Política

Julho deve resolver a situação da embaixadora Isabel Domingos

Desde 15 de Março passado que o Presidente da República Evaristo Carvalho, nomeou por decreto a militante do partido ADI, Isabel Domingos, como embaixadora de São Tomé e Príncipe na República Popular da China.

A embaixadora nomeada abandonou o seu cargo de Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi, e alegadamente suspendeu também as suas actividades políticas como líder das mulheres do partido ADI.

Mas, a nova missão que o Presidente da República Evaristo Carvalho atribui a chefe do braço feminino da ADI, ficou em suspense desde 15 de Março. Passaram 4 meses, e São Tomé e Príncipe não teve embaixadora residente em Pequim. Pois Isabel Domingos, a embaixadora que o Estado são-tomense mandou para representar o país em Pequim,  continua a residir nos arredores da cidade da Trindade, centro da ilha de São Tomé.

Como habitualmente o Governo, que propôs ao Presidente da República, o nome de Isabel Domingos para embaixadora de São Tomé e Príncipe na República Popular da China, decidiu envolver o assunto de interesse público, num espesso manto de sigilo.

Há 4 meses que a embaixadora nomeada para Pequim, é vista algumas vezes nas ruas de São Tomé a tratar das suas questões domésticas. Uma situação que tem gerado vários comentários na sociedade, sobre o futuro da primeira representação diplomática de São Tomé e Príncipe em Pequim, após a retoma das relações bilaterais entre os dois países em Dezembro do ano 2016.

Apesar do espesso manto de sigilo imposto pelas autoridades governamentais à volta do assunto. Apesar também do medo de falar sobre o assunto, um quadro do serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros, explicou ao Téla Nón e em privado, que « a situação da embaixadora Isabel Domingos, deverá ficar resolvida o mais tardar até 28 de Julho».

Segundo o quadro do serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pequim já terá dado luz verde, para que a embaixadora Isabel Domingos, deixe o bairro da Vila Moura na cidade da Trindade, e no final do mês de julho passe a residir em Pequim como representante diplomático de São Tomé e Príncipe.

O Governo são-tomense defende a dinamização das relações internacionais, como uma das suas estratégias com vista à conquista de desenvolvimento. No entanto, a estratégia tem esbarrado em muitos entraves.

De recordar que o primeiro embaixador de São Tomé e Príncipe para Cabo Verde, foi nomeado pelo Presidente da República Evaristo Carvalho em Abril do ano 2017. Mas só no segundo semestre de 2018, é que Carlos Gomes, o embaixador nomeado para Cabo Verde, foi residir e iniciar efectivamente o trabalho na cidade da Praia.

Com título de embaixador para Cabo Verde, Carlos Gomes passou mais de 1 ano sentado nos arredores da cidade de Santo António-capital da Ilha do Príncipe, a sua terra natal.

Abel Veiga

    16 comentários

16 comentários

  1. Seabra

    24 de Julho de 2018 as 19:27

    Isabel Domingos e Carlos Gomes, representam o retrato da DESORDEM política do sistema MAFIOSO e CORRUPTO do PT-ADI.
    Enquanto há pessoas pagas, beneficiando de privilégios é ôbvio que o cofre que devia sustentar o país -STP e o seu POVO,vão vivendo na miséria, desemprêgo, crimes, tráficos, violência…ainda estàmos à espera que nos façam justiça sobre o macabro e violento assassinato do economista sãotomense Jorge Pereira dos Santos . Em que pé está o dossiê? Já lá vão 2 meses….onde é que os assassinos podem ir se esconder, numa îlha tão pequena como STP? Com tantos juristas, polícia judiciária que o país tem, como é que possível que demore assim…? Este crime não estás bem contado, há mistério e SIGILO,sobretudo a atitude estranha, da parte dos responsàveis políticos, dos “pretendidos” amigos do malogrado economista Jorge dos Santos ,à volta deste odioso acto, que o MISTÉRIO torna-se maior. MAS NÃO VAMOS DESISTIR DE JEITO NENHUM. ESTE CRIME VAI SER ELUCIDADO, JULGADO, CONDENADO À ALTURA DO HORROR COMETIDO.
    Voltando ainda ao nomeados embaixadores de STP , para Cabo Verde e China. Será que receberam respectivamente os salários correspondentes ao cargo? Sabendo que se encontravam no país de origem STP.
    É de notar que tornou-se normal em STP de ter-se um salário “previligiado” , sem realmente estar présente e em funcionamento do dito cargo assumido. O exemplo mais flagrante é o do Patrice TROVOADA, que é em princípio o primeiro ministro de STP,e que vive no estrangeiro, fazendo apenas algumas breves passagens no país.
    Tem que se pôr um termo nesta situação catastrófica…NÃO É MAIS POSSÍVEL!

  2. Fubá com bicho

    24 de Julho de 2018 as 21:30

    Visto não se acredita. Eu tambem sou culpada, votei nesse desgraçado!

    Quero corrigir o meu erro no dia 7 de Outubro.

    Deus proverá…

  3. Reflexão

    25 de Julho de 2018 as 8:36

    Não comento a nomeação da Isabel Domingos ao cargo da Embaixadora na República de China. Acho que cada um tem o seu momento e a sua sorte.
    Entretanto o que me deixou muito indignado é a maneira como o chefe do Governo conduziu o nosso belo país para um abismo tão profundo. Muitos santomenses inclusivamente eu esperávamos de um São Tomé e Príncipe mais atrativo com este governo, mas aconteceu o pior na história da nossa governação. Só bendizem deste chefe os que têm tido chances e outros menos informados do risco em que o país se encontra. Se o efeito do banho dos dias 5,6 e 7 com as 200 novas dobras ( Notas que pressupõe-se estarem guardadas exclusivamente para banho, embriagando as pessoas nas vésperas e no próprio dia do voto), os resultados serão tão nefastos e incalculáveis na vida desta população. Digo isto com toda firmeza. Votem em qualquer outro partido e esqueçam do ADI enquanto este chefe continuar a encabeçar este partido.

    • Seabra

      25 de Julho de 2018 as 13:42

      …muito bem dito, Reflexão “ESQUECER PT-ADI” , e a sua MAFIA.
      OSi do partido ADI , VARELA e a sua BANDA do regime da Totaligia, devem ser entregues à justiça,para darem conta do DES-governo do país,durante o PODER ABSOLUTO, imposto pela monarquia dos Vigários da corte LEMBE BOTAS.

  4. Zaca

    25 de Julho de 2018 as 9:58

    Bom dia,

    Esse é um não assunto e do ponto de vista informativo, questão que interessa pouco ou nada a população.

    Estamos muito mais preocupados com o estado de saúde em STP. Importa-nos muito mais saber se os hospitais têm ou não conseguido resolver os problemas dos utentes de saúde.

    Vim ainda a pouco dos tribunais que estão desertos de juizes para promover julgamentos e sobre isso, o jornal nada diz. Afinal até quando vamos continuar a ter um tribunal que não funciona e a população sem resposta para os seus processos?

    Quando juizes temos e quantos mais serão necessários para permitir o funcionamento da máquina judicial?

    Do meu ponto de vista, isso é muito mais importante do que saber se a Sra. foi ou não para a China.

    • ONDE MESMO?

      26 de Julho de 2018 as 7:54

      Sem dúvidas Sr. ou Sra. Zaca, estamos muito mais preocupados com questões do estado de saúde em STP, estamos muito mais preocupados com questões sociais, ambientais e outras, mas também é preocupante saber que foi nomeada uma pessoa ao qual se intitulou embaixadora de STP na Rep. Pop. da China e passado quatro meses ela continua cá em S. Tomé vagueando pelo país sem fazer nenhum e quem sabe recebendo salário de embaixador e outras mordomias inerentes ao cargo. E mais preocupante ainda é que quem paga toda essa vadiagem somos nós através dos impostos que pagamos sobre o nosso magro ou mesmo mísero salário. Dizer que isto, cito o primeiro paragrafo do seu comentário “Esse é um não assunto e do ponto de vista informativo, questão que interessa pouco ou nada a população” é ser hipócrita e só revela que o Sr. ou Sra. bebe da mesma fonte sugando os nossos bolsos.

  5. Newboys

    25 de Julho de 2018 as 10:53

    CARREGA ADI!

    QUEREMOS MAIS 4 ANOS!

    VITÓRIA DO ADI NO DIA 07!

    • Seabra

      25 de Julho de 2018 as 20:49

      ….à sério? Newboys, você já foi atingido pelo MASUQUISMO ambiente dos PDs, da terra vizinha ? Também participa nesta ORGIA maquievélica dos que recebem e apreciam receber?
      Minha nossa…afinal, há muitos vadios perversos que circulam em STP. Leve e tome sózinho, se é o seu prazer, mas por ESMOLA não imponha ao povo de receber e de tomar contra à vontade.
      PT-ADI e Máfia, BASTA!
      Newboys, continue a sua AVENTURA EM SOLO….vá receber as suas “Rabanadas”
      em troca de umas mendigas dobras.
      Vá,vá…mas sôzinho. Viu?!

  6. EX

    25 de Julho de 2018 as 18:16

    Sobre Isabel, não sei, mas o Carlos Gomes nomeado para Cabo Verde, há um ano e meio, até a data de Hoje ainda não apresentou a carta Credencial ao PR de Cabo Verde, o que espanta é saber que o mesmo já se deslocou de STP para Cabo Verde e até agora nem o Homem, e nem a Carta Credencial e nem instalação da tal embaixada.
    Se agora em STP também se cria Embaixadas virtuais eu não sabia, se sim me mandam o endereço ou link pk muitos Manos e Manas em Cabo Verde estão ansiosos.

  7. Zaca

    26 de Julho de 2018 as 8:25

    Bom dia,

    O povo coitado anda perdido e não sabe para onde pode se virar. Alguém já pensou na dificuldade que será decidir em que partido votar?
    É preciso não esquecer que há uma franja da população que ainda tem fraca capacidade de análise. Mesmo para os mais evoluídos intelectualmente, esse exercício revela-se muito difícil no momento da escolha.
    Como não sou partidário e não tenho paixões, confesso que não sei em quem confiar o meu voto. As leituras não têm ajudado muito.

    Estamos manietados porque temos mesmo que escolher entre os que há e parece que nenhum grupo serve.

    Portanto, não subestimem aqueles que votam por uma cerveja. Sinto que o meu voto será por muito menos, afinal não tenho preferências…mas quero votar.

    • Procuro

      27 de Julho de 2018 as 14:13

      Senhor Zaca, vota no Patricio Trovoada, se não sabes em quem votar.

  8. SAMPONHA

    26 de Julho de 2018 as 9:00

    O senhor Neuboys tem razão em querer mais quatro anos ao ADI, uma vez que existe um grupo afecto ao Partido ADI a comprar cartões aos eleitores por 500,00 dobras nas localidades de Praia Melão, Pantufo, Diogo Nunes, Fernão Dias. São Zonas pescatórias e agricultores em que o ADI pensa que os pescadores são fáceis de serem enganados com rebuçados: Senhores pescadores agricultores palaêis, motoqueiros não se deixam ser enganados com apenas uma migalha de 500,00 dobras. Por este andar temos e continuamos a ter um País que já não existe .Algumas pessoas pobre do País são fáceis de serem corrompidos. Com apenas 500,00 dobras que não servem para uma alimentação estas pessoas votam para o ADi que levou S.Tomé e Príncipe ao fundo do Poço.E amanhã, chupa o dedo

  9. João Gomes

    27 de Julho de 2018 as 16:37

    Caro Abel Veiga, sou natural da Freguesia da Madalena e resido e trabalho em Cabo Verde-terra dos meus pais. Para a próxima, faz-me esse favor-coloca a fotografia desse “embaixador virtual”.

  10. Martelo da Justiça

    28 de Julho de 2018 as 13:45

    Porque é que o Governo não diz nada acerca desta situação?? Fazem tanta propaganda para cisas sem importância!! A não acreditação da Embaixadora é um facto relevante de interesse publico sobretudo por se tratar de um parceiro importante como a China Popular e o contexto desta nomeação. A Embaixadora terá ou não as Cartas Credencias? Se já tem porque que regressou ao Pais sem entregar as Cartas Credenciais??

  11. Mezedo

    29 de Julho de 2018 as 17:51

    É simples nao reune nenhuma condicao para ser embaixadora logo China nao reconhece essa figura triste.
    Deve o ADI repensar o que faz para melhorar norankim de STp

  12. Martelo da Justiça

    30 de Julho de 2018 as 21:12

    Abel Veiga, já estamos no dia 30 de Julho de 2018. Já resolveram o problema da tia Isabel Domingos??Para alem de resolverem o problema, precisamos saber qual é o motivo de toda essa situação insólita. Diga-nos alguma coisa por favor. Estou muito preocupado com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo