Política

Banco Central: Vice Governadora suspeita de corrupção

Massari Sousa Pontes, vice-governadora do Banco Central, é segundo o partido MLSTP, suspeita de corrupção. A Vice-Governadora do Banco Central, que foi a principal arquitecta da emissão da nova família da dobra, a moeda nacional, e nas operações que permitiram a entrada em circulação da nova moeda, é indicada como tendo comprado recentemente em Portugal, um apartamento no valor superior a 250 mil euros, e alegadamente pago a dinheiro vivo.

O MLSTP, maior partido da oposição, já solicitou ao Ministério Público, a abertura de um inquérito criminal. Segundo o MLSTP, o inquérito deve ser aberto tendo em conta as informações que circulam nas redes sociais dando conta do negócio feito pela vice-governadora do Banco Central, e pela dissiminação da mesma informação no seio da opinião pública tanto nacional como internacional.

O MLSTP sustenta a queixa contra a vice-governadora do banco central, com base nas operações e montagens financeiras que foram efectuadas no ano 2017, e que culminaram com a entrada no mercado nacional de uma nova moeda nacional. Processo que foi contestado pela oposição, por alegadas irregularidades.

Massari Sousa Pontes participou no processo de cunhagem da nova moeda nacional e liderou a parte conclusiva de todo o processo. «Isso está associado a todo processo e as tramitações da nova família da dobra que entrou em circulação no país. Nós o MLSTP consideramos que os procedimentos indiciam actos de corrupção e não foram transparentes», afirmou Arlindo Barbosa, porta voz do MLSTP, a saída do Ministério Pùblico.

Queixa feita, o MLSTP espera que o Ministério Público de Frederique Samba, esclareça com alguma celeridade esta e outras denúncias de corrupção feitas contra membros do poder político e administrativo vigente no país.

Téla Nón

    25 comentários

25 comentários

  1. Perdida

    28 de Março de 2018 as 20:03

    Bom trabalho… Obrigada Mlstp, vocês são a nossa Salvação… Td o país está perdido

    • MIGBAI

      29 de Março de 2018 as 9:19

      Perdida
      O MLSTP foi e é a nossa desgraça.
      Começou com pinto da costa a trazer uma ditadura para as ilhas.
      Foi e é o MLSTP o maior destruidor das ilhas desde a independência.
      Os senhores do MLSTP deviam ser processados criminalmente caso se venha a apurar que as suspeições que levantam contra toda a gente que não é dar cor deles são falsas.
      O MLSTP já devia ter sido banido da política nacional, por ser um partido de fantoches, que só sabe destabilizar e querer tomar de novo o poder a todo o custo.
      Ninguém é capaz de travar estes fulanos do MLSTP, que ainda não viram que o povo elegeu um partido para governar o pais?
      O MLSTP governou na ditadura sem que tivesse tido um único voto.
      O MLSTP tornou este pais na vergonha que é perante a comunidade internacional.
      O MLSTP matou pessoas do nosso povo, só porque não concordava com as ideias trazidas pelo pinto da costa da Alemanha democrática e dos seus comunistas.
      O MLSTP foi juntamente com pinto da costa e a cívica o destruidor destas ilhas.
      Por isto, e muito mais, que muita gente teima em não querer ver, que sejam sujeitos a processo criminal por calúnia e perjúrio os senhores do mlstp.
      Outra coisa Srª.”Perdida”.
      Diz a senhora que “Td o país está perdido”, pois fique sabendo que o pais ficou perdido com a tomada do poder pelo mlstp na ditadura.
      Talvez não tenha idade para saber o que foi a vergonhosa independência que sofremos ás mãos do mlstp.
      Mas sempre pode tentar ler um pouco hoje em dia na internet.
      Pessoas cultas e conhecedoras da realidade dos factos só faz bem a STP.

      • SemCor

        30 de Março de 2018 as 4:17

        “Concordo plenamente na redução ou extinção de alguns ramos das forças armadas”. O Sr(a) falou isso. Depois diz k internet existe? Aproveita a internet e descobre o k está errado nesse teu bocado.

    • o verdadeiro

      29 de Março de 2018 as 9:29

      Mlstp foi e sempre será a nossa desgraça… Estão tão desesperados por falta de poder/dinheiro que já não medem os meios para atingir os seus objectivos, inventado e atacando pessoas honestas, trabalhadoras e que chegaram aonde estão não por cunho politico….

  2. Jose Rocha

    29 de Março de 2018 as 4:57

    E a Maria do Carmo Silveira a ex governadora do Banco de STP ainda nao nos disse nada relativamente a esse assunto. Muito estranho alguem trabalhando em STP conseguir, de repente, todo esse dinheiro para comprar uma casa desse valor fora do Pais. Porque nao comprou casa em STP?

  3. Joao Carlos

    29 de Março de 2018 as 7:06

    Se esta Vice Governadora do BCSTP fosse digna, com todas essas acusações já teria suspenso o seu cargo e facilitaria o trabalho da justiça até que fossem apurados os factos. Afinal, assim é que é. Não nos devemos agarrar aos lugares eles são passageiros…. Por isso é que muitos jovens quadros que deviam ser a esperança do País perdem-se….

    • Extranho

      30 de Março de 2018 as 11:44

      Os mais velhos quadros deram que lição aos novos quadros?
      Até aonde vejo foram esses exemplo que foi deixado como legado.
      Ao menos se o legado da justiça não fosse oque também é!

  4. Puita Sal S.Marçal

    29 de Março de 2018 as 9:14

    Ora nem mais. na verdade os casos suspeitos de corrupção devem ser esclarecidos. Mas confesso a todos que ao entrar para o Ministério Publico de STP é o mesmo que dizer, esqueçam este processo porque este dito nosso ministério publico não passa de um sector funciona exclusivamente como arquivo dos processos.
    Por outro lado, a ser verdade isto, o Governo de Patrice Trovoada, mesmo sem esperar pelos resultados de qualquer outro inquerito já deveria agir administrativamente para garantir a propria “higiene politica” do governo e do partido que o sustenta. Já agora uma pergunta aos ditos jornalistas do meu país. Depois desse assunto circular nas redes sociais e ter ganho consistência com a introdução de uma queixa crime no ministério publico, acho que os jornalistas deveriam já ter ido ao encontro da tal administradora e recolher sua opinião.
    Por essas e por outras que se diz que STP regrediu em maéria de produção informativa com qualidade, pois que nos tempos aureos da nossa comunicação social com São Lima, Salvador Ramos, Juvenal Rodrigues, Adelino Lucas, Armindo Tomba, Silverio Amorim, José Boucas, Manuel Dende, Martinho Tavares e mais alguns, este tipo de trabalho já teria sido feiro.
    Cada dia mais se pergunta que futuro deste país, se a jovem geração a quem se depositava alguma esperança com lisura, parece ser bem pior do que aqueles que foram da chamada geração Santa Isabel?

    • PODRE DO ADI

      29 de Março de 2018 as 18:46

      Achas que bandidos vão julgar bandidos? Líder que é bandido e pirata,prove seguidores piratas. Isso só vem explicar a imaturidade da jovem para assumir este lugar. Este governo falhou grosseiramente nas nomeações e continua falhando.Tudo só é assim porque a população é quem aceita. Porque se os governates são representantes do povo não devia abusar do povo. Esse governo não passa de cambardas de oportunistas. Ladrões que tudo faz pra criar nova elite de ricos no nosso país. Patrice Trovoada e esses seus capangas sem nível só passa vida a roubar.

      Agora sabe o que essa senhora vai fazer? Digo-vos!

      Vai contrair o crédito de 250/300 mil euros no Banco Central para vir depois dizer que comprou com o seu dinheiro de crédito que contraiu. Bandidos!!!!

      Estou farto!!!

      Depois vem esses mer..ds de responder pra este governo desgovernado justificando os sucessivos erros do presente com os erros do passado.

      Como pode um grupo de pessoas organizados em partido ADI assaltar o país desta forma?

      Reparem. Porque quer o ADI assaltar a democracia, ursupando-se de todos os poderes da nossa soberania? Será que pra governar bem é preciso tudo isso?

      Porquê tanto extremismo do ADI para manter o poder ainda que se passe por cima da constituição?

      Esses ignorantes do ADI sobretudo o senhor LEVY jovem mais ditador que ja vi em Sao Tome deviam saber o minimo da política: democracia não se resume apenas no poder da maioria. A memória também é parte substancial do poder, neste caso o “povo”.

      Patrice como não estudou a única coisa que sabe fazer é desvalorizar os quadros. Você estuda e quando apresenta CV se tiver nível escolar superior a estes palermas você não tem lugar pra trabalhar. Querem sempre jantes fracas para poder aceitar tudo que eles mandam se não aceitar vai pra Rua… Que pouca vergonha é essa?

      Ganham juízo por favor.

      Bajuladores.

      Deixem esse país em Patrício Trovoada

      Kiiiidaleeeeee!!!!!

      É demais!!! Que raios de vírus que é você…..

      Deixa nosso país em paz!!!!!!

      Vai pra Gabão!!!! Vaiiiii!!!

  5. Bom rapaz

    29 de Março de 2018 as 9:23

    Acredito que como a aposta dos partidos MDFM e UDD em aancarem com o Senhor Dr. carlos neves para figura de primeiro ministro nas proximas eleições poderá vir a dar a devida credibilidade a este país que tem sofrino por dentro e por fora.
    Sofrido por dentro porque a pobreza esta a crescer, o desemprego esta a aumentar e o descredito em relação aos politicos aumenta, sofrido por fora porque no plano internacional estamos cada vez mais mal vistos e acresce agora essa historia de novos sinais de corrupção.
    O futudo do país na verdade so podera melhorar se no futuro conseguirmos ter na sua direcção gente com competencia, gente limpa e gente que em vez de pensar só em sugar o país pensa também em formas de criar riqueza nacional e acredito que carlos Neves poderá na verdade ser uma figura de referencia, ele poderá ser a alternativa que o ADI diz não existir.

  6. Pedro Costa

    29 de Março de 2018 as 9:35

    Para não variar.
    Algum dirigente deste país tem as mãos limpas? Dada a impunidade reinante nesta “república”, o descontrolo, o deixar andar, etc,etc, nada se pode esperar destas pessoas. Se na realidade a pessoa em causa adquiriu um apartamento neste valor e com dinheiro vivo, é obra. Nem quem trabalha regularmente em portugal teria capacidade para tal; só com euromilhões. Quanto ganha esta senhora para ter um poder de compra tão elevado assim?
    Sinceramente, isto é revoltante

  7. Fernando Silva das Neves

    29 de Março de 2018 as 10:49

    Quando se é ambiciosa, só da nisto

  8. SAMPONHA

    29 de Março de 2018 as 10:50

    Bom trabalho aos homens do Partido MLSTP/PSD. Espero que não se esqueçam de solicitar uma Auditoria Externa ao Banco Central, bem como uma grande intervenção da Comunidade Internacional a Nova Base de dados informáticos para as próximas eleições. Sei que tem custo, mas é necessário sacrifício para uma verdadeira transparência neste acto eleitoral que se avizinha. Um Partido histórico como é o MLSTP/PSD tem também os seus parceiros
    históricos.
    Segundo uma informação credível os militares estão descontes com a actuação do Governo em planear a entrega da Chefia Militar ao senhor Armindo Silva que brevemente chegará ao País vindo de uma formação militar dos Estados Unidos De América.O mesmo foi assessor do senhor Patrice Trovoada para a Área da defesa. Caso haverá intransigência militar irá o senhor Armindo Silva substituir o conhecido Cubilla, Comandante da Marinha O filme está a vir

  9. Bowaboo

    29 de Março de 2018 as 12:14

    Ja deveia pedir a demição do frederico Samba é o chefe da corrupiçao em STP

  10. Bruno lemos e silva

    29 de Março de 2018 as 13:10

    Gente é melhor tiar cavalinho da chuva. Este ministério Público não investiga nada.

    Ele trabalha a Carvão. leva tempo para arder e pode nunca mais arder, e este carvão quando pega só deita fumo, nada mais.

  11. José de Santo Amaro

    29 de Março de 2018 as 14:23

    Esta solicitação para abertura de um inquérito criminal deveria ser feita em Portugal porque a nossa Justiça compadece de doença crónica, e o actual Procurador-geral da República está sobre orientação e mando do XVI Governo Constitucional, liderado pelo Patrice Émery Trovoada.

    Tanta queixa-crime contra o elenco governamental do XVI Governo está escodida na gaveta do Actual Procurador.

    São-tomenses abram olhos com Patrice Trovoada.

  12. luisó

    29 de Março de 2018 as 16:34

    Estão admirados porque a senhora comprou um apartamento por esse dinheiro, dizem que é de luxo e novo e em lisboa?
    Então digo-vos e em boa verdade, por esse dinheiro, novo, 3 quartos e em lisboa ela não compra apartamento algum….voçês não têm noção…….
    Agora outra questão: e os outros politicos todos que governaram stp durante 42 anos ninguém tem casa em lisboa ou arredores? e como é que compraram essas ditas casas? Ninguém pergunta ?
    Venho o diabo e escolha……..

    • PODRE DO ADI

      29 de Março de 2018 as 23:50

      Sr/a “luiso”. Com todo respeito vai a merda!!! Deixa de enganar o povo e roubar o país. Não podemos continuar a justificar e compactuar com o erro do presente, baseando no erro do passado.

      Ela já devia colocar o lugar a disposição e deixar que a justiça fissesse o seu trabalho, só depois voltava ou não.

      Essa jovem é muito ambiciosa. Por isso teve que roubar e participar nesta mafia.

      Sr. Élio e Carmo tbm estão envolvidos. Porque se ela tomou tanto dinheiro. Quanto não tomou os governadores (Élio Cabeça e Carmo Trovão)?

      E os administradores?

      O ministro das finanças?

      O primeiro-ministro?

      Esse Samba ainda ficou de pagar com a própria vida por tudo que está escondendo e sendo cúmplice destes ladrões.

      Rua incompetente, homem comprado…

      Dia que povo saturar vais ver!!!!

      • luisó

        30 de Março de 2018 as 11:39

        sr podre do ADI: com maior respeito ainda vá voçê á merda.
        E se não sabe ler vá para a escola de novo.
        Não defendi ninguém e acabei com venha o diabo e escolha.
        São todos a mesma merda.
        País sem futuro…..

    • Onde mesmo?

      30 de Março de 2018 as 9:04

      Sr. Luisó, desculpe contraria-lo mas,com muito menos e na zona de Lisboa pode-se comprar um T3 ou mesmo T4 remodelado mas algum requinte, dependendo da localização. E quanto a sua pergunta sobre “e os outros políticos todos que governaram durante 42 anos” é possível que tenham, e porque não metem queixa contra os mesmos?, não esquecendo que os actuais dirigentes fazem de igual modo parte dos 42 anos uma vez que a independência ainda não tem 43 anos.

      • luisó

        30 de Março de 2018 as 11:36

        Leia bem a noticia: em lisboa, novo, t3 e de luxo por 250 mil euros ? nos arredores tudo bem…..

  13. Mandinga

    29 de Março de 2018 as 20:40

    Massari é inocente. Nao ha proba do contrario. Nao mesturemos as coisas.

  14. ADI a cair no poço

    29 de Março de 2018 as 23:24

    Massari sobrinha de Arlindo Ramos ministro da defesa e ordem interna; este que esta com negocio e roubo de areia com Chalino ministro da juventude.
    Caterva de bandidos.
    Alguém por favor, me indique uma pessoa seria e honesta de ADI e que nao delapidou e roubou nesta governação ADI.
    Tirando alma que não merece.

    Talvez só Patrice Trovoadakikikikiki

  15. Mezedo

    30 de Março de 2018 as 5:30

    A onde esta a justiça para fazer seu trabalho. Só em stp onde poder sobrepõe a justiça isso acontece. Todo e qualquer cidadão que lida com bem publico quando acontece coisas dessas deve ser investigado. Mas aqui o poder impõe que nao.
    Será que tanta critica que fazem ao MLSTP nao vos da vergonha para ixigir que pelomento a justiça possa investigar e tirar conclusões. Em vez de motras que querem verdade vao criticando o passado longínquo quando o futoro pode vir a ser um martírio sério.
    Ainda nao intenderam que o país nao de nenhum partido mas sim de todos nós.

  16. Socrates

    30 de Março de 2018 as 11:32

    Meus srs e minhas sras: vocês até podem escrever Bonito e ter commentarios pertinentes. Nao adianta. A desorganizacão, a impunidade, a inoperancia dos orgaos judiciais, tudo isso ligado a um contexto politico socio cultural é e será o resultado do que esse Pais vive e viverá; Nao existe controle preventivo, nem fiscalizacao e transparencia, ambiente propricio para corrupçao, alarmes e esquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo