. André Ferreira de Matos

    31 de Janeiro de 2018 as 10:38

    Caro Fredebobook de Ceita . Isto não é bem assim como dizes. Entrar é fácil, mas sair não tanto assim. Se assinastes contratos defeituosos, sem pareceres técnicos especializados de quem percebe das coisas, e não de politiqueiros, estamos tramados e bem tramados.

    Não sei quem tu és, porque escondes por detrás de um nome não exite, pelo menos no nosso sistema de registos, mas a verdade é só uma, deixe de complexos e se afirme como homem dotado de conhecimento e capaz de fazer bem ao teu povo, e não te escondas por detrás destes bandidos.

  6. Nuno Migue Menezes

    31 de Janeiro de 2018 as 11:27

    O titulo dessa mesma noticia fala tudo, o Governo permite, sendo ele a permitir nos nao podemos fazer nada porque assim fizeram o estudo com a colaboracao de pessoas que percebem da situacao e poseram em Publico para a populacao assim saber que foi permitido por ser a primeira instalacao de uma pedreira em Sao Tome and Principe, e isso ‘e muito bom, a razao, as ruas sem calçadas existe em Sao Tome and Principe, deixo exemplo ruas com calçadas e ruas sem calçadas nas imagens… e importar isso de outro Pais para Sao Tome and Principe sai o governo muito caro.

    E com o tempo Sao Tome and Principe tendo a sua propria pedreira isso ajuda nas insfraestretura tanto a nivel de trabalho (pedreiros,calceteiros) imagens dessa profissao para que serve pedreira.

    E tambem fica bonito ver a cidade com calcadas igual a Pais Europeu.Tive tambem em Paises africanos da Lingua Portuguesa tambem existe calcadas nas ruas da cidade.

    Ruas sem calçadas fica dessa forma que apresenta nas imagem.

    Existe coisas complicadas na vida que ninguem sabe explicar, uma delas ‘e a morte, nao quer dizer hoje eu Nuno Menezes nasci em Sao Tome and Principe e amanha depois de eu morrer VOU nascer de novo em Sao Tome and Principe para ver como vai ficar as ruas e as infraestreturas que possa existir em Sao Tome and Principe, por qualquer razao posso nascer no pior Pais do mundo e tenho que habituar, e na minha memoria nao fica nada escrito que fui de Sao Tome and e Principe e neste momento estou no pior Pais do Mundo aonde nasci, aonde existió anteriormente odeio meu e outras coisas….

    Aqui fica mais uma vez umas pesquisa que fiz na Google por favor deixa os link sair para combinar com aquilo que escrevi para as pessoas perceber, trocas de informacoes e ideias ‘e sempre util, por essa razao fomos encinados por alguem na escola e no mundo de trabalho,no curso superior,e curso tecnico.

    Nuno Menezes
    Lincoln,England

    • Nuno Migue Menezes

      31 de Janeiro de 2018 as 15:44

      Ola mais uma vez…

      Pelo visto o meu Link com imagens nao deixaram sair, nao faz mal… Muito simples se tiverem internet em casa,no trabalho ou mesmo no telemovel ‘e uma questao de ir a http://www.google.com e escrever o que é uma pedreira,tenta ler ou pesquisar o que é uma pedreira,tambem existe imagem e video na google.
      E a seguir na google escreve calceteiros, calceteiros ‘e uma profissao Professional que assim existe,e na google existe imagem e video da profissao Calceteiros.
      Tudo isso ‘e uma insfraestretura que se deve respeitar tanto a nivel professional, e o trabalho feito por os mesmos fica muito bonito, e muitas das vezes existe pessoas que falam eu Nao faço esse tipo de trabalho,a mentalidade das pessoas ainda dentro de Sao Tome and Principe gostam de comparar os Estudos dos outros,qual ‘e a familia que tem filhos com estudos e familia que nao tem filhos com estudos, e gozam falam mal e outras coisas mais graves que assim ja vi,E ser calceteiros as pessoas dizem fica para o filho do meu vizinho de lado que nao tem estudos, e essa mentalidade nao nos vela a lado nenhum…
      Necessario nos mudamos de Mentalidade na visao Global de tudo o que esta a passar dentro de Sao Tome and Principe e fora de Sao Tome and Principe, fora de Sao Tome and Principe amanha se o Primeiro Ministro de Sao Tome and Principe viajar nao importa o Partido Politico e se regressar sem solucoes e nao ha desenvolvimento no Nosso Pais necessario ter cultura geral para assim percebermos as razoes, e ter cultura geral nao ‘e necessario ter um curso superior o medio,apenas ‘e saber ler e perceber das coisas ou entao ler um bom livro que assim existe a nossa mente adapta com a situacao.
      Tenho lido comentario que nao tem logica neste jornal, nao quer dizer que o meu venha ter logica.
      Exemplo dos comentarios que nao tem nada haver com a noticia e eu pessoalmente nao aprendo nada;
      Alligator 31 de Janeiro de 2018 as 6:44
      Hipocrisia politica!!!
      Infelizmente são assim,os politicos!!
      Hipocritas!!!!!!
      Senhor ALLIGATOR esse senhor escreveu isso.
      A autorizacao foi do ADI amanha podemos ter 2 pedreira uma com autorizacao do ADI outra com a autorizacao de MLSTP ou outro partido.
      Muito simples de perceber para haver qualquer coisa do genero PEDREIRA em Sao Tome and Principe o Governo que esta no poder estuda a situacao e quem estuda nao ‘e o primeiro Ministro de Sao Tome and Principe mais sim um gabinete preparado para a situacao em causa,E POR ESSA RAZAO DERAM A AUTORIZACAO, existe pessoas que dizem, se calhar por la temos burros… Nao ‘e bem assim!!!! sao pessoas com estudos formados igual ao CALCATEIROS,E Medico que Sao Tome and Principe assim tem, se amanha formos parar no hospital sao os nossos medicos que vao cuidar de nos tanto para os cidadoes Estrangeiros que la se encontram e tambem cidadoes Nacionais.
      E tambem temos que perceber o seguinte; em Sao Tome and Principe nao existe essa insfraestretura (PEDREIRA) que ‘e necessaria com urgencia, a cidade capital as ruas aonde a populacao chora existe buracos no chao,calcadas levantadas e bem velhas do tempo da escravidao e tambem os bancos a beira mar todos partidos, havendo essa insfraestretura se consegue melhorar a situacao, ‘e dessa mesma infraestretura que nos tiramos os proveitos para isso tudo.
      E depois de ser construida vai haver anuncio a pedir calceteiros, e calceteiros nao ‘e mesma coisa eu ser Pedreiro da constrocao civil.
      Quem sabe com o tempo fico atento neste jornal,e tenho quase a certeza os calceteiros vem de Portugal para fazer o trabalho em Sao Tome.
      Conclusao apenas neste sector vamos necessitar de duas Insfraestreturas, pessoas professionais na area de calceteiros,e tambem pessoas preparadas para cortar as pedras no local da area de pedreira.Conclusao necessario ter curso e um certificado nesta mesma area, aqui na europa existe.
      E ja agora os calceteiros os mesmos necessitam de areia para fazer calcadas das ruas e Sao Tome and Principe nesta insfraestretura existe alguma zona com kilos e kilos de areia a VENDA para quem precisa, ou seja para a populacao???? amanha posso querer construir algo…. ou alguem!!!!

      Um Pais em desenvolvimento necessita ter essas bases todas,base primarias nesta area….

      Eu nao tenho estudos sou empregada domestica ‘e uma infraestretura uma profissao, sao capazes de completar todas as infraestreturas que existe com estudos e sem estudos????

      Temos que saber respeitar os outros,faz sempre jeito uma insfraestretura que nao percebes em casa ou no trabalho. E Sao Tome and Principe o Povo nao mudar de mentalidade, tive a sorte estou na europa,Espero que percebem.Por motivo dessa mentalidade o Nosso Pais sai a perder!!!!
      NUNCA VAI HAVER O GOSTO DE AJUDAR com essa mentalidade,A cidade ‘e nossa se Sujamos vamos LIMPAR, e nunca se sabe o primeiro ministro de Sao Tome and Principe ajudar a limpar a mesma cidade dar a primeira iniciativa, estimular as pessoas, na europa existe pessoas que trabalham por free sem receber para depois se tiverem sorte a empresa ficar com essa mesma pessoa.

      Nuno Menezes
      Lincoln,England Reino Unido

      • Luxemburg

        31 de Janeiro de 2018 as 16:21

        Nao conheces o teu país. Temos pedreiras a muito tempo,varias pedreiras. E aquí se trata de um problema ambiental e até de concurrenca desleal.

  7. olivio

    31 de Janeiro de 2018 as 11:42

    Nao acredito, so vendo, sera que esta area pertece floresta, ou parque?

    • ART

      3 de Fevereiro de 2018 as 21:22

      É mesmo área do Parque Obo.

  8. Nuno Migue Menezes

    1 de Fevereiro de 2018 as 12:53

    Senhor Luxemburg
    Se temos Pedreira ja ha muito tempo como assim escreveu…porque que neste jornal nao imforma as pessoas que pedreira existe em Sao Tome and Principe? existe forma de explicar para as pessoas perceber que essa ‘e a segunda pedreira e esta a causar danos a Natureza, e eu pessoalmente nao comento e nem faco figuras tristes.

    Nuno Menezes
    England,Reino Unido

  9. Luiz

    1 de Fevereiro de 2018 as 15:57

    Nuno Menezes. “Sou empregada domestica” ???????!!!!!

    • Nuno Migue Menezes

      1 de Fevereiro de 2018 as 19:13

      Senhor Luiz

      O senhor escreveu Nuno Menezes. “Sou empregada domestica” ???????!!!!! Isso ‘e tambem uma insfraestretura senhor luiz,nao tenha vergonha de assim o ser.
      Necessario ter uma insfraestretura tambem neste sentido, do que pessoas desempregadas em casa ao lado do radio ligado a FM a espera que Radio Nacional de Sao Tome and Principe deia informacao que necessita de empregada domestica.
      Deveria ter um espaco com apenas 2 computadores, pessoas como a senhora ou como eu chegar e ver se existe emprego para empregada domestica.
      Um exemplo; neste momento tenho 41 anos de idade a minha mae quando assim tinha eu 18 anos de idade gritou KIDALEU a nossa forma de falar de sao tome, certo, o meu nome saiu na lista para a TROPA em Sao Tome and Principe,mais no entanto tive que cumprir em Portugal e enviei origianal papel para Sao tome and Principe, papel necessario a informar que estou ocupado a cumprir a PORTUGUESA.
      cONTINUANDO…
      Nao sei se continua a situacao em Sao Tome and Principe o nome das pessoas na lista inormes na parede do mercado Municipal, se sim…. ‘e ter um espaco igual com dois computadores e dentro da loja de centro de emprego criado por nos disponivel essa informacao,tanto no nivel de hotel,empregada domestica,carpinteiro,pintor,calcateiros,pedreiros,tecnicos de informatica, e outros mais empregos que existe, tudo bem classificado para identificar essa situacao necessario escrever em letra grande empregada domestica e por baixo a morada o numero de telefone e o nome da pessoa, e o desempregado tira essa informacao e telefona no seu telemovel.

      Necessario ‘e ter tambem insfraestretura neste sentido, quem la fica a trabalhar tem que ser pago???Nao…, mais no entanto,jovens desempregados podem muito bem fazer isso e ao mesmo tempo faz a mudanca com outros jovens e depois o governo da um
      incentivo a jovens, aqui na europa pessoas ficam a trabalhar por free durante meses e se a empresa necessitar da pessoa fica definitivo contrata a pessoa. Um exemplo; que assim pediram a mim para assim eu escrever se tiver oportunidade, a empresa se chama citizen advice bureau, pessoas que fazem 4 horas todos os dias de segunda a sexta feira sem receber. e se tiverem sorte ficam na compania definitivo e depois recebem o seu vencimento, e isso nao ‘e crime.
      E assim se faz o desenvolvimento de um Pais, do que ficar em casa sem fazer nada sem haver ocupacao nenhuma se torna muito chato.
      Isso poe a pessoa ocupada ou ocupado e ao mesmo tempo demonstra professioanlismo exeperiencia e outras coisas mais.
      Um modelo que se calhar em Sao Tome and Principe da resultados.
      Uma inciativa falar com o governo os jovens, queremos um espaco com luz agua casa de banho e dois computadores, a proposta ‘e as 09:00 am abre centro de emprego as 14:00 pm centro de emprego fecha.
      E todas as informacoes de empregos dentro desse espaco.
      E a radio nacional de Sao Tome and Principe deixa automaticamente de dar precisamos de empregada domestica.Na europa nao existe radio nenhuma que informa necessitamos de empregada domestica exemplo: rua da trindade tel:0000 dona trindade precisa.
      essa informacao fica no espaco de centro de emprego.
      O papel neste sentido da radio Nacional pode ‘e fazer publicidade que existe centro de emprego para pessoas interecadas fazerem a sua publicidade neste local, e com intelegencia mesmo a radio nacional de Sao Tome and Principe podem ser o particionador desta mesma ideia, o que pagam na radio pagam neste local para deixar o anuncio de emprego, para ser diferente.
      E nao esquecendo um telefone dentro deste sentro apenas para receber chamadas, a cst de sao tome deve configurar assim. eu telefono e digo bom dia sou nuno menezes necessito de uma empregada domestica o meu numero de telemovel ‘e Te;0000 e a senhora o senhor tem que ca vir estamos perto da cst tem que pagar primeiro para nos publicamos na lista de emprego.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido

      • Quero apresentar

        2 de Fevereiro de 2018 as 3:24

        Quem fala muito, fala mentira.

  10. Clemilson Brasileiro

    2 de Fevereiro de 2018 as 1:55

    Patrimônio mundial da biodiversidade tudo piada o que importa é oos políticos e a população! se o povo quiser mudar isso vão fazer manifestação nas ruas que só isso pode mudar !

  11. Eloisa Cabinda

    2 de Fevereiro de 2018 as 11:02

    É uma pena tomar conhecimento de mais forma de destruição da beleza natural do nosso país! Quanto à violação de leis em STP não adianta, porque isso já virou rotina do Governo para atingir os seus objectivos e com anuência dos detentores de poder para os impedir de tal violação e repor a legalidade.

    Eu própria encabecei há anos um grupo de manifestantes contra a instalação da pedreira nas imediações Almas-Algés (Perto a ponte do Rio Manuel Jorge), que destruiu e de que maneira o ambiente fantástico que tínhamos ao redor, mas tudo o que fizemos foi sem efeito! Enviamos carta de reivindicação e protestos às Entidades de Direito (Assembleia Nacional, Presidente da República, Ministério de Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Direcção Geral de Ambiente, nomeadamente), não houve nenhuma reacção da parte dessas entidades, simplesmente porque havia contra-partidas ao permitirem a instalação desta pedreira… Hoje o que temos naquela região é uma penúria!!! ainda que a população saírem às ruas em protestos e gritarias, será tudo em vão, porque esses políticos não estão preocupados com o verdadeiro bem-estar do povo neste país de nome Santo!!! até parece que demónio está sentado sob STP, mas se for isto, um dia a mão de DEUS o levantará e libertará este povo humilde, assim como libertou o povo Hebreu das garras dos Faraós no Egipto, ainda que leve milhares de anos, a justiça Divina virá! Enfim….. Como podem ser tão estúpidos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo