Política

“Bela” na China por STP

Isabel Domingos, ex-Presidente da Autarquia de Mé-Zochi, é vulgarmente conhecida nos bairros da sua cidade natal – Trindade, capital de Mé-Zochi, por “Bela”.

No passado dia 15 de Março, o Presidente da República Evaristo Carvalho, nomeou “Bela” assim conhecida na Trindade, como embaixadora de São Tomé e Príncipe na República Popular da China.

Entrou na política através da fornada de jovens que o partido ADI, decidiu lançar na conquista de votos e sangue frescos. Líder do braço feminino do partido ADI, não se reconhece na “Bela” qualquer formação ou experiência a nível diplomático.

Foi professora do ensino secundário na cidade da Trindade. É militante do partido ADI. Foi deputada do ADI, e nas eleições legislativas e locais de Outubro de 2014, foi reeleita deputada. Suspendeu o mandato para ocupar o cargo de Presidente da Autarquia de Mé-Zochi, também conquistada pelo partido ADI.

O sorriso alegre da “Bela” conquistou Trindade e Mé-Zochi. Resta saber se será suficiente para impulsionar São Tomé e Príncipe e os interesses do arquipélago, na tão competitiva e exigente praça diplomática asiática.

Diplomatas de carreira ficaram acantonados no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Urbino Botelho. Caminho diplomático foi aberto à Isabel Domingos, primeira embaixadora de São Tomé e Príncipe na China, após a retoma das relações bilaterais em finais de 2016.

Isabel Domingos enquanto chefe das mulheres da ADI, acompanhou o Presidente do ADI e Primeiro Ministro Patrice Trovoada em vários eventos internacionais. Ela esteve também na China em Abril do ano 2017, integrando a comitiva de Patrice Trovoada que visitou pela primeira vez Pequim.

Isabel Domingos foi a figura política da ADI, que abraçou e defendeu o projecto do Dubai, lançado pelo líder Patrice. Anunciou numa das reuniões do seu partido que o Dubai, já tinha chegado a várias localidades do país, onde o líder Trovoada já tinha implementado projectos estruturantes, dignos do Dubai.

O Decreto Presidencial de 15 de Março, afastou “Bela” do poder local de Mé-Zochi. China é o seu novo destino, em nome do ADI e por São Tomé e Príncipe.

Téla Nón

22 Comments

22 Comments

  1. Bem de S. Tome e Principe

    21 de Março de 2018 at 3:08

    Francamente. Entregar essa tamanha responsabilidade diplomatica a uma pessoa que nao tem fomacao superior, nunca trabalhou numa instancia internacional, nem maturidade politica possui. O que se sabe so tem primeiro ano de frequencia em Relacoes Internacional na universidade Lusiada de S.Tome. Acho que vai estar la para fazer ingles ver.

    • Luxemburg

      21 de Março de 2018 at 14:02

      Uma militante política que ja mamou e inaugurou tanta coisa con Taiwán, os nossos irmaos taiwanés, vai agora pra China a enganar a quem?

      S.T.P nao tem diplomatas?

  2. STP DE HOJE

    21 de Março de 2018 at 7:08

    Kê Kwááá…ADI un cónveta náncê!…
    Dama, nem licenciatura tem, faz diplomacia???? Credo ADI!!!!
    Logo China????

  3. Joao Carlos

    21 de Março de 2018 at 7:33

    Só se deduz uma coisa com a nomeação desta senhora a um cargo tão importante, “o Primeiro Ministro já que ele é que tem a voz de mando no País, pretende manter no secretismo e sob seu controlo todo o relacionamento com a China. Só que ele se engana porque os chineses não são parvos”…..

  4. Fubá com bicho

    21 de Março de 2018 at 7:35

    Bela na China e Angelita na Guiné Equatorial. António Domingos na Trindade e Carlos Pinheiro no Príncipe. EÇa kada kuaaaa… senhor de gente vai pagar Deus ele!

  5. Insatisfeito da Acção Democratica Independente

    21 de Março de 2018 at 8:44

    Que brincadeira. Ela devia ser consciente e dizer que isto é muito areia para a sua carrinha e pedir um outro tacho, mesmo que fosse para lugar de GéGé Amado vaz que só passa a comer caneca no Gabão.
    Para alguém que não petisca, nem relações internacionais, não conhece as Convenções internacionais, sobretudo a de Viena, não domina o mínimo de protocolo e de ética, o Patrice só pode estar a abusar deste povo e do Estado santomense.
    Aliás, mesmo que aleguem que os outros também cometeram este erro e eu tenho também o direito de o fazer?
    Nada comparável, circunstâncias diferentes, responsabilidades diferentes e desafios diferentes.

    Agora esta coisa, para Embaixadora na China? Que competência têm? Grande cagada.

  6. Vicente

    21 de Março de 2018 at 9:21

    Como dizia o meu AVÔ :
    Santómé cu santatóni pedon clupa. Mishicógi ê Sumú.

  7. Carlos Alburquerque

    21 de Março de 2018 at 9:50

    Minha gente! Ninguem poderá dar uma palmada ao Patrice para ele acordar. O homem esta num sono profundo sonhando e realizando coisas em função do seu sonho. Consequencia disso, todas as suas acções, todas as suas decisões , têm-se transformado em pesadelo para este povo. Por amor de Deus senhor Patrice, já não estamos nos primeiros anos da independência em que por falta de quadros andamos a cometer barbaridades. A nomeação de Isabel Domingos para embaixadora na China é o mesmo como no passado se nomeou Rafael Cabinda para director de Uba Budo e o resultado foi o mais desastroso possivel.
    Bom, mas pelo menos, Rafael Cabinda tinha sido nomeado sem dar nada em troca, era a falta de quadros no país. Hoje com tantos quadros, com tantas capacidades, nomear Isabel Domingos só por ter algo para dar em troca é uma grande aberração.
    Minha gente, saiam a rua e salvem este país dos caprichos de Patrice Trovoada!
    E ainda há que se perguntar, o que pensa o senhor Evaristo Carvalho dessa dança de ratos em cima da sua cabeça em que ele se limita a concordar com tudo e a assinar tudo!? Esse homem é Presidente da república ou é um servidor dos caprichos pessoais de patrice trovoada?

  8. Quiabo

    21 de Março de 2018 at 9:51

    Francamente, esse país não tem norte, ADI está estragar este país e está a passar maus legados para próximas gerações. Com a nomeação da senhora palaiê “Bela”. Aonde está a valorização do conhecimento? Será que vale a pena estudar (Licenciar, fazer Mestrado e Doutoramento)? Com muitos quadros com formação superior, incluindo quadros diplomatas, este Governo que fala muito e inovação e mudanças de atitude, agora vem fazer esta barbaridade com a nomeação desta palaiê “Bela”.
    A que se pôr um ponto nisto. Esta senhora sem licenciatura a assumir um cargo deste e em que país, onde a exigência de conhecimentos das grandes questões internacionais exige de qualquer diplomata ali a residir, uma análise com conhecimentos e causa.
    ADI está a apodrecer este país. Qualquer, um Júvem vai tb ser Embaixador de STP nos EUA.

    • sotavento

      22 de Março de 2018 at 9:58

      Sr. Quiabo
      Estou de total acordo com o que escreveu.Somente nao concordo com o termo “palaiê” que a meu ver o sr.usa como pejurativo.É um trabalho como outro qualquer , digno e que é de louvar e respeitar.

  9. luisó

    21 de Março de 2018 at 10:14

    E enquanto isto se passa continuam lá pelos corredores do MNE embaixadores de carreira ( não discuto se bons ou maus ) sem fazer nada, a roçar as calças nas cadeiras e a ganhar o ordenado todos os meses….triste figura faz um País nomear uma pessoas sem licenciatura, no mínimo, e sem experiência pelo menos governativa…….

  10. Paga Ngunu

    21 de Março de 2018 at 10:27

    Sum Patlich Tlovadaêêê…., sum pô-bé, sum sca-fé-kwa.
    De hola passado sum tava ba fé negocho cú nem mancé de kosovo, de vê-sé sum bá fé negocho cú sam-bela di tchindadji. Agola cuma cu moço-sé vlemê cá ficaêêêê……
    Sela sum-nom dê foça e sela sam-nguento de nguento de nguentááá…..

  11. Maria Silva

    21 de Março de 2018 at 12:10

    Sou MULHER, sou FEMINISTA, defendo igualdade de géneros sempre, porém antes de tudo isto , defendo a competência, credibilidade e tudo aquilo que possa fazer de alguém ( homem ou mulher) merecedor disto ou aquilo !!!
    Meus senhores, lady’s gentleman…..por favor sejamos sérios, deixemos de FAVORITISMOS !
    Será que não existe ninguém dentro de STP formado em ciências políticas e relações internacionais capaz de ocupar este cargo ?
    Quem é a senhora Isabel Domingues ?
    A pessoa em causa é formada em quê?
    Fluentemente fala quantos idiomas?
    Já deu provas de bom desempenho nesta área, quando?
    Minha gente , paremos com promoção de mediocridades, etc etc ..

  12. Original

    21 de Março de 2018 at 13:27

    Maioria absoluta nas mãos de alguns,é um veneno mortal.

  13. pafisca

    21 de Março de 2018 at 13:45

    Não é de tudo espantoso, pois no nosso País tudo que anteriormente não se admitia, hoje e tido como luxo. Confeço que não é o primeiro caso. Quando este aconteceu, os ilustres jornalistas do País, incluído o tela non nada pronunciou a não ser informar que determinada pessoa foi nomeada embaixador do S.Tomé no referido país.
    Se é considerado errado nomear ou indigitar político sem a formação específica e ou de natureza diplomática ou em relações internacionais para representar o País não pode agora ser mal visto. Quem não se lembra do ex-embaixador de S. Tomé em Angola. É óbvio que este, como gozava da faculdade que o partido lhe deu, e que de forma hábil passou-se a representar o país na terra lusa acabando por frequentar a universidade local. O razoável seria contrário isto é; ter a formação antes de ser diplomata

  14. Vicente

    21 de Março de 2018 at 14:36

    Como dizia o meu AVÔ :
    Santómé cu santatóni pedon clupa. Mishicógi ê Sumú, non mé só gólóé
    .

  15. Fur...duku

    21 de Março de 2018 at 15:44

    São Tomé e Príncipe quem te viu e quem te vê..

  16. Nova Dobra

    21 de Março de 2018 at 16:03

    Meus caros, enquanto Isabel Domingos vai á China arranjar seu pé de meia, prestem atenção na noticia da ultima horta.
    “A Vice- Governadora do Banco Central de São Tomé, Massari Fernandes, comprou na semana passar um apartamento novo em Lisboa a 255.000 euros ( duzentos e cinquenta e cinco mil euros), a pronto pagamento. Com certeza é o negócio da Nova Dobra. Ela é quem estava a frente das negociações. Realmente esse nosso país não vai para frente . Só corruptos e ladroes junto com o rei do Dubai .”

    • luisó

      21 de Março de 2018 at 19:23

      Por esse preço, em Lisboa e novo só pode ser com um quarto……

  17. MATRUSSO

    21 de Março de 2018 at 16:55

    Não comento…
    Sobre dentchi beto, tudo se espera. Então como já não há quem possa dar golpe de estado, pior ainda.

  18. ADI a cair no poço

    21 de Março de 2018 at 17:00

    Desculpem,
    Isto é um insulto aos nossos irmãos da China.
    Tudo pelo facto de recusarem em dar dinheiro vivo ao Governo de Patrice Trovoada.
    Assistiram o programa 50 minutos do Andim Média que passou ontem terça feira BA TVS?
    O que disse o embaixador chinês.Que China não dá peixe. Dá rede e ensina a pescar.
    E deixou claro que vai ter que dar ela uma mão…

    Para mim a PÔCHI faria um melhor papel como embaixadora do que Isabel Domingos.

  19. mezedo

    22 de Março de 2018 at 7:54

    Caros amigos, reparem bem no que se esta a passar no Brasil, o Ex- Presidente Lula, vai ser julgado.

    E não há quem esta em cima da lei, todo crime e abuso de poder que esse homem esta a cometer será julgado no seu devido momento. Só lamento que será muito tarde quando a desgraça já terá afectado demais este país.

    Mas contudo não foi falta de aviso, porque quem lhe deu poder é este povo que hoje esta a lamentar, e muitos disfarçados que hoje comentam coisas graves neste canal.

    O presidente Marcelo veio a STP e deu uma lição de boca fechada a Evaristo mas este não entendeu.

    O exemplo de que Marcelo deu arbitrando um Jogo de Futebol era exemplo claro para Evaristo saber qual é o seu papel como PR, mas ele tão burro que é não aprendeu nada.

    Será que um dia este Evaristo terá coragem de dirigir a este povo para falar do comportamento dele com PR.

    Meus caros amigos tudo isto só pode mudar nas próximas eleições com decisão que povo tomar ou então pode tornar pior do que já esta.

    Já repararam que o Militar não vai nem sequer sonhar em fazer alguma coisa, contra esse homem.

    O Controlo sobre Militar tira poderes a PR e não entenderam o que significa isto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top